Subscribe:

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

OS GALARDÕES

 


OS GALARDÕES

O que é Galardão? Significado de Galardão
Certamente você já ouviu alguém dizer a palavra “galardão” em alguma de suas frases, especialmente no meio cristão, ou já leu na Bíblia. Uma frase muito comum de ser ouvida no decorrer da caminhada cristã é: “grande é o seu galardão”.

Hoje nós contribuiremos com informações sobre esse tema e esperamos ser uma preciosa semente de conhecimento para a sua vida e trajetória cristã.

Galardão segundo o Dicionário: Galardão é um substantivo masculino com o significado de “recompensa”, “prêmio”, “homenagem” e “glória”.

o-que-e-galardao

Significado de Galardão
Indice
A palavra “galardão” aparece ao menos sete vezes nos versículos bíblicos, são eles: Isaías 40.10, Isaías 62.11, Mateus 6.2, Mateus 6.5, Lucas 6.32, Hebreus 10.35 e Apocalipse 22.12.

Obviamente essa referência pode ser alterada facilmente dependendo da tradução e versão bíblica usada.

O fato da palavra alterada não significa que a essência das escrituras se alterou também, significa apenas que o tradutor entendeu correto usar outra palavra para passar a ideia e alcançar o coração dos leitores de maneira mais compreensível, por exemplo: existem alguns casos que uma versão utiliza a palavra “galardão” e a outra utiliza a palavra “recompensa” que ao final está intencionada a passar com fidelidade a mensagem.

No sermão da montanha, ao concluir a listagem das “bem-aventuranças”, Jesus disse:



“Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós, por minha causa; Exultai e alegrai-vos sobremaneira, pois é esplêndida a vossa recompensa nos céus, porque assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós” – Mateus 5.11-12.

Contudo, há algumas traduções que descrevem assim: “…alegrai-vos sobremaneira, pois grande é o vosso galardão nos céus…”.

A essência continua a mesma de “alegria no Espírito” por fazer parte da história do evangelho e por “recompensa e glória vindoura” depois de grande sofrimento e perseguição dos mais variados níveis.

Galardão segundo Isaías
Isaias 40.10 diz:

“Yahweh, o Eterno vem com poder! Com seu braço forte Ele governa. A tua paga está guardada com ele, e diante dele segue o teu galardão!”

E ainda em 62.11:

“Em verdade, Yahweh faz ouvir a sua voz até os confins da terra: Dizei à Filha, cidade de Sião: Eis que teu Salvador está chegando, eis com ele a sua recompensa e o seu galardão está seguro em sua mão”.

Um profeta, uma história e a missão de ser porta voz e entregar ao povo uma mensagem carregada de conforto, consolo, esperança e promessa de um relacionado entre a nação e Deus plenamente restaurado no futuro. Uma descrição de Deus que nunca mudou e nunca mudará e consigo traz a recompensa para os bons e maus como consequência de suas ações e posições.

Galardão segundo o evangelho de Mateus
Mateus 6.2 diz:

“Por essa razão, quando deres um donativo, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens, pois com toda certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão”.

E ainda diz no versículo 5 do mesmo capítulo:

“E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois que apreciam orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem admirados pelos outros, com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão”.

Nesse instante do seu ensino Jesus está aconselhando-nos a sondar o nosso coração e a motivação que inicia as nossas ações. Para tudo se há uma recompensa (um galardão) ou no mínimo uma consequência (Provérbios 22.8-9).

Aquele que está motivado a buscar o reconhecimento humano já recebeu seu galardão (homenagens, elogios, reconhecimento), mas aquele que é motivado a viver o Reino de maneira humilde, assim como Jesus (Mateus 11.29), faz o que faz sem querer ser notado, faz em secreto, pois entende a sua missão e o seu coração está no caminho correto, para esse também há um galardão, muito mais precioso e incorruptível, pois quem concederá será o Pai que tudo vê em secreto (Mateus 6.4 e 6).

Galardão segundo o evangelho de Lucas
Lucas 6.32 diz:

“Pois se amais os que vos amam, que galardão pode haver nisso? Porquanto até mesmo os ímpios amam aqueles que os amam”.

O evangelho é desafiador e anda na contramão de praticamente tudo o que o “mundo” diz como correto fazer, por isso que o caminho e a porta já foram rotulados como estreitos (Mateus 7.13-14).

O evangelho de Jesus, o Reino de Deus, quer levar a cada um de nós à um patamar de vida diferente do que é dito e imposto como “regra” aqui.

Nesse versículo Jesus está também falando sobre “galardão – recompensa”, contudo está empregado de outra forma num outro ensino.

Durante todo o seu ministério Ele disse: “Amem os vossos inimigos, amem os que vos perseguem, amem os que te prejudiquem, orem por eles, ajudem cada um deles…”. Basicamente Ele está dizendo: “Sejam um pouco de mim diante dos homens, façam como Eu fiz”. E em Lucas Ele “toca na ferida” ao questionar o valor de amar apenas os que nos amam? A reciprocidade é um caminho mais fácil, pois isso todos fazem e onde está o “galardão – recompensa” nesse simples ato? O galardão está em fazer o que Jesus fez, ou seja, amar os que colocam na condição de inimigo e não querem o nosso bem. Isso é Reino de Deus, quer aceito ou não. É a Palavra.

Galardão segundo Hebreus
Hebreus 10.35 diz:

“Portanto, não abandoneis a vossa, confiança; pois nela há grandioso galardão”.

Sobre a autoria da carta aos Hebreus, antigamente muitos continuavam dizer: “somente Deus sabe quem escreveu Hebreus”. Contudo, outros também afirmam que a autoria da carta seja do Apóstolo Paulo.

Seja quem for o autor, o que o Espírito Santo está afirmando nesse versículo é sobre a perseverança na fé daqueles que já receberam, aceitaram o evangelho e por ele foram salvos.

Nela há grandioso galardão. Independente da situação e circunstâncias que possam ter enfrentado no passado ou vir a enfrentar no futuro, grande é a “recompensa – galardão” que está preparado para todos os que continuam confiando e crendo no evangelho que se submeteram.

“Em verdade vos afirmo que necessitais de perseverança, a fim de que, havendo cumprido a vontade de Deus, alcanceis plenamente o que Ele prometeu” – Galardão. (Hebreus 10.36).

Apocalipse 22.12 – A carta registra: “Eis que venho sem demora! E trago comigo o galardão que tenho para premiar a cada um segundo as suas obras”.

O texto não se refere sobre a salvação, pois a salvação é por graça mediante a fé (Efésios 2.8-9), mas refere-se ao cumprimento da promessa do Senhor em galardoar aqueles que foram fieis até o fim (Apocalipse 2.10), aqueles que passando por toda a sorte de provações, tentações e resistências, persistirem por amor e no amor que vencerá as tribulações do mundo passageiro. A recompensa que já está preparada para receber os salvos.

Conclusão
A Palavra é carregada de esperança e promessas que sobressaem o entendimento humano e nos faz ao menos vislumbrar que “o melhor sempre está por vir”.

O galardão é a recompensa na forma de atitude cheia de amor e carinho de um Deus compassivo com os seus filhos amados.

A recompensa está preparada para todos aqueles que receberam e vivem o Reino de Deus, sem distorções ou manipulações, mas na essência do que Ele disse que é. Ele é fiel e mantem-se assim geração após geração.

Grande será o seu galardão (recompensa, homenagem, conquista), portanto mantenha-se fiel com as motivações corretas e de cada um desses ensinos aprenda e cresça na graça e sabedoria do Senhor. Deus te abençoe.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.