Subscribe:

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SE ESTIVER FALTANDO FARINHA E AZEITE, DEUS PROVIDENCIARÁ...


                 SE ESTIVER FALTANDO FARINHA E AZEITE, DEUS PROVIDENCIARÁ...
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Mt 5:6
 “A FARINHA DA TUA PANELA NÃO SE ACABARÁ,
“A FARINHA DA TUA PANELA NÃO SE ACABARÁ,
“E O AZEITE DA TUA BOTIJA NÃO FALTARÁ”.
Graça e paz vos sejam multiplicadas. Em 1Reis, no capítulo 17, a partir do verso 10, o profeta Elias se depara com a viúva de Sarepta e dá início a um diálogo que mudaria a história daquela pobre mulher para sempre.
Sem esperanças, com pouco alimento, e fraca espiritualmente, aquela viúva aguardava convicta aquilo que em seu entendimento considerava inevitável: a própria morte e do filho.
1 Rs 17: 12 “Porém ela disse: Vive o SENHOR, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.” A viúva carecia de alimento, não só para suprir as necessidades do seu organismo e do filho, mas, também de alimento espiritual. Vejamos o que as Sagradas Escrituras nos revelam sobre o significado espiritual da farinha e do azeite:
Flor de Farinha. É uma figura clara do Senhor Jesus. Ele mesmo disse: “… se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só: mas se morrer, dá muito fruto” (Jo 12:24). Outra vez Ele disse: “Eu sou o pão da vida”. (Jo 6:35)
Azeite. O azeite é uma figura do Espírito Santo. Zacarias viu um castiçal de ouro, cuja luz dependia do azeite, e o anjo explicou: “Não por força nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zc 4:1-6).
Assim como Abraão, esta mulher teve uma “prova de fé” imposta por Deus, revelada pelas bocas do profeta Elias. A sua fé colocada em ação determinaria todos os demais fatores da situação em que vivia. 1Rs 17:13 “E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho”. A fé e obediência a palavra de Deus permitiu que o milagre começasse. A palavra diz que a viúva seguiu as instruções do profeta Elias, e mesmo sem conseguir enxergar esperança com olhos humanos, ela deu tudo o que tinha e teve sua história mudada. Essa mulher não era israelita, a região onde morava tinha a religião Cananéia como base e sem a intervenção divina em sua vida, sua morte era iminente. 1 Rs 17: 15-16 “E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou”. Oh Glória!
“E foi ela e fez conforme a palavra de Elias”
Amados, essa situação nos mostra a importância da obediência a Deus, nos revela as consequências obtidas quando se obedece a voz de Deus. Isso se aplica também na obediência ao pastor, à liderança e a tudo quanto Deus te revelar.
Infelizmente, milhares de anos após este episódio, podemos ver que está faltando farinha e azeite na vida de muitos crentes. Pessoas que na prova de fé que a vida lhes apresenta, acabam por esmorecer, desistem de lutar e de buscar a face de Deus. Algumas se encontram mortas espiritualmente e estão vivendo uma miséria física e espiritual. Já não ouvem a voz do Espírito Santo e não têm mais forças para orar e falar com Jesus, o nosso Redentor.
Quando você passa pela prova de fé, quando você coloca a sua fé em ação, e esquece das circunstâncias e abre os ouvidos para ouvir Deus falar, aí então acontece o milagre. “Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou”. Deus nunca se atrasa, Ele sempre intervém na hora certa para cuidar de nós.
Busque o Senhor com todas as suas forças, não esmoreça, anime-se, não deixe as circunstâncias te envolverem. Hoje, é o dia que Deus preparou para derramar azeite sobre a tua casa, família, ministério, trabalho e para encher de farinha suas panelas. As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de óleo... Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto... E comereis fartamente, e ficareis satisfeitos, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente. (Joel 2: 24-26)...

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.