Subscribe:

quinta-feira, 11 de abril de 2013

QUANDO OS PAIS FALHAM...



QUANDO OS PAIS FALHAM...

2º Samuel - 13 - :
Talvez alguns pais achem que não precisam ser advertidos quanto à forma de se criar filhos. Talvez até pensem, que pelo número de anos de experiência e de filhos não precisem de conselhos. Então se lembre de uma coisa (ao ver a ilustração ao lado): "Nunca pense que você não precisa de advertências".

Quero falar sobre: "QUANDO PAIS FALHAM". Nós temos na Bíblia muitos exemplos de pais que falharam e as consequências dessas falhas nas vidas dos seus filhos. Devemos aprender para não falhar. Os pais e futuros pais devem acreditar que falhas parecidas podem ser cometidas por nós.

Tomando alguns exemplos de personagens bíblicos, descobrimos primeiramente que: Um pai que falha na atenção que deveria dar aos filhos, cria indivíduos sem referências. Pode ser por causa do trabalho, pode ser por causa de divertimentos, os quais o pai "precisa ter", que deixam os filhos esquecidos e sem a atenção paterna que merecem. Na Bíblia temos um exemplo de um pai que certamente não dispensou aos seus filhos a atenção que eles precisavam ter. Estou falando do Rei Davi. Ele tinha inúmeras esposas, e estava ocupado com elas, com as guerras, com expansão do seu reino, com as construções. Uma coisa eu posso garantir, Davi não deve ter dado atenção aos seus filhos porque a Bíblia relata coisas horrendas feitas por alguns deles. Essa falta de atenção criou um filho como Amnon, cujo relato está em 2 Samuel 13. Amnon se apaixonou por uma "meia-irmã" (filha do seu próprio pai Davi, mas de uma mãe diferente). Amnon trama uma forma de atraí-la para a sua casa. Ele pede ao seu pai, Davi, que enviasse a sua irmã Tamar para fazer-lhe comida, pois alegou estar doente. Quando a moça vai fazer o que lhe haviam pedido, ela é estrupada pelo seu irmão. Depois ela a dispensa, dizendo que o nojo que ele agora tinha dela era maior do que a paixão que ele sentia antes. Amnon foi assassinado por outro filho de Davi, Absalão, dois anos mais tarde, como vingança. Vamos falar de Absalão mais adiante. Sem referências para a sua vida, Amnon se tornou um estuprador. E coisa semelhante pode acontecer com os filhos que não possuem a atenção de seus pais hoje em nossos lares. Pense nisso e mude de atitude. Não crie indivíduos sem referências morais e éticas, simplesmente por você não estar por perto para ouvi-los, ensiná-los conversar com eles.

Também descobrimos que: Um pai que falha no exemplo que deveria dar aos filhos, cria possíveis perdedores. Andando um pouco mais na história bíblica chegamos a Salomão. Este rei, apesar de ser conhecido pela sua sabedoria, no decorrer de sua vida começou a se desviar de tudo o que Deus havia dito. Ele, por exemplo, começou a se casar com mulheres de povos com religiões pagãs, contrariando a ordem de Deus. E ainda se dedicava a construir templos para os deuses de suas esposas. Veja se Salomão podia dar um bom exemplo para seus filhos. Ele simplesmente possuia 700 esposas e 300 concubinas. Uma esposa de Salomão só voltaria a dormir com ele dois anos e meio depois! Um pai como Salomão, preocupado com suas riquezas e glória, bem como com as suas esposas idólatras, não podia dar um bom exemplo para os seus filhos. Eu sei que nenhum homem hoje chegará perto do recorde de Salomão com relação ao número de mulheres em sua vida. Mas, homens, prestem atenção: apenas uma mulher "extra" na sua vida, além da sua esposa irá gerar, além de um divórcio e grandes dores de cabeça, um mal exemplo que irá criar um "Roboão". Roboão foi um dos filhos de Salomão (1 Reis 12), que o sucedeu em seu trono. Conta o relato bíblico que ele foi tão arrogante que acabou divindo o reino de Israel para sempre. Quando os líderes do povo pediram que ele facilitasse a vida deles com cargas de impostos menores ele disse: "o meu dedo mindinho é mais grosso que a cintura de meu pai". Ele aumentou a carga sobre o povo, causando a perda do controle de Israel e a sua desagregação. Ele foi um perdedor arrogante. Mas onde estava Salomão que não viu em que o seu filho e sucessor estava se tornando? Estava preocupado com as mulheres, com o dinheiro, dando mal exemplo e isso gerou um Roboão como filho.

Vemos em mais um exemplo na vida do rei Davi que: Um pai que falha no seu papel dentro do lar cria inimigos. Que Davi não foi um exemplo de pai já sabemos. Já falamos daquele filho que estuprou sua própria irmã, o Amnon. Mas o Absalão, que foi quem se vingou de Amnon, se tornou um grande inimigo de seu pai. Ele arregimentou soldados para enfrentar o rei. Davi o amava muito, a ponto de ter chorado tanto quando Absalão morreu, que os seus soldados ficaram desmotivados. Mesmo assim, Absalão foi produto de um pai que certamente não acompanhou seu filho. Outro filho de Davi, Adonias, tentou roubar o trono antes da morte de seu pai. Ele foi um usurpador do trono. Davi teve que ungir Salomão como rei às pressas porque Adonias estava tomando o trono. Eu fico imaginando se o rei Davi tivesse ficado apenas com a sua primeira esposa e dedicado atenção integral aos seus filhos com ela. Quanta dor de cabeça não teria sido evitada!

Vamos falar agora de um exemplo de pai, pois vemos num exemplo do Novo Testamento que: Pais que cumprem o seu papel no lar permitem a manifestação da glória de Deus na vida de sua família e na vida de seus amigos. Quero falar de um pai cujos filhos viam exemplo. Eles viam este pai orando, cantando louvores a Deus, dando esmolas, fazendo o bem ao próximo, respeitando sua esposa, dando testemunho de sua fé no seu trabalho. Estou falando de Cornélio, descrito am Atos 10. Cornélio é descrito como um homem temente a Deus e de exemplo de vida. Ele tem uma visão de um anjo que o manda enviar seus servos para buscar o apóstolo Pedro que estava em outra cidade. Pedro vem até a casa de Cornélio e prega o evangelho. O que acontece? Todos se convertem, recebem o Espírito Santo, todos são batizados. A família, servos e soldados subalternos de Cornélio são abençoados por causa da fé daquele pai de família. Cornélio era um comandante de um batalhão do exército romano. Poderia ter todas as desculpas para não dar atenção aos seus filhos. Mas o texto diz que ele era exemplo. Veja o que acontece quando você é um "Cornélio": Deus se manifesta na vida da sua família e de seus amigos. A glória de Deus se manifesta na nossa família quando somos pais que buscam acertar.

Você, homem! O Inimigo quer destruir a sua família, mas você deve lutar contra isso. Comprometa-se com Deus. O mundo quer dizer que o "homem é assim mesmo, tem que provar que é homem". Diga não! Seja um exemplo na educação e exemplo aos seus filhos e você abençoará a sua vida e a vida de todos ao seu redor. Amém...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.