Subscribe:

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

O QUE OFERTO AO SENHOR, OURO OU BRONZE...


                                    O QUE OFERTO AO SENHOR, OURO OU BRONZE...
2 CR. 12 – 9,10,11.
Com o fim do reinado de Salomão, acabou-se a glória do reino unido de Israel. Houve a revolta das dez tribos, sendo a causa imediata deste fato o louco procedimento de Roboão, embora já houvesse grande inquietação, principalmente por causa das enormes contribuições que se julgavam necessárias para manter a dignidade real. As dez tribos das quais Efraim era a principal, separam-se das restantes e formam o reino de Israel, sendo as tribos de Judá e de Benjamin as que mais permaneceram fiéis à casa de Davi. Todavia a maior parte dos levitas, e muitos de todas as tribos que temiam a Deus, aderiram por fim ao reino de Judá.

Roboão foi o primeiro rei do Reino do Sul – Judá.

Jeroboão torna-se o primeiro rei do Reino do Norte – Israel

Roboão foi o filho e sucessor de Salomão (1 Rs 11.43). Tinha quarenta e um anos ao subir ao trono. Quando lhe foram pedir que diminuísse os impostos lançados por seu pai, ele recusou, respondendo altivamente os conselhos dos anciões, preferindo os conselhos de seus amigos de infância. Foi cruel afirmando:” se meu pai vos afligiu com açoites. eu vos afligirei com escorpiões, o meu dedo mínimo pesará mais que a mão de meu pai.” (1Rs 12.14). As suas arrogantes palavras produziram a revolta das dez tribos e o estabelecimento do reino de israel, ficou sob o domínio de Jeroboão. Roboão reuniu um exército de 180.000 homens com o fim de submeter os revoltosos - mas a expedição não se realizou em virtude das palavras proferidas pelo profeta Semaías, que declarou ser a separação dos reinos em conformidade com a vontade de Deus (1 Rs 12.24).

O culto ao Senhor foi mantido em Judá, e por esta razão muitos levitas e piedosos israelitas emigraram do reino do Norte para o reino do Sul, desgostosos com o culto do bezerro, introduzido por Jeroboão em Dã e Betel (1 Rs 12.29). Roboão também não removeu os elementos daquela lasciva idolatria, importada por seu pai.

Deus dividiu Israel, para que Judá continuasse leal a ELE, e se isolasse da crescente corrupção espiritual das demais tribos. Todavia a má conduta religiosa da tribo de Judá, também acabou pouco se diferenciando das outras dez tribos de Israel. Quando o rei Roboão tornou-se infiel, Deus deixou de protegê-lo dos seus inimigos. Achava que não precisava mais de Deus, era soberano de si, e não se importava mais em obedecer a voz do Senhor, e se entregaram a pecados terríveis, como a depravação, a idolatria e o homossexualismo.(1 Rs 14.22 a 24).

Nossa história se passou há 2450 anos atrás. Em 2 Cr.12 encontramos uma das mais belas narrativas da Bíblia, e esquecida por muitos pregadores. No v.9, diz a Bíblia, que Sisaque um rei do Egito, ( faraó), que reinou por 21 anos o seu país, havia fortificado o seu exército no mesmo tempo que as duas nações estavam sendo divididas. Já no quinto ano do reinado de Robõao, Sisaque parte com seu poderoso exército de 1.200 carros, sessenta mil cavaleiros, e um número incontáveis de gente que acompanhava aquele exército. Chega a aprisionar as 150 cidades mais fortes que Judá possuía e vai para Jerusalém. O profeta Semaías fala ao rei e aos príncipes dizendo: ASSIM DIZ O SENHOR: VÓS ME DEIXASTES A MIM, PELO QUE TAMBEM VOS DEIXAREI NAS MÃOS DE SISAQUE, (2Cr.12.6)

Roboão impede que Sisaque destrua Judá , oferecendo ao faraó todos os tesouros e utensílios da Casa do Senhor , assim como também os tesouros de seu pai em troca da paz. Junto a esse grande tesouro estavam 300 ESCUDOS DE OURO que simbolizavam a glória do Senhor e as grandes bênçãos. Os escudos eram usados para saudar o rei, todas as vezes que Salomão entrava ou saia de seu palácio, ou se dirigia ao Templo, sua guarda se enfileiravam e o rei passava entre os escudos de ouro ! Os escudos também simbolizavam PROTEÇÃO DE DEUS.Judá era uma nação teocrática.( O rei era o representante de Deus). Os escudos de ouro, refulgiavam os reflexos divinos no momento do ritual. Lembramos que naquele tempo, era desonra e humilhação um guerreiro grego retornar após uma batalha sem o seu escudo. Quando isso acontecia , preferiam tirar suas próprias vidas do que voltarem de mãos vazias! Roboão não tinha mais ouro para fazer novos escudos, então mandou fazer escudos de BRONZE, não se importou com a ordem que Deus tinha dado a seu pai: fazer escudos de OURO! Aplicou a velha filosofia: QUALQUR COISA SERVE, NÃO TEM OURO, VAI BRONZE MESMO!!.

