Subscribe:

domingo, 21 de fevereiro de 2016

É HOJE QUE AS MURALHAS SERÃO DERRUBADAS...


                         É HOJE QUE AS MURALHAS SERÃO DERRUBADAS...
JOSUÉ CAP. 6, VERSÍCULO 1 AO 20
INTRODUÇÃO:
A nossa vida é feita de batalhas. Na verdade a vida é luta sem trégua desde que nascemos estamos lutando.
Lutamos para nascer, para darmos o primeiro choro, lutamos  para mantermo-nos vivos fora do útero materno, lutamos para vencer na vida, para ser alguém.
Ate na hora da morte nos lutamos, não queremos morrer e fazemos de tudo pra ficar aqui.
Existem obstáculos na vida que precisamos superar existem muros que tentam impedir nossa vitoria e nosso sucesso que precisamos derrubá-los.
Ei!  Vida é feita de batalhas e há batalhas na nossa vida que só conseguiremos vencer através do jejum e da oração.
Existem obstáculos na vida que precisamos superar existem muros que tentam impedir nossa vitoria e nosso sucesso que precisamos derrubá-los.
 E que muros são esses? São obstáculos que se colocam à nossa frente e que tentam nos impedir  de caminhar. É como se houvesse um muro à nossa frente.
E a história que acabamos de ler, na verdade é uma paráfrase, um paralelo do que acontece na minha e na sua vida.
 Para termos vitórias, há muralhas que precisam ser derrubadas. Vamos estudar aqui hoje a historia de Josué na conquista de Jerico.
 Existem normas a serem seguidas nas conquistas, no nosso caminhar com Deus.  Vejamos:
1°à pra conquistar tem que ter disposição
Depois que Moises morreu Josué assumiu a liderança do povo de Israel eles atravessaram o rio Jordão e agora e era o momento de conquistar a terra da promessa.
Interessante é que Deus prometeu a terra para o seu povo, mas eles tinham que conquistá-la, havia inimigos na terra e eram eles que tinham que expulsa-los de lá.
Sabe o que aprendo aqui é que Deus no faz as sua promessas mais não  que dizer que você vai cruzar os braços esperando tudo cair do céu nas suas mãos.
Tem que te disposição pra conquistar as promessas de Deus.  Ei! ...talvez você pense: “Ah! Basta que eu esteja numa igreja, basta que eu proceda bem, sendo uma boa pessoa, honesta, amorosa e responsável... então as portas vão se abrir e eu serei abençoado” ei! Ninguém é abençoado apenas por estar bem intencionado; você precisa estar disposto a fazer esforço, a lutar pela posse da bênção! 
Aqui onde eu moro próximo da minha casa tem um hipermercado com uma daquelas portas automáticas que quando você se aproxima elas se abrem sozinhas.
 Mas na vida as coisas não são assim as portas não se abrem automaticamente.
 Já reparou que  em muitos lugares há duas palavras que abrem muitas portas: "Puxe"e "Empurre".
 Isso significa: tome uma atitude, faça um esforço, mexa-se, que a porta vai se abrir! 
Existem portas que Deus coloca diante de nós que vão se abrir automaticamente.a bíblia diz:
E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar... 
Ap 3:7-8
 Mas a maioria das portas precisa do nosso esforço da nossa disposição; é o puxe eempurre, é o faça sua parte!
Puxe e empurre: faça alguma; ore, jejue, busque a Deus, faça uma campanha de oração:
Não fique aí sentado pensando que as muralhas vão cair automaticamente, você tem que fazer sua parte! Tem que rodear as muralhas! Tem que dar o grito da vitoria!
Tem muito crente que não conquista nada na vida porque esta lhe faltando disposição para se esforçar;  se acomodaram...
Não querem entrar na terra, não querem se dar ao trabalho de lutar, não se esforçam por coisa alguma, e por resultado, não conquistam coisa alguma.
A falta de disposição nos impede de ser conquistadores. E a carência do mundo hoje é justamente esta: de pessoas conquistadoras.
Dois professores de universidade afirmaram que uma nova espécie de homem está emergindo no Ocidente.
