Subscribe:

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A SEMELHANÇA ENTRE O CRENTE E A ÁGUIA...



                                       A SEMELHANÇA ENTRE O CRENTE E A ÁGUIA...



As águias são carnívoras e possuem um sistema visual muito apurado
Suas principais presas são: coelhos, esquilos, cobras, marmotas e outros animais principalmente roedores, de pequeno porte. Algumas espécies alimentam-se de ovos de outros pássaros e peixes.
Costumam fazer seus ninhos em locais altos como, por exemplo, topo de montanhas e árvores de grande porte.
Existem diversas espécies de águias. As mais conhecidas são: Águia-de-cabeça-branca, águia-gritadeira, águia marcial, águia-malaia, águia-dourada-europeia e águia-imperial-ibérica.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Peso: até 6 kg
Comprimento: até 1 metro
Envergadura: até 2 a 3 metros dependendo da espécie
Ovos: até 3
Tempo de incubação: 35 dias
Velocidade: 100 km/h aproximadamente.
:

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver cerca de 70 anos. A bíblia diz que todos os Cristãos tem vida em abundância em Cristo Jesus. João. 10 v.10 eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Ainda no Salmo 103 v.5a palavra diz. Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Nessa situação a águia só tem duas alternativas: deixar-se morrer... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá recolher-se, em um ninho que esteja próximo a um paredão. Um lugar de onde, para retornar, ela necessite dar um voo firme e pleno. Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Espera nascer um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas.Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses, "renascida", sai para o famoso voo de renovação, para viver, então, por mais 30 anos. Assim é todos os filhos de Deus, chega um momento de nossas vidas que passamos pelas lutas não para sermos derrotados, mas para sermos fortalecidos e vivermos melhor. Veja a águia aos 40 anos, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas, das quais se alimenta. O bico, alongado e pontiagudo, se curva. Apontando contra o peito, estão as asas envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e, voar, aos 40 anos, já é bem difícil! Muitas vezes, em nossas vidas, temos que nos resguardar, por algum tempo, e começar um processo de renovação. Devemos nos desprender das (más) lembranças, (maus) costumes, e, outras situações que nos causam dissabores, para que continuemos a voar. Um voo de vitória. Somente quando livres do peso do passado (pesado), poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz. Destrua, pois, o bico do ressentimento, arranque as unhas do medo, retire as penas das suas asas dos maus pensamentos e alce um lindo voo para uma nova vida. Um voo de vida nova e feliz.
Você acabou de aprender o processo de renovação desse animal. E pôde descobrir que é necessário também aos filhos de Deus, para uma vida de vitória diante dos seus inimigos e preservação da espiritualidade até o grande chamado de Deus que é a nossa entrada na glória.
VAMOS ESTUDAR ALGUMAS QUALIDADES IMPORTANTES DESSA AVE, E QUE PODE SER APLICADA EM NOSSA VIDA ESPIRITUAL.
VISÃO... Sua visão é estereoscópica e oito vezes mais apurada que a visão humana. Então podemos ver que essa ave é de ótima visão. Exemplo.. se você enxergar algo com 100 metros de distância ela tem a capacidade de enxergar com 800 metros. Visão integral. A águia tem a capacidade de enxergar em todas as direções, por todos os ângulos em todas as perspectivas. Ela enxerga para frente, dos lados e, com pequeno esforço da cabeça, também enxerga para trás. Ela enxerga num raio de 360 graus. Sua visão é global. Ela vê tudo, percebe os detalhes e toma sempre a melhor direção, quando a bíblia diz que somos como águia, ela tem algo a nos ensinar quanto a esta matéria. Os que esperam no Senhor precisam ter uma visão abrangente e dilatada das coisas. O cristão não pode ser uma pessoa bitolada, de mente estreita. Ele não pode apenas enxergar seu micro universo como se estivesse olhando para um tubo.Precisamos ter uma clara visão do alto. A águia é a única ave que pode mirar o sol de frente sem ficar deslumbrada. Deus quer que os seus filhos vejam o que os outros não podem ver.
