Subscribe:

sábado, 11 de novembro de 2017

MARIA MADALENA (AMIGA DE JESUS)...


                                           MARIA MADALENA (AMIGA DE JESUS)...
Consideremos o relato bíblico a respeito de algumas mulheres:
Maria Madalena: (Maria de Magdala).
Liberta dos demônios por Jesus (Lc 8.2).
Servia a Jesus com seus bens (Lc 8-2-3).
Esteve ao pé da cruz (Mt 27.56; Mc 15.40; Jo 19.25).
Observou o sepultamente de Jesus (Mt 27.61; Mc 15.47).
Chegou cedo ao sepulcro (Mt 28.1; Mc 16.1; Lc 24.10; Jo 20.1).
Viu a Jesus ressuscitado (Mt 28.9; Mc 16.9; Jo 20.11-18).
Certa pecadora
“E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento.” (Lc 7.36-47).
Essa pecadora não pode ser identificada com Maria Madalena, nem com Maria, de Betânia. Maria Madalena é citada nominalmente pelo mesmo evangelista, em Lucas 8.2: “Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios”.

Maria irmã de Marta
Tinha ela uma irmã chamada Marta (Lc 10.39)
Assentou-se aos pés de Jesus e ouviu a Sua palavra (Lc 10.39)
Maria, de Betânia, irmã de Marta
Eram irmãs de Lázaro, a quem Jesus fez reviver (Jo 11.18...)
Maria, em Betânia
Enquanto Marta servia, Maria ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos (Jo 12.3)
Foi em Betânia, na casa de Simão, o leproso (Mt 26.6; Mc 14.3)
Foi em Betânia, onde estava Lázaro, que se achava presente. Estavam ali Marta e Maria (Jo 12.1-3)
Sobre as três últimas Marias, não há razão para não considerar tratar-se de apenas uma pessoa, isto é, Maria irmã de Marta, irmãs de Lázaro, a quem Jesus ressuscitou. Maria Madalena não pode também ser confundida com a pecadora referida pelo apóstolo João: “Os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério” (Jo 8.3). Portanto, o registro bíblico não nos autoriza a dizer que Maria, de Magdala, era prostituta, e que se trata da mesma pessoa citada em Lucas 7.36-47 e João 8.3.
ucas 8:1-3
“ …e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos malignos e de enfermidade: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;” Vs.2
Maria era conhecida como Madalena, porque nasceu numa cidade chamada Magdala, na região pesqueira da Galiléia, próximo da cidade onde Jesus viveu boa parte de sua vida.
Ela era uma mulher triste, sofredora, usada por homens e possuída de sete demônios que lhe perturbavam, dia e noite sem cessar.   Maria, não tinha paz no coração; sua vida era um tormento: depressiva, angustiada, solitária, sem valor.
Existem muitos homens e mulheres que estão em situação idêntica a de Maria Madalena, sem paz e sem alegrias, sem esperanças…
Talvez a tua situação se pareça com a de Madalena: medo, angústia, tristeza, opressão, sem alegrias, sem paz, sem esperanças…
Porém, Jesus viu o sofrimento de Maria Madalena (João, Pedro, Lúcia, Socorro, Célia…).
O ENCONTRO DE MARIA MADALENA COM JESUS
Jesus passa na cidade de Maria. Ele sempre vai à busca do necessitado, como Pastor que procura a ovelha ferida. Isaías 40:1 “Consolai, consolai meu povo diz o Senhor…”
Maria reconhece sua necessidade, e vai até Jesus para ser liberta. Você precisa reconhecer sua necessidade e ir até Jesus para ser liberto (a) e salvo (a). Mt 11:28 “ Vinde a mim…”
Jesus a liberta“Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres… João 8:36
–     Jesus ordena aos demônios que saiam daquela vida.
–   Os principados, potestades, poderes, anjos e demônios, todos estão debaixo do domínio de Jesus. I Pd 3:22
–   Jesus tem as chaves  da morte e do inferno. Ap 1:18
–   venceu Satanás na cruz. E só ele pode libertar e trazer a paz.
MADALENA PASSA A SEGUIR JESUS
Deixa tudo para segui-lo. (fardos, pecados, maus amigos, vícios…) Mc 10:28 Aprende com Jesus no dia a dia, vendo seu amor, milagres e prodígios. Passa a servir Jesus com seus bens. (Prática do cristianismo) Lc 8:3 ( Dízimos/ ofertas / dons/ ministérios/ vida …)
MADALENA SOFRE VENDO JESUS NA CRUZ
Maria vê a realidade da cruz de Cristo. (Jo 19:25) (A proximidade da cruz a faz entender o grande amor de Deus para com a humanidade caída.) João 3:16
Fique sempre próxima a cruz. A cruz de Cristo nos ensina muito, como foi grande o seu amor por nós e como ele sofreu por causa de nossos pecados.
Maria acompanha o sepultamento de Jesus. Mt 27:56; Mc 15:40 Não o abandona, quando tudo parecia perdido, obscuro, quando as esperanças se acabam…
Que isso demonstra? Fidelidade; Perseverança; Firmeza, apesar das lutas e tribulações. II Tm 3:12
MARIA MADALENA VÊ JESUS RESSUSCITADO
Deus honra a fé e o amor de Madalena; é a primeira a vê Jesus ressuscitado. Deus sempre honrará aqueles que o buscam com perseverança; estes, certamente, verão o Cristo Glorificado. João 20:11-18
Maria torna-se anunciadora das boas novas (foi contar aos seus irmãos que Jesus ressuscitou).
Maria busca através da oração com as mulheres de Deus para receber o batismo com Espírito Santo. At 1:14 ( Mulher de oração e fé). E é batizado no dia de pentecoste. At 2:1-4
Maria Madalena vivia oprimida por demônios. Jesus foi ao seu encontro e a libertou. Ela sofre com Jesus ao pé da cruz, recebe a honra divina, vendo o Jesus ressuscitado e Glorificado.
Jesus também quer libertar a tua vida de todas as opressões e de todo o mal, faça que nem Maria Madalena venha até Jesus e receba dele a Salvação e a libertação de tua alma.

