Subscribe:

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

VERDADE OU MENTIRA, QUAL O CAMINHO QUE DEVO SEGUIR...


                 VERDADE OU MENTIRA, QUAL O CAMINHO QUE DEVO SEGUIR...
Isaías 30:21) “E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”.

Se no versículo acima nos diz para não desviarmos nem para a direita nem para a esquerda porque existem caminhos paralelos que acompanham o verdadeiro até certo ponto e há também caminhos que cruzam o verdadeiro, fácil das pessoas se enganarem e entrarem por caminhos que parecem ser certos, porém esses caminhos levam aos incautos a se distanciarem dos caminhos de Deus e Salomão escreveu sobre isso em (Provérbios 16:25) “Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”.
Vamos estudar sobre os caminhos de Deus e os que apenas cruzam ou seguem paralelos até certo ponto e depois segue rumos diferentes cujo fim será a perdição eterna. Muitas vezes quando estamos viajando de carro encontramos cruzamentos, entroncamentos e estradas paralelas que podem nos confundir e se não procurarmos obter informações poderemos seguir para destinos não desejados e muitas vezes poderemos encontrar com coisas indesejáveis e até a morte, isso tem acontecido com muitos. 
Na vida espiritual precisamos saber com certeza o caminho a seguir e para isso se faz necessário conhecermos os caminhos de Deus e ouvirmos Seus conselhos através de Sua Palavra a Bíblia,

Caminhos Errados.
Todos eles levarão os seus caminhantes à perdição eterna.
O caminho da perdição, esse é com certeza um caminho paralelo, pois é uma imitação do caminho verdadeiro, O caminho do mal é espaçoso e o de Seus é apertado, (Mateus 7:13) “Entrai pela porta estreita, larga porque é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”.

Caminho dos enganadores:
Nele tudo pode cujos mestres dizem que Deus só quer o coração e não está se preocupando com os costumes, nesses caminhos andam os que não se preocupam com os ensinos bíblicos e se satisfazem com o nome de crente e não tem estrutura nenhuma porque se examinassem a Bíblia iriam ver que Paulo diz em (1 Coríntios 3:16) “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós”? Deus não quer só o coração, mas quer corpo, alma e espírito. Enganam o povo com falsos milagres de curas e libertações é só examinar o que diz em (Mateus 7:22 e 23) “Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”. Enganar é pura iniqüidade e pecado, fica assim provado que esses são caminhos dos enganadores conforme está escrito em (2 Timóteo 3:13) “Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados”.

Caminhos tortuosos:
Caminhos tortuosos são caminhos dos perversos e desobedientes.
Cujos caminhantes ainda que digam que são servos de Deus, caminham para estarem juntos com os que obram a maldade e o final será a perdição, (Salmos 125:5) “Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade”. Esses caminhantes caminham com costumes mundanos, não abandonam as coisas do mundo andam como o mundo anda, vivem com vivem os mundanos, falam como eles, não existem diferença entre esses “cristãos” e os incrédulos. A Bíblia diz em, (Malaquias 3:18) “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve”. E ainda leremos em (Provérbios 21:8) “O caminho do homem perverso é inteiramente tortuoso, mas a obra do puro é reta”. Deus ordena a esses caminhantes que desvie da tortuosidade e perversidade, (Provérbios 4:24) “Desvia de ti a tortuosidade da boca e alonga de ti a perversidade dos lábios”.

Caminho de Caim e Balaão
Miseráveis são os que andam pelo caminho de Balaão, perecerão com certeza, (Judas 1:11) “Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré”. Além seguidores de Balaão são também dos nicolaítas (Apocalipse 2:14 e 15) “Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem. Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço”.
Nesse caminho andam os rebeldes e os que vivem atrás aparências e presentes e de grandezas e outras coisas desta vida terrena e passageira.

