|   1 Certo  dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três  horas da tarde. 2 Estava sendo levado para a porta do templo chamada  Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para  pedir esmolas aos que entravam no templo. 3 Vendo que Pedro e João iam  entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola. 4 Pedro e João olharam bem  para ele e, então, Pedro disse: "Olhe para nós!" 5 O homem olhou para  eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa. 6 Disse Pedro:  "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de  Jesus Cristo, o Nazareno, ande". 7 Segurando-o pela mão direita,  ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem  ficaram firmes. 8 E de um salto pôs-se em pé e começou a andar. Depois  entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus.  9 Quando todo o povo o viu andando e louvando a Deus, 10 reconheceu que  era ele o mesmo homem que costumava mendigar sentado à porta do templo  chamada Formosa. Todos ficaram perplexos e muito admirados com o que lhe  tinha acontecido. (Atos 3:1-10 NVI)...
 1. Com que expectativa, nós vamos à Casa do Senhor? (vs.1-3)
 
 Em primeiro lugar o que é a Casa do Senhor? No Velho Testamento era o  Templo em Jerusalém, mas que foi destruído. No Novo Testamento de Jesus  em modo de ver há dois significados: (1) Uma reunião, onde dois ou três  se reúnem em Seu Nome - Mateus 18:20. (2) O lugar da Sua habitação, o  que chamamos de "céu" - Hebreus 10:19.
 
 O texto que acabamos de ler fala de três atitudes em relação a "ir" à  Casa do Senhor. Pedro e João foram com a atitude certa. O coxo, coitado,  era considerado inútil à sociedade daqueles dias devido à sua condição  física e quem sabe, esperava receber alguma esmola de alguns religiosos  misericordiosos. Os que o levaram até à porta do Templo, tinham outros  interesses e o texto não diz se eles entraram ou não no Templo, mas  usavam a Casa do Senhor e o necessitado para algum fim - obter dinheiro.  Pedro e João tinham a expectativa de agradar e buscar a Deus. O  paralítico, nele foi criado o hábito para sentar-se ali e esmolar. Os  que o levaram iam por interesse próprio ou por hábito, cumprir um ritual  religioso.
 
 Deus espera que tenhamos uma atitude de alegria e de prazer ao nos reunirmos em Seu nome:
 
 1 Alegrei-me com os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor!" (Salmos 122:1 NVI)
 
 1 Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos! 2 A  minha alma anela, e até desfalece, pelos átrios do Senhor; o meu  coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo. 3 Até o pardal  achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus  filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e  meu Deus. 4 Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem  cessar! (Salmos 84:1-4 NVI)
 
 O salmista diz que o pardal achou um lar e a andorinha um lugar de  refúgio para os seus filhotes, perto do altar do Senhor. Em suma ele  está dizendo que na presença de Deus, é onde estão as soluções para os  nossos maiores problemas, onde encontramos força e uma fonte de grande  alegria!
 
 2. O que Deus quer fazer em Sua Casa de Oração? Revelar os propósitos de Seu coração em Seu Filho Jesus! (vs.4-8)
 
 Naquele dia Deus queria mostrar o Seu amor e algo mais importante. Deus  usou Pedro que ia ao Templo com a atitude correta para abençoar uma  pessoa grandemente necessitada. Pedro, inspirado por Deus olhou para o  coxo e em nome de Jesus repreendeu o mal na vida daquele homem. Não foi  Pedro quem o curou, mas Jesus e onde aconteceu a cura? Dentro ou fora do  Templo? Nem tão fora e nem tão dentro, mas na porta chamada Formosa. No  grego o nome dessa porta significa "algo que floresce abundantemente na  estação certa" e era justamente isto o que Deus estava fazendo naquele  momento. Ele estava dando início a um novo tempo - a substituição dos  rituais pela presença, vida e o mover de Seu Filho Jesus nas reuniões do  povo de Deus.
 
 Um outro detalhe sobre essa porta é que ela era também chamada de a  "porta de Nicanor". Por quê? Porque Nicanor era um judeu rico de  Alexandria e foi ele, quem doou essa porta para o Templo. Ela era  construída com um metal muito brilhante, que brilhava como ouro e foi  construída em Corinto. Ela era a porta principal do Templo. Ela dava  acesso ao pátio onde ficavam as mulheres e era costume que os mendigos e  os mais necessitados, ficassem naquela porta para conseguir esmolas. Na  verdade era a porta da necessidade humana mais urgente e era por aquela  porta, que Deus faria entrar uma nova revelação espiritual - o poder do  nome de Jesus!
 
 A cura acontecida na porta chamada Formosa, anunciava que Deus estava  entrando em Sua Casa na terra com uma nova revelação - Ele passaria a  agir por meio de Seu Filho Jesus, nas vidas daqueles que confiavam nele,  que era o caso de Pedro, João e o homem paralítico. Os rituais todos  que simbolizavam a Pessoa de Cristo, seriam substituídos pelo poder de  Deus que agiria no nome de Jesus! Jesus certa vez disse sobre o  propósito de Sua missão e esta, deve ser a missão da Igreja.
 
 18 "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para  pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos  presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos 19 e  proclamar o ano da graça do Senhor". (Lucas 4:18,19 NVI)
 
 A missão de Jesus é a missão da Igreja:
 " Ter o poder de Deus sobre si.
 " Anunciar as declarações de Deus aos necessitados e famintos por Deus.
 " Libertar vidas amarradas pelo poder do mal.
 " Fazer com que as pessoas verdadeiramente enxergassem o mover de Deus.
 " Libertar pessoas oprimidas por um jugo religioso ineficiente.
 " Dizer que Deus estava disposto a receber a todos que quisessem estar em Sua presença.
 
 3. Deus causará espanto pelo que Jesus fará em sua vida! (vs.9,10)
 
 Todos ficaram espantados com o que havia ocorrido ao paralítico, mas  acredito que Pedro também ficou extasiado com o mover de Deus em sua  vida, a favor daquele pobre homem. Se você veio se reunir com a atitude  correta, trazendo Jesus consigo a esta reunião, sem dúvida alguma, algo  de maravilhoso Ele fará! As pessoas se admirarão e notarão mudanças em  sua vida. Você precisa crer! Deus quer fazer algo novo em sua vida neste  momento. A nossa oração fará mudanças em nossas vidas, porque será  feita em nome de Jesus. Tenha essa expectativa, tenha o desejo de se  encontrar com Deus e não no ato de manter a sua velha e boa religião.  Tenha o desejo de se relacionar com Jesus e permita que o poder de Deus  se apodere de seu ser.
 
 Jesus era motivo de espanto em Seus dias:
 
 
 40 Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto  medo? Ainda não têm fé?" 41 Eles estavam apavorados e perguntavam uns  aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Marcos  4:40,41 NVI)
 
 31 Então ele desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e, no sábado,  começou a ensinar o povo. 32 Todos ficavam maravilhados com o seu  ensino, porque falava com autoridade. (...) 36 Todos ficaram admirados, e  diziam uns aos outros: "Que palavra é esta? Até aos espíritos imundos  ele dá ordens com autoridade e poder, e eles saem!" (Lucas 4:31,32,36  NVI)
 
 Ele mostrou o Seu poder sobre os elementos da natureza, sobre os poderes  infernais, sobre as enfermidades, porque Ele tinha uma palavra cheia de  autoridade que atingia em cheio às necessidades humanas. Qual é a sua  necessidade? Apresente-a a Jesus neste instante e creiamos juntos, em  algo novo que irá realizar em cada um de nós. Vamos tomar essa atitude  como um compromisso, todas as vezes que nos reunirmos.
 | 
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.