É uma nova espécie, do tipo que come demais e, às vezes o alimento errado, e muito mais do que o necessário para o seu gasto de energia; e como resultado, adoece facilmente.
Aqueles professores chamaram essa espécie de “homo sedentaurius” que, segundo eles, quer dizer: “Homem sentado”.
O tipo de vida de muita gente é de fato assim: ...sentados na condução, sentados no escritório, sentados diante da TV...
Essa acomodação nos tem impedido de sermos conquistadores! 
O texto lido hoje nos conta a historia da tomada de Jerico.
Jericó era uma cidade fortalecida por uma muralha dupla. Tinha 9 metros de largura. Era a cidade mais forte da Região. A primeira a ser conquistada por Josué.
Deus emite a ordem: vocês vão rodear a cidade por 7 dias. Nos 6 primeiros dias uma volta. No último dia, 7 voltas. Total 13 voltas.
Tinha que ter organização: 7 sacerdotes iam à frente da arca do concerto com buzinas de chifres de carneiro.
Atrás ia a Arca do Concerto onde havia as tábuas da lei, a vara de Arão que floresceu e o Maná. Simbolizando a Lei, a Escolha e o Sustento.
Silêncio total durante a jornada: : vs. 10 – Josué deu ordem ao povo: “Não gritareis nem fareis ouvir a vossa voz e nem sairá palavra alguma da vossa boca até ao dia em que eu vos diga: Gritai! Então gritareis!”
No sétimo dia, rodearam a cidade 7 vezes. Os sacerdotes desta vez tocaram as buzinas longamente.
Josué deu a ordem: Gritai! Porque o Senhor vos tem dado a cidade! E o muro caiu abaixo e o povo conquistou a cidade.
Tudo na vida só se conquista quando temos disposição quando nos agimos, eu já disse isso em outro estudo, mas vou repetir novamente, algo que ouvi alguém dizer:
 Deus não age, Deus reage!
Deus não começa, Deus termina o que nos começamos!
Se deus nunca terminou na sua vida é porque você nunca começou nada com Deus!
Deus não age, Deus reage!
Toda ação é humana mais a reação é divina, se você olhar para a bíblia verá que toda ação é do homem mais toda reação é de Deus, quer ver só:
1: Clama a mim à ação humana, reponder-te-ei  à reação divina
2: Aquele que pede à ação humana, recebe à reação divina.
3: Aquele que bate à ação humana, a porta se abre à reação divina
4: Estender o cajado à ação humana, mar aberto à reação divina.
5: Pisar no Jordão à ação humana, Jordão aberto à reação divina.
6: Rodear as muralhas de jerico à ação humana, muralhas caídas à reação divina.
7: Jogar a pedra com a funda à ação humana, gigante caído à reação divina
8: Tocar nas vestes à ação humana, hemorragia curada à reação divina.
9; Mandar gloria pra cima à ação humana, mandar vitoria pra baixo à reação divina.
Faça sua parte! tenha uma ação e Deus terá uma reação e as muralhas da sua vida vão cair por terra no nome precioso de Jesus!
Josué não ficou só olhando as muralhas de jerico esperando que elas caíssem sozinhas, não! Teve que agir, que se dispor,rodear a cidade 13 vezes,para Deus reagir e fazer as muralhas cair.
2° PRA CONQUISTAR TEM QUE SER CAPACITADO POR DEUS
Alguém já disse que: -  Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados. Isso é verdade.
E temos vários exemplos: Moisés,  Davi,  Pedro, Paulo, Eu, você. Deus chama-nos e capacita-nos.
Agora, existe algo que temos que aprender com as coisas de Deus, em que com Deus não da pra pular etapas.
Na escola de Deus não existe atalhos, os atalhos são sempre subterfúgios, maneiras de tentar evitar esforço, mas, que acaba resultando em  desastre e fracasso.
Não sei se você percebeu mais  na nossa vida natural sempre procuramos atalhos. O caminho mais curto. Queremos que tudo seja rápido, alias esta é a moda do momento.
  Quem nunca viu um anuncio destes: Curso rápido capacitação profissional, curso rápido de l de computação, de violão, de piano, método de emagrecimento rápido, tudo rápido.
