Subscribe:

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

MESMO QUANDO TUDO PARECER PERDIDO, LEMBRE SE QUE DEUS NÃO DESISTI DE VOCÊ...


MESMO QUANDO TUDO PARECER PERDIDO, LEMBRE SE QUE DEUS NÃO DESISTI DE VOCÊ...
Jonas 1.17
Introdução:
Uma dos grandes defeitos do ser humano é desistir, parece que até faz parte da natureza humana o desistir.

Desanimamos-nos com muita facilidade, e desistimos de muitas coisas ao menor sinal de dificuldade.

Projetamos algo, queremos alcançar um alvo mais ao menor sinal de dificuldade, nos desistimos, deixamos de lado nossos sonhos e projetos.

Quantos projetos você já abandonou? Quantos sonhos você já desistiu deles? Quantos alvos pra ser alcançados? Mais você deixou de lado.

Ei! Quero iniciar minha palavra nesta noite te dizendo que o Deus que você serve nunca desiste, a razão por que você esta aqui esta noite e porque ele não desistiu de você 
Porque Deus não desistiu de Jonas?
à Será que em Israel não havia nenhum sujeito menos teimoso, que odiasse menos aos ninivitas, que fosse mais capacitado do que Jonas ?

Porque Deus não desistiu de Abraão
à quando ele mentiu por causa de Sara?
Porque Deus não desistiu de Moisés quando ele ficou dando desculpas para não cumprir o chamado de Deus?
Porque Deus não desistiu de Elias
à quando se sentindo sozinho, pediu para morrer?
Porque Deus não desistiu de Davi
à quando adulterou e tramou a morte de Urias?
Porque Deus não desistiu de Jeremias
à quando inseguro se disse incapaz do exercício profético?
Porque Deus não desistiu de Pedro
à quando por três vezes negou a Cristo?
Porque Deus não desistiu de Saulo
à quando perseguia a sua Igreja?

São perguntas que a palavra não deixa calar.

Porque Deus não desiste de você e porque Ele não desiste de mim quando em meio às nossas fraquezas, falhas não queremos mais continuar?

Neste momento, quero refletir sobre a razão pela qual Deus não desistiu de Jonas e o deixou morrer no fundo do mar. Quero refletir qual a razão porque Deus não desiste de nós.

1. Porque os propósitos são eternos e imutáveis.

A vocação de Deus é fundamentada em seus decretos, e seus decretos são imutáveis.

Nada muda os propósitos de Deus, pois eles são estabelecidos na eternidade. Quando Deus escolheu a Jonas será que Ele não conhecia a Jonas, seu caráter, sua xenofobia, sua aversão aos pagãos, principalmente aos ninivitas, claro que Deus sabia tudo sobre Jonas

Mas, Deus tinha um propósito eterno a se concretizar na história da vida de Jonas e no seu plano eterno Deus escolheu Jonas e não outro.

Deus sabe e conhece tudo sobre você.

Deus conhece suas falhas sua fraquezas, suas limitações, suas imperfeições.

Deus sabe o seu nome, o seu sobrenome, Deus sabe o nome da rua que você mora, Deus sabe o número do seu CPF, do seu RG, Deus sabe tudo sobre você, Ele te conhece mesmo antes que você fosse dentro do ventre da sua mãe Sl 139: 13-16

Mas a despeito de suas falhas e fraquezas você foi escolhido por Deus! E não foi um erro dele, Deus não se engana Deus não erra.

Ele te escolheu e vai te usar com suas falhas e fraquezas, ate por que a gloria é dele o poder é dele e nos somos simplesmente vasos de barro, e se somos vasos o que importa não é o vaso mais o conteúdo dentro do vaso

O que queremos dizer com tudo isso? No seu propósito eterno, não importa de que maneira, Ele vai atrás daqueles que escolheu até que neles se cumpra a sua vontade.

Ei! Os propósitos de Deus são eternos e imutáveis, se Deus tem um propósito com você e em você, ele não desiste de você! 

Se for preciso Deus tira você de dentro do ventre do peixe mais ele não vai desistir, Deus te escolheu com um propósito há algo que você precisa fazer pra Deus, e se você fugir pra não ir de navio, você vai de peixe mais os planos de Deus jamais serão frustrados

Não foi isto que disse o patriarca Jó: bem sei que tudo podes e nenhum dos teus propósitos pode ser impedido Jó 42:2

2. Por que Deus não desiste de nós? Porque Ele procura seres imperfeitos para realizar os planos perfeitos.

“A igreja não é uma galeria para a exibição de eminentes, mas uma escola para a educação de cristãos imperfeitos." Henry Ward Beecher.

