Subscribe:

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

FALSAS DOUTRINAS...


                                                          FALSAS DOUTRINAS...
O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? — diz o SENHOR.
Jeremias 23.28
Qual a relação entre as doutrinas sadias e o conhecimento das demais doutrinas da Palavra de Deus?
Aquilo sobre o que você constrói a sua casa determinará quanto tempo durará a sua casa. Se você constrói sua casa sobre a areia, como disse Jesus em Mt 7, quando vir a chuva e soprar sobre ela o vento, ela certamente cairá. Se você a construir sobre um monte de pedregulhos, é bem possível que trincas surgirão com o deslocamentos das pedrinhas. Se você construir sobre o barro, é bem possível que ela não dure muito tempo devido à toda deteriorização natural diante da exposição à chuva.
Enfim, todos sabemos que casas precisam de um alicerce sólido sobre o qual possa permanecer até o dia em que alguém, por livre e espontânea vontade, decida derrubá-la. E não existe apenas um tipo de fundamento. Dependendo do tipo de casa que você constrói, você precisa de tipos diferentes de alicerces sobre os quais construir. O alicerce de um edifício é diferente do de uma casa. O de uma borracharia é diferente do de um Shopping Center.
Mas, o que tudo isso tem a ver com as doutrinas sadias ou doentes sobre a Bíblia? Tem a ver no sentido de que as doutrinas são o fundamento sobre o qual nossa vida espiritual é construída. Dependendo do alicerce que você tem colocado em sua vida, sua espiritualidade tanto pode permanecer “de pé”, quanto pode cair e desaparecer para sempre.
No texto de Jeremias 23.28, encontramos o Deus e o profeta sendo irônicos (ou sarcásticos) ao incentivarem falsos profetas a contarem seus sonhos. Obviamente, não porque Deus concorde com isso, mas apenas para mostrar quão pífios estes são diante da própria Palavra de Deus.
Já naquela época, pessoas corriam atrás de falsas revelações nas quais visões e sonhos acabavam tendo mais procura do que a própria Palavra de Deus. As pessoas ansiavam por ouvir sonhos sendo explicados. O sensacionalismo os animava e contagiava. E Deus está sarcasticamente chamando os “profetas” a contarem seus sonhos a fim de que todos percebam que os sonhos não passam de “palha” diante do verdadeiro “trigo” que é a Palavra.1
Isso não quer dizer que o Senhor não fale por sonhos. Este é mais um meio que encontramos na Palavra sobre como Deus fala com os seus. Vemos isso aqui:
Números 12.6: Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos.
Mateus 2.12: Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra. Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Ainda hoje, pessoas continuam dando mais valor aos sonhos e sinais sensacionais do que à própria Palavra de Deus. É importante que recordemos, então, que distantes da Palavra de Deus, as pessoas encontrarão a morte espiritual.
Somente doutrinas sadias são capazes de produzir um viver sadio, uma família sadia e uma igreja sadia. O simples fato de alguém ou mesmo uma comunidade inteira não se preocuparem com a Palavra, com as sãs doutrinas, constituem-se um risco mortal a essas pessoas.
Essa é uma mentira que tem matado a vida espiritual de muita gente, o crer que outras coisas podem substituir a Palavra em suas vidas, ou, simplesmente, acreditarem que a Palavra não é tão necessária assim.
Uma mentira que mata: “eu não preciso da Palavra de Deus para ser um cristão”. Tome muito cuidado com qualquer coisa que tire a Palavra de sua vida, ou mesmo que lhe leve pra longe dela.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.