Subscribe:

terça-feira, 15 de novembro de 2016

FILHOS DE ZERUIA...


                                                 FILHOS DE ZERUIA...
2 Sm 16:10
2 Samuel 16 -  10. Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Por ele amaldiçoar e por lhe ter dito o Senhor: Amaldiçoa a Davi; quem dirá: Por que assim fizeste? - Bíblia JFA
INTRODUÇÃO.
Você conhece alguém que foi seu amigo e hoje lhe trata como inimigo? Alguém que muito lhe amou em seu passado recente, hoje lhe odeia?
Alguém que muito lhe favoreceu hoje quer lhe prejudicar? Se este é o seu caso, acompanhe comigo a parceria entre Davi e Joabe, o filho da Zeruia. Esta amizade relatada na Bíblia começou tão bem e terminou de forma tão trágica para Davi.
Desde o assassinato de Abner, Davi poderia ter encerrado esta relação, entretanto, ele optou por promover e fortalecer Joabe,o filho da Zeruia. Tudo que não resolvemos teremos de carregar.
QUEM ERA A ZERUIA?
Zeruia era a mãe de Abisai,Joabe e Asael.
Ela era uma das filhas de Naás e criada por Jessé, o pai de Davi.
Zeruia era irmã de Davi.
1 Crônicas 2 -  16. e foram suas irmãs Zeruia e Abigail ambas filhas de Naás e como cito acima criadas por Jessé . Os filhos de Zeruia foram: Abisai, Joabe e Asael, três.
- Bíblia JFA
Abisai, Joabe e Asael eram sobrinhos de Davi.
A relação entre eles era de parentesco.
ABISAI, JOABE E ASAEL.
2.1) Asael foi morto por Abner logo no início do reinado de Davi. (2 Samuel 2:21-23)
Abisai e Joabe acompanharam Davi por quarenta anos. Estavam entre os oficiais do reino de Davi e seus nomes figuravam entre os trinta valentes de Davi. Desde os tempos do rei Saul, ambos ajudavam Davi em suas batalhas.
2.2) Joabe apareceu muito bem no início.(2 Sm.2:13)
2 Samuel 2 -  13. Saíram também Joabe, filho de Zeruia, e os servos de Davi, e se encontraram com eles perto do tanque de Gibeão; e pararam uns de um lado do tanque, e os outros do outro lado. - Bíblia JFA OFFline
2.3) Abisai estava com Davi quando este fugia da inveja do rei Saul.(1 Samuel 26:6)
1 Samuel 26 -  6. Então Davi, dirigindo-se a Aimeleque, o heteu, e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe, perguntou: Quem descerá comigo a Saul, ao arraial? Respondeu Abisai: Eu descerei contigo. - Bíblia JFA
Abisai estava ao lado de Davi quando este corria perigo de vida.
VOCACIONADOS PARA CORTAREM CABEÇAS.
Apesar de serem corajosos guerreiros, os filhos da Zeruia tinham uma vocação e um desejo de cortarem cabeças. Eram homens sanguinários e impiedosos.
3.1) Abisai quis encravar o rei Saul em terra com a ponta de sua lança, enquanto este dormia.
Militarmente falando não se mata ninguém pelas costas ou dormindo.
Desde o início Davi presenciou o instinto sanguinário dos filhos da Zeruia.
1 Samuel 26 -  8. Então disse Abisai a Davi: Deus te entregou hoje nas mãos o teu inimigo; deixa-me, pois, agora encravá-lo na terra, com a lança, de um só golpe; não o ferirei segunda vez. 9. Mas Davi respondeu a Abisai: Não o mates; pois quem pode estender a mão contra o ungido do Senhor, e ficar inocente? - Bíblia JFA
3.2) Posteriormente Abisai intentou cortar a cabeça de Simei, em duas oportunidades. Novamente Davi o conteve, com a seguinte pergunta: "Que tenho convosco filhos da Zeruia?"
2 Samuel 16 -  5-10 "Tendo o rei Davi chegado a Baurim, veio saindo dali um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gêra; e, adiantando-se, proferia maldições. 6. Também atirava pedras contra Davi e todos os seus servos, ainda que todo o povo e todos os valorosos iam à direita e à esquerda do rei. 7. E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem sanguinário, homem de Belial! 8. O Senhor te deu agora a paga de todo o sangue da casa de Saul, em cujo lugar tens reinado; já entregou o Senhor o reino na mão de Absalão, teu filho; e eis-te agora na desgraça, pois és um homem sanguinário. 9. Então Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: Por que esse cão morto amaldiçoaria ao rei meu senhor? Deixa-me passar e tirar-lhe a cabeça. 10. Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Por ele amaldiçoar e por lhe ter dito o Senhor: Amaldiçoa a Davi; quem dirá: Por que assim fizeste?"
2 Samuel 16:5-10 - Bíblia JFA