Caminho de prostituição.
Esse caminho parece ser de mel e macio, mas se enganam os que por ele andam, pois seu fim será terrível e será no inferno; vejamos o que a Palavra de Deus diz a respeito; (Provérbios 5:3 a 5) “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios. Os seus pés descem à morte; os seus passos firmam-se no inferno”. Certa feita um irmão caiu nesse pecado, foi disciplinado, passado tempos suplicou a misericórdia de Deus, reconciliou com a igreja e particularmente ele me disse: Irmão Ismar, a coisa é terrível, mal eu tinha terminado de pecar senti que o Espírito de Deus tinha se afastado de mim, senti uma amargura terrível coisa inexplicável, a minha vida tinha perdido o sentido de ser, mas graças a Deus que Ele ainda teve misericórdia e me deu a oportunidade de me reconciliar. Dispensa comentários!

Caminhos de traição.
Existem muitas maneiras de se trair alguém, podemos trair a esposa ou o esposo, podemos trair um amigo, um patrão, um vizinho. Temos na Bíblia exemplos de traições, o fim desses é sempre a morte e inferno. Nem Jesus escapou de traidor, Ele disse que seria traído, mas seria muito ruim para o traidor, (Lucas 22:22) “E, na verdade, o Filho do Homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído!” Judas traiu o mestre por trinta moedas de prata, e qual foi o seu fim? Condenação eterna! (Lucas 22:47 e 48) “E, estando ele ainda a falar, surgiu uma multidão; e um dos doze, que se chamava Judas, ia adiante dela e chegou-se a Jesus para o beijar. E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem”? Veja o do fim que teve esse traidor, nem teve tempo de usufruir do valor desse maldito trabalho que é a traição, seja a traição que for, o final é o mesmo Judas foi para seu próprio lugar, (Mateus 27:5) “E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar”. E o fim sempre é o da perdição, Veja o que Jesus disse sobre os fieis e sobre aquele que o traiu (João 17:12) “Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse”.

Caminho dos zombadores e escarnecedores:
Os zombadores não recebem a benção e por despeitos zombam e criticam os que recebem, são irmãos dos escarnecedores e o fim desses será sempre a decepção tristeza e a morte, veja o que diz a Palavra de Deus a respeito, (Atos 2:13) “E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto”. Esses, além de zombadores são perversos e mentirosos, (Jeremias 9:5) “E zombará cada um do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira; andam-se cansando em obrar perversamente”. Seus irmãos os escarnecedores não são muito diferentes, porém, o fim também é a morte (perdição) (2 Reis 2:23 e 24) “Então, subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns rapazes pequenos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo, sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois daqueles pequenos”. Bem aventurados são os que se afastam de tais caminhos, (Salmos 1:1) “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.

Caminho de falsos profetas:
Hoje é o que mais tem, só profetizam “maravilhas bênçãos, promessas curas e bens materiais”. Falam falsamente. (Jeremias 14:14) “E disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam falsamente em meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração são o que eles vos profetizam”. Jesus deixou um alerta a respeito, (Mateus 7:15) “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”. E em (Marcos 13:22) “Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos”. E muitos vivem correndo atrás dos sinais desses “profetas”.

Caminho de falsos irmãos:
Esses se apresentam com aparência de santidade, bonzinhos são galanteadores, conquistadores baratos e muitas vezes destroem até lares (2 Timóteo 3:6) “Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências”. Entre os falsos irmãos existem panelinhas de veneno que geram mortes e entre seus atributos está o de murmurar, tenhamos muito cuidado, (2 Reis 4:39 e 40) “Então, um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquíntidas; e veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam. Assim, tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer”.
O crente fiel deve afastar-se das panelinhas dos murmuradores, queixosos, rebeldes,  que usam de falsidades enganam com negócios, pedem emprestado e não pagam e ainda se apresentam como vitimas ou bonzinhos.

