ESTUDO SOBRE HABACUQUE
Habacuque pede a Deus que implemente (aviva) a sua obra. Ora, a obra maravilhosa e admirável é o suscitar dentre as nações os caldeus, e que, ao longo dos anos os homens haveriam de conhecê-la. Embora fosse anunciado pelos profetas que Deus haveria de levantar os caldeus para castigar o povo de Israel, quando os profetas contavam a maravilhosa obra, o povo não cria. Eles não se arrependeram e veio o cativeiro conforme a visão dos profetas "...vós não crereis, quando vos for contada" ( Hc 1:5 Tooltip ).
"Entenda porque o profeta  Habacuque rogou a Deus que lembrasse da sua misericórdia logo após pedir  qe a obra de Deus fosse avivada"
1 O PESO que viu o profeta Habacuque.
2 Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
3 Por que razão me mostras a  iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a  violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o  litígio.
4 Por esta causa a lei se  afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e  a justiça se manifesta distorcida.
Questões sem Respostas
A vida particular do profeta  Habacuque é pouco conhecida assim como a dos outros profetas menores.  Habacuque, cujo nome significa 'abraço', profetizou a Judá sobre a  invasão iminente dos caldeus.
O primeiro verso do livro de  Habacuque está mais para um título inicial, do que para um elemento  essencial para o entendimento do texto. Durante a leitura do livro é  possível verificar que o texto apresenta uma sentença (peso) que o  profeta (oráculo de Deus) viu, ou seja, uma revelação de Deus.
O peso do Senhor não são as perguntas do profeta, antes uma resposta de Deus as suas perguntas.
O Livro de Habacuque tem início  com algumas questões que importunavam o profeta "Até quando, Senhor..."  (v. 2). As questões eram acerca dos tempos estabelecidos por Deus  através do seu próprio poder. Ora, desde a antiguidade a preocupação dos  homens centram-se nos tempos em que Deus realizará os seus desígnios "E  disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai  estabeleceu pelo seu próprio poder" ( At 1:7 Tooltip ).
Pedro demonstra a preocupação  dos profetas acerca da salvação que haveria de ser revelada e dos tempos  estabelecido por Deus "Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o  Espírito de Cristo, que estava neles, indicava..." ( 1Pe 1:11 Tooltip ).
Além de querer saber os tempos  que Deus estabeleceu por seu próprio poder, Habacuque clamava por  justiça! (v. 2- 4). Mas, qual tipo de justiça era o anseio do profeta  Habacuque?
Habacuque queria entender por  que ele clamava e Deus não lhe respondia. Não escutar equivale a não  responder. Habacuque não estava acusando Deus de surdez ou algo  semelhante.
O profeta gritava: "Violência!"  do mesmo modo quando os homens gritam: "Fogo!", e esperam ser atendidos.  Porém, embora gritasse "Violência" e clamasse por auxílio, Habacuque  não conseguia ver o auxilio de Deus.
Por que Habacuque não conseguiu ver o socorro de Deus? Porque ele estava focado em questões humanas!
Habacuque estava clamando a Deus  por causa das injustiça sociais, pois ele via a opressão dos fortes  sobre os fracos, dos ricos sobre os pobres, dos reis sobre os súditos,  etc. A destruição e a violência era algo aferido diariamente pelo  profeta, porém, ele não entendia porque Deus deixava os homens se  lançarem às suas maldades.
A preocupação do profeta é a  mesma de alguns religiosos e bons cidadãos em nossos dias. Por que tanta  violência em nossos dias? Por que tanta morte, roubo, opressão,  suborno, etc? Por que os inocentes sofrem?
Habacuque não estava clamando  por sua salvação, pois quem invoca a Deus por salvação é atendido  (ouvido) prontamente por Deus: é salvo da condenação que há no mundo,  pois a mensagem de Deus é clara: "Porque todo aquele que invocar o nome  do SENHOR será salvo" ( Rm 10:13 Tooltip ; Jl 2:32 Tooltip ).
Entretanto, quem clama a Deus  para ver a providência divina com relação as contendas e litígios entre  os homens, deve esperar o tempo ou as estações que Deus estabeleceu por  seu próprio poder, quem clama por salvação é atendido prontamente. Pois  hoje é o dia sobremodo aceitável! Hoje é o dia de salvação!
Os cristãos devem compreender  que, após crerem em Cristo conforme diz as Escrituras, foram salvos da  condenação proveniente da queda de Adão. Esta salvação é efetiva para o  tempo que se chama hoje. Quem invoca a Cristo é salvo hoje de condenação  estabelecida em Adão no passado ( 1Co 6:2 Tooltip ).
Quem assim clamar (invocar) será  escutado (atendido). Quem gritar ao Senhor acerca da violência  estabelecida em Adão, verá a salvação de Deus. Quem ver a iniqüidade em  que foi formado, perceberá que precisa nascer de novo, da semente  incorruptível, que é a palavra de Deus ( Sl 51:5 Tooltip ).
Mas. quem olhar para as relações  humanas onde o litígio e as contendas são fomentadas, quem olhar para  as questões legais e as injustiças cometidas, ou quem olhar para os  perversos que cercam os justos, indagará sempre acerca de como se dá a  justiça de Deus.
Se Habacuque considerasse que o  juízo de Deus foi estabelecido em Adão, e que todos os homens foram  julgados e condenados, jamais diria que Deus não o escutava. Quem  aprender com Habacuque jamais considerará que a justiça de Deus 'tarda  mas não falha'. Aqueles que compreendem que a humanidade já está sob  condenação, a condenação em Adão, percebe que o juízo e a condenação já  foi estabelecido no passado da humanidade, ou seja, a justiça de Deus  não é tardia.
Ora, não precisa ser profeta  para ver que a violência humana e a iniqüidade é crescente. Ao observar a  iniqüidade e a opressão, Habacuque considerava que Deus é quem lhe  mostrava o estado de degradação do homem. Para ele, a justiça não se  manifestava e a lei afrouxava por causa do ímpio, aquele que que suscita  a contenda e o litígio (v. 3- 4).
A questão levantada por  Habacuque é semelhante a dos religiosos, pois estes não compreendem por  que Deus silencia acerca das injustiças dos homens (sociais). Por que  Deus permanece inerte e despreocupado à vista da degradação da  humanidade?
Diferentes dos religiosos da  atualidade, que procuram dar uma resposta às suas indagações, Habacuque  esperou uma resposta de Deus.
Deus não é a causa das injustiça  sociais e nem das violações de questões legais estabelecida pelos  homens. O juízo de Deus foi estabelecido sobre a humanidade em Adão, e a  justiça de Deus manifesta-se em Cristo. No juízo está a condenação da  humanidade, na justiça de Deus manifesta aos homens em Cristo, está a  salvação.