DETERMINAÇÃO... 1- A águia voa alto. Ela tem vocação para as alturas, ela é a rainha do espaço, ela não é como inhambu que vive levando tiro na asa, presa fácil dos caçadores porque só voa baixo. Há muitas pessoas que vivem também num plano muito inferior, voando baixo demais e sofrendo ataques de todos os lados porque não saem das zonas de perigo, vivem pisando em terreno minado, com os pés no território do adversário.
2- A águia voa cada vez mais alto. Ela tem uma característica muito interessante. Quando ela faz seu segundo voo ele é mais alto do que o primeiro. Quando ela faz o seu terceiro vôo, ele é mais alto do que o segundo, ela sempre se esforça para voar cada vez mais alto, com isso ela tem uma lição muito profunda a nos ensinar, Se os que confiam no Senhor são como a águia, então nós não precisamos ter uma vida de altos e baixos. A muitos cristãos que são instáveis demais. Sua fé oscila como a onda do mar. Não se firmam, não crescem, não amadurecem, são reincidentes em repetidas quedas.
3- A águia voa acima da tempestade. A águia ainda nos encima uma terceira lição: sempre que divisa no horizonte a chegada de uma ameaçadora tempestade, sempre que vê as nuvens escuras e os relâmpagos riscando o céu, sempre que ouve o ribombar dos trovões, ela agiganta ainda mais os seus esforços e voa com intrepidez para as grandes alturas, pairando acima da tempestade, onde sobrevoa em perfeita bonança, temos também, em nossa jornada muitas tempestades. Muitas delas são ameaçadoras e perigosa é insensatez viver abaixo e sofrer os efeitos catastróficos da tempestade. O segredo na hora da crise é voar um pouco mais alto e agasalharmos debaixo das assas do Deus uni potente. Ele é a nossa torre de libertação. Ele é o nosso auto refugio. Ele é o nosso esconderijo seguro, ele é o nosso abrigo no temporal.
SABEDORIA... Certamente devemos olhar para a águia e aprender com ela como devemos cuidar da família, a águia não põe o ninho dos seus filhos perto dos predadores em lugares baixos e perigosos. A águia não expõe seus filhos as bestas feras, ela não os deixa e, lugares vulneráveis. Pelo contrário, ela só faz o seu ninho no alto dos rochedos, no cume dos penhascos. Ela é zelosa em colocar o ninho dos seus filhos nas alturas. A águia voeja sobre os seus filhos. " Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as suas asas, e, tomando-os, os leva sobre elas…" Dt. 32:11.
Quando os filhotes da águia já estão grandes, na hora de sair do ninho, a águia então, começa a voejar sobre o ninho mostrando-lhe como sair.A águia tira a maciez do ninho e só deixa os espinhos. Quando a águia percebe que é hora de seus filhotes voarem e ainda assim eles continuam acomodados no ninho, a despeito de seu exemplo, ela decide remover do ninho toda a cobertura macia e deixa apenas os espinhos e os gravetos pontiagudos. Ela gera um desconforto para os filhos. Ela não deixa de amá-los por isso, mas prefere vê-los incomodados a ficarem acomodados no ninho. O conforto do ninho significa agora estagnação, imaturidade, inoperância e atrofiamento. A águia não hesita em aplicar esta lição aos filhos, ainda que uma lição dolorosa. Ela só não admite ver os filhos deitados em berço esplêndido, quando o mundo lá fora os espera para uma ação dinâmica e urgente. Isso significa para os filhos de Deus o fato de cuidar da família, pois podemos ver muitos irmãos que aceitam a Jesus e ficam sem perspectiva de vida, passam a viver preguiçosamente deixando o emprego e esquecendo-se da responsabilidade familiar. Significa também o cuidado dos filhos na fé, pois eles precisaram de alimentação (espiritual) de bons exemplos dos mais velhos na fé, para que possam pegar vôo na grande jornada da vida espiritual.
