Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor" é a recomendação de  Oséias (6:3). O que eu sei sobre Ele é pouco e insatisfatório. O que  pode a larva que se arrasta por um galho de árvore saber da floresta em  que ela está? Esse pensamento, longe de me conformar, só aumenta a sede.
Dizemos,  por exemplo, que Ele é onipresente. Como se pudéssemos conceber alguém  que está em todo lugar ao mesmo tempo. Nossa limitação espacial torna o  conceito extremamente abstrato. Mas conhecer e prosseguir em conhecer  pode implicar em ver mesmo aí coisas novas. Deus não está limitado no  espaço, mas não só : no tempo também . Assim, dizer que Ele é  onipresente implica em que neste exato instante Ele está aqui, me  propiciando escrever essas toscas e imperfeitas linhas, mas também em  algum dia perdido na minha primeira infância, enquanto eu empilhava  blocos de madeira na casa silenciosa, e também em uma tarde esquecida da  adolescência enquanto eu dormia com um livro de ciências na barriga, e  também em algum dia escondido em um futuro distante, enquanto eu dirijo à  noite tentando enxergar por entre o movimento frenético do limpador de  parabrisa. Deus está aqui e agora, mas também ontem e amanhã e sempre.  Quando sinto e quando ignoro, tocando minha vida distraidamente.
Ele  não estava com José apenas quando ele foi coroado governador do Egito.  Ele estava lá também quando ele chorava dentro da cisterna, ou no  caminho para o Egito sob o estalar do chicote. Ele estava lá quando  parecia dar tudo errado, quando José era atirado injustamente no  cárcere. Deus estava lá. Ele é onipresente, Ele está sempre, Ele é  sempre. Ele estava lá quando João Batista foi decapitado. Quando Pedro  foi crucificado. Com o jovem rico antes, mas também na manhã seguinte à  escolha que determinou seu destino. Ele está lá mesmo quando tudo indica  que não está.
Quais as consequências dessa percepção? Pode ser  um estímulo à confiança mas pode ser também de desconforto por saber-me  constantemente sob os olhos de alguém. A escolha é minha. Só não posso  me iludir pensando que a ignorância desse fato era melhor do que o  conhecimento.
A floresta é imensa e eu não passo de uma larva...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE
Assinar:
Postar comentários
                          (
                          Atom
                          )
                        
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
0 comentários :
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.