È impressionante quanto Maria Madalena influencia a literatura e a curiosidade contemporâneas. Porém o que sabemos dela? A resposta deveria ser simples: alguns versículos nos evangelhos e nos textos gnósticos, que falam sobretudo do papel negativo que têm as mulheres no cristianismo e não de sua santidade.


Quanto à identificação do personagem há muita confusão, graças sobretudo a um sermão do Papa Gregório, o Grande, feito em 591, na Igreja do Latrão, em Roma. Ele dizia: “A mulher que Lucas chama de ‘a pecadora’ e João de ‘Maria’, cremos que seja aquela de quem Marcos diz que Jesus expulsou 7 demônios” (Sermões sobre o Evangelho, 33). Dessa forma se passou a identificar numa única pessoa 3 personagens evangélicos: Maria de Magdala, Maria de Betânia e a pecadora de Lucas. Tudo isso é muito prático a nível catequético, pois se cria uma imagem eloquente: a força do perdão é tão grande que transforma o pecador em amigo fiel de Jesus.
Contudo os Evangelhos distingüem claramente os 3 personagens. A primeira é Maria de Magdala (Madalena), citada nos 4 evangelhos como uma das que ficam fiéis a Jesus até o fim, aos pés da cruz (Mt 27,56; Mc 15,40; Lc 24,10 e Jo 19,20). Lucas 8,2 diz que de Maria Madalena Jesus expulsou 7 demônios. Porém uma análise detalhada desse texto conclui que para o Evangelista este detalhe não é importante, mas quer sublinhar o papel das mulheres na missão de Jesus: o grupo apostólico era em prática sustentado por um grupo de mulheres.
João, falando da Madalena, sublinha o acontecimento após a ressurreição (Jo 20,1ss), quando Jesus aparece a ela, que pensa ser o jardineiro. É um texto muito bonito e muito comentado. Tem 3 mensagens fundamentais. A primeira tenta mostrar a crueldade da morte, a dor da separação e a incapacidade de ver além das aparências, de reconhecer a presença do Senhor. A segunda sublinha como a relação entre o cristão e Deus é pessoal, pois Jesus chama Maria Madelena por nome e ela a Jesus de Rabbouni, como provavelmente fazia quando Jesus era vivo. A terceira mensagem é sobre a ressurreição, que acontece ao corpo humano, visto que Maria reconhece Jesus, contituindo assim o cristianismo numa religião de vivos.
Outra Maria é aquela de Betânia. Três evangelhos (Mt 26,6-13; Mc 14,3-9; Jn 12,1-11) a presentam como uma figura profética, como outras mulheres bíblicas (Mírian, Débora, Hulda e Ana): ela perfuma o corpo de Jesus, anunciando a sua morte. Para Lucas esse gesto é feito pela pecadora. De qualquer forma ele dá a Maria de Betânia um papel também espiritual, por ocasião do fomoso episódio de Marta e Maria (Lc 10,38-42). Com isso Lucas, e também os demais profetas, sublinham o papel espiritual que devem ter as mulheres na Igreja.
A terceira Maria é a pecadora de Lucas (8,36-50). Ele retoma o epsódio da unção com o óleo, mas nesse caso sem o tom profético dos outros evangelhos, pois para Lucas a Maria é pecadora e o gesto em si é expressão de amor e reconhecimento: ela reconhece em Jesus o Filho de Deus e isso faz com que seus pecados sejam perdoados. Ela é, portanto, um modelo de contrição.
Outra fonte para conhecer Madalena seriam os textos gnósticos. As igrejas gnósticas, de fato, atribuem a ela um lugar importante. No Evangelho de Tomás Maria de Madalena faz parte dos apóstolos e em Sofia de Jesus Cristo ela tem um papel de igualdade com os homens. Em Pistis Sofia é a interlocutora privilegiada de Jesus. Há até memmo um evangelho com o seu nome, o Evangelho de Maria Madalena. Aparece também no Evangelho de Filipe, de onde é tomado o texto polêmico do Codice Da Vinci, que diz que Maria costumava beijar Jesus.
Em todas essas obras, cuja a autenticidade e caráter merecem um artigo a parte, a Madalena não tem muita personalidade e são poucos os dados biograficos. No fundo esses textos não servem para conhecer Maria Madalena, mas sobretudo os gnósticos, que, em resumo suscinto e precário, fazem parte de movimentos que reinvindicavam o conhecimento de tradições secretas e a detenção da estrada para a revelação desses mistérios.
Fora desses elementos não sabemos mais nada da nossa persoagem. O culto a Maria Madalena é tardio: Gregório de Tours diz, no Século VI, que o túmulo dela está em Éfeso e apenas Beda, o venerável, fala de uma festa liturgica dedicada a ela.


Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.