O DÍZIMO NUNCA FOI EM DINHEIRO...
Não pode haver maior equívoco do que presenciar em igrejas
pessoas sinceras colocarem uma certa quantidade de dinheiro dentro de um
envelope, valor correspondente a 10% de seus ganhos e saírem satisfeitas
achando que deram dízimos ao ETERNO. Elas precisam aprender o que significa
dízimo. Biblicamente falando.
Dízimo na Torah ou melhor Bíblia nunca está relacionado a
dinheiro. Nunca e Nunca. Dízimo sempre está relacionado a comida, alimentos,
produção agropecuária.
Não que não houvesse dinheiro nos tempos bíblicos. Algumas
taxas (*) para o Templo só eram aceitas em forma de dinheiro (Shemot-Êxodo
30:14-16 e 38:24-31).
(*) ver mais abaixo sobre estas taxas anuais: Imposto de
meio shekel do Templo.
O dinheiro era utilizado para comprar sepulturas
(Bereshit-Gênesis 23:15-16). O dinheiro era usado para comprar bois para serem
oferecidos em sacrifícios. (II Samuel 24:24).
Era utilizado para pagar tributos vassalos. (II Reis
23:33,35). Era utilizado para comprar imóveis (Jeremias 32:9-11). Para pagar
salários (II Reis 22:4-7).
Entretanto, Deus estabeleceu que somente as pessoas ligadas
à produção agropecuária deveriam trazer dízimos.
Nem todos trabalhavam plantando ou criando gado. A
Tanach-Bíblia fala de várias outras atividades profissionais não ligadas a
agropecuária:
Artesãos (Êxodo 31:3-5; 35:31-35; II Reis 16:10);
Padeiros (Gênesis 40:1-2; Jeremias 37:21; Oséias 7.4);
Carpinteiros (II Samuel 5:11; II Reis 12:11; II Crônicas
24:12; Esdras 3:7; Isaías 44.13; Mateus 13:55;
Cozinheiros (I Samuel 8:13; 9:23-24).
Guardas (II Reis 22:4; 25:18; I Crônicas 15:23-24; Jeremias
35:4);
Pescadores (Isaías 19:8, Jeremias 16:16; Ezequiel 47:10;
Mateus 4:18: 13:48; Lucas 5:2)
Mestres-de-obras (Rute 2:5-6; I Reis 5:16; II Crônicas
2:2,18; Mateus 20:8)
Ourives (Neemias 3:8, 31-32; Isaías 40:19; 41:7; Jeremias
10;9
Caçadores (Gênesis 10:9; 25:27; Jeremias 16:16)
Mercadores (Gênesis 23:16; 37:28; I Reis 10:15; Neemias
13:20; Mateus 13:45)
Músicos (I Reis 10:12; I Crônicas 6:33; 9:33; II Crônicas
5:12)
Alfaiates (Êxodo 28:3; 35:25-26; II Reis 23:7; Provérbios
31:19; Atos 9:39)
Coletores de impostos (Daniel 11:20; Mateus 10:3; Lucas
5:27).
Estes trabalhadores não pagavam dízimos. Uma vez que os
dízimos eram oferecidos somente em forma de grãos, ovelhas, gado, você consegue
imaginar os profissionais acima comprando bois, vacas e cereais para participar
das entregas dos dízimos? Onde está escrito na Torah ou nas escrituras que eles
procediam assim? Se eles não produziam este tipo de riqueza não seria uma
incoerência exigir deles dízimos de coisas que não eram legitimamente frutos de
suas ocupações? Não há nenhuma citação bíblica de que os frutos do trabalho
podiam ser cambiados ou compensados por ovelhas ou grãos a fim de se cumprir o
procedimento dos dízimos.
É certo que nem sempre as pessoas eram pagas com dinheiro.
Yakov trabalhou 14 anos para Laban e recebeu duas esposas como pagamento.
Recebeu também ovelhas e bodes mais tarde. (bereshit-Gênesis 29:15-30 e 30:32).