Ora, as questões levantadas por  Habacuque não precisa ser as mesmas dos cristãos, pois já sabemos que a  salvação de Deus é individual e manifesta-se em Cristo "... aquele que  invocar o nome do Senhor será salvo" ( Jl 2:32 Tooltip ). Os cristãos  devem saber que 'justiça' neste mundo é utópico, pois mesmo na terra da  retidão os ímpios não aprenderão a justiça (milênio) "Ainda que se  mostre favor ao ímpio, nem por isso aprende a justiça; até na terra da  retidão ele pratica a iniqüidade, e não atenta para a majestade do  SENHOR" ( Is 26:10 Tooltip ).
Justiça segundo a concepção  inicial de Habacuque só será estabelecida no novo céu e na nova terra  que será criada por Deus num tempo estabelecido por seu próprio poder  "Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais  lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão" ( Is 65:17  Tooltip ); "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e  nova terra, em que habita a justiça" ( 2Pe 3:13 Tooltip ).
Embora a corrupção do gênero  humano é observável a olho nu, o socorro e a salvação de Deus é imediata  àqueles que invocam o seu nome. Os ouvidos de Deus não estão agravados  para que não possa ouvir quem clame por salvação "E há de ser que todo  aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo" ( Jl 2:32 Tooltip );  "EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar;  nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir" ( Is 59:1 Tooltip ).
5 Vede entre os gentios e olhai,  e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma  obra que vós não crereis, quando for contada.
6  Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcha  sobre a largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas.
7 Horrível e terrível é; dela mesma sairá o seu juízo e a sua dignidade.
8  E os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, e mais  espertos do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por  toda parte; os seus cavaleiros virão de longe; voarão como águias que se  apressam a devorar.
9 Eles todos virão para fazer violência; os seus rostos buscarão o vento oriental, e reunirão os cativos como areia.
10  E escarnecerão dos reis, e dos príncipes farão zombaria; eles se rirão  de todas as fortalezas, porque amontoarão terra, e as tomarão.
11 Então muda a sua mente, e seguirá, e se fará culpado, atribuindo este seu poder ao seu deus.
A Obra do Senhor
O profeta Habacuque como todos  os homens 'anseiam' por uma resposta divina, porém, será que a resposta  de Deus é conforme os anseios dos homens? A resposta de Deus é agradável  aos homens?
Habacuque queria saber quando e  como Deus trataria com o seu povo. Até quando a iniqüidade, a opressão, a  destruição, a violência, o litígio, a contenda, a injustiça e o ímpio  seria uma constante em Israel? ( Sl 73).
Deus ordena a Habacuque e a quem  dentre o povo de Israel que aguardava uma resposta de Deus, que  olhassem entre as nações para encontrarem a resposta. Deus estava  realizando nos dias de Habacuque uma obra maravilhosa, porém, não  creriam quando tal obra fosse anunciada (v. 5).
Que obra Deus estava realizando e  que daria uma resposta àqueles que esperavam em Deus? Deus estava  suscitando os caldeus! Os caldeus eram habitantes semitas da Babilônia.  Eram descendentes de Quesede, irmão de Abraão ( Gn 22:22 Tooltip ). Nos  caldeus estaria a resposta a pergunta de Habacuque!
Alguém poderia tentar contrariar  o que Deus estava anunciando dizendo que creria piamente na mensagem  acerca da obra Deus. Isto é possível?
Habacuque foi um dos profetas de  Deus anterior ao cativeiro de Israel e Judá. Profetizaram antes do  cativeiro em Judá: Jeremias (profetizou até o cativeiro), Joel,  Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias, e em Israel Oséias, Amós e Jonas.
Dentre estes profetas, muitos se  ocuparam em anunciar ao povo que Deus haveria de levar cativo o povo de  Israel para a Babilônia. Acaso alguém creu em Isaias quando anunciou  que o povo haveria de ser cativo em Babilônia? Do mesmo modo, alguém  creu quando Jeremias profetizou acerca do cativeiro? "O que ficar nesta  cidade há de morrer à espada, ou de fome, ou de pestilência; mas o que  sair, e se render aos caldeus, que vos têm cercado, viverá, e terá a sua  vida por despojo" ( Jr 21:9 Tooltip ).
Quem creu no anunciado pelos  profetas? Quem creu na obra maravilhosa que foi anunciada: Deus  suscitará os caldeus contra Israel para castigar!
Habacuque compreendeu e anunciou  que os caldeus foram levantados por Deus. Bem antes de ocorrer a  invasão de Nabucodonosor, Habacuque demonstrou que os caldeus eram uma  nação feroz e impetuosa. Que eles marchariam para tomar casas que não  eram suas (v. 6).
Os caldeus eram uma tribo  semitas (também chamados babilônicos), que ocuparam a região entre o  Golfo Pérsico e a Babilônia. Eles conquistaram a maior parte do Oriente  num curto período de mais ou menos vinte e cinco anos.
Nem mesmo quando Jerusalém  estava cercada pelos caldeus, o povo acreditou no anunciado por Jeremias  "Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que virarei contra vós as armas  de guerra, que estão nas vossas mãos, com que vós pelejais contra o rei  de Babilônia, e contra os caldeus, que vos têm cercado de fora dos  muros, e ajuntá-los-ei no meio desta cidade" ( Jr 21:4 Tooltip ).
O profeta descreve os caldeus com detalhes bem antes de iniciarem as suas conquistas:
a) Os caldeus eram uma nação amarga e impetuosa (v. 6);
b) Apoderam-se de tudo;
c) É uma nação horrível e  terrível, pois ela estabelece o seu direito sobre o que não lhe  pertencia segundo a sua dignidade (v. 7);
d) Eles utilizam cavalos que  lhes dá agilidade para apanhar os inimigos, uma vez que tem a capacidade  de espalharem-se por toda parte (v. 8);
e) A distância não é empecilho aos caldeus, pois podem alcançar a presa como as águias;
f) Os caldeus abaterão os povos com violência reunindo os cativos em grande número (v. 9);
g) Por fazerem várias conquistas, perdem o respeito pelos reis e os seus exércitos. 
Após inúmeras conquistas, os  caldeus passariam a considerar que as suas vitórias eram por causa de  seus deuses, fato que torna os caldeus culpados (v. 11).
Quando pregou aos judeus na  sinagoga em um dia de sábado, na cidade de Antioquia da Pisídia (Atos  13: 14), Paulo citou a idéia do verso cinco de Habacuque, que é similar  ao exposto pelo profeta Isaias. Compare:
"Vede, ó desprezadores, e  espantai-vos e desaparecei; Porque opero uma obra em vossos dias, Obra  tal que não crereis, se alguém vo-la contar" ( At 13:41 Tooltip );
"Vede entre os gentios e olhai, e  maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma  obra que vós não crereis, quando for contada" ( Hc 1:5 Tooltip ), e;
"Diz o Senhor: Este povo se  aproxima de mim com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu  coração está longe de mim (...) Portanto continuarei a fazer uma obra  maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; a  sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes  se esconderá" ( Is 29:13 Tooltip -14).