Caminho dos preguiçosos:
Os preguiçosos sempre acham uma desculpa para nada fazer, estão cansados, estão com dor de cabeça, nas costas, está muito frio, ou muito calor e outras desculpas, só querem descansar, dormir e assim continuam na inércia. (Provérbios 6:10) “Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos, para estar deitado”. O preguiçoso na verdade não gosta de trabalhar, examine o que diz a Bíblia em (Provérbios 21:25) “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar”. Nada fazem na obra de Deus, são verdadeiramente ociosos.
Para os caminhantes desse caminho existe remédio, a receita está em (Provérbios 6:6)    “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”.
Esses caminhos aparecem serem certos, porém, são apenas paralelos, só tem aparência e nada mais, porque o final desses é muito diferente dos caminhos de Deus, pois levam a morte, veja o que diz em (Provérbios 14:12) “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. Todos os caminhos paralelos e os que cruzam o verdadeiro são caminhos de morte e para seus caminhantes está reservada a escuridão eterna porque são fontes sem água e nuvens levadas pelo vento conforme diz em (2 Pedro 2:17) “Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva”.
Todos esses caminhos só têm aparência, são caminhos dos homens e não de Deus, (Isaías 55:8) “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR”.

As qualidades dos caminhantes desses caminhos.

Faladores: Conversam de mais (Tito 1:10) “Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão”. São murmuradores queixosos (Judas 1:16) “Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse”. São contenciosos, promovem contendas, (Provérbios 6:14) “Perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas”. O homem contencioso promove rixas, cria problemas desagradáveis e é como o borralho somente suja (Provérbios 26:21) “Como o carvão é para o borralho, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas”.

Inconstantes. São aqueles que nunca têm firmeza, um dia está firme, alegre parecendo uma rocha de firmeza, dizem; agora sim estou firme, fazem promessas de contribuir e de trabalhar na obra de Deus e no dia seguinte está triste, cabisbaixo, desanimado querendo estacionar na fé, veja o que diz o homem de Deus em (Tiago 1:8) “O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”.
Os inconstantes torcem as Escrituras e seu fim é a perdição, diz Deus no (Salmos 56:5) “Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal”. O Apostolo Pedro confirma isso em (2 Pedro 3:16) “Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição”.

Perversos. São aqueles que praticam perversidades sempre imaginam o mal, (Provérbios 16:30) “Fecha os olhos para imaginar perversidades; mordendo os lábios, efetua o mal”. Durante a noite maquinam o mal para praticarem durante o dia (Miquéias 2:1) “Ai daqueles que, nas suas camas, intentam a iniqüidade e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão”! O perverso semeia contenda entre os irmãos, (Provérbios 6:14) “Perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas”.  Mas eles serão apanhados em seus próprios caminhos, (Jó 5:13) “Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e o conselho dos perversos se precipita”.

Indiferentes. São aqueles que não se incomoda com nada como diz um adágio comum tanto faz a água correr pra baixo ou pra cima para ele é a mesma coisa, não se preocupa nem consigo mesmo e muito menos com o sofrimento alheio, examine o que diz Jesus sobre um homem que caiu nas mãos de perversos, (Lucas 10:30 a 32) “E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo”. Duas pessoas que deviam ter responsabilidade, mas eram indiferentes e tinham em si um pouco de perversidade.
Quem ama o próximo nunca será indiferente e nele não há perversidade.

Doentes e mortos:
Essas qualidades existem até entre as lideranças, porque pregam bonito, fazem belos discursos, mas não vive o que pregam e fazem conforme como diz o ditado comum; faça o que eu mando e não faça o que eu faço, (Apocalipse 3:1) “E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”.
Entre os fieis também existe muitos doentes e mortos que somente tem nome de crente, mas são desobedientes e até profanos, (1 Coríntios 11:30) “Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem”. Quem são os mortos? Os mortos são aqueles que nada sentem pela Obra de Deus, não se interessam por nada, não contribuem, não glorificam a Deus nem mesmo com seus lábios e muito menos com sua vida, estão verdadeiramente mortos, são crentes conforme seus próprios corações e a Bíblia diz que o coração do homem é enganoso, (Jeremias 17:9) “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá”?