Mas o assunto aqui em foco é mostrar que alguns profissionais recebiam seus
salários em dinheiro como acontece hoje. Em II Reis 22:4-7 vemos os reparadores
do Templo recebendo seus salários em dinheiro. Quem eram os reparadores do
Templo? Carpinteiros, construtores, artesãos, pintores.
Em I Samuel 13-19:21 temos ferreiros ganhando seus
honorários também em forma de dinheiro. Isto mostra que esta prática era
conhecida e utilizada. E o que dizer das parábolas de Mateus 20:1-2 e Lucas
10:34-35 quando Jesus cita trabalhadores
recebendo seus salários numa época em que os fariseus continuavam a dizimar o
endro e o cominho
(alimentos, por sinal)?
É certo então afirmar que a sociedade mudou? É correto
afirmar que nos tempos bíblicos todas as pessoas tinham ovelhas, bois e grãos
para dar a Adonai e que hoje em dia nosso dinheiro faz esta correlação? Claro
que não!
Dinheiro já existia desde os tempos de Abraham. Salário,
comércio, negócios sempre existiram. Nos tempos antigos haviam variadas
profissões e ocupações como hoje. Se o dízimo tivesse sido estabelecido sob a
forma de dinheiro, ninguém teria dificuldade de adorar a Elohim desta forma.
Mas não foi assim que Elohim quis.
Dízimo na Bíblia é sinônimo de alimento, e isto é um fato!!
Ofertas podiam ser trazidas em forma de dinheiro (II Reis
22:4-7) Mas, quando o assunto era dízimo, somente ovelhas, bois, grãos, comida,
Dinheiro nunca!
Por este motivo, em nos nossos dias, dízimo não é dízimo.
Seu dinheiro entregue naquele envelope não é, e nunca será um dízimo à luz da
Bíblia. Foi Deus quem soberanamente estabeleceu o que é dízimo e o homem não
pode mudar.
"Todos os dízimos do campo, da semente do campo, do
fruto das árvores, são do Senhor, são santos ao Senhor. No tocante a todos os
dízimos de vacas e ovelhas, de tudo que passar por debaixo da vara do pastor, o
dízimo (O DÉCIMO) será santo ao Senhor. Não esquadrinhará entre o bom e o ruim,
nem o substituirá. Se de algum modo o substituir, ambos serão santos, e não
podem ser resgatados". Levítico 27:30-32
Curiosamente, o dizimista não tinha que separar o PRIMEIRO
para Deus, mas o DÉCIMO, o último. Os animais iam passando por debaixo da vara
do pastor. O dízimo ou o décimo era separado e entregue ao Senhor. Quem tivesse
nove ovelhas estava automaticamente isento do dízimo. Acontece assim hoje?
Quantas modificações implantadas pelos homens!
OS DÍZIMOS DEVIAM SER COMIDOS PELOS DIZIMISTAS
Porque eram os dízimos aceitos somente em forma de animais e
grãos? Muito simples! Vejamos os textos abaixo:
"Certamente darás os dízimos de todo o fruto das tuas
sementes, que cada ano se recolher no campo. Perante o Adonay teu Elohim, no
lugar que ele escolher para ali fazer habitar o seu nome, comereis os dízimos
do teu cereal, do teu vinho e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e
das tuas ovelhas, para que aprendas a temer ao Adonai teu Elohim todos os dias.
Mas se o caminho for longo demais, de modo que não os possas levar, por estar
longe de ti o lugar que o Adonai teu Elohim
Escolher para ali pôr o seu nome, quando o Adonay teu Elohim
te tiver abençoado, então vende-os e leva o dinheiro na tua mão e vai ao lugar
que o Adonai teu Elohim escolher. Com esse dinheiro comprarás tudo o que deseja
a tua alma, por vacas, ou ovelhas, ou vinho, ou bebida forte, ou qualquer outra
coisa que te pedir a tua alma. Come-o ali perante o Adonai teu Elohim, e
alegra-te tu e a tua família" Deuteronômio 14:22:29
"Trareis a este lugar os vossos holocaustos e os vossos
sacrifícios, os vossos dízimos e as vossas ofertas especiais, os vossos votos e
as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas
ovelhas. Ali comereis na presença do Adonai vosso Elohim e vos alegrareis com
as vossas famílias por todo o bem que vos abençoar o Adonai vosso Elohim .