3.3) Joabe, ajudado por seu irmão Abisai, matou o general Abner traiçoeiramente, trazendo grande dor ao recém empossado rei Davi. Abner firmara uma aliança com Davi.
2 Samuel 3 -  30. Joabe, pois, e Abisai, seu irmão, mataram Abner, por ter ele morto a Asael, irmão deles, na peleja em Gibeão. - Bíblia JFA
A morte de Abner aconteceu de forma traiçoeira, motivada por vingança. (2 Samuel 3:27,28)
2 Samuel 3 -  27. Quando Abner voltou a Hebrom, Joabe o tomou à parte, à entrada da porta, para lhe falar em segredo; e ali, por causa do sangue de Asael, seu irmão, o feriu no ventre, de modo que ele morreu.
DAVI AMALDIÇOA JOABE E SEU IRMÃO ABISAI.
2 Samuel 3-28,29  "Depois Davi, quando o soube, disse: Inocente para sempre sou eu, e o meu reino, para com o Senhor, no tocante ao sangue de Abner, filho de Ner. 29. Caia ele sobre a cabeça de Joabe e sobre toda a casa de seu pai, e nunca falte na casa de Joabe quem tenha fluxo, ou quem seja leproso, ou quem se atenha a bordão, ou quem caia à espada, ou quem necessite de pão." - Bíblia JFA.
DAVI DECLARA PUBLICAMENTE SER IMPOTENTE PARA LIDAR COM O INSTINTO ASSASSINO DOS FILHOS DA ZERUIA. (2 SAMUEL 3:39)
2 Samuel 3 -  39. E quanto a mim, hoje estou fraco, embora ungido rei; estes homens, filhos de Zeruia, são duros demais para mim. Retribua o Senhor ao malfeitor conforme a sua maldade. - Bíblia JFA OFFline
Desde o início seu reinado, ainda em Hebrom, onde reinou por sete anos, Davi percebeu o caráter malicioso, e vingativo dos filhos da Zeruia. Davi testemunhou a capacidade de vingança destes homens. Chegou a declarar: "Eles são duros demais para mim!"
5.1) Minha pergunta nesse momento é:
Porque Davi, conhecendo e presenciando o caráter de pessoas tão maliciosas, permitiu que estes lhe acompanhassem nos anos vindouros.
Porque lhe faltou a coragem para remover Abisai e Joabe?
5.2) Neste momento de reflexão me lembrei de duas frases se Mike Murdock:
"Tudo que você não resolve você terá que carregar."
"Aqueles que pecam contra você, terminarão pecando contra você."
Infelizmente, Davi não foi corajoso o suficiente para remover de perto de si, os filhos da Zeruia. Sua postergação lhe traria muitas dores no futuro.
DAVI PROMOVE ABISAI E JOABE.
Davi possuía trinta oficiais de destaque em seu reino. Entre os trinta valentes três se destacaram. Abisai, o filho da Zeruia foi feito o chefe deles.
6.1) Abisai, irmão mais velho de Joabe se tornou um dos trinta valentes de Davi.(1 Crônicas 11:20,21)
1 Crônicas 11 -  20. Abisai, irmão de Joabe, era o chefe dos três; o qual, brandindo a sua lança contra trezentos, os matou, e teve nome entre os três. 21. Ele foi mais ilustre do que os outros dois, pelo que foi feito chefe deles; todavia não igualou aos primeiros três. - Bíblia JFA
6.2) Depois de reinar sete anos em Hebrom, Davi se tornou  o rei unificado de toda a nação de Israel. Jerusalém, conquistada por Joabe, se tornou a capital do reino e a cidade de Davi.
6.3) Joabe, o outro filho da Zeruia, foi promovido a chefe do exército do rei Davi. (1 Crônicas 11:4-8)
1 Crônicas 11 -  4-8 "Então Davi, com todo o Israel, partiu para Jerusalém , que é Jebus; e estavam ali os jebuseus, habitantes da terra. 5. E disseram os habitantes de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Não obstante isso, Davi tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi. 6. Davi disse: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e capitão. E Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro, pelo que foi feito chefe. 7. Então Davi habitou na fortaleza, e por isso foi chamada cidade de Davi. 8. E edificou a cidade ao redor, desde Milo em diante; e Joabe reparou o resto da cidade."
- Bíblia JFA
A bravura de Joabe lhe garantiu uma honrosa promoção. Bravura apenas não basta. Na hora de promover e honrar alguém prefira o caráter ao invés da coragem.
Tem muito homem de Deus nos dias de hoje, promovendo e honrado os filhos da Zeruia do Século 21 para ocuparem seus cargos de confiança.
JOABE CONQUISTA RABÁ. (2 SAMUEL 12:26-31)
Após uma sangrenta batalha, o agora general Joabe, conquista a cidade real de Rabá, capital dos amonitas em favor do rei Davi.
2 Samuel 12:26-31 - (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)
"Ora, pelejou Joabe contra Rabá, dos amonitas, e tomou a cidade real. 27