Paulo apresenta aos judeus o alerta divino: 'Vede, ó desprezadores...' (v. 5).
O que os judeus precisavam ver? Eles precisavam ver e entender que:
1) A obra maravilhosa Deus seria suscitar uma nação dentre os gentios para executar a sua vontade (v. 5);
2) Não acreditariam na obra realizada por Deus apesar de ter sido anunciada com antecedência (v. 5);
3) Diante da obra maravilhosa de Deus, a sabedoria e o entendimento dos homens haveria de desaparecer ( Is 29:14 Tooltip ).
Nos dias de Habacuque a obra de  Deus foi suscitar os caldeus, nação gentílica, nos dias do apóstolo  Paulo a obra de Deus são os cristãos, pessoas levantadas dentre todas as  nações que se convertiam a Cristo.
Deus revelou a Habacuque que  haveria de levantar dentre as nações os caldeus, mas quando fosse  anunciado ao povo de Israel a obra que Deus haveria de realizar, o povo  de Habacuque não haveriam de crer.
Isaias, Jeremias, Ezequiel e  muitos outros profetas anunciaram que o povo de Israel haveria de ser  levado cativo pelos caldeus, porém, eles não creram quando lhes foi  anunciada a palavra do Senhor.
Habacuque descreve os caldeus  segundo a visão que Deus lhe concedeu, ao passo que o povo de Israel não  acreditava na invasão dos Babilônicos, a obra maravilhosa que Deus  haveria de fazer.
Embora o povo de Israel não  terem crido na obra de Deus, no capítulo 5 do livro de Esdras, verso 12,  Esdras descreveu a invasão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, o  caldeu. Jeremias anunciou a obra maravilhosa de Deus e ficou em  Jerusalém com o restante do povo que não foi levado cativo ( 2Rs 24:14  Tooltip ). Ezequias também foi levado cativo à Babilônia na segunda  deportação de Judá, segundo a obra maravilhosa que foi anunciada por  Deus por intermédio dos seus profetas, como foi o caso de Habacuque.
12 Não és tu desde a eternidade,  ó SENHOR meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Ó SENHOR, para juízo o  puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar.
13  Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não  podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te  calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?
14 E por que farias os homens como os peixes do mar, como os répteis, que não têm quem os governe?
15  Ele a todos levantará com o anzol, apanhá-los-á com a sua rede, e os  ajuntará na sua rede varredoura; por isso ele se alegrará e se  regozijará.
16 Por isso  sacrificará à sua rede, e queimará incenso à sua varredoura; porque com  elas engordou a sua porção, e engrossou a sua comida.
17 Porventura por isso esvaziará a sua rede e não terá piedade de matar as nações continuamente?
Como compreender a Obra do Senhor?
O profeta Habacuque continua  confiando em Deus, uma vez que Deus é imutável "Não és desde a  eternidade, ó Senhor..." (v. 12). Deus é misericordioso, e não é por  causa da profecia acerca da invasão dos caldeus que a misericórdia seria  invalidada.
Apesar da invasão ser certa,  contudo a confiança de Habacuque era firme na fidelidade de Deus: "Não  morreremos" (v. 12). Habacuque demonstra que a fidelidade de Deus é a  causa de Israel não ter sido consumido. Porque Deus é desde a eternidade  é que o povo não seria exterminado (não morreremos).
Habacuque continua confiando em  Deus, pois o invoca: "Ó Senhor...". Ele entendeu que os caldeus foram  estabelecidos para juízo. Eles foram fundados para castigar Israel pela  sua desobediência, conforme o predito na lei de Moisés.
O profeta compreende que Deus é  puro de olhos, de modo que Ele não coaduna com a opressão (v. 13). A  pureza de Deus era possível ao profeta compreender, porém, não  compreendia como Deus poderia levar a efeito o seu propósito se a vara  de correção (caldeus) eram homens aleivosos. Como os ímpios podiam ser  usados por Deus, se o povo de Israel, segundo a concepção de Habacuque,  eram mais justo do que eles?
É possível à concepção humana de  justiça, alguém ser mais justo que outro. Porém, segundo a justiça e o  juízo de Deus, não há uma gradação de justiça. Ou o homem é justo, ou  não é.
Para Deus os caldeus e o judeus  eram iguais, ambos condenáveis diante de Deus. Para Habacuque, por serem  descendentes de Abraão, por terem as promessas, as escrituras, etc.,  ele considerava que a nação de Israel era mais justa que as nações em  redor.
Habacuque invoca a soberania de  Deus para que Ele estabeleça o seu reino, e os homens não mais vivam  semelhante aos peixes e répteis, sem quem os governe. É plausível esta  consideração de Habacuque? Não! Ele esqueceu de considerar que o domínio  da terra foi dado aos homens, e o que é dado por Deus Ele não toma.
A Cristo foi dado o domínio de  todas as coisas porque ele conquistou. Deus concedeu todo o domínio ao  autor e consumador da nossa fé, pois ele conquistou este direito ao  morrer e ressurgir dentre os mortos.
Habacuque não duvida da obra  maravilhosa revelada, porém, continua em busca de respostas, pois não  compreende o modo de Deus trazer correção ao seu povo.
Como Deus aceitava os caldeus  abaterem os seus inimigos através do Seu poder, se eles atribuíam as  suas conquistas as suas armadilhas e habilidades? (v. 16).
Habacuque procurou elementos para compreender a ação divina, mas os cristãos conhecem que:
* Deus escolhe dentre os homens e  dentre os povos quem executará uma obra, porém, isto não significa que o  povo ou quem é escolhido será salvo;
*  Israel foi escolhido para tornar conhecido o nome do Senhor sobre a  terra, porém, individualmente cada descendente de Abraão precisava  circuncidar o seu coração, caso quisesse ver a salvação de Deus;
* Ciro e Gideão executaram uma missão, porém, isto não lhes garantiu salvação;
*  A salvação dos homens não é segundo uma escolha divina entre quem será  ou não salvo, antes é pela fé em Cristo. Uma missão não concede salvação  a ninguém.
* Os caldeus não eram mais ímpios que os israelitas, visto que a geração dos ímpios é diferente da geração dos justos.
Os ímpios são gerados segundo a  vontade da carne, vontade do varão e do sangue. Já os justos são gerados  segundo a vontade de Deus ( Jo 1:12 Tooltip -13).
A geração dos ímpios é  proveniente de Adão, e todos os nascidos em Adão são pecadores, filhos  da ira e da desobediência. A geração dos justos é proveniente de Cristo,  o último Adão, e todos os que são nascidos de Deus são conhecidos  d'Ele.