Então, ao lugar que escolher o Adonai vosso Elohim ... para ali trareis....
vossos dízimos" Deuteronômio 12:6,7,11
Os dízimos deviam ser comidos pelos dizimistas na presença
do Eterno, no local que Ele ordenasse. No desespero para explicar este e outros
textos onde D-us manda o próprio dizimista consumir seus dízimos, alguns
teólogos cristãos, tomando por base escrita da tradição judaica, afirmam que os
Judeus pagavam três tipos de dízimos.
Esta tese é muito difícil de sustentar, pois a Bíblia não
declara isto.
Estes estudiosos dizem que os judeus davam um dízimo para
sustentar as festas cerimoniais, outro dízimo para sustentar os levitas e outro
dízimo trienal para sustentar órfãos, viúvas e os pobres em geral. 23,33% no
total (*). Uma matemática tendenciosa, pois dízimo, como o termo está indicando
é 10% e não 23,33%!
Por que, os que fazem esta afirmação, não cobram também três
dízimos dos seus fiéis hoje? Eles têm respaldo bíblico para isso! A verdade é
que os dízimos na Torah não tinham apenas a função de sustentar o clero mas
também contribuía para um maior equilíbrio social. Os dízimos entregues nas
igrejas cristãs hoje estão anos-luz do ideal bíblico, sendo, portanto espúrio.
Um verdadeiro estelionato sobre a fé alheia.
O que os textos de Vaycra-Levítico e Devarin-Deutonômio
afirmam claramente:
1) Que o dízimo deveria ser calculado sobre o fruto das
semente, cereal, vinho, azeite, vacas e ovelhas.
2) Que o dizimista deveria comer seus dízimos no lugar em
que o ETERNO indicasse.
3) Que o dizimista poderia vender o dízimo e com o dinheiro
apurado comprar o que desejasse comer e beber a sua alma. Mas, nada de levar
dinheiro à presença do Senhor! Se alguém não pudesse transportar os dízimos em
forma de alimentos, bois e vacas deveria vendê-lo e com o dinheiro apurado
comprar outras coisas para comer, BEBER e se alegrar.
4) Que o décimo animal (não o primeiro) deveria ser separado
para Adonai -IHVH.
Alguns teólogos hoje, tomando o texto de Provérbios 3:9,
tentam incutir na mente do povo que devemos dar primeiro para Deus. Mas, o
termo "primícias" está ligado a qualidade e não a sequência
quantitativa.
5) Que deveriam dar o dízimo "quando o IHVH teu D-us te
tiver abençoado". Dízimo na Bíblia sempre aparece numa escala crescente.
De lucros, de ganhos, de bênçãos, de aumento de renda. Nunca num ambiente
decrescente, de prejuízos, de recessão, de pouco dinheiro. "Todo o bem que
vos abençoar o IHVH vosso Deus." "Quando o IHVH teu D-us te tiver
abençoado". Quando um israelita era abençoado, somente nesta situação deveria
ele trazer dízimos ao Senhor. Abraham também deu dízimos sobre um aumento de
rendas. Yakov fez um voto a Deus sob a mesma base. Se fosse abençoado pagaria
dízimos.
6) Que era dizimável o aumento de renda das benção advindas
da agropecuária. Nenhum texto diz que lucros sobre outras atividades produtivas
deveriam ser dizimadas.
7) Dízimos poderiam ser utilizados para fazer caridade.
(Deut. 14:28-29).