DEUS NAQUELE MOMENTO PARA ROBOÃO REPRESENTAVA “NINGUEM”.

Esse tipo de raciocínio, é desprezar o próprio DEUS, leva o homem ao conformismo, mata-lhe o estímulo de adorador, temor e o reduz a nada. Quem é bom caçador acha ridículo aquele provérbio popular: quem não tem cachorro caça com gato. Isso nunca funcionou, é piada. Nenhum pedreiro ao construir uma casa, não tendo telhas, cobre com palha, não tendo cimento para fazer a laje faz de barro, e se dar por satisfeito.

Infelizmente essa filosofia de Roboão perdura até hoje em nossas igrejas!.

Partindo deste princípio, existem aplicações para que nossa vida espiritual não seja insatisfatória diante de Deus, e a nossa ignorância não seja levada ou compartilhada dentro da casa do Senhor, achando que qualquer coisa para Deus serve.

APLICAÇÃO:

I - EM LUGAR DO OURO DA CONTRIBUIÇÃO ENTREGAMOS O BRONZE DA DESCULPA- quem não quer dar o dízimo, INVENTA desculpas: o dízimo é lei do AT, eu estou no NT; só darei quando sentir no meu coração( o diabo nunca vai fazer você sentir esse prazer). Ah, meu dízimo é pequeno, eu tenho vergonha ! ou o meu dízimo é alto e se eu der , onde a igreja vai aplicar! Esse mês TÁ difícil !! Tenho muita conta atrasada!. No mês seguinte, acontece a mesma situação. Tem crente roubando o SENHOR. Trocando o ouro da oferta , do dízimo , pelo bronze da desculpa.

II - EM LUGAR DO OURO DA COMUNHÃO, OFERECEMOS O BRONZE DO LAZER – o lazer não é condenável, todo o ser humano precisa de lazer , senão enlouquece. No domingo preferem o passeio , o cinema, a TV, o Campeonato Brasileiro, ou o Shopping. Em vez da leitura da palavra de DEUS, procuram leitura das páginas de esporte do jornal de domingo, Tem gente que lê três jornais por dia e uma revista, e não lê um versículo da Bíblia. Assiste 3 filmes , que dura 4 horas e meia de uma só vez, mas não tira 3 minutos para Deus.

III - EM LUGAR DO OURO DA SALVAÇÃO OFERTAMOS O BRONZE DAS FACILIDADES – Igrejas que se preocupam com a sofisticação de seus cultos, elaboram pregações com ricos pensamentos de prosperidade, muita música, mais parece um show gospel. Até fazem tremer os corações dos crentes. Esquecem do ouro da reverência, da unção, do poder. CULTOS QUE IMPRESSIONAM, MAS NÃO TRANSFORMAM.

IV - EM LUGAR DO OURO DO TESTEMUNHO, DAMOS O BRONZE DA VERGONHA

Os escândalos proliferam no meio do povo evangélico. Até mesmo as lideranças tem dado maus testemunhos, envergonhando o nome de Deus. Prostituição, lesbianismo, pedofilia, estupros , e até roubos, são os males que estão predominando no nosso meio.

V – EM LUGAR DO OURO DO SERVIÇO, ENTREGAMOS O BRONZE DA ILUSÃO - Somos na maioria irresponsáveis no trabalho da casa do Senhor. Nos contentamos com qualquer resultado . O comodismo nos faz abandonar o ouro do serviço e abraçar o bronze de pequeninos trabalhos, e achamos que fazemos muito!.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos sobre as igrejas evangélicas constatou que o nominalismo entre nós é muito grande,observe o seguinte:

20% nunca oram
25% nunca lêem a Bíblia
40% não participam de qualquer depto.
80% não comparecem a Escola Bíblica
90% não realizam o culto doméstico
95% não ganharam uma só alma para Cristo
Não podemos pensar como Roboão, não tem OURO serve BRONZE. Devemos dar para Deus o ouro de nossas vidas. No nosso trabalho secular , se não formos pontuais e produtivos, não seremos bem remunerados. Por que na obra de Deus qualquer coisa serve? Precisamos comprar de Deus OURO que é: AMOR, OBEDIÊNCIA, PRUDENCIA, VIGILÂNCIA, PERDÃO, HUMILDADE, FIDELIDADE, SANTIDADE , SALVAÇÃO e vestiduras brancas.

Você Já parou para pensar ? O que você está dando para Deus?

Ouro ou Bronze?

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.