O povo de Israel devia  compreender o que foi exposto por Moisés: "Sabe, portanto, que não é por  causa da tua justiça que o Senhor teu Deus te dá essa boa terra, para a  possuirdes, pois és povo rebelde" ( Dt 9:6 Tooltip ). Por que eles eram  rebeldes? A resposta está em Isaías: "Teu primeiro pai pecou, e os teus  intérpretes prevaricaram contra mim" ( Is 43:27 Tooltip ).
O povo de Israel era rebelde  (ímpio) pelo mesmo motivo que as outras nações: Adão pecou! Se os  interpretes de Israel considerassem que todos pecaram em Adão e que  foram destituídos da glória de Deus, não teriam prevaricado contra o  Senhor.
Eles não diriam que o povo de  Israel eram filhos de Deus por serem descendentes de Abraão. Antes  demonstrariam que, para serem filhos de Deus, o povo precisava  circuncidar o coração, o que só é possível através da fé em Deus, a  mesma fé que teve o crente Abraão "Circuncidai, pois, o prepúcio do  vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz" ( Dt 10:16 Tooltip  ).
Habacuque considerava que a  impiedade do seu povo era proveniente da opressão, da violência, do  litígio, das injustiças, porém, esqueceu que os homens são ímpios porque  foram gerados e concebidos em pecado. Ele não atinou que o primeiro pai  dos homens (Adão) pecou e por isso todos tornaram-se pecados, e carecem  da glória de Deus.
1 SOBRE a minha guarda estarei, e  sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a  mim, e o que eu responderei quando eu for argüido.
2  Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem  legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.
3  Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o  fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não  tardará.
4 Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
5  Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não  permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que  não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os  povos.
A Resposta ao Profeta
O profeta Habacuque recolhe-se e  põe-se em guarda. Fiado em suas considerações, Habacuque põe se em  guarda por ser um dos atalaia em Israel. Ele espera pela resposta divina  e demonstra ansiedade pela resposta que Deus haveria de apresentar as  suas queixas. Caso ele fosse interpelado, queria ter uma resposta (v.  1).
Habacuque obteve resposta de  Deus! Deus ordena que ele a escrevesse sobre tábuas a mensagem, para que  as pessoas pudessem ler, mesmo quando passassem correndo, ou seja, em  letras grandes (v. 2). O efeito da mensagem causa um trocadilho, visto  que, faria quem lesse correr, ou seja: "para que possa correr aquele que  a le".
As tábuas utilizadas eram tijolos de argila, finos como tabuas ou ardósia. Elas eram utilizadas na Babilônia.
A primeira resposta de Deus é  sobre o tempo em que Deus haveria de cumprir a visão dada a Habacuque (  Hc 1:2 Tooltip e Hc 2:3 Tooltip ).
A visão que Deus concedeu a  Habacuque, ou seja, o peso do Senhor acerca de Judá, haveria de ser no  tempo determinado por Deus, e com isso o profeta não precisava  preocupar-se, pois a profecia seria cumprida ao seu tempo.
Ora, se alguém entendesse que a  profecia estava tardando, bastava esperar, pois certamente ela  cumprir-se-á no tempo estabelecido por Deus, ou seja, não tardará. A  visão cumprir-se-á no tempo que Deus estabeleceu pelo seu próprio poder e  não compete aos homens saberem quando os eventos se dará.
Por que a visão deveria ser  transcrita sobre tábuas? Porque precisava ficar registrada sobre algo  duradouro como testemunho vivo para um tempo futuro. Quem lia sobre a  invasão dos caldeus queria correr do evento anunciado. Ora, não tardou e  os caldeus levaram cativo o povo de Israel conforme a palavra do Senhor  ( Hc 1:6 Tooltip -11).
Do mesmo modo que Deus revelou  que o cativeiro de Israel seria para os dias do profeta Habacuque ( Hc  1:5 Tooltip ), Deus responde o profeta, revelando que a nação  incircuncisa que foi suscitada por Deus também seria punida (Hc 2:4  -19).
Diante da visão divina, resta  àqueles que fazem perguntas vazias calarem-se ante o Senhor de toda a  terra "Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a  terra" ( Hc 2:20 Tooltip ). Após dar ouvido as palavras de Deus,  Habacuque temeu ao Senhor, e compôs um Salmo, profetizando acerca da  providência divina aos homens ( Hc 3:1 Tooltip -19).
A punição de Judá e Israel era  iminente e a punição dos caldeus para um tempo determinado ( Hc 1:5  Tooltip e Hc 2:3 Tooltip ). Ao ser ordenado que a visão fosse escrita  sobre tábuas com letras grandes, era para ela 'falar' até o fim "Porque a  visão é ainda para o tempo determinado, e até o fim falará, e não  mentirá" ( Hc 2:3 Tooltip ), mesmo que corressem quem a lesse.
A questão maior do profeta  Habacuque foi apresentada no verso 13 do capítulo 1: "Por que te calas  quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?". Habacuque já  estava indignado porque os ímpios em Judá fomentavam a violência, e  esperava que Deus tomasse providência para impedi-los (Hc 1: 2- 4).  Agora, quando Deus lhe dá a visão de que os incircuncisos caldeus  (gentios) haveriam de castigar Judá e Israel, ele não compreende porque  Deus permite que ímpios 'devorem' àqueles que são mais 'justos'.
A resposta de Deus é clara e  precisa: "Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o  justo pela sua fé viverá" (v. 4). O que Deus disse a Habacuque? O que  Habacuque compreendeu que o fez irromper em um alegre canto?
O verso 4 é regida por uma  conjunção adversativa, sendo que: se o justo viverá da fé, resta que o  ímpio é quem tem a alma orgulhosa. Deus apresenta o diferencial entre o  justo e o ímpio. Enquanto o diferencial entre o justo e o ímpio para  Habacuque estava na violência, na iniqüidade, na contenda, no litígio,  na transgressão da lei, etc., Deus demonstra que o diferencial é a fé  que foi dada por Deus.
Através da visão, Habacuque  compreende que tanto os homens de Judá e Israel quanto os caldeus eram  ímpios perante o Senhor. Aqueles que Habacuque considerava mais justos  que os caldeus, diante da visão tornaram-se 'mais' ímpios, visto que o  povo que se chama pelo nome de Deus era dado ao vinho (v. 5).
Qual o vinho que o povo de  Israel se embriagava? O vinho produto do fruto da vide? Não! O vinho que  os ímpios de Israel eram 'dados' (entregues) é o sono profundo que  falou o profeta Isaias: "Pasmai, e maravilhai-vos, folgai, e clamai;  bêbados estão, mas não de vinho, andam titubeando, mas não de bebida  forte. O Senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono. Ele  fechou os vossos olhos (os profetas); ele vendou as vossas cabeças (os  videntes)" ( Is 29:9 Tooltip -10).