Porque Deus insistiu com Jonas? Porque Deus insistiu comigo até que eu viesse ser Pastor/ Porque é que Deus insistiu em lhe usar.

Não sei explicar. Mas, o que eu posso dizer, é que como fruto da sua Graça soberana Ele escolheu a mim e a você para realizar os seus propósitos na História.

Ei! Você se acha imperfeito? Você se acha incapaz? Pois eu quero lhe dizer uma coisa neste momento, realmente você é imperfeito e você é incapaz!

Melhor dizendo, nós somos, mas Deus decidiu usar você, Deus decidiu usar a mim, com as imperfeições que nós temos. Ele não está preocupado com isso. Ele já sabia disso quando nos chamou.

Nós não precisamos confiar em nós mesmos, nem nos nossos talentos, nem nas nossas estratégias para realizar o seu propósito.

Eu fico imaginando, Deus, rindo das nossas tolices, de como nós confiamos nos homens, nos seus talentos, nos seus dons

Vamos fazer uma rápida avaliação dos homens que Deus chamou para fazer sua obra, vejamos o currículo deles:

NOÉ: Tem 120 anos de experiência em pregação, mas nenhum convertido. 120 anos pregando e só conseguiu salvar na arca sua família.

MOISÉS: é gago e sua última congregação disse que perde a paciência por pequenas coisas. Por falta de paciência ele não entrou na terra da promessa.

ABRAÃO: Saiu para o Egito durante tempos difíceis. Soubemos que se meteu em problemas com as autoridades enquanto tentava se safar de forma mentirosa.

DAVI: Tem um caráter moral inaceitável. É chamado de homem segundo o coração de Deus, mas adulterou com bate-seba e matou seu marido Urias pra ficar com ela
SALOMÃO: Tem uma reputação de sábio, mas falha em colocar em prática o que prega.

ELIAS: É conhecido por afrouxar quando submetido a pressões, DEPOIS DE VENCER OS PROFETAS DE BAAL FUGIU PRO DESERTO COM MEDO DE UMA AMEAÇA DE JEZABEL

PEDRO: Tem um temperamento forte, e dizem até mesmo que o ouviram negar a Cristo publicamente.

PAULO: Pensamos que ele também não tem tato. Por demais duro, sua aparência é feia, e suas pregações são muito longas. pregou tanto em tríade que Eu tico dormiu e caiu da janela
Conclusão:
Que aplicações práticas nós podemos tirar disso tudo:

A primeira é para trazer paz ao nosso coração. As eternas escolhas de Deus são baseadas na sua graça e por isso Ele não vai desistir de nós.

Pelo fato de nós estarmos nos seus planos Ele vai abalar a nossa vida, vai enviar terremotos, maremotos, tempestades, furacões. Vai sacudir o barco da nossa vida, vai nos jogar nas profundezas do mar, vai nos fazer submergir de lá até que a vida finalmente nós cheguemos a Nínive.

Agora em segundo lugar se Deus não desiste de nós, por que nós temos que viver desistindo?

Já ouvi pessoas dizendo: desisto do meu casamento, desisto dos meus filhos, desisto de orar, de ir à igreja, de fazer campanha, de orar de madrugada, desisto de servir a Deus de ser um crente!

Eu faço tudo isto, e parece que não tá adiantando nada, parece que não resolve o meu esforço, tem hora que até parece que tá piorando.

Deixa eu te dizer algo nesta noite! Não deixe o diabo te enganar, ele quer fazer você desanimar e desistir, mas não desista tua vitória esta mais próxima do que você pensa, agora mesmo Deus já está ordenando uma Bênção na sua vida, tua vitória já esta próxima, não desista! Não desista! Continue sua caminhada Deus vai honrar tua fé.

Ei! Não desista dos seus sonhos! Não desista dos seus projetos! Não desista da conversão de seu esposo ou esposa! Não desista dos seus filhos que estão no mundo das drogas! Não desista de buscar a sua benção! A sua vitoria! 

Se o propósito de Deus é de te abençoar então o seu propósito deve ser nunca desistir...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.