Subscribe:

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A ESTRATÉGIA DO DIABO PO DETRÁS DA TRAIÇÃO CONJUGAL...



                    A ESTRATÉGIA DO DIABO POR DETRÁS DA TRAIÇÃO CONJUGAL...
1 Sm. 11.1-5

1.1 Introdução
Davi foi considerado por Deus: "homem segundo o seu coração". Davi foi consagrado por Deus para reinar. Foi casado, e tinha várias mulheres em seu palácio, entre elas, Mical, filha de Saul, e Abigail. O texto nos mostra que era a função do rei ir para a guerra, e Davi não vão para a guerra, mas manda seu comandante Joabe. Numa tarde, passeando no terraço do palácio, avista uma bela mulher que estava tomando banho. A seta é lançada: "Cria nele um grande desejo de possui-la". A possui, e acontece o adultério que mancha toda a vida de Davi. Muitos hoje se lembram de Davi como rei, guerreiro, homem que confiava em Deus... Mas ninguém deixa de lembrar também do seu erro e do seu grande pecado que foi o adultério.

1.2 Transição
Os caminhos para a traição conjugal:

1.3 Quase sempre começam através dos olhos
O texto nos mostra que nada passava na mente de Davi. Era um passeio como qualquer outro, mas de repente ele vê uma mulher formosa tomando banho; a partir do momento em que ele vê é que cresce o desejo de possui-la. [Mt.6.22-23] : "São os olhos as lâmpadas do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há, sejam trevas, que grande trevas serão! ". Pedro também tem a visão da traição com os olhos: [2 Pd. 2.14] " ...tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando algumas inconstantes, tendo o coração excitado na avareza, filhos malditos". E João também escreve: (I Jo 2.16) "porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne e dos olhos, da soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo". Os olhos de Davi levaram seu corpo a se corromper.

1.4 Na traição, através dos olhos, começam as comparações.
É através dos olhos que vêm as comparações com o cônjuge: é mais bonito (a), é menos gordo, mais alto, ou fascinante... Os olhos se encantam com a fachada. Começa a fazer comparações qualificando as outras... Os outros... Sempre o do outro é melhor.

1.5 Continuam através da mente
Davi viu e começou a premeditar o adultério. Mandou chamá-la até sua presença, até que o ato aconteceu. Quero dizer que há muitos que adulteram por pensamentos. Por isso que Jesus disse: [Mt.5.27-28]. "Ouviste o que foi dito: não adulterarás. Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela". Infelizmente, têm muitos que vivem uma vida de prazer através da mente, desejando o esposo da outra. Não acerta, e não investe no casamento porque os seus pensamentos estão para o esposo da outra. Da mesma forma os esposos vive uma vida de prazer na mente porque vê na esposa do outro a que queria ter em casa. Mentes poluídas desagradam a Deus.

1.6 Depois não adianta o jeitinho humano, porque a traição conjugal traz grandes conseqüências (tentar dar desculpas)
A traição de Davi e Bate-Seba teve grandes conseqüências: 1o foi o planejamento por Davi para tirar a vida de Urias, pois, Bate-Seba estava grávida, sendo que o seu esposo estava na casa de Davi. 2o Davi então, depois da morte de Urias, casa-se com Bate-Seba dando aquele jeitinho humano de esconder as coisas e levar uma vida de fachada; 3o Nasce a criança, mas teve conseqüências por causa do pecado: [12.15]: "E o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera luz a Davi". Quantos esposos, hoje, não querem pagar a pensão de seus filhos, nascidos de uma relação extra-conjugal? Se fez tem que assumir, pois, é a conseqüência; e se não pagar: "cadeia nele".

1.7 Deus está vendo todos os nossos atos
Davi conseguiu esconder do povo, da sua família, dos seus empregados... Mas não conseguiu esconder de Deus, ao ponto que Deus envia o seu profeta para repreendê-lo: [2 Sm. 12.11-12]: "Assim diz o Senhor: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. Porque tu fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo Israel e perante o sol". Mas Davi se arrependeu: "... Pequei contra o Senhor". Disse Natã a Davi: Também o Senhor te perdoou o teu pecado; não morrerás [13]. Deus vê tudo o que estamos praticando... Deus conhece todos os nossos pensamentos... Deus sabe de todos os nossos desejos! Não sejamos negligentes para com Deus. Seja fiel a Deus... Seja fiel ao seu cônjuge.

1.8 Porque acontece a traição conjugal?
1º: Quando chega a este ponto, a carne está mais atuante do que o Espírito Santo, e a pessoa deixa de lado tudo o que é espiritual, como oração, participação nos cultos, leitura da Palavra... Está completamente com uma frieza espiritual; 2º : Deixa o amor se apagar com o dia a dia, não investe no casamento; 3º: Sempre culpa o outro por não ter correspondido sexualmente, ou não ter correspondido no relacionamento, por não ter dado atenção; 4º : Por deixar ser guiado pela emoção, e deixar de lado uma relação estável para correr risco em uma aventura qualquer.

1.9 Conclusão
O inteligente aprende com os erros, o sábio aprende com os erros dos outros. Nunca vi alguém que traiu o seu cônjuge ter saído numa boa. Todos passam por grandes conseqüências vindouras. Nunca faça tal coisa! Se o seu casamento está em crise, procure ajuda, faça um investimento, vai para o joelho, vai para os pés da cruz, pois, Jesus é poderoso para restaurar o seu casamento.
BISPO/JUIZ. PHD.THD.DR. EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.