Subscribe:

quarta-feira, 1 de junho de 2016

DEUS ME LIVRA AOS NOSSOS FILHOS DAS ASTUCIAS DOS HOMENS MAUS... SALMO 34.


DEUS ME LIVRA AOS NOSSOS FILHOS DAS ASTUCIAS DOS HOMENS MAUS...
SALMO 34.

Davi escreve esse salmo após quase perder a vida, ele diz no verso 4: “Eu pedi a ajuda do SENHOR, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos”

PERGUNTO: “Quais são os seus temores hoje?”

PODE SER O MEDO:
ü  De Fracassar
ü  De Solidão
ü  Dos desafios da vida
ü  Na vida afetiva e emocional
ü  Do futuro da família e dos filhos
ü  Da própria vida com seus imensos desafios e interrogações

“O fato é que no fundo, todos temos os nossos temores. Mas é preciso acreditar que Deus está presente para nos livrar de todos esses temores

A ideia sobre LIVRAMENTO nesse salmo chegam ao número de aprox 9 vezes, VEJA ALGUNS EXEMPLOS:
v. 4: “Eu pedi a ajuda do SENHOR, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos”
v. 6: “Eu, um pobre sofredor, gritei; o SENHOR me ouviu e me livrou das minhas aflições”
v. 8: “Procure descobrir, por você mesmo, como o SENHOR Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele!”
v. 17: “Quando as pessoas justas e honestas chamam o SENHOR, ele as ouve e as livra de todas as suas aflições”
v. 18: “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”.

“Com certeza o nosso Deus é um Deus de livramento, creia nisso e você será abençoado”

1 – Um culto a Deus pelos seus livramentos – v. 1 – 4

A – Deus nos livra e muitas vezes nem percebemos / O VERSO 7 é enfático: “O Anjo do SENHOR fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo” (não tem a ver com anjo da guarda).

NÃO CONFUNDA, OS LIVRAMENTOS DE DEUS:
ü  Não são redomas super protetoras sobre nós
ü  Não são substitutos para a nossa prudência
ü  Estão sempre dentro da vontade divina, e constituem um mistério.

“Davi louva a Deus pelos livramentos e isso o impulsiona para um culto”

V. 4 e 6: “Eu pedi a ajuda do SENHOR, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos. Eu, um pobre sofredor, gritei; o SENHOR me ouviu e me livrou das minhas aflições”

QUANDO DEUS NOS LIVRA, ISSO DEMONSTRA QUE:
ü  Carecemos de Deus todos os dias
ü  Ele é poderoso
ü  A nossa vida terrena é frágil e sem Deus fica mais frágil ainda
ü  Deus tem um plano para cada um de nós, cabe a nós descobri-lo e cumpri-lo
ü  Deus é fiel e que a nossa aliança com ele precisa se fortalecer

“Deus nunca nos livrará sem nenhum motivo, pelo contrário, sempre nos livrará para honrarmos o seu nome, para louvá-lo, para cultuá-lo. Vale a pena repetir os 3 primeiros versículos desse salmo quando Davi diz: Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. Gloriar-se á no SENHOR a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei o SENHOR comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome”.

B – O culto a Deus passa por 2 vias: O culto coletivo e o culto pessoal

Davi diz no v. 3: “Anunciem comigo a grandeza de Deus; louvemos juntos o SENHOR”

OUTRA TRADUÇÃO: “Engrandecei ao Senhor comigo, e todos exaltemos o seu nome”
O culto coletivo:
ü  Faz parte da vida cristã
ü  É o grande coro do céu aqui na terra
ü  Demonstra o quanto Deus zela pelo povo
ü  Junta um pouco de cada um para darmos o melhor para Deus
ü  Traz consigo a paz, a alegria, a comunhão, a unidade e o compromisso de uns com os outros e de todos com Deus

Davi diz ainda no verso 2 (outra tradução): “A minha alma se gloria em Deus”

“É quando a alma descansa em Deus que o culto pessoal está perfeito”
O culto pessoal:
ü  Aperfeiçoa o culto coletivo
ü  Traz a essência da adoração a Deus
ü  Mostra o quanto somos íntimos de Deus
ü  Traz consigo a pureza, a fidelidade, as lágrimas, a sinceridade, a constância e a sede de Deus

“Quem assim o faz pode dizer como Davi no verso 1: “Eu sempre darei graças a Deus, o SENHOR; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro”


2 – Os livramentos de Deus no campo pessoal – v. 5; 11 – 16  

“Com certeza cada um de nós já disse: Como eu queria servir a Jesus melhor, mas não consigo. Vou mudar para depois seguir a Jesus. Esse caminho é o caminho errado”

Isaías 55.3: “Disse Deus: Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá”
João 7.37: “Levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba”.
1 João 1.7: “O sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”.

