Subscribe:

sábado, 1 de novembro de 2014

RENÚNCIA POR AMOR A CRISTO...


                                                 RENÚNCIA POR AMOR A CRISTO...
João 3:1-21
INTRODUÇÃO: RENUNCIAR é o ato de deixar para trás e não usufruir de algo (posto, benefício ou objeto) que em condições normais se usufruiria.  RENUNCIAR significa abrir mão de algo do seu interesse próprio.
Este passagem bíblica fala sobre O ENCONTRO DE NICODEMOS COM JESUS. QUEM ERA NICODEMOS? Nicodemos era fariseu e membro do Sinédrio, que era o mais alto tribunal religioso dos judeus, do qual faziam parte os sumos sacerdotes (o atual e os anteriores), os chefes religiosos (anciãos) e os mestres da Lei. O Sinédrio era composto por 71 membros.
1. POR QUE NICODEMOS FOI AO ENCONTRO DE JESUS À NOITE?
1. A resposta está em João 12:42-43 - “Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. PORQUE AMAVAM MAIS A GLÓRIA DOS HOMENS DO QUE A GLÓRIA DE DEUS.”
Sociedade judaica, e não queriam perder esse PRESTÍGIO DOS HOMENS!
3. Percebemos que Nicodemos poderia ter MEDO DO QUE OS FARISEUS IRIAM DIZER E FAZER SE O ENCONTRASSEM CONVERSANDO COM JESUS, não por Ele ser um carpinteiro, mas pelo perigo que oferecia à autoridade do Sinédrio PELOS SINAIS QUE FAZIA!
4. É o interessante perceber é que Nicodemos reconhece que Jesus era um MESTRE DA PARTE DE DEUS, por isso O chama de RABI e confessa ainda que não era possível que Ele(seu) fizesse os sinais que fazia se DEUS NÃO ESTIVESSE COM ELE! Mas  NADA!!!
2. O QUE NICODEMOS QUERIA?
1. Como Jesus conhecia o coração de Nicodemos, assim como conhece o coração de todos os homens, Ele respondeu que NÃO É POSSÍVEL VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO. Nicodemos queria algo além daquilo que já conhecia!
2.  Nicodemos não entendeu a resposta de Jesus e fez uma pergunta: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?”.
3. Então, Jesus respondeu que, PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS, É NECESSÁRIO NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO.
4. No versículo 6, Jesus explica a Nicodemos que NÃO É POSSÍVEL A CARNE SE TORNAR ESPÍRITO, POR ISSO É NECESSÁRIO O NOVO NASCIMENTO. Nicodemos continuou sem compreender e foi confrontado por JESUS: “Tu és mestre de Israel e não sabes isso?”.
3. COMO PODE UM HOMEM NASCER, SENDO VELHO?
1. O NOVO NASCIMENTO ACONTECE PELO FILHO (versículo 13), PELA CRUZ (versículo 14) e PELA FÉ (versículo 15) -  “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o FILHO do Homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que NELE CRÊ não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:13-15
2. Nicodemos reconhecia que Jesus era enviado por Deus, mas ainda não estava disposto a confessar isso diante da sociedade, provavelmente com medo de perder o PRESTÍGIO que tinha.
COMO PODE ALGUÉM RECONHECER QUE ALGO É DE DEUS E NÃO FAZER COISA ALGUMA PARA TER ISSO?
4. DA MESMA FORMA QUE NICODEMOS AGIU NAQUELE MOMENTO, NÓS TAMBÉM JÁ AGIMOS E TALVEZ ESTEJAMOS AGINDO.
1. Quer um exemplo bem simples? VOCÊ RECONHECE QUE A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS? Então, por que você não obedece a todos os princípios que estão contidos nela?
2. De acordo com João 19:39, Nicodemos creu posteriormente no Senhor Jesus, - “Depois disso, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então, foi e tirou o corpo de Jesus. 39E foi também Nicodemos, levando quase cem libras de um composto de mirra e aloés. Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer na preparação para o sepulcro.” João 19:38-40
JESUS É A LUZ!
João 3:20-21
“Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.”
João 8:12
“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
JESUS ESTAVA ENSINANDO A NICODEMOS QUE QUEM PRATICA O MAL NÃO VEM ATÉ ELE!
5. POR QUE AS PESSOAS NÃO QUEREM ACEITAR QUE JESUS SEJA SENHOR DE SUAS VIDAS?
1. Porque muitas têm MEDO que os seus erros sejam expostos e as pessoas descubram que elas não são tão maravilhosas como parecem!
