Subscribe:

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

NÃO MURMURE APENAS RESTAURE OS MUROS...


                             NÃO MURMURE APENAS RESTAURE OS MUROS...
Neemias 2. 1-3
A Igreja de Cristo tem vivido dias difíceis onde o pecado tem sido proliferado de forma assustadora. Em meio a esse contexto difícil o que se vê são as fofocas, o desânimo, as fraquezas espirituais e muitos outros que estão minando as vidas de muitos crentes e levando-os à total estagnação espiritual. Os muros espirituais de muitos servos de Deus estão caídos e somente com uma restauração divina a bênção será instaurada.
À luz do que Deus fez na nação de Israel, através de Neemias no processo da restauração dos muros de Jerusalém, estaremos destacando alguns valores que precisam ser vivenciados por aqueles que almejam a restauração de suas vidas no altar do Senhor.
Para ter minha vida restaurada no altar do Senhor, eu preciso…
I – Buscar conhecer a realidade da minha vida espiritual (1. 2,3)
Antes de iniciar o processo de reconstrução dos muros de Jerusalém, Neemias foi confrontado com a realidade da cidade. Ao perguntar acerca dos que haviam ficado em Jerusalém, quando do exílio, ele ouviu as seguintes palavras: “Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo (Nm 1.3).”
Primeiro ele teve de ser confrontado com a realidade do problema, para buscar a mudança necessária. Foi diante da confrontação com o problema, que iniciativas foram geradas para a consolidação efetiva da reconstrução dos muros.
Assim também acontece com nossa vida espiritual. O milagre da restauração de nossas vidas no altar do Senhor só acontece, quando é gerado em nós coragem para conhecer a realidade de nossas próprias vidas. Como está sua vida espiritual? Quais são os seus conflitos, medos, mazelas e pecados que estão impedindo e quebrando a sua comunhão com Deus?
Muitas vezes, espiritualmente nossas vidas estão como esteve a cidade de Jerusalém: Estamos em grande miséria e desprezo, nossos muros espirituais estão derrubados e nossas portas que representam nossa segurança espiritual em Deus estão queimadas. Somente tendo a coragem de reconhecer nossa falácia espiritual, encontraremos os recursos divinos que irão restaurar nossa vida espiritual.
II – Me quebrantar e arrependido clamar pelo socorro do Senhor (1. 4 – 7)
A primeira atitude que foi gerada no coração de Neemias diante da terrível realidade da cidade de Jerusalém foi o quebrantamento e oração no altar do Senhor. Ele se quebranta e arrependido diante dos pecados que a nação de Israel havia cometido, clama pelo perdão e socorro de Deus.
Assim também precisa acontecer conosco! Enquanto não buscarmos a face do Senhor e quebrantados em total arrependimento nos colocarmos diante Dele, o milagre não acontecerá. O perdão do Senhor irá quebrar as barreiras que estão nos impedindo de avançar; O perdão do Senhor irá gerar a cura necessária para termos nossas vidas restauradas.
Essa deve ser a oração da sinceridade, da humildade e da certeza de que o sangue de Cristo irá nos lavar e nos purificar para sermos restaurados e usados por Ele.
III – Tomar atitudes práticas para a concretização do milagre
Neemias pediu permissão ao rei para reedificar os muros de Jerusalém (2.5)
Neemias buscou os recursos para a edificação dos muros (2.8)
Neemias animou o povo a reedificar o muro (Ele vendeu a ideia e obteve êxito) (2.11…)
Foi dessa forma que ele caminhou rumo à concretização do milagre. Ao tomar atitudes práticas ele pôde caminhar na direção do milagre.
Assim também acontece em nossa vida espiritual. Não basta conhecermos a realidade dos problemas e apenas orarmos. É necessário que façamos a nossa parte através das atitudes que precisam ser tomadas para a consolidação do milagre. Deus não irá fazer aquilo que é de nossa responsabilidade. Portanto, em nome do Senhor Jesus, faça a sua parte! Tome as atitudes necessárias e rompa na certeza de que Deus irá supri-lo e consolidar o milagre em sua vida.
IV – Lutar contra os ataques do inimigo (Sambalate e Tobias) (4. 1- 9)
Reconstruir os muros foi um grande desafio que suscitou inimigos. A luta de Neemias junto do povo de Israel foi grande, pois no comando dos inimigos estavam Sambalate e Tobias. Eles não queriam ver a bênção sendo instaurada e fizeram o que puderam para impedir a reconstrução dos muros. Neemias se colocou diante do Senhor e lutou contra todos os ataques. Ele clamou pela proteção de Deus e junto do povo de Israel obteve a vitória.
Tomar a decisão de buscar a restauração da nossa vida espiritual implica ver o inimigo se levantado para nos derrotar. É necessário, portanto, estar firme no altar do Senhor e diante Dele buscar a proteção para vencer os ataques dos inimigos. É caminhar na certeza de que no barco da nossa vida está Jesus! Ele tem o controle e o poder para declarar a nossa vitória.
V – O Milagre da restauração (6.15-16)
É maravilhoso ver o final dessa obra quando a restauração completa dos muros foi consolidada. Além dos muros, foi restaurada também a dignidade da nação, a alegria, a prosperidade, a certeza de vitória e outros…
É assim que Deus quer fazer em nossas vidas. Ele quer realizar o grande milagre da restauração completa da nossa vida espiritual. É querer Dele, restaurar a nossa dignidade, integridade, alegria, prosperidade… Ele quer instaurar a certeza plena da vida abundante prometida por Cristo. Creia nisso! Deus tem grandes coisas a fazer em nossas vidas. Ele quer nos usar restaurados, para marcar a nossa geração com a glória de Cristo.
Conclusão:
A proposta de Deus é ver seus filhos restaurados para serem usados na proclamação do nome de Cristo. O próprio Deus já tem estabelecido o caminho da vitória. É através desse processo de bênçãos que seremos encontrados no centro da vontade do Senhor! É desta forma que seremos achados como verdadeiros adoradores que o adoram em espírito e em verdade! É vivendo essa grande maravilha que nossa geração será transformada com a glória de Cristo.

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.