FIDELIDADE... Base de casamento feliz. A águia tem uma característica muito interessante. Ela não é como as outras aves na área do acasalamento. As aves domésticas não observam a lei da relação restrita. Apenas um galo, por exemplo, cobre dezenas de galinhas. O comportamento da águia é diferente, ela observa o principio da fidelidade ao seu parceiro. Cremos que este é um dos mais importantes princípios para o homem em todos os tempos, a fidelidade conjugal é a base de todo casamento estável e feliz. Não só conjugal mas os filhos de Deus deve aplicar essa qualidade de fidelidade a Bíblia sagrada. Quantos estão trocando a palavra por coisa tão pequena. Não devemos trocar a palavra de Deus por nada nessa vida. O filho de Deus tem que ser fiel com sigo mesmo e com seu proxímo.Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.Mts. 5:37.
VENCEDORA... No mundo inteiro, a águia é símbolo de nobreza. Pela sua força, alteza e vigor, ela desponta-se como campeão indiscutível deste símbolo de grandeza. A águia é forte, viva, corajosa, vencedora, símbolo daqueles que esperam no Senhor. O povo de Deus é como a águia. É um povo forte. É um povo guerreiro. É um povo que triunfa sobre as tempestades. É um povo vencedor. É um povo que não retrocede diante das dificuldades da vida, não teme o perigo, nem se intimida com as ameaças do diabo. É um povo que marcha altaneiramente, segundo as leis do céu, rompendo barreiras, vencendo grilhões, conquistando as alturas, e refugiando-se no Deus Todo-poderoso.
É preocupante, entretanto, perceber que existem, hoje, muitos cristãos vivendo um projeto diferente de vida. Ao contrario da águia, são tímidos, fracos, impotentes, dominados pelo medo.
É lamentável constatar como tantos cristãos vivem dominados pelo complexo de inferioridade, esmagados pela prejudicada autoestima, com a auto-imagem achatada. São pessoas que vivem amargando e curtindo um profundo sentimento de auto repúdio e desvalor. Esses olham para dentro de si mesmos e enxergam-se com lentes embaçadas e olhos míopes, tendo de si mesmos os conceitos mais distorcidos e descalibrados. A palavra de Deus diz assim; Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Rom.8:37.
ALIMENTAÇÃO... Essa ave se alimenta de carne fresca como: Esquilos, cobras, marmotas e outros animais principalmente roedores, de pequeno porte.
Podemos tirar boas lições com essa atitude, somos resultado daquilo que se alimentamos (tanto no físico como na alma) os vencedores se alimenta de coisas boas, exemplos: ótimas leituras bons programas, cultos em igrejas comprometidas com a palavra de Deus, enfim o filho de Deus sempre se nutriu de coisas edificantes. Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Cor.14:26 e Coll.3:16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais.
INDEPÊNDENCIA... Liberdade sim, cativeiro não. A águia é uma ave que ama a liberdade. Ela tem intimidade com as alturas. Enfrenta a fúria das tempestades; dos ventos retira a força necessária para alçar voo aos picos mais elevados.
Não sabe viver em cativeiro. Não consegue viver em gaiolas. Se presa não come, e nem bebe, não sobrevive enjauladas em zoológicos. Ela morre, mas não fica cativa, ela não aceita outra condição para sua vida se não a liberdade. Nós também fomos chamados para a liberdade. Para a liberdade foi que Deus nos libertou (Gl. 5:17).
10- Os cristãos não podem viver cativo com medo do diabo. Ha cristão que vivem roendo as unhas, tremendo, assustados, com medo do diabo. Sentem-se acuados. Perde a alegria da comunhão com Deus de tanta preocupação que tem com o diabo.
11- O cristão não pode viver cativo da omissão. Há cristãos que são agentes secretos de Jesus. Não se identificam como embaixadores do reino. Sua vida é tão insípida, tão inexpressiva que ninguém nota que eles são de Jesus, se é que são. Vivem calados, quando se trata de falar de Jesus. São destemidos para falar de futebol. São ágeis para discursar sobre a moda. Conversam com desenvoltura sobre os filmes de sucesso, mas não abrem a boca para falar de Jesus, são omissos, estão cativos! A Igreja de Deus não pode ser um exército de mudos.
A ÁGUIA TEM SOMENTE NO MUNDO OITO ESPÉCIES, VAMOS CONHECÊ-LA E TIPIFICA-LA COM OS FILHOS DE DEUS:


( I Águia Dourada. Com o resplendor do sol ou da lua, esta águia brilha. Fala do crente que tem o brilho do Espírito Santo em sua vida, Sl 104.15; At 6.15. O que faz o crente perder o brilho? Espírito abatido; Pv 17.22.Desânimo (entra na caverna); 1.º Rs 19.13.Pecado escondido; Pv 28.13 Js 7.19.Ser infiel nos tratos; Rm, 1.31.Falsidade; 2.º Sm 15.2-6; 1.º Rs 14.2-6.Confiar na sua própria capacidade; 2.º Co 3.5.Falta de unção, perde o brilho. 1.º Jo 2.20, 27; Dn 12.3

II Águia Cinzenta. Seu nome deriva-se do penhasco. Fala do crente que está otimista, que está em cima e não embaixo; Dt 28.13; 1.º Cr 17.7,8.

III Águia Calçada. Tem firmeza nas árvores e seus pés são protegidos. Fala do crente que tem firmeza. Exemplos: Firmeza de caráter (José diante da mulher de Potifar); Gn 39.9.Firmeza na chamada; Am 7.14,15.Firmeza no andar; Sl 37.23; Sl 73.2.Firmeza na hora da adversidade (Elias ante os profetas de Baal e Asera); 1.º Rs 18.21-40.

IV Águia Pescadora. Esta águia vive da pesca. Fala do crente que é um verdadeiro ganhador de almas; Mt 4.19; Gl 4.19.

V Águia do Dedo Curto. Ela não tem firmeza nas árvores e nem segura sua presa com firmeza. Fala do crente que não segura com firmeza o que Deus tem lhe dado. Exemplos; Esaú perdeu a benção; Gn 25.34.Sansão não segurou o poder que Deus lhe entregou; Jz 16.19-21.A águia de dedo curto fala também do crente que tem a mão curta na obra de Deus, não é ofertante e não estende a mão à ninguém.

VI Águia Mosqueada. O seu corpo é mesclado de manchas. Fala do crente que, camuflado, carrega consigo a mancha do desejo carnal. E junto com isso vem a mancha da vaidade, a mancha do orgulho, a mancha da exaltação.

VII Águia Nepaleses. Esta espécie de águia só se encontra no deserto e tem uma vida isolada. Fala do crente que não gosta de se misturar com os seus congêneres e muito menos com os irmãos. Quer ser muito santo; Pv 27.23.