Quem não compreende as palavras  da profecia é dado ao vinho, ou seja, é desleal (ímpio). Anda  titubeando. Diferente do justo que vive pela fé, o ímpio (homem soberbo)  não permanecerá (v. 5).
Habacuque conseguiu ver que o  povo de Israel em nada era diferente dos caldeus, pois os caldeus eram  um povo voraz, insaciável, que alargava como o inferno a sua alma, e os  seus concidadãos também eram opressores, violentos, contentores e  perversos ( Hc 1:2 Tooltip -4 e v. 5).
Habacuque havia questionado o Senhor por esquecer que:
* O povo de Israel era nação rebelde ( Dt 9:6 Tooltip );
* Não foi a justiça de Israel que os fez habitar a terra prometida ( Dt 9:4 Tooltip );
*  Deus não se afeiçoou de Israel e os escolheu por eles terem algum  mérito, antes porque o Senhor os amava, ou seja, para fazer cumprir o  juramento que foi feito a Abraão ( Dt 7:7 Tooltip -8);
*  Somente aqueles que circuncidarem o coração, ou seja, que não são de  dura cerviz, é que são justos diante de Deus ( Dt 10:16 Tooltip );
*  A circuncisão do prepúcio do coração só é possível através da fé, e é  pertinente a homens e mulheres, ricos e pobres, judeus e estrangeiros,  pois Deus não faz acepção de pessoas.
Após considerar as palavra do  Senhor ( Hc 3:2 Tooltip ), Habacuque percebeu que não havia diferença  entre os homens de Judá e os incircuncisos caldeus. Os caldeus ajuntavam  para si as nações através da força e violência, e o povo de Israel  procuravam realizar o mesmo intento através de alianças políticas. Ambos  não confiavam em Deus, e atribuíam as suas conquistas as suas  estratégias. Os caldeus estratégias militares, e os israelenses,  estratégias políticas.
Habacuque 2: 4 é citado três  vezes no Novo Testamento pelos apóstolos, dada a importância desta visão  concedida ao profeta Habacuque ( Rm 1:17 Tooltip ; Gl 3:11 Tooltip e Hb  10:38 Tooltip ).
Em Romanos Paulo demonstra que  através do evangelho o homem descobre a justiça de Deus, visto que o  evangelho é poder de Deus para a salvação, ou seja, recebem poder para  serem feitos (criados) filhos de Deus pela fé em Cristo ( Jo 1:12  Tooltip -13).
Como o evangelho é a palavra da  fé, a fé que uma vez foi dada aos santos, temos que o justo viverá da  palavra de Deus, ou seja da fé ( Dt 8:3 Tooltip ; Mt 4:4 Tooltip ).  Habacuque 2: 4 apresenta a mesma idéia de Deuteronômio 8: 3.
Como os cristãos da Galácia  queriam viver para Deus se estavam se distanciando da palavra de Deus? O  justo viverá da palavra da fé, e não através das obras da lei, uma vez  que estavam passando do evangelho de Cristo para um outro evangelho.
O escritor aos Hebreus citou  Habacuque para demonstrar a necessidade de perseverança após o homem  fazer a vontade de Deus. Ora, a vontade de Deus é que o homem creia  naquele que Ele enviou, ou seja, em Cristo, porém, é preciso perseverar  na fé para que o homem possa alcançar a promessa ( Hb 10:35 Tooltip  -39).
6 Não levantarão, pois, todos  estes uma parábola e um provérbio sarcástico contra ele? E se dirá: Ai  daquele que multiplica o que não é seu! (até quando?) e daquele que  carrega sobre si dívidas!
7  Porventura não se levantarão de repente os teus extorquiadores, e não  despertarão os que te farão tremer, e não lhes servirás tu de despojo?
8  Porquanto despojaste a muitas nações, todos os demais povos te  despojarão a ti, por causa do sangue dos homens, e da violência feita à  terra, à cidade, e a todos os que nela habitam.
9  Ai daquele que, para a sua casa, ajunta cobiçosamente bens mal  adquiridos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar do poder do  mal!
10 Vergonha maquinaste para a tua casa; destruindo tu a muitos povos, pecaste contra a tua alma.
11 Porque a pedra clamará da parede, e a trave lhe responderá do madeiramento.
12 Ai daquele que edifica a cidade com sangue, e que funda a cidade com iniqüidade!
13 Porventura não vem do SENHOR dos Exércitos que os povos trabalhem pelo fogo e os homens se cansem em vão?
14 Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
15  Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adiciona à  bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez!
16  Serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também, e sê como  um incircunciso; o cálice da mão direita do SENHOR voltará a ti, e  ignomínia cairá sobre a tua glória.
17  Porque a violência cometida contra o Líbano te cobrirá, e a destruição  das feras te amedrontará, por causa do sangue dos homens, e da violência  feita à terra, à cidade, e a todos os que nela habitam.
18  Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu  artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie  na sua obra, fazendo ídolos mudos?
Os 'ais'
Deus revela a Habacuque que os  povos que forem vencidos levantarão um provérbio, um dito zombador  acerca dos caldeus (v. 6). Os vencidos pelos caldeus haveriam de dizer:  Ai de quem acumulou o que não é seu! Ou seja, até quando os caldeus  continuariam acumulando bens pela violência?
Todos cantariam um provérbio  acerca dos caldeus, pois estava se sobrecarregando de penhores, e  chegaria o tempo em que apareceriam os credores. Ora, o acumulo de  riquezas por parte dos caldeus não faria despertar quem os levaria a  ruína?
O fato de os caldeus ajuntarem penhores, outros povos fariam com que os caldeus se transformassem em despojos (v. 7).
Por ter despojado muitas nações, os outros povos haveriam de despojar os caldeus (v. 8).
Deus demonstra a Habacuque que  os caldeus não permaneceriam para sempre. Eles estavam ajuntando bens  mal adquiridos para se engrandecerem. Reputavam que, quanto maior as  suas riquezas, com maior facilidade se livrariam do mal (v. 9).
Com este pensamento, os caldeus  haviam maquinado o mal e a vergonha para as suas moradas. Por destruir  muitos povos, ensoberbeceram e a queda era iminente ( Hc 2:5 Tooltip e  10).
Quem é a pedra que clamará da  parede? As nações vencidas e levadas cativas, visto que os caldeus  utilizaram as nações vencidas para construírem as suas moradas. A pedra  haveria de clamar um dito zombador "Ai daquele que acumula o que não é  seu..." (v. 6b), e a trave responderia como se estivessem compondo um  coro "Ai daquele que edifica a cidade com sangue..." (v. 12).
