Subscribe:

terça-feira, 25 de março de 2014

O RESPLENDOR DA GLÓRIA DE DEUS...


                                              O RESPLENDOR DA GLÓRIA DE DEUS...
Gálatas 2.11-14
Segundo a Bíblia, Deus escolheu a sua igreja para refletir como espelho a sua glória, a sua luz sobre a humanidade.
Nós temos como missão ser reflexo da imagem de Deus na terra, mas um dos maiores problemas em nossos dias é a dificuldade em proteger a integridade da igreja.
Falhamos ao cultivar uma imagem cristã totalmente distorcida, querendo parecer algo que não somos, quando agimos com hipocrisia, fingindo espiritualidade, usando máscaras. Isto é um problema sério, porque faz com que a igreja venha perdendo seu crédito junto à sociedade, gerando desconfiança nas pessoas.
Mas Deus está trabalhando para mudar este quadro, o Espírito Santo está nos compungindo a agirmos com legitimidade, retidão e verdade em nosso relacionamento com Deus.
Deus vai passar sua igreja pelo fogo, porque o caráter verdadeiramente cristão precisa ser forjado, precisamos dos chacoalhões de Deus para resgatar valores.
Você age conscientemente fingindo ser uma coisa que não é? Você procura ser visto como alguém melhor do que é?
A Palavra de Deus corta como espada de dois gumes (Hebreus 4:12), mas estes cortes no mais profundo do nosso ser, são para discernir os propósitos do nosso coração e para o nosso bem.
Na verdade Deus está procurando pessoas sinceras, verdadeiras, que queiram “ser” antes de apenas “fazer”.
Gálatas 2.11-14
11Quando, porém, Cefas (que é Pedro) veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível. 12 Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão. 13 E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles. 14-Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
É muito fácil cair no erro da hipocrisia. Aconteceu com Pedro, e isso em meio a um avivamento.
Sabemos que Jesus cumpriu seu ministério obedecendo aos propósitos do Pai, voltou para o Pai, mas deixou uma missão. Apesar dos primeiros cristãos, cerca de dez mil, terem sido judeus, começando pelos apóstolos, muitos deles não O receberam como judeu, e era necessário que o Evangelho fosse pregado aos gentios.
Em Atos 10:9-16, Pedro tem uma visão de um lençol descendo do céu com animais que os judeus consideravam impuros, mas Deus lhe diz: O que Deus purificou não considere impuro.
No mesmo momento um homem chamado Cornélio, centurião da corte italiana em Cesaréia, orava buscando a Deus e Pedro é enviado até sua casa, prega o evangelho. Cornélio e os seus aceitam e com isso, se dá o início da pregação aos gentios, levando salvação em Cristo e herança em Deus. (Atos 10:17-48)
Numa ocasião Pedro estava comendo com os gentios, mas quando chegaram alguns judeus ele se afastou, com receio deles, mesmo depois do que Deus lhe mostrou. O temor de Pedro em relação aos homens foi maior que o temor a Deus, e Paulo o confronta por esta atitude, e fez isto face a face. Pedro agiu com hipocrisia, se preocupou mais em ficar bem com todos do que em obedecer a Deus, independente do que isto pudesse lhe causar.
O mundo está precisando de pessoas sinceras. O mundo clama por pessoas sinceras.
Uma pessoa de Deus tem que aliar carisma e caráter.
Não importa para Deus em quantas coisas eu estiver envolvido, se eu não for sincero eu não serei luz, mas pedra de tropeço.
Mesmo que haja unção, com sinais sobrenaturais, um só ato de desonestidade pode colocar tudo a perder, anulando o fruto do ministério e da unção da vida do cristão.
Não importa que você tenha convivido com hábitos desonestos na vida, com pessoas próximas que deram mau exemplo, deixe estes hábitos e instrua seus filhos na Palavra desde pequeninos, pois temos o costume de achar bonitinho até mesmo os erros das crianças, e isto é perigoso.
Outro exemplo ocorre no mundo dos negócios, as pessoas contam mentiras das mais variadas para poder fechar negócios, efetuar vendas, sendo que poderiam vender mesmo sem fazer isso.
Isto é pecado! Mas chega um momento no qual Deus acende a luz vermelha e você começa a ficar incomodado, é a hora que Deus fala: para, muda, senão vai haver consequências para os seus erros.