Tem os que aceitam tudo.
Muitas lideranças agregam tudo mesmo que sejam impuros, desobedientes, mundanos e até profanos, o que interessa é aumentar o numero de membros e também as finanças, mas a Palavra de Deus diz que Jesus quer que seu povo seja especial, zeloso de boas obras, (Tito 2:14) “O qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras”. Esses tais sempre existiram, veja o que Paulo e João dizem: (1 Coríntios 5:1 e 2) “Geralmente, se ouve que há entre vós fornicação e fornicação tal, qual nem ainda entre os gentios, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. Estais inchados e nem ao menos vos entristecestes, por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação”. Veja o que diz João em (Apocalipse 2:14) “Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem”. Leiamos ainda (Apocalipse 2:20) “Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria”. Verdadeiramente aceitam tudo!
Não podemos aceitar tudo de modo algum, esses crentes profanos têm que serem tirados de dentro da igreja de Jesus Cristo, porque os de fora Deus os julgará o que não podemos é conformar com o pecado dentro da Igreja, (1 Coríntios 5:13) “Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo”. Nem mesmo a roupa manchada pela carne podemos aceitar, (Judas 1:23) “E salvai alguns, arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia com temor, aborrecendo até a roupa manchada da carne”.

Os desgraçados e cegos.
Esses são aqueles que gostam de riquezas, aparências, grandezas e honrarias, gostam de serem apresentados com requintes, mas na realidade são mornos e desgraçados porque se esquecem que são pó e somente servos e não senhores da obra, se continuarem nessa situação serão vomitados. Em Laudicéia já existia um desses e por sinal era o líder da igreja, ele foi aconselhado por Jesus a se cuidar enquanto havia tempo, (Apocalipse 3:16 a 19) “Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.  Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu), aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te”.

Avarentos, idolatras e beberrão, efeminados etc. Aqueles que se dizem ser crente, mas são avarentos, devassos, idolatra e beberrão são caminhantes de caminhos paralelos que somente tem aparência de caminho certo, mas na realidade o destino é a morte porque esses e outros não herdarão o reino de Deus. Vamos examinar o que Paulo diz a respeito desses caminhantes, (1 Coríntios 6:1) “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus”. Paulo está se referindo aos caminhantes que se dizem crentes e não com o mundo, (1 Coríntios 5:10) “Isso não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo”. Existem muitos outros que fazem partes desses caminhos.

Mercenários.
Existem mercenários até nas lideranças, eles não se importam com os rebanhos porque somente se preocupam com dividendos, lucros. Esses fogem da realidade da vida porque só visam interesses, (João 10:13) “Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas”. Esses são os que lhes interessam é somente a lã, a carne, o leite e até a pele das ovelhas, exploram no máximo os rebanhos, porque visam grana e mais grana.   

O destino final dos caminhos paralelos.

Temos citados apenas alguns caminhos paralelos e veremos qual o destino de seus caminhantes porque esses caminhos são caminhos dos homens e os caminhantes pensam que estão no caminho certo, mas esses não são caminhos de Deus, (Isaías 55:8) “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR”.
Nas condições citadas os caminhantes não estarão com seus nomes escritos no Livro da vida e nem com veste nupcial que só se adquire nos caminhos santos de Deus, assim serão condenados porque andavam em seus próprios caminhos praticando as misérias do pecado, (Apocalipse 21:8) “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte”. Eis como será a condenação, (Mateus 22:11 a 13) “E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste nupcial. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o e lançai-o nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes”. E ainda veremos o que diz em (Apocalipse 20:15) “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”.

Os caminhos que devemos seguir.
Devemos seguir os caminhos de Deus que são bons, justos e retos. Para seguir os caminhos de Deus se faz necessário renunciar a si mesmo, tomar sua própria cruz e seguir os ensinos de Cristo, (Mateus 16:24) “Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me”. Não podemos amar o mundo, (1 João 2:15) “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. Obedecer e guardar os ensinos bíblicos, (Apocalipse 1:3) “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”. Servir a Deus continuamente, (Lucas 2:37) “E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia”. Temos que perseverar na doutrina dos apóstolos, (Atos 2:42) “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”.

Conheçamos os bons caminhos de Deus.

Os caminhos de Deus são justos e apertados. Por serem muito apertados não se pode caminhar nele com bagagens, (mundanismo) (Mateus 7:14) “E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”.