VIII Águia Imperial. É a águia mais bonita e de presença agradável. Esta espécie de águia possui uma capacidade de domínio sobre sua família. Esta águia tem o seu império. Fala do crente que tem; Domínio sobre si próprio; Gl 5.22.Domina bem qualquer situação e impera sobre o reino das trevas pelo o poder que lhe foi concedido. Lc.10:19. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. )
A ÁGUIA E O URUBÚ QUE COMPARAÇÃO MARAVILHOSA ( PESQUISADO PELO Pr. Alexandre Augusto )
ESTA “MENSAGEM IRÁ LHE MOSTRAR ALGO QUE COM CERTEZA VOCÊ PRECISA SABER PARA EDIFICAR SUA VIDA”
II Co – 5:17
Pelo que se alguém esta em Cristo, nova CRIATURA é; e as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Ao meditar neste versículo fico a pensar quanto de nós continuamos hipócritas, conosco, com os outros e acima de tudo com Deus. Pois a Bíblia nos fala: "venha como estás", mas não fique como veio; pois o encontro com Jesus tem que mudar nossa vida por completo, nosso caráter, nosso estilo de vida. Pois Deus vê o interior, costumes não salvam ninguém. Jesus disse: " é o que sai da boca que contamina" (Mt.15:11e18)
Foi meditando nisso que observei que hoje dentro das igrejas e nos púlpitos, existem mais urubus do que águias voando em uma adoração mentirosa, falsa e errônea. A ignorância só perdura enquanto a sabedoria não chega. Não quero que muitos viver na ignorância, pois quando preguei esta mensagem na igreja, ao final dela uma irmã me disse: "Pastor; se havia em mim alguma pena de urubu, hoje eu ouvi uma palavra que a tirou.".
Não se deixe ser reconhecido por ser um urubu, não é isto que a Igreja do Senhor precisa, mas de verdadeiros adoradores, que sirvam a Deus de coração puro.
Essa mensagem mudou a minha vida, e desejo que mude a sua.
O urubu
Mt – 24:28
"Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os ABUTRES."
Este versículo nos fala de uma ave de rapina que vulgarmente a conhecemos por urubu, não tem beleza nem formosura e quero que você veja algumas características do modo de vida desta ave, que hoje está dentro das igrejas e no alto de púlpitos e se alto denomina evangélicos. Verdadeiros urubus disfarçados de ovelhas. CUIDADO! VOCÊ PODE ESTAR PERTO DE UM URUBU.
1º - URUBU NÃO TEM VISÃO
O urubu, em seu voo nada comum, ele pode até observar uma vaca gorda, um bezerro gordo, ou qualquer outro animal pastando livremente e saudavelmente, mas isso não lhe chama a atenção, mas se ele observar um animal morto, logo se alegra e faz um rasante em direção ao cadáver.
Amados, quantos estão desta forma, dentro das igrejas não observam o verdadeiro louvor, a verdadeira adoração, a boa mensagem, e ficam procurando a fofoca as intrigas, a desgraça alheia, destilando o mal, querem ver os irmão que estão passando por problemas para divulgarem a fofoca. Assim como Caim matou Abel (Gn 4:16) porque ele era um urubu invejoso, assim como os espias (Nm 13:25) homens com visão de urubu
2º - URUBU É PÔDERE POR DENTRO
Talvez você não saiba, mas o urubu para defender seu ninho, quando algum outro animal ou pessoa se aproxima, ele provoca um vômito com um odor horrível, pior do que a própria carniça de que ele se alimenta, nem outro urubu se atreve a se aproximar.
Fala a verdade, você não conhece nenhum? Pessoas que destilam o mal, de suas bocas só saem vômitos, quando abrem a boca ninguém fica perto, quando nos púlpitos falam mentiras, pregam teorias da prosperidade, da vida fácil, de um evangelho barato, estão preocupados em fazer fogueira pra tirarem dinheiro dos fiéis, urubus podres por dentro, defendendo sua podridão, e destilando o mal.
3º - URUBU SÓ ANDA COM URUBU
Eu nunca vi um urubu com outra ave. O urubu embora só vive no meio do bando da mesma espécie sempre está brigando, nunca se entendem, sempre se agridem.
É uma grande verdade, dentro das igrejas os urubus estão sempre juntos, mas na primeira oportunidade brigam entre si, e falam mal deles próprio. Para atacarem Jó os Caldeus se dividem em três bandos (Jó.01:17), Sodoma e Gomorra, dois bandos destruídos juntos (Gn.19:13)
4º - URUBU NÃO VOA EM LINHA RETA, MAS EM CÍRCULOS.
É isso mesmo, você já observou os urubus quando estão voando? Eles ficam voando em círculos esperando que as correntes de ar possam trazer o odor de uma carniça. Que interessante.
Crentes que não saem do lugar, também ficam em círculo esperando que o cheiro das desgraças alheias chegue, nunca pensam em crescer na vida espiritual, mas querem que os outros caem, não olham para frente, não têm objetivos.
A ÁGUIA
Is – 40:31
Mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças. Subirão com asas de ÁGUIA; correrão e não se fadigarão.
1º - ÁGUIA DORME ENQUANTO VOA
A águia alça voos altos e com seus mais de 3 metros de envergadura das asas, as abre e enquanto voa dorme em segurança.
Este é o crente que Deus deseja ver, com voos altos, pensamentos e estratégias que alcancem o coração de Deus, pois Deus nunca pensa pequeno. Homens e mulheres que descansem nos ventos do Espírito, não se preocupando com os problemas alheios, voando em direção aos dons espirituais, em busca das bênçãos pessoais e coletivas.
2º - ÁGUIA VOA CONTRA A TEMPESTADE.
A águia quando vê se aproximar uma tempestade, ela se apressa em voar de encontro com a mesma, sem medo, sem receios.
Como é lindo ver um crente que não teme a tempestade, pode ser qual for a luta ele nunca desiste, encara os problemas. Deus diz a Josué somente no capítulo 1, quatro vezes "Sê forte e corajoso". A Gideão o anjo de Deus o observa e depois diz "Vai nessa tua força". (Jz.06:14). Deus manda te dizer: "Tão somente sê forte e corajoso, e vai nessa tua força servo (a) valoroso".
3º - ÁGUIA FAZ SEU NINHO EM ALTOS MONTES
Que ave fantástica; que sabedoria! Ela não provoca vômitos, pois não é podre por dentro, mas sabe o que faz.
Isso mostra sabedoria, em construir sonhos onde ninguém pode chegar. O ninho é lugar onde se deixam os ovos, onde se dorme, onde está a família. O crente deve construir seus ninhos nos montes santos do Senhor, pois há sabedoria naquele que habita no esconderijo do altíssimo.
4º - ÁGUIA TEM VISÃO DE LONGUE ALCANCE
A águia possui uma visão que lhe propicia enxergar um rato a aproximadamente 2 Km de distância.
Amados, crente águia olha para frente e não para baixo como urubu. O apóstolo Paulo em Filipenses 3:14 relata que prossegue para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.
Olhe para o alvo que é Cristo Jesus, e prossiga em frente é isto que o Senhor espera de você, um crente águia, com as características de águia, vivendo como águia...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.