ESTUDO BÍBLICO VEM AMADO MEU,
APRENDENDO COM O CÂNTICO DOS CÂNTICOS...
O nome do livro vem da tradução para
o latim, a Vulgata. Este livro foi colocado entre os livros de sabedoria pois
contém, implicitamente, instruções acerca do relacionamento sexual correto
entre homem e mulher . No judaísmo posteiro era lido na páscoa em virtude da
alegorização do amor divino por Israel.
A tradição judaica atribui a autoria
do livro a Salomão, embora alguns eruditos creditem a composição a Ezequias
devido à sua atitude em favor da preservação da literatura de sabedoria (Pv.
25:1; 2 Cr. 32:27-29). A dúvida quanto à autoria salomônica tem início no
título, que em hebraico pode significar “de/para/sobre Salomão”. Embora o
conteúdo do livro identifique Salomão como o personagem principal, nenhum
trecho afirma sua autoria. Entretanto, os registros históricos de Israel
demonstram que Salomão era hábil na composição de cânticos (1 Rs. 4:32). Outro
fator que depõe a favor da autoria salomônica é o conhecimento da fauna e flora
de Canaã, que também era um interesse de Salomão que ficou registrado na
história (1 Rs. 4:33).
O livro de Cântico dos cânticos é o
livro que possui mais abordagens de interpretação em toda a Bíblia. Estudiosos
de diversas denominações e abordagens teológicas, tanto cristãos como judeus,
estão muito divididos quanto à maneira de interpretá-lo. O quadro abaixo
apresenta algumas dessas abordagens que têm sido sugeridas ao longo dos anos de
estudo em cima deste livro.
1. Dramática
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Esta abordagem considera o livro
como uma peça de teatro baseada nas antigas tragédias gregas. Esta teoria era
bastante comum na tradição da igreja a partir do século III d.C.A poesia do
livro é um roteiro para uma peça para encenação real, dividida em seis atos
com duas cenas cada um.
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2. Tipológica
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A abordagem tipológica não
desconsidera a historicidade do livro, mas relaciona esta história com o
relacionamento da aliança de Deus com Israel, para os intérpretes judeus, ou
o relacionamento de Cristo com a Igreja, para os intérpretes cristãos.
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3. Cúltica
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Esta linha de interpretação
considera o livro como uma adaptação hebraica de um mito mesopotâmico da
fertilidade. Os que adotam esta abordagem dizem que o amado é o deus Dode
retratado numa encenação que associa os personagens mitológicos da trama para
aceitação na fé hebraica.
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4. Matrimonial
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Nesta abordagem supõe-se que o
livro retrate o ciclo matrimonial com coleções de poemas similares aos
cânticos árabes da antiguidade.
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5. Didática
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A linha didática não rejeita a
historicidade do livro, porém considera os aspectos morais de simplicidade,
fidelidade, castidade e santidade no casamento acima das questões históricas.
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6. Alegórica
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A abordagem alegórica difere da
tipológica desconsiderando totalmente a historicidade do livro. A alegoria
acontece quando o intérprete atribui um significado mais profundo ao conteúdo
mesmo que o autor nunca tenha pretendido isso. Este foi o método mais
utilizado nas tradições cristã e judaica na história.
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7. Literal
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A interpretação literal considera a
poesia por si mesma, isto é, uma manifestação de amor sensual e erótica de
dois jovens apaixonados, combinando os elementos histórico e didático.Se
Salomão não foi de fato o autor do livro, pode ainda ser considerado uma
ironia sobre a exploração de Salomão sobre as mulheres e o caráter exemplar
da Sulamita que rejeitou o cortejo do rei sobre si demonstrando fidelidade ao
pastor plebeu.
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Se Salomão não foi de fato o autor do
livro, pode ainda ser considerada uma ironia sobre a exploração de Salomão
sobre as mulheres e o caráter exemplar da Sulamita que rejeitou o cortejo do
rei sobre si demonstrando fidelidade ao pastor plebeu.
Estrutura
de Cântico dos Cânticos
O conteúdo de pode ser dividido da
seguinte forma:
Cabeçalho – 1:1
A sulamita no harém de Salomão – 1:2
– 3:5
Salomão galanteia a sulamita – 3:6 –
7:9
A sulamita rejeita o rei Salomão –
7:10 – 8:4
O reencontro da sulamita com o pastor
amado – 8:5-14
O estilo literário de Cântico dos
cânticos, por apresentar uma visão pastoril israelita do segundo milênio a.C.
nos parecem hoje indelicadas e até mesmo engraçadas (Ct. 4:2). Por vezes nos
constrangemos com sua linguagem e metáfora (7:8). Contudo, esta era a linguagem
literária para o amor nesta época, onde o jardim era retratado como símbolo
erótico e de mistério do amor sexual entre um homem e uma mulher.
Propósito
e conteúdo
A mensagem do livro de Cantares trata
dos seguintes temas:
A perfeição do homem e da mulher
criados à imagem de Deus
A sexualidade humana dentro dos
limites estabelecidos por Deus
A integridade do amor humano
A nobreza de manter-se puro antes do
casamento e da fidelidade após o casamento
O propósito do livro, independente da
dificuldade em identificar todos os personagens, é celebrar o amor sexual entre
um homem e uma mulher dentro do matrimônio instituído por Deus (Ct. 2:3-7, 16;
7:9-12).
A mensagem de Cântico dos cânticos
está na contramão da perversão que se tornou o relacionamento sexual entre um
homem e uma mulher, e mostra a dignidade da afeição erótica heterossexual
dentro dos limites que Deus estabeleceu (Gn. 2:23-24; Rm. 1:24-32). Além disso
o livro mostra que Deus criou o sexo também para o prazer e não apenas para a
procriação (Ct. 6:2-3; Ct. 7:10-13; Ct. 8:1-3).
O livro tem o propósito de mostrar a
diferença entre os tipos de afeição entre homem e mulher ao retratar o
comportamento vulgar, sensual e polígamo de Salomão com seu harém (Ct. 6:8) com
o amor simples, fiel, sincero e erótico da Sulamita por seu pastor amado.
O livro aborda a castidade nos jovens
apaixonados (Ct. 4:12; 6:3; 7:10-13; 8:10) indo contra os costumes sexuais das
sociedades da época. O livro mostra o caráter de um amor sincero e genuíno por
meio do compromisso e integridade dentro dos limites do casamento ordenado por
Deus...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor
em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.
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