Os caminhos de Deus são retos. E por serem retos não concedem privilégios a ninguém, porque todos pecaram e necessitam da gloria de Deus, (Romanos 3:23) “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. E os transgressores nele não permanecerão, (Oséias 14:9) “Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão”.

São veredas justas. Devemos pedir ao Senhor que nos ensine Suas veredas e Seus caminhos, (Salmos 25:4) “Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas”. Elas são de misericórdia e verdade para os caminhantes, (Salmos 25:10) “Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu concerto e os seus testemunhos”. As veredas de Deus são caminhos perfeitos porque Sua Palavra é refinada, (2 Samuel 22:31) “O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR, refinada; ele é o escudo de todos os que nele confiam”.

Caminho santo. È fácil de andar por ele, nem os loucos erram, (Isaías 35:8) “E ali haverá um alto caminho, um caminho que se chamará O Caminho Santo; o imundo não passará por ele, mas será para o povo de Deus; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão”.

Caminho de Deus é fortaleza. Esse é uma fortaleza para os fieis e tragédias para os que praticam iniqüidades, (Provérbios 10:29) “O caminho do SENHOR é fortaleza para os retos, mas ruína virá aos que praticam a iniqüidade”.

Caminho de Paz. Jesus veio iluminar os que estão em trevas e nos guiar pelo caminho da paz, (Lucas 1:79) “Para alumiar os que estão assentados em trevas e sombra de morte, a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz”.

Caminho de delicias. (Provérbios 3:17) “Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas, paz”. (Salmos 16:11) “Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente”.

Como Achar os Caminhos de Deus.
É muito fácil encontrar os santos caminhos de Deus é só aceitar a Cristo como Salvador, veja o que Ele próprio diz em (João 14:6) “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Ele mesmo ensina o caminho (Salmos 25:8) “Bom e reto é o SENHOR; pelo que ensinará o caminho aos pecadores”. É somente vir a Jesus, (Mateus 11:28) “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Isso confirma o que o profeta diz em (Isaías 30:21) “E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”.

Como Caminhar nos Caminhos de Deus.
Depois de aceitar a Jesus como Salvador, temos que afastarmos de tudo o que o mundo oferece não amando as coisas mundanas, (1 João 2:15) “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”.
Devemos entregar nossos caminhos ao Senhor Jesus, (Salmos 37:5) “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará”.
Temos que prosseguir caminhando para o alvo, (Filipenses 3:14) “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
 Não podemos caminhar pelos sentimentos de nossos corações porque diz a Palavra que o coração é enganoso, (Jeremias 17:9) “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá”? Não podemos caminhar pela exaltação e sim pela humilhação, (Mateus 23:12) “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado”.
Temos que ter cuidado porque os caminhantes poderão ser pesados em balanças, (Provérbios 16:2) “Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o SENHOR pesa os espíritos”. Daniel fala de um rei que foi pesado e foi achado em falta, (Daniel 5:27) “TEQUEL: Pesado foste na balança e foste achado em falta”.
Caminhando enfrentaremos muitas lutas, porém, teremos sem duvida alguma um Leão amigo e nosso defensor que é o Leão da tribo de Judá, JESUS CRISTO nosso Senhor, (Apocalipse 5:5) “E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos”.

Destino Final Para os Caminhantes dos Caminhos de Deus.

O final será de paz e segurança, (Isaías 32:17) “E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança, para sempre”. Os caminhantes serão guiados e recebidos em gloria, (Salmos 73:24) “Guiar-me-ás com o teu conselho e, depois, me receberás em glória”. Os caminhantes que forem fiéis permanecerem até o fim serão filhos de Deus para sempre e herdarão as maravilhas de Deus, (Apocalipse 21:7) “Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”.
Nesse destino final só entrarão os que tiverem seus nomes escritos no Livro da vida do CORDEIRO, (Apocalipse 21:27) “E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”. E assim estaremos com o Senhor, (1 Ts 4:17) “Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”.
Creia pela fé e caminhe no alto, sublime e santo caminho, A Bíblia...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.