O camarada ficou 20 anos comendo de tudo,  e agora,quer emagrecer em um mês. Não dá!
E se tentar essas dietas que prometem emagrecer  até 10 kilos por semana vai ficar doente( falo por experiência própria)
 Na roça o sujeito faz uma picada no mato e arrisca a vida, podendo até ser mordido por cobra, só para cortar caminho.
Ei!  Cortar caminho é perigoso! Diga para a pessoa ao seu lado: “Não tente cortar o caminho”. “Deixa Deus te capacitar!”.
Josué foi capacitado por Deus!  Durante 40 anos ele foi um fiel seguidor de Moises; todas as vezes que a bíblia menciona o nome de Josué diz o seguinte: Josué filho de Num servo de Moises.
Só depois que Moises morreu é que a bíblia chama Josué de servo de Deus,  quando Deus chama Josué ele encoraja ele para substituir Moises.
Quando Deus diz para Josué: E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Js 1:1-3
Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
 Js1:5-6
Isso é mesmo que Deus dizer pra Josué:  Moises morreu! Agora Josué  o negocio é com você! E você agora esta pronto e eu te capacito pra continuar a historia do meu povo: não temas por que eu sou contigo!
Na Escola de Deus você só pode ser um vencedor, um conquistador, quando estiver pronto, ou CAPACITADO!
Deus vai te capacitar! Esta é a parte de Deus.   A sua parte é a disposição, a capacitação é a parte de Deus.
Quem vai te preparar é o SENHOR. Não espere ficar perfeito para tomar a decisão de seguir a Jesus. Siga-o agora, não espere ficar um crente velho pra fazer a obra de Deus! Faça agora enquanto esta ouvindo esta palavra, é  já!
Tome essa decisão hoje! Paulo escrevendo aos Efésios disse que:
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. 
 Ef 4:11-12
Sabe o que significa isso? Deus  te prepara através da PALAVRA de DEUS! É a PALAVRA meu irmão, a palavra do Senhor! Não é a profecia da irmã Mariazinha, não é a revelação do irmão Joaquim das couves não.!É a Palavra!
Agora, não devemos nos esquecer é que Deus realmente não chama os capacitados.
Embora use os dons naturais, o intelecto, a cultura e as habilidades do homem, dando a isto tudo um aperfeiçoamento, a fim de usá-lo em Sua obra.
 Quem recebe o chamado de Deus, recebe também a unção especial para realizar o propósito do seu chamado.
 Se  olharmos para a bíblia veremos que alguns chamados por Deus julgaram-se incapazes quando receberam o convite divino.
 Ex: Moisés Êx 4.10, Gideão Jz 6.15, Saul 1 Sm 9.15-21 e Jeremias Jr 1.4-10.  
Agora quando Deus chama Deus  Sabe que às vezes os seus escolhidos são fracos, pobres, tímidos ou tem qualquer outro tipo defeito.
 Agora ao chamá-los Deus os capacita para fazer a sua vontade.
 O apostolo Paulo fez um grande e importante  trabalho para o reino de Deus, mas reconhece que tudo era porque a graça de Deus estava com ele.
Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi inútil; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.
 1 Co 15.10. Tudo posso naquele que me fortalece  Fp 4.13.
Veja o que Jesus disse aos seus discípulos após ressuscitar:
Lc. 24: 49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, “até que do alto sejais revestidos de poder”. Jesus estava dizendo “Não saiam sem essa capacitação. Vocês vão fazer bobagem.”
Já imaginou o médico que não sabe operar enfrentar uma cirurgia? O piloto de avião que não sabe operar o Boeing e senta-se na cadeira do comandante? O desastre será certo.
Para fazer a vontade Deus  e ser um conquistador , você precisa ser capacitado por ele!
3° PARA SER UM CONQUISTADOR, TEMOS QUE SER ORGANIZADOS.
No vs. 3 -5. Vemos-nos que para Josué  conquistar a cidade de jerico havia uma organização ordenada por Deus.
Tem que rodear a cidade por 6 dias uma vez. No sétimo dia 7 vezes. São 13 vezes ao todo. Os sacerdotes vão à frente, e não atrás. Tudo tem uma ordem estabelecida. Deus não opera na bagunça.