A – O versículo 5 do salmo lido diz (outra tradução): “Contemplai-o e sereis iluminados”

PARAFRASEANDO: “Olhai para Deus, achegai-vos a Deus e você mudará, seu rosto brilhará; brilhará de alegria, de paz, de esperança, de uma vida nova”

Derek Kidner comentando a palavra ILUMINADO nesse salmo diz: “Isto está relacionado à semelhança crescente entre o cristão e seu senhor, Deus. Noutras palavras, a iluminação é deleite, mas também é gloria, ou seja, uma transformação da pessoa inteira”

2 Cor 3.18: “Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor Jesus”.

“Isso também é um livramento de Deus, o livramento no campo pessoal”

“Temos dificuldade em admitir que precisamos mudar, mas o sentido da vida está aí, sermos cada vez mais parecidos com Jesus”

“E isso é uma ação do Espírito santo na sua vida, somado a suas atitudes de mudança”

B – Os versos de 11 – 16 DEIXAM CLARO ISSO:
ü  Então procurem não dizer coisas más – v. 13
ü  Afastem-se do mal e façam o bem – v. 14
ü  Procurem a paz – v. 14

“A esse tipo de atitude e pessoa Deus está atento, o contrário não. É o que diz os versos 15 e 16 (uma tradução mais clássica): Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. Mas, o rosto do SENHOR está contra os que praticam o mal”

“É a partir de Jesus que nos livramos das coisas que prejudicam nossa vida pessoal, emocional e espiritual”

João 15.5: “Disse Jesus: Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

3 – Deus nos livra porque está perto de nós – v. 17, 18 e 19

A – QUAL A IMAGEM QUE VOCÊ FAZ DE DEUS?:
ü  Deus está longe
ü  Um Deus que não se importa com você
ü  Um Deus muito ocupado
ü  Um Deus que abandonou o mundo

Êxodo 33.11: “Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo”

Salmos 145.18: “Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade”.

O v. 17 do salmo lido diz: “Clamam os justos, e o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas tribulações”

B – O v.18 diz “Que Deus está perto...”/ A palavra PERTO = estar junto, parentesco, relacionamento pessoal
PERGUNTO: Você sente Deus perto de você?

“Ás vezes Deus fica longe mesmo; mas, na verdade somos nós que nos afastamos de Deus e não sabemos encontrá-lo”

Jeremias 29.13: “Disse Deus: Vocês irão me buscar e me acharão quando me buscarem de todo o vosso coração”.

DEUS FICA LONGE QUANDO:
ü  Oramos pouco ou não oramos
ü  O colocamos em segundo lugar nas nossas vidas
ü  O enxergamos apenas como uma imagem na nossa casa ou um crucifixo, DEUS É VIVO e pode habitar na sua vida
ü  Sabemos que estamos fazendo as coisas erradas e não queremos mudar
ü  Vir à igreja se torna apenas um ritual, você deve vir aqui para expressar diante de Deus toda a sua adoração
ü  Reina em nós a inveja, a língua difamadora, a falta de perdão, o egoísmo, os vícios, o descompromisso com a família, a igreja, a palavra de Deus, e o pior de todos, o descompromisso com Deus


POR OUTRO LADO DEUS ESTÁ PERTO:
ü  De como diz o versículo, dos que tem um coração quebrantado (Arrependimento)
ü  De quem ama e honra sua família
ü  De quem ora, busca a Deus em casa, na igreja, em todo lugar e tempo
ü  De quem olha para a Bíblia como a maior revelação de Deus para nós nesse tempo
ü  De quem olha para vida e vê nela uma oportunidade de servir a Deus
ü  Daquele que coloca em prática seus dons e talentos a serviço de Deus
ü  De quem ama, é fiel, justo, honesto, fala a verdade e pratica o bem
ü  De quem cumpre os dois mandamentos
ü  De quem tem fé, dos que entregaram sua vida a Ele

“Deus está perto de você, pronto para te livrar, a questão é: você está perto dEle?

O v. 18 na sua íntegra diz: “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”.

C – As nossas aflições não irão parar, é o que diz o verso 19: “Os justos passam por muitas aflições...”

ALGUMAS AFLIÇÕES:
ü  Destroem nosso ânimo, vigor, nos coloca para baixo
ü  Nos levam a querer morrer
ü  Retiram de nós o verdadeiro sentido da vida
ü  Acabam com os nossos sonhos
ü  Podem até querer destruir nossa fé

“Mas veja o que diz o complemento do verso 19: Mas o SENHOR os livra de todas elas”

O versículo 19 por inteiro é: “Os justos passam por muitas aflições, mas o SENHOR os livra de todas elas”

A MELHOR tradução para a palavra LIVRAR = RESGATAR

EM OUTRAS PALAVRAS: “O Senhor Deus nos resgata das nossas aflições; nós passamos pelas aflições, mas não morremos nela, Deus nos resgata de lá”

“Deus nos livra sim, mas o salmista usa 2 termos importantíssimos para descrever quem Deus livra: O justo (entregou sua vida a Cristo), e o de coração quebrantado (o coração que busca a Deus sempre, demonstrando uma dependência de Deus; significa arrependimento dos seus erros e carência da graça de Deus...
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.