Deus demonstra através da visão  que o labutar constante das nações por poder é proveniente d'Ele mesmo  "Não vem do Senhor dos Exércitos que as nações labutem para o fogo..."  (v. 12). Ora, Habacuque tinha que compreender que é obra de Deus fazer  com que as nações labutem para conquistarem o que será destinado ao  fogo, e os povos se fatiguem em vão.
Ora, se o 'labutar em vão' das  nações é algo que vem de Deus, porque preocupar-se com os incircuncisos  caldeus? Eles eram somente a vara de correção que Deus estava trazendo  sobre Israel.
Habacuque deveria esperar na  promessa de Deus, pois a terra se encherá da glória de Deus '... como as  águas cobrem o mar' "Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da  minha santidade, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como  as águas cobrem o mar" ( Is 11:9 Tooltip ). A comparação é pertinente  para saber o que é o conhecimento do Senhor. Ora, as águas cobrem o mar  na plenitude, e do mesmo modo o conhecimento de Deus é pleno quando o  homem é conhecido do Senhor. Temos uma profecia para o milênio.
Deus demonstra que os caldeus  perecerão, pois deram a beber as nações o seu furor, ou seja,  arquitetaram vingança, deitaram ira para embebedar as nações. Somente a  Deus pertence a vingança e a ira, pois Ele mesmo diz: "Minha é a  vingança" "Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança,  eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu  povo" ( Hc 10:30 ).
Os caldeus que pensaram estar  fartos de honra, trouxeram opróbrio sobre si. Do mesmo modo que os  caldeus expuseram os circuncisos (Israel) à vergonha, Deus proclama que  fará os caldeus exibirem a sua incircuncisão (vergonha). Haveria de  chegar a vez dos caldeus beberem do cálice da ira de Deus.
Observe que o cálice da ira é proveniente da mão direita de Deus, o braço do Senhor manifesto a todos os povos, que é Cristo.
A visão do profeta Habacuque  cumpriu-se em 539 a.C., quando a Babilônia caiu ante os Medos e Persas.  Daniel foi um dos Judeus levado cativo que presenciou a tomada de  Babilônia (Daniel 5).
Por causa da violência contra o  povo de Israel (Líbano) (Josué 1: 4), a violência também cobriria os  caldeus. Seriam dilacerados do mesmo modo como as feras fazem com as  suas presas (v. 17).
Deus havia suscitado os caldeus (  Hc 1:6 Tooltip ), porém, eles atribuíram o seu poderio as imagens de  esculturas (v. 18- 19). Daniel em seu livro demonstra que Belsazar  promoveu uma festa e ofereceu louvores aos seus deuses. Porém, mesma  noite foi morto, e Dario, o medo ocupou o seu lugar ( Dn 5:4 Tooltip e  31).
Deus alerta acerca dos ídolos
Que proveito há no ídolo se é  obra de um escultor? As imagens de fundição são ensinadoras (mestre) de  mentiras, visto que até os seus artífices confiem nas obras de suas mãos  (v. 18).
Deus demonstra que àqueles que  tentam despertar a matéria inerte estão completamente perdidos. Que pode  o ídolo ensinar? Mesmo os ídolos feitos com os materiais mais nobres,  nada podem fazer pelos seus seguidores (v. 19- 19).
Diferente dos ídolos que nada  ensinam e não podem proteger, Deus está assentado no seu santo templo.  Aos que ouvem a sua palavra resta por a mão à boca. Habacuque compreende  que não terá uma resposta a altura diante de Deus ( Hc 2:1 Tooltip e  20).
1 ORAÇÃO do profeta Habacuque sobre Sigionote.
2  Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no  meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te  da misericórdia.
3 Deus veio de Temã, e do monte de Parã o Santo (Selá). A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor.
4 E o resplendor se fez como a luz, raios brilhantes saíam da sua mão, e ali estava o esconderijo da sua força.
5 Adiante dele ia a peste, e brasas ardentes saíam dos seus passos.
6  Parou, e mediu a terra; olhou, e separou as nações; e os montes  perpétuos foram esmiuçados; ou outeiros eternos se abateram, porque os  caminhos eternos lhe pertencem.
7 Vi as tendas de Cusã em aflição; tremiam as cortinas da terra de Midiã.
8  Acaso é contra os rios, SENHOR, que estás irado? É contra os ribeiros a  tua ira, ou contra o mar o teu furor, visto que andas montado sobre os  teus cavalos, e nos teus carros de salvação?
9  Descoberto se movimentou o teu arco; os juramentos feitos às tribos  foram uma palavra segura. (Selá.) Tu fendeste a terra com rios. 
A Oração de Habacuque
Depois que Deus revela a  Habacuque os seus desígnios, ele orou ao Senhor. O capítulo 3 do livro  de Habacuque e uma oração em forma de cântico. É um salmo profético!
Ao ouvir a palavra de Deus,  Habacuque teme, ou seja, ele deposita confiança em Deus. O temor ao  Senhor é proveniente dos seus ensinos. Após ter ouvido, ele creu em  Deus, ou seja, ele segue o que disse Miquéias "A voz do Senhor clama à  cidade, temer-lhe o nome é sabedoria. Escutai a vara, e quem a ordenou" (  Mq 6:9 Tooltip ).
Embora a obra do Senhor que  Habacuque faz referência era o suscitar dos caldeus contra Israel e Judá  ( Hb 1:6), Tooltip ele não teme e pede a Deus que implemente (avive) a  sua obra. Deus haveria de levantar os caldeus contra o povo de Israel,  porém, Habacuque confia na misericórdia do Senhor.
Habacuque sabia que os caldeus  eram um povo feroz e impetuoso, e que, segundo o oráculo que viu, Judá e  Israel seriam levados cativos, porém, à vista deste quadro de  sofrimento e ignomínia, ele confia na misericórdia de Deus "Fez com que  deles tivessem compaixão os que os levaram cativos" ( Sl 106:46 Tooltip  ).
Em nossos dias este versículo  tem um valor totalmente diverso da idéia que Habacuque procurou  evidenciar. Perceba que Habacuque não pede um avivamento 'espiritual', o  que é comum interpretarem em nossos dias. Ele ora a Deus que realize a  sua obra, ou seja, a mesma obra anunciada na primeira visão "Vede entre  as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos, porque realizo em  vossos dias uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada.  Suscito os caldeus..." ( Hc 1:5 Tooltip -6).
Perceba que a oração de  Habacuque é segundo a vontade de Deus, ou seja, ele não pede que Deus  livre a Israel do castigo, antes que os caldeus venham segundo a palavra  anunciada. Mesmo sabendo que os caldeus viriam, a confiança de  Habacuque não é abalada! Ele confia que o povo de Israel seria  preservado "Nós não morreremos", pois os caldeus somente foram  estabelecidos para castigar o povo de Israel ( Hb 1:12 Tooltip ).