Observe o próprio D-us condenando a prática do dízimo. Em II
Samuel 8:17 Ele avisa ao povo de Israel, através do profeta Samuel, que a
escolha de mudar o sistema de governo para monarquia levaria o novo rei a
cobrar o dízimo sobre o rebanho como faziam os reis gentios .
A Bíblia fala de um só dízimo. A torah não cita
"primeiro dízimo", "segundo dízimo", "terceiro
dízimo". Fala de três destinos. Três aplicações. Três usos:
1) O dízimo podia ser comido pelo dizimista.
2) O dízimo deveria socorrer órfãos, viúvas e necessitados.
3) O dízimo deveria sustentar os levitas.
OS DÍZIMOS DEVERIAM SUSTENTAR OS LEVITAS
Em Números 18:23, 24, 31 lemos: "Mas os levitas farão o
serviço da tenda da congregação, e levarão sobre si a sua iniquidade. Este será
estatuto perpétuo pelas vossas gerações. No meio dos filhos de Israel nenhuma
herança terão. Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor
em oferta alçada, dei-os por herança aos levitas, pois eu lhes disse: No meio
dos filhos de Israel nenhuma herança terão. Vós e a vossa casa o comereis em
todo o lugar, pois é vosso galardão pelo vosso serviço na tenda da
congregação"
A primeira coisa a se observar neste texto tão utilizado
pelos teólogos dizimistas hoje, é que os dízimos, destinados a sustentar os
levitas, eram dados ao ETERNO como oferta alçada. Porque a Bíblia condena a
coerção nos destinos dos dízimos. (I Samuel 8:16 e 17; Isa 1:11-17; Amós
5:21-25; 8:10,11). Não havia nenhuma obrigatoriedade sistemática. A Bíblia não
afirma que o destino dos dízimos era exclusivamente para sustentar o clero.
Um segundo passo é notar que esta ordenança de Números 18
foi dada no deserto. Quando Moisés começa a escrever o que lemos em Devarim
,ele já está no final dos seus 120 anos de vida. Ele diz: "São estes os
estatutos e juízos que cuidareis de cumprir na terra que o S-nhor, o D-us de
vossos pais, vos destinou como possessão, todos os dias que viverdes na
terra" Deut. 12:1.
Deste ponto em diante aparecem as outras opções do uso do
dízimo autorizando o dizimista a comer seus próprios dízimos ou dá-los aos
necessitados. (Interessante. Nesta época os levitas, os representantes do
clero, estavam em igualdade social com os excluídos. Os órfãos, as viúvas e os
pobres. Havia uma identificação do clero com as pessoas humildes. Pertenciam ao
mesmo padrão social).
Com o passar do tempo os dízimos foram tomando destino
exclusivo para os levitas. No segundo Templo, após o cativeiro, já se observa
uma institucionalização acentuada conforme narrada em Neemias 10:38-39;
13:10-12.
Após o cativeiro Neemias faz algumas modificações. Não nos
princípios da Lei de Moisés, mas na regulamentação dela. Talvez, devido a
situação financeira caótica do pós-exílio ele reduz o valor da taxa do Templo
que era de meio siclo (Êxodo 30:12-16) para um terço de siclo (Neemias
10:32,33). Ele implementa outras regras novas.
Deve-se levar em conta que Neemias era um restaurador.
Reconstrutor de uma sociedade cuja religião funcionava sobre pilares cerimoniais.
O que ele faz então:
Reduz a taxa do Templo. (Neemias 10:32,33)
Organiza para que os dízimos sejam trazidos ao Templo (A
casa do tesouro) para sustentar os levitas (Neemias 10:37) – (Leia todo o
capítulo 10 sobre a "Aliança do Povo" – um verdadeiro pacto de
reforma da sociedade israelita pós-exílio)
90% da população morava agora em outras cidades. Fora de
Jerusalém. Neemias precisava regulamentar o sustento dos sacerdotes levitas que
viveriam na capital.
Os judeus continuariam trazendo seus dízimos em forma de
alimentos. Frutos das suas colheitas. Nenhum sistema de pagamento de dízimos em
dinheiro foi instituído pelo reformador. (Neemias 10:35).
