Subscribe:

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

TEMOS UM POUCO DO CARÁTER DE JUDAS ISCARIOTES...


                   TEMOS UM POUCO DO CARÁTER DE JUDAS ISCARIOTES...
Introdução:
1. Leia: Mateus 26:14-16
2. Sobre o Texto:
a. O nome Judas vive na infâmia.
b. Você não vai encontrar uma criança com o nome de Judas por causa da reputação associada a esse nome.
c. A maioria o conhece como o homem que traiu Jesus, e foi exatamente isso que ele fez.
d. Em notícia recente, no entanto, um certo "Evangelho de Judas", foi publicado.
e. Este evangelho apresenta Judas como um herói em vez de um homem de má reputação.
f. O que a Bíblia tem a dizer sobre a vida de Judas e que lições podemos aprender com a sua vida.
Quem foi Judas? Ele foi ...
I. Um Apóstolo
1. Ele estava incluído entre os doze.
a. Mateus 10:4, Marcos 3:19 e Lucas 6:16 todos o mencionam entre os doze apóstolos.
b. Mateus 26:14, 27, Marcos 14:10, 43, Lucas 22:47 diz que ele era um dos doze.
c. A implicação é clara. Jesus escolheu especificamente Judas para ser um dos apóstolos.
d. Foi Judas parte do ministério e apostolado, de Jesus? Sim; ele foi até que ele transgrediu e caiu (Atos 1:25).
2. Ele sentou-se aos pés de Jesus e aprendeu de seus ensinamentos.
a. Ele foi ensinado acerca do evangelho e ouviu sobre o reino de Deus de acordo com Lucas 8:1.
b. Ele ouviu o significado da parábola do semeador de acordo com Marcos 4:10.
c. Ele foi ensinado que os últimos serão os primeiros de acordo com Marcos 9:35.
d. Ele foi predito sobre a traição e morte de Jesus de acordo com Mateus 20:17, Marcos 10:32 e Lucas 18:31.
3. Ele era um daqueles enviados a pregar às ovelhas perdidas da casa de Israel e recebeu o poder de confirmar a palavra.
a. A ele foi dado o poder sobre os espíritos imundos. Mateus 10:1 "E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades”.
b. Ele pregou o evangelho a Israel. Mateus 10:5-7 "A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus"
c. Ele estava entre aqueles enviados de dois a dois. Marcos 6:7 "E chamou a si os doze, e começou a enviá-los a dois e dois, e dava-lhes poder sobre os espíritos imundos".
4. Antes de ser um traidor, ele era um fiel discípulo de Jesus.
5. A vida de Judas prova que os homens podem cair da graça e se perder. Atos 1:25 diz: "para tomar o lugar neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou para ir ao seu próprio lugar"
6. 1 Coríntios 10:12 diz: "Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia"
II. Um Traidor
1. Ele é conhecido como um traidor (Mateus 10: 4, Marcos 3:18) e um traidor (Lucas 6:16).
2. Os líderes judeus precisavam de alguém para revelar o repouso de Jesus durante a noite para eles, porque eles não queriam levá-lo na presença da multidão de acordo com Lucas 22:6.
3. Lucas 22:5 diz que Judas fez eles felizes.
4. Ele foi motivado pela ganância.
a. Quando Jesus foi abençoado por uma mulher com um unguento caro, Judas questionou seu uso dizendo que ele poderia ter sido vendido e o dinheiro dado para os pobres.
b. João escreveu sobre a declaração Judas "Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava" (João 12:6).
c. Houve então, a evidência prévia da cobiça de Judas. Isto foi então usado por Satanás para motivar Judas a trair Jesus.
d. Assim Judas disse aos chefes dos sacerdotes, "Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata. E desde então buscava ele oportunidade para o entregar" (Mateus 26:15-16).
e. A cobiça de Judas motivou a traição de Jesus.
f. Lucas 12:15 "E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui"
5. Jesus previu que Judas o trairia.
a. Em João 6:70-71, "Respondeu-lhes Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? Contudo um de vós é o diabo (caluniador, falso acusador). Referia-se a Judas, filho de Simão Iscariotes; porque era ele o que o havia de entregar, sendo um dos doze"
b. Em Mateus 17:22 Jesus disse: "O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens"
c. Em Mateus 26:21, lemos: "e, enquanto comiam, disse: Em verdade vos digo que um de vós me trairá".
d. Em Mateus 26:25 "Também Judas, que o traía, perguntou: Porventura sou eu, Rabi? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste"