Deus estabeleceu uma ordem no Universo de sorte que todas as coisas funcionam em sintonia. Não há rebelião entre os astros e o dia sempre nasce.
Já imaginou se nunca tivéssemos certeza de que o Sol iria nascer? Que caos seria esse planeta? Pois bem, se as coisas funcionam assim no Universo, também em nossa vida devemos ser organizados no tempo e no espaço.
Ei! Você considera-se uma pessoa organizada?  Como é o seu quarto? Você arruma sua cama? A sua cozinha é limpa? O seu tempo é organizado?
Como você organiza o seu tempo? Você prioriza tempo para Deus, para a leitura da Palavra e oração diária? 
Veja o que Jesus disse em  Mt. 6:33 ” busque em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça e todas as demais coisas nos serão acrescentadas. ”
Mas se você está preocupado com o seu carro, sua casa, sua esposa (o), suas férias, sua família, seu trabalho, seus filhos e não está nem aí para as coisas de Deus, como  você  poderá ser um conquistador?
 Ei! Se você quer ser um conquistador, está na hora de organizar a sua agenda. E a melhor hora de começar é agora.
Eu sua agenda, o tempo para Deus não é a SOBRA. Deus não quer o tempo que sobrou. Ele quer sempre ter a primazia, o primeiro lugar.
Se Deus não for o primeiro eu sua vida, o segundo Ele não será. Ele é sempre o primeiro. Reserve já ao menos uma hora diária para Deus. Dedique-se 30 minutos à leitura da Palavra e depois ore 30 minutos.
Faça isso e depois de uma semana, você verá que sua vida mudou. Sua fala, sua confiança, seu linguajar. As pessoas vão notar e dizer: “o que aconteceu com você? Você está diferente!”
4° à PARA SERMOS VITORIOSOS TEMOS QUE APRENDER QUE EXISTE A HORA DO SILÊNCIO.
 Veja só a ordem que Josué deu para o povo:
VS. 10  Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: Gritai! Então, gritareis.
7 DIAS MUDOS. Sabe  qual é a arma mais perigosa do planeta terra? A LÍNGUA. É o que mais derrotou pessoas até neste mundo.
Vejam o que diz o apóstolo Tiago sobre a língua:
Tg 3:5-8  Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
O homem consegue domar cavalo,  boi, tem uns que domam até leão, tigre, cobra. Mas a língua, não!
 Até os dentistas têm problemas com a língua. Tem certos procedimentos que tem que amarrar PRENDER, colocar uma trava porque ela  atrapalha ate os dentistas.
Para algumas pessoas domar a língua é uma missão quase impossível.
Não sei se você Já viu gente que fala em cima da fala da outra! É incapaz de deixar o outro concluir o raciocínio? Que façanha! Isso é língua não domada.
Eu tinha dificuldades pra compreender  por que Deus deu essa ordem a Josué?  Rodear a cidade 6 dias em silencio.
Mas agora entendo é porque Israel já tinha uma história de fracasso no passado por causa da língua.
 Lembram-se da Rebelião de Datã, Coré e Abirão?
Inflado pela sua posição, Corá promoveu uma demonstração de força diante de Moisés e Arão a fim arrancar-lhes a autoridade.
 Diziam que Moisés e Arão se exaltavam indevidamente sobre o povo, onde todos eram iguais.
Sem dúvida Coré, Datã e Abirão  ambicionavam tomar o lugar deles, colhendo para si e para a sua família vantagens políticas e financeiras.
Eles inflamaram o povo alegando que Moisés e Arão haviam feito Israel subir de uma terra que manava leite e mel,  para fazê-los morrer no deserto e ainda por cima queriam fazer-se príncipes entre eles!
O que eles  alegavam era mentira, sem qualquer fundamento: Moisés não estava assumindo a liderança por vontade própria.
Ele relutou bastante antes de aceitar a missão que o SENHOR lhe confiara, e Arão foi também nomeado pelo SENHOR porque Moisés queria alguém que o ajudasse.
O povo já teria entrado na terra de Canaã  se não fosse a sua incredulidade e as suas murmurações.
Moisés nada queria para si, ao contrário de Coré, que provocou esta rebelião por inveja.