Nem todos os levitas eram sacerdotes. Alguns eram:
» Professores (Deut. 24:8; 33:10; II Cron 35:3; Neem. 8:7)
» Juízes (Deut 17:8-9; 21:5; 1Cron 23:4; 2Cron 19:8).
» Trabalhadores da Área de Saúde (Lev 13:2; 14:2; Lev.17:14).
» Cantores e Músicos (1Cron 25:1-31; 2Cron 5:12; 34:12)
» Escritores e Bibliotecários (1Cron 2:55; 2Chr 34:13)
» Arquitetos e Construtores (2Cron 34:8-13)
Os que defendem que o dízimo deve ser destinado apenas para
o sustento dos pastores, os levitas modernos, deveriam incluir nesta lista
outros trabalhadores da igreja: músicos, cantores, zeladores, construtores, diretores
da escola sabatina, anciãos.
Nem todos os levitas trabalhavam no Templo. Havia
organização de turnos. O "pico" das atividades acontecia em época de
festas. Por isso vemos as instruções de sustento do clero em Número 18 quando
em atuação no Templo e em Deuteronômio 14 para os levitas que estavam
espalhados nas cidades e que consumiam os dízimos, juntamente com os órfãos e
as viúvas.
Nossos dízimos hoje não tem nenhuma correlação com o dízimo
bíblico. Não temos Templo, nem sacerdotes, nem levitas. Não vivemos numa
sociedade teocrática. Não existe mais a "Casa do Tesouro", depósito
central para aquela quantidade enorme de alimentos e animais.
Quando alguém põe num envelope 10% de seu salário, à luz da
Bíblia, não está pagando dízimos ao Senhor. Deveríamos chamar aquilo de taxa
denominacional, oferta sistemática ou pacto financeiro. Mensalidades, talvez.
Invenção da teologia moderna.
Toma-se textos da Torah e através de um sequestro cerebral
cria-se uma base supersticiosa. Quem dá dez por cento de suas rendas para a
igreja será abençoado. Quem não o fizer, ficará sujeito às mil maldições que
lhe aguardam na próxima esquina.
Surge no denominacionalismo a figura do hipócrita social
representando um papel que ele mesmo não crê. Líderes financistas, guardiães de
um institucionalismo ferrenho, criado para perpetuar seus próprios interesses
corporativistas, ludibriam multidões de sinceros, as igrejas instituições
A IGREJA instituição NÃO É A CASA DO TESOURO
Os defensores da doutrina do dízimo interpretam muito mal o
texto de Malaquias 3:10 afirmando que Casa do Tesouro corresponde à Igreja
(Associação) e que os dízimos são dez por cento de nossas rendas. A
igreja=ekklesia -kahal-kehila -congregação SAO PESSOAS duas ou mais no Messias
Yeshua.
Leia Malaquias 3:5 e você verá que o contexto do capítulo 3
fala que o dízimo e as ofertas era o direito da viúva, do órfão e do
estrangeiro.
No Novo Testamento em Atos capítulo 6 temos.
·INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS
1 ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve
uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram
desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos
discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e
sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa
reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos
sobre este importante negócio. 4 Mas nós perseveraremos na oração e no
ministério da palavra.
I Timóteo 5:9
9 Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só
a que tenha sido mulher de um só marido;....16 Se algum crente ou alguma crente
tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam
sustentar as que deveras são viúvas.
·OS PRESBÍTEROS
17 Os presbíteros que governam bem sejam estimados por
dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;
18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o
obreiro do seu salário.
Isto significa dar
oportunidades e deixar que os presbíteros que se preparam na palavra preguem, e
instruam a igreja, não atando a boca dele, privando-o de pregar e de anunciar a
palavra. Mas, tem lideres que usa deste versículo para se defender em seu
salário, coisa que após ler o contexto cai logo por terra tal defesa e tal
interpretação errônea do texto bíblico...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE
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