e. Em João 13:26-27 João registra: "Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tendo, pois, molhado um bocado de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. E, logo após o bocado, entrou nele Satanás. Disse-lhe, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa"
6. Judas deixou para trair Jesus na última ceia.
a. Marcos 14:10 "Então Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais sacerdotes para lhes entregar Jesus"
7. Judas permitiu Satanás entrar em seu coração.
a. João 13:2 "Enquanto ceavam, tendo já o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse"
b. Lucas 22:3 declara: "Entrou então Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, que era um dos doze"
c. Quando nós cedemos à tentação do pecado, nós permitimos que Satanás entre nosso coração.
8. Ele, então, levou a guarnição de soldados até o lugar de oração de Jesus, no Jardim do Getsêmani.
a. João 18:2-3 diz: "Ora, Judas, que o traía, também conhecia aquele lugar, porque muitas vezes Jesus se reunira ali com os discípulos. Tendo, pois, Judas tomado a coorte e uns guardas da parte dos principais sacerdotes e fariseus, chegou ali com lanternas archotes e armas"
b. Mateus 26:47 "E estando ele ainda a falar, eis que veio Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, vinda da parte dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo"
c. Marcos 14:43 "E logo, enquanto ele ainda falava, chegou Judas, um dos doze, e com ele uma multidão com espadas e varapaus, vinda da parte dos principais sacerdotes, dos escribas e dos anciãos"
9. Judas então identifica Jesus com um beijo e a traição estava completa.
a. O que normalmente era um sinal de afeto foi usado como um sinal de traição.
b. Mateus 26:48-49 diz: "Ora, o que o traía lhes havia dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é: prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus disse: Salve, Rabi. E o beijou".
c. Marcos 14:44-45 diz a mesma coisa.
d. Lucas registra Jesus dizendo: "Judas, com um beijo trais o Filho do homem?" (Lucas 22:48).
e. Foi depois disso que Jesus foi traído.
III. Um Homem Arrependido
1. Ele estava arrependido que Jesus estava indo para ser morto, porque ele sabia que ele era inocente.
a. Mateus 27:3-4 "Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Responderam eles: Que nos importa? Seja isto lá contigo".
b. A palavra grega usada aqui não é METANOIA, mas METAMELOMAI. A ideia não é uma de uma mudança de coração que resulta em uma vida transformada, mas sim, simplesmente remorso, sem qualquer verdadeira mudança de caráter.
2. Para seu crédito, Judas tentou devolver o dinheiro que ele tinha recebido, mas os sacerdotes recusaram.
a. Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Responderam eles: Que nos importa? Seja isto lá contigo". (Mateus 27:3-4).
b. Judas, em seguida, joga o dinheiro no templo. Mateus 27:5 "E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata"
c. O traidor traiu a si mesmo. Aqui está uma lição: Satanás pode fazer algum pecado parecer bom para nós, mas no final, ele vai nos trair.
d. Os chefes dos sacerdotes, em seguida, pegaram o dinheiro e usaram para comprar um campo para enterrar os mortos não reclamados.
3. Judas, em seguida, foi e enforcou-se, morreu e caiu.
a. Mateus 27:5 "e ele foi e se enforcou"
b. Atos 1:18-19 diz: "(Ora, ele adquiriu um campo com o salário da sua iniquidade; e precipitando-se, caiu prostrado e arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. E tornou-se isto conhecido de todos os habitantes de Jerusalém; de maneira que na própria língua deles esse campo se chama Acéldama, isto é, Campo de Sangue)".
c. Judas tinha remorso, mas ele não tinha a tristeza segundo Deus. 2 Coríntios 7:10 diz: "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte"
Conclusão:
1. Vamos entender o ensinamento da Bíblia sobre Judas. Ele foi...
a. Um Apóstolo
b. Um Traidor
c. Um Homem Arrependido.
2. Convite
a. Somos todos como Judas de alguma forma. Quando pecamos, traímos Jesus.
b. Como lidamos com nosso pecado?
c. Será que simplesmente sentimos remorso? Ou será nos arrependemos de fato?
d. Arrependei-vos hoje e se convertam a Deus.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.