Se você ler  Nm 16 você vai perceber que uma rebelião não começa do dia para a noite.
Mas ela vai se instalando sorrateiramente a partir dos comentários maldosos.  
Core, Datã e Abirão desafiaram a autoridade de Moisés, pondo em dúvida o seu chamado de Deus.
Deus teve que julgá-los, destruindo a família deles. Que triste fim eles tiveram. E nós temos que aprender com as histórias do passado.
Por isso a Bíblia não conta só as coisas boas, mas também as experiências ruins. Elas foram escritas para que você e eu aprendamos e não  venhamos a cair nos mesmos erros daqueles homens.
Agora, imaginem o povo comentando: “que absurdo. Rodear a cidade. Nunca vi isso. Só pode vir da cabeça de Josué! Eu não concordo. Eu tenho um plano melhor. Isso não vai dar certo. Ele não está bom da cabeça. Eu estou cansado. Eu estou com fome. Eu vou desistir.” 
Daqui a pouco tem uma grande multidão dizendo a mesma coisa.
Agora imagine essa cena se repetindo dentro de uma igreja, pessoas falando mal do pastor, falando mal dos obreiros, falando mal da igreja, dos projetos da igreja.
Dentro de pouco tempo o rebelde já acha um punhado de adeptos, reúnem  e decidem dividir a igreja. Quantas igrejas já foram divididas assim!
Não acontece de um dia para outro.  É um processo maligno que vai crescendo e  é a arma mais poderosa, letal, fatal que o diabo usa é a língua do crente que difama o outro.
Agora só tem um detalhe eu nunca vi ninguém que fala mal de pastor, da família dom pastor da igreja prosperar.
Quando você ver alguém que vive na luta observa bem a vida dele e você vai ver que é alguém que vive falando mal de pastor. O fim é igual o de Coré, Datâ e Abirão.
Ei! Se você quer ser um conquistador aprenda isso! Tem hora que o silencio fala mais alto!
 Lembre-se de Jesus perante o tribunal de Pôncio Pilatos. A multidão está dizendo: “Crucifica-o, crucifica-o” Mas Ele nada respondia. Pilatos ficou maravilhado. Jo 19:6.
O profeta Isaias disse: Is 30:7 No estarem quietos, estará a sua força.
Vamos ficar calados e deixar Deus agir? Você tem falado demais. Deixe Deus agir na tua vida, na tua causa, nos teus cuidados. Ele tem cuidado de nós.  ”Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.1 Pe5:7″
5° àQUANDO CHEGAR A HORA DE CONQUISTAR, GRITE!
 O Vs. 16  diz que no 7° dia após a 7ª volta, cansados, Josué dá a ordem “GRITEM!” o Senhor vos tem dado a Cidade!
Existe o momento de se calar, mas, existe  também o momento de gritar
Esse gritar pode muito bem ser  interpretado como “CLAMAR”!
O cego Bartimeu quando ficou sabendo que Jesus estava passado por ali gritou e foi ouvido.
A mulher Cananéia  vendo Jesus passar clamou pela cura da sua filha que estava endemoninhada e mesmo quando Jesus a chamou de cachorrinha ela continuou clamando! Mt 15:21-28.
Na presença de Deus não é hora de estar é hora de clamar a ele! Se você deseja ser um conquistador clame a Le que ele vai te ouvir!
Josué e o povo de Israel  gritou e as muralhas de jerico caíram por terra.
Ei! Com fé, os muros caem. Quais muros precisam cair da tua vida para que você saia da vida fracassada e passe a viver uma vida em vitória?
Conclusão:
A promessa de Deus para Josué  era que eles iriam conquistar a terra prometida e expulsar os seus inimigos.
Mas entre eles e a conquista de Jericó havia uma grande muralha, era um grande obstáculo diante do povo de Deus.
Josué então dirigido por Deus seguiu os passos dados por Deus para conquistar as promessas de Deus:
Disposição, capacitação, organização, silencio e gritar ou clamar na hora certa.
Os muros caíram a vitoria foi certa para o povo de Deus.
Siga estes passos você também e as muralhas que existem diante de você vão cair por terra.
E você ira conquistar as promessas que Deus tem para sua vida...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.