Não deixe fundir o motor de sua vida! Há um alerta de Deus? Mude de atitude, desperte!
CARACTERÍSTICAS DE ALGUÉM SEM INTEGRIDADE:
1. “Está sob um manto de condenação”
Por mais que ela saiba que Deus é amor, misericórdia e graça, ela se sente constantemente condenada por Deus, desligada de Deus, com um peso de acusação, sem paz com Deus.
A não ser que se conserte, que se arrependa, que confesse, pois mesmo indo ao culto e ofertando, ela sabe que Deus não está aceitando aquilo.
2. “Age com base no medo”
Como Pedro fez, quer agradar a todos, evitando confronto e se molda ao que o momento exige. O comportamento varia conforme os interesses. Evita confronto para não trazer problemas de relacionamento, se preocupa com o que um e outro vão pensar, sem personalidade.
3. “Arrasta outros consigo”
Gálatas 2:13 “E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles”. Até Barnabé, homem de Deus, experiente, que viajou com o próprio Paulo, se deixou levar pela influência de Pedro, porque quem não tem integridade se sente melhor levando outros junto, para dar moral e cobertura ao erro. Influência negativa, mentira, engano e veneno.
4. “Está num caminho de erro”
Gálatas 2:14 “Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho...”.
A hipocrisia reconstrói hábitos antigos removidos na conversão, coisas que você abriu mão quando se converteu, para se tornarem coisas escondidas debaixo de uma capa religiosa.
Gálatas 2.18 “Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, a mim mesmo me constituo transgressor.”
Se eu reconstruo o que destruí no passado, eu provo que sou um transgressor.
5. “Anula a graça de Deus”
Gálatas 2.21 “Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.”
Paulo quer dizer que se Pedro voltasse ao legalismo ele iria virar um escravo, pensando em agradar pessoas, e não estaria mais debaixo da graça.
6. “Fica anestesiada”
Não consegue reagir! Por um tempo é até possível pessoas se enganarem, se equivocarem, mas chega um momento que a tolerância vai acabar, porque pode se tornar rebeldia declarada.
Atos 17.30 “Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;”
7. “Vai perder tudo”
Gálatas 3.4 “Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão.”
Paulo está dizendo: tudo o que vocês sofreram não adiantou nada? Os erros do passado não vão te ajudar a acertar no presente? Você está disposto a colocar tudo a perder? Vai jogar tudo pro alto?Você chegou até aqui para perder tudo?
Tudo por causa do fingimento, do engano e da religiosidade.
CARACTERÍSTICAS DO ÍNTEGRO:
1. “Fala a verdade doa a quem doer”
Custe o que custar! Fala a verdade, diz o que tem que ser dito.
Mateus 5.37 “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.”
Não prometa o que não vai cumprir. Dê satisfação, cumpra suas obrigações, lutas e fases difíceis acontecem, mas saia com dignidade delas.
Deus perdoa seus pecados, mas você tem que assumir suas dívidas, sem essa de “Deus lhe pague!”
2. “Tem motivos puros”
Tiago 3.17 “A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.”
3. “Protege a imagem que projeta”
Mas não é marketing pessoal não! Está na hora da igreja começar a se preocupar com a imagem de Jesus que ela projeta na sociedade.
Cuide de sua imagem, nesse caso imagem é tudo. Não da imagem carnal, mas da imagem de Jesus na sua vida.
VENCENDO A HIPOCRISIA!
Saia dessa situação o mais rápido possível. Como? Com as seguintes atitudes:
1º) “Encontre um confrontador”
Não se isole, a pior coisa é se isolar e não ter quem ministre sua vida, quem aponte seus erros.
Pedro teve Paulo, Davi teve Natan, todos nós precisamos ser confrontados.
2º) “Seja seguro e convicto”
Não tente agradar todo mundo.
Na vida cristã não tem café com leite. Ou você anda com Deus ou não anda.
3º) “Mantenha distância de hipócrita”
Hipocrisia contagia, contamina. É pior do que gripe. Como vimos em Gálatas 2:13, até Barnabé entrou no jogo de Pedro. Hipocrisia é pecado, é veneno espiritual.
4º) Quesito fundamental: “Seja íntegro e não tenha nada com a hipocrisia”
Deus os abençoe...

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.