Habacuque pede a Deus que  implemente (aviva) a sua obra. Ora, a obra maravilhosa e admirável é o  suscitar dentre as nações os caldeus, e que, ao longo dos anos os homens  haveriam de conhecê-la. Embora fosse anunciado pelos profetas que Deus  haveria de levantar os caldeus para castigar, quando os profetas  contavam maravilhosa obra, o povo de Israel não cria. Eles não se  arrependeram e veio o cativeiro conforme a visão dos profetas "...vós  não crereis, quando vos for contada" ( Hc 1:5 Tooltip ).
É possível ocorrer um 'avivamento', ao moldes do que é alardeado em nossos dias?
A bíblia demonstra que quem crer em Cristo como diz as Escrituras verá a luz da vida.
Por intermédio da palavra de  Deus o homem tem vida e vida em abundância. Ora, Deus dá vida àquele que  é participante da água que faz jorrar uma fonte para a vida eterna. É  possível a quem bebeu da água da vida tornar a ter sede? A resposta é  'Não'! Do mesmo modo que é impossível àquele que beber da água que faz  jorrar uma fonte para a vida eterna ter sede novamente, é impossível a  idéia apregoada de avivamento para a igreja de Cristo ( Jo 4:13 Tooltip  -14).
A igreja de Cristo é viva e não  dorme. Ela é perfeita, pois o Senhor a estabeleceu para ser templo e  morada do Espírito. A igreja de Cristo não precisa de avivamento, pois  jamais a igreja tornou-se morna.
Perceba que há um grande  diferencial entre o que Habacuque pediu, que é: implemente (aviva) a tua  obra, da idéia que muitos apregoam: Deus trará um avivamento para a sua  igreja. A obra que Habacuque fez referência não tem relação alguma com a  igreja. Enquanto Habacuque pede misericórdia por causa da obra que  estava por vir, a igreja só está a aguardar a nova terra onde habita a  justiça.
Embora Habacuque estivesse  temeroso com relação a vinda dos caldeus (a obra maravilhosa e admirável  suscitada dentre as nações), após ouvir a palavra do Senhor, ele creu. O  temor não mais existia, pois estava confiando no amor e na misericórdia  de Deus. Liberto do medo, Habacuque espera que Deus realize a sua obra e  a torne conhecida de todos os homens (v. 2).
Ora, se o 'avivamento' fosse  algo desejável do ponto de vista humano Habacuque não clamaria por  misericórdia ( Hc 3:2 Tooltip ). Habacuque também não estaria esperando o  dia da angustia do seu povo ( Hc 3:16 Tooltip b).
Apesar da aflição do seu povo,  Habacuque expressa quão grande é a glória de Deus: ela cobre os céus.  Ele descreve que a Terra encheu-se do seu louvor, isto porque na terra  Deus estabeleceu uma das suas maiores obras: fez dos homens Seus filhos  (v. 3); ( Ef 1:11 Tooltip -12).
O resplendor da glória de Deus  se fez como a luz, revelou Deus aos homens ( Jo 1:18 Tooltip ). A luz de  Deus que ilumina os homens (v. 4) ( Jo 1:9 Tooltip ). O resplendor da  glória de Deus é inacessível aos olhos dos homens, porém, ao se fazer  luz, 'vimos a glória do Unigênito de Deus'!
Habacuque fala da manifestação  da salvação de Deus de forma impar. Quando ele diz que raios brilhantes  saíram das mãos de Deus, ele estava falando do Cristo, o Filho de Deus. O  braço do Senhor manifesto e desnudado perante as nações "O SENHOR  desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos  os confins da terra verão a salvação do nosso Deus" ( Is 52:10 Tooltip  ).
Cristo é a Força do Senhor que  dominará sobre a terra (Isaias 40: 10). Cristo é o Senhor que escondeu o  seu rosto da casa de Jacó "E o resplendor se fez como a luz, raios  brilhantes saíam da sua mão, e ali estava o esconderijo da sua força"  (v. 4); "E esperarei ao SENHOR, que esconde o seu rosto da casa de Jacó,  e a ele aguardarei" ( Is 8:17 Tooltip ).
Habacuque profetiza acerca de um  dos eventos mais esperado por Israel como nação: o dia em que Cristo há  de julgar as nações e submetê-las sob os seus pés (v. 5- 6; Sl 110:5  Tooltip -7).
Haverá um dia em que Cristo  marchará sobre a largura da terra, e adiante dele irá a peste, e brasas  ardentes sairá dos seus pés. Ele parará e medirá a terra (julgamento) e  separará as nações como o pastor separa as ovelhas "E todas as nações  serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor  aparta dos bodes as ovelhas" ( Mt 25:32 Tooltip ).
Os montes perpétuos (nações)  serão desfeitas. Os outeiros eternos (nações) serão abatidos, porque os  caminhos eternos lhes pertencem. Ele é a pedra lançada sem auxílio de  mãos "Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem  auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o  ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo  é o sonho, e fiel a sua interpretação" ( Dn 2:45 Tooltip ).
As grandes nações são comparadas  aos montes e outeiros, e Israel é comparado a um monte "Por que  saltais, ó montes elevados? Este é o monte que Deus desejou para a sua  habitação, e o SENHOR habitará nele eternamente" ( Sl 68:16 Tooltip ).
Habacuque testemunhou acerca da  aflição do seu povo. Ele viu as tendas de Cusã em aflição e as cortinas  da terra de Midiã tremiam.
A aflição dos filhos de Israel  não é em conseqüência da ira de Deus. Deus não estará irado com Israel  (rio) no tempo da aflição. Enquanto as nações são comparadas aos mares, o  povo de Israel é comparada com rios e ribeiros. Quando Habacuque  pergunta se é contra os rios que Deus está irado, ele refere-se ao povo  de Israel. Acaso Deus estava irado contra Israel?
Ora, se o Senhor está montado  sobre os seus cavalos é porque chegou o dia da ira, o dia da  retribuição, no qual ele trará a juízo as nações e dará a beber a elas o  cálice da sua ira. Para as nações inimigas Deus é furor, para os que  confiam em Deus, ele é salvação (v. 8).
Da primeira vez que foi  manifesta a flecha do Senhor, os homens pasmaram pela sua ignomínia,  porém, após ele ser manifesto a todos os povos, ele será o arco que se  movimenta perseguindo os seus inimigos ( Is 52:14 Tooltip -15); "E fez a  minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e  me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava" ( Is 49:2  Tooltip ).
Habacuque ao orar a Deus  profetiza acerca de Cristo, a flecha da aljava de Deus. Porém, quando  Deus tira a descoberto o seu arco, verifica-se que está farta a aljava  de flechas (muitos filhos de Deus "Tiras a descoberto o teu arco, e  farta está a tua aljava de flechas" (v. 9).