2. Por esse mesmo motivo, muitos fariseus não reconheceram que Jesus era o Messias, pois seria necessário DEIXAR O QUE HAVIAM CONQUISTADO E RECONHECER OS SEUS ERROS.
“NÃO RECONHECER OS SEUS ERROS SÓ TEM UMA ORIGEM, O ORGULHO.”
6. O ORGULHO IMPEDE QUE HAJA RENÚNCIA E ARREPENDIMENTO.
1. Por isso, deixamos de aproveitar muitas oportunidades por causa do ORGULHO.
2. Nicodemos poderia ter CONQUISTADO A VIDA ETERNA naquele momento em que conversava com Jesus, caso renunciasse a sua vida farisaica e decidisse SEGUI-LO!
7. COM ESSE ENCONTRO APRENDEMOS QUE PARA ALCANÇAR ALGUM OBJETIVO VOCÊ TERÁ QUE INEVITAVELMENTE DEIXAR ALGO PARA TRÁS:
1. Para você CURSAR UMA FACULDADE, é necessário deixar seu tempo de descanso e de lazer.
2. Se você deseja JUNTAR DINHEIRO PARA INVESTIR EM ALGO, às vezes é necessário renunciar alguns desejos para alcançar o seu objetivo!
3. Para você ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS, é necessário renunciar a um filme.
4. Para você VISITAR UMA PESSOA, é necessário renunciar a um momento com a sua família!
5. Para você ser PARTICIPANTE DA VIDA ETERNA, é necessário que você negue a sua própria vida por amor a Jesus - Lucas 9:23 “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.”
8. É NECESSÁRIO TOMAR A CRUZ (RENUNCIAR) DIARIAMENTE PARA SEGUI-LO.
1. Quando os israelitas saíram do Egito para conquistar a terra prometida por Deus a Abrão, eles PRECISARAM RENUNCIAR O POUCO QUE TINHAM NA TERRA DA ESCRAVIDÃO, porém, mesmo após terem renunciado, voltaram atrás e murmuraram acreditando que O QUE TINHAM NO EGITO ERA MELHOR QUE AQUILO QUE DEUS HAVIA PROMETIDO.
2. “Então, levantou-se toda a congregação, e alçaram a sua voz; e o povo chorou naquela mesma noite. E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhe disse: Ah! Se morrêramos na terra do Egito! Ou, ah! Se morrêramos neste deserto! E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos ao Egito.” Nm 14:1-4
3. Por causa dessa murmuração, o povo de Israel passou 40 ANOS NO DESERTO até alcançar a terra prometida por Deus e os que murmuraram não conquistaram a terra (Números 14:20-23).
4. Você pode perguntar: “JÁ QUE ELES RENUNCIARAM, POR QUE NÃO ALCANÇARAM A VITÓRIA?”. A resposta é: A RENÚNCIA SE TORNOU PESADA PARA ELES. ISTO É, ELES ACREDITARAM QUE A RENÚNCIA QUE FIZERAM JÁ NÃO VALIA MAIS A PENA!
9. GUARDE ISTO EM SEU CORAÇÃO: SE A RENÚNCIA SE TORNOU PESADA PARA VOCÊ, SIGNIFICA QUE VOCÊ PERDEU O FOCO E NÃO CONSEGUE MAIS VER A VITÓRIA!
A RENÚNCIA SE TORNA PESADA QUANDO OLHAMOS PARA O QUE JÁ RENUNCIAMOS!
“Ah, tem quer ir à igreja hoje”- você não sabe mais o seu papel no corpo de Cristo ou perdeu o foco da salvação que só há em Cristo!
“Ih, tem reunião de oração hoje”-  você se esqueceu que Cristo deseja que você lute como um soldado do exército Dele!
Se você sai do trabalho e pensa “tá louco, tem que ir para casa agora”, então significa que você perdeu o foco do sucesso do seu relacionamento!
Se você tem o desejo de desistir da Caminhada Cristã, então quer dizer que A RENÚNCIA QUE VOCÊ FEZ PARA ALCANÇAR ESSE OBJETIVO SE TORNOU PESADA.
10. É NECESSÁRIO APRENDER COM AQUELE QUE FEZ A RENÚNCIA MAIS IMPRESSIONANTE E ABSURDA DE TODOS OS TEMPOS, JESUS.
1. Ele renunciou a Sua vida gloriosa para que todos os pecadores de todas as épocas fossem perdoados e pudessem adquirir a vida eterna!
2. Jesus não buscou algo proveitoso para si mesmo, pois Ele decidiu morrer para que você e eu pudéssemos viver eternamente!
3. Jesus se lembrava da renúncia que havia feito, em todo o tempo, mas não como um peso em suas costas ou arrependido de ter renunciado, e sim com um AMOR INCONDICIONAL por todos nós!
4. Se a jornada está pesada, lembre-se que você renunciou para receber algo ainda mais superior que é VIDA ETERNA COM DEUS Não desista de Caminhar!
NÃO HÁ RENÚNCIA SEM FÉ, NÃO HÁ SEM FÉ SEM OUVIR A PALAVRA DE DEUS (RM 10:17)
CONCLUSÃO: Renuncie a tudo o que NÃO VEM de Deus e você terá a PLENA VITÓRIA DELE em sua vida, obedecendo-o...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.