Subscribe:

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

VIVENDO PELA MISERICÓRDIA DE DEUS, MAS A CERTEZA DE TER VITÓRIAS...

      VIVENDO PELA MISERICÓRDIA DE DEUS, MAS A CERTEZA DE TER VITÓRIAS...
Lamentações 3:22,23
INTRODUÇÃO
1.    O profeta Jeremias tinha tudo para ser uma pessoa frustrada ministerialmente. Durante muito tempo pregou a mensagem de Deus a uma nação que relutava em permanecer no pecado. Ele não colheu em seu tempo fruto daquilo que plantou. Também sofreu muito com aqueles que lhe perseguiam por causa da palavra dura que Deus havia lhe dado. Mas ele podia confiar que o Deus de misericórdia lhe socorreria.
2.    Nos versículos 22 e 23 do capítulo 3 de Lamentações ele nos ensina algo que havia aprendido de Deus. Ele revela primeiramente que “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos [...]” (v. 22). Ou seja, o único fato que faz com que os pecadores permaneçam vivos nesse mundo são as misericórdias de Deus.
a.    A misericórdia do Senhor é a livre compaixão dele derramada sobre os pecadores. Era por ela que Jeremias ansiava. Ele desejava ver o dia em que o Senhor o socorreria da aflição.
b.    A benção da vida é fruto das misericórdias do Senhor. Sem ela não poderíamos respirar, não teríamos o alimento sobre a nossa mesa, nunca alcançaríamos resposta para as nossas petições.
c.    É por ela que o Senhor chamou Israel ao arrependimento. O Profeta Joel disse: “Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso [...]” (Joel, 2:13). Deus está pronto a socorrer aqueles que se arrependem dos seus pecados.
d.    Deus se compadece da nossa miséria. Por mais que tentemos ser fiéis a ele nunca conseguiremos. O pecado afetou as nossas vidas de tal forma que por mais que tentemos fazer o bem seremos sempre merecedores da condenação eterna. Por isso precisamos da misericórdia do Senhor.
3.    Jeremias ainda nos mostra que “[...] as suas [de Deus] misericórdias não têm fim” (v. 22). Podemos sempre contar com a compaixão de Deus sobre as nossas vidas. As suas misericórdias estão a todo tempo sobre o seu povo. São renovadas todos os dias (cf. v. 23 – “renovam-se cada manhã”).
4.    Cristo é a expressão máxima da misericórdia do Senhor. Por ele os pecadores podem viver um novo relacionamento com o Pai. Pois pelo seu sangue derramado sobre a cruz ele nos socorreu da condenação do pecado, e nos deu a Paz com Deus (Romanos, 5:1; 8:1). Tudo por sua misericórdia.
Diante das palavras do Profeta Jeremias, gostaria de responder a seguinte questão: como as misericórdias do Senhor nos permitem viver plenamente?
I. AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR NOS PERMITEM CONFIAR TODOS OS DIAS DAS NOSSAS VIDAS EM SUAS MÃOS.
5.    Estamos vivos até hoje por causa da sua compaixão. Sem as misericórdias dele somos como palha lançada ao fogo. Não poderíamos estar vivos por um milésimo de segundo.
6.    As nossas vidas estão em suas mãos e ele tem todos os nossos dias contados. Não temos o que temer se o socorro de Deus está derramado sobre nós. Nós não devemos estar seguros porque estamos no controle de nossas vidas, mas porque as misericórdias de Deus são uma constante sobre nós.
7.    Pelas suas misericórdias podemos confiar a Deus todos os dias de nossas vidas.
II. AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR NOS LIVRAM DO IMPEDIMENTO DO PECADO.
8.    O pecado levanta uma barreira intransponível entre nós e a glória de Deus. Ele é o principal impedimento para que possamos viver plenamente nesse mundo. Foi ele quem corrompeu os nossos relacionamentos, quem tirou de nós a glória do Criador (Romanos, 3:23). Por isso, carregamos em nosso peito um vazio do tamanho de Deus.
9.    Deus viu a nossa situação de pecado, e nos socorreu em Cristo. Ele revelou o seu amor para com os pecadores através do seu Filho. Ele estendeu a mão de socorro àqueles que estavam escravizados pelo pecado.
10.    Hoje, podemos cantar alegremente que não somos mais condenados. Pois, pelo sangue do Cordeiro, Cristo Jesus, a nossa dívida foi paga. As algemas que nos arrastavam para a desgraça eterna foram quebradas e podemos gozar da alegria do Espírito.
III. AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR NOS DÃO A ESPERANÇA DE SUA GLÓRIA.
11.    A esperança que temos de estar com Deus é fruto das misericórdias dele sobre nossas vidas. Ela não vem daquilo que fazemos, mas da daquilo que o Senhor fez por nós. Em Cristo ele nos deu a certeza que um dia estaremos a sua direita por toda eternidade.
12.    Os pobres pecadores alcançam graça sem depender dos seus esforços. Tudo isso, para que a glória da salvação seja exclusivamente de Deus. Podemos confiar que temos um lugar nos céus pela misericórdia do Senhor. Nada nem ninguém podem arrancar de nós essa certeza. Pois é Deus quem confirma a nossa esperança.
CONCLUSÃO
Pela misericórdia do Senhor podemos viver plenamente nessa vida. O homem sem Cristo confia naquilo que seu braço e sua inteligência pode lhe dar para continuar vivendo nesse mundo. Porém os filhos de Deus confiam na misericórdia dele, e a Ele confia toda a sua vida. Pois é pela misericórdia que os pecados são perdoados e assim podemos ter a esperança da glória que nos está reservada. Portanto, viva mais plenamente, confiando na misericórdia do Senhor! Amém...
BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.