9 Tu fendeste a terra com rios.
10 Os montes te viram, e tremeram; a inundação das águas passou; o abismo deu a sua voz, levantou ao alto as suas mãos.
11 O sol e a lua pararam nas suas moradas; andaram à luz das tuas flechas, ao resplendor do relâmpago da tua lança.
12 Com indignação marchaste pela terra, com ira trilhaste os gentios.
13  Tu saíste para salvação do teu povo, para salvação do teu ungido; tu  feriste a cabeça da casa do ímpio, descobrindo o alicerce até ao  pescoço. (Selá.)
14 Tu  traspassaste com as suas próprias lanças a cabeça das suas vilas; eles  me acometeram tempestuosos para me espalharem; alegravam-se, como se  estivessem para devorar o pobre em segredo.
15 Tu com os teus cavalos marchaste pelo mar, pela massa de grandes águas.
16  Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus  lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no  dia da angústia descansarei, quando subir contra o povo que invadirá com  suas tropas.
17 Porque ainda que  a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o  produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as  ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
18 Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
19  O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e  me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus  instrumentos de corda).
Salmodiando ao Senhor
O povo de Israel (rios) causa  uma divisão sobre a terra: temos a nação bem-aventurada e os outros  povos (v. 9). Por Deus ter escolhido a Israel dentre todas as nações,  criou-se uma divisão sobre a terra.
As nações (montes) vêem a glória  do Senhor e ficam apavorados. Diante do Senhor de toda a terra a  inundação (invasão) das nações (muitas águas) passam (v. 10).
O abismo restitui o que deteve, e levanta as mãos ao alto em sinal de rendição (v. 10).
Os filhos de um homem em sua  virilidade são comparados as flechas na mão de um homem poderoso "Como  flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade" (  Sl 127:4). Tooltip Habacuque descreve o Senhor como Aquele que possui um  aljava cheia de flechas ( Hc 3:9 Tooltip ), ou seja, Ele possui muitos  filhos dentre os homens (v. 11).
Diante da glória dos filhos de  Deus, o sol e a lua deixará de cumprir a sua função diária e se  recolherá em sua morada (aposento). Diante do resplendor daquele que é o  Sublime entre os sublimes, o sol e a lua haverá de recolher-se, pois o  Cordeiro de Deus iluminará a cidade santa "Nunca mais te servirá o sol  para luz do dia nem com o seu resplendor a lua te iluminará; mas o  SENHOR será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória" ( Is 60:19  Tooltip ).
Observe a superioridade da lança  comparado as flechas. O brilho das flechas e o resplendor da lança será  suficiente para iluminar a cidade santa, pois assim como Ele é, os  cristãos serão semelhantes a Ele "E a cidade não necessita de sol nem de  lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem  iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada" ( Ap 21:23 Tooltip ).
Cristo foi feito mais sublime  que os seus, e os cristãos, como casa espiritual e habitação do  Altíssimo, serão mais sublimes que os céus, pois assim como Ele é, serão  semelhantes a Ele "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é  manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se  manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos" (  1Jo 3:2 Tooltip ).
Com indignação Cristo marchará  sobre a terra e trilhará as nações. Quando Habacuque escreveu esta  oração profética, ele conseguiu visualizar o Senhor Jesus marchando  sobre a largura da terra. Habacuque não visualiza somente a Babilônia,  antes as nações que se submeterão ao reino de Cristo no milênio ( Sl  110:5 Tooltip -7).
A saída de Deus no dia da  batalha será em defesa do seu povo, os descendentes de Abraão segundo a  carne. Diferente e a ação de Deus para com o seu povo segundo a fé que  teve o crente Abraão, a igreja, os filhos de Deus segundo a fé em  Cristo, pois estarão nas bodas do Cordeiro ( Jo 1:12 Tooltip -13). Há os  descendentes de Abraão segundo a carne e os filhos de Abraão segundo a  fé, nomeados também de filhos de Deus.
Ao salvar o seu povo (Israel),  Deus preserva o trono do seu Ungido (v. 3). O 'chefe' da terra da  impiedade será ferido e despido completamente. Quem é (será) o chefe da  terra? O iníquo que haverá de se levantar contra o povo escolhido,  segundo a eficácia de Satanás "E então será revelado o iníquo, a quem o  Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da  sua vinda" ( 2Ts 2:8 Tooltip ).
Cristo sairá para livrar o povo  de Israel quando eles forem atacados pelas nações. Eles atacarão o povo  de Israel como se estivessem para devorar o pobre as ocultas. Eles  atinarão que Israel estará indefeso, porém, eles serão traspassados por  suas próprias armas, quando avançarem com o ímpeto semelhante a das  tempestades sobre Israel ( Hb 3:14 Tooltip ).
Ora, novamente Habacuque utiliza  a figura do mar e das águas para falar das nações (v. 15). Do mesmo  modo, João na ilha de Patmos utilizou a figura das águas e do mar para  fazer referência as nações da terra: "Então o anjo me disse: As águas  que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e  línguas" ( Ap 17:15 Tooltip ).
Ao ouvir a voz do Senhor que  marcha entre os povos da terra, o profeta Habacuque sente temor e  tremor, visto que a sua carne não suporta a voz do Altíssimo. Por não  poder suster-se em pé, Habacuque considera que a podridão acometeu os  seus ossos (v. 16).
Apesar de toda glória revelada, o  profeta aguarda a invasão dos caldeus, que prefigura o dia da angustia,  o tempo da grande tribulação (v. 16b; Mt 24:21 Tooltip ).
Diante desta revelação  maravilhosa, o profeta que estava orando ao Senhor irrompe em adoração.  Ainda que as maiores adversidades acometesse a existência de Habacuque,  todavia o profeta estaria alegre no Senhor. O exultar do profeta é a  salvação de Deus, apesar dos contra-tempos desta vida.
Habacuque apresenta um quadro de  transtorno das coisas naturais: não florescer a figueira; a vide não  produzir frutos; a oliveira não produza; os campos não produzam  mantimentos; as ovelhas exterminadas; os currais não tenham gado. Ora,  os homens confiam piamente na natureza, pois ela não os decepciona.  Alegram-se quando vêem o que a natureza produz, porém não esperam no  Deus da nossa salvação.
Ao final da sua oração Habacuque  bendiz ao Senhor. Por confiar em Deus, Ele tornou-se a força do  profeta. Os pés do profeta será ágil e forte como os pés das corças. As  corças andam por lugares inatingíveis a outros animais do campo, e o  profeta, segundo a força do Senhor, trilhará caminhos altos.
Este trecho final da oração de  Habacuque é semelhante a fala de Paulo: "Não digo isto por necessidade,  pois já aprendi a contentar-me em toda e qualquer situação (...) Posso  todas as coisas naquele que me fortalece" ( Fl 4:11 -13). O poder de  Deus se aperfeiçoa na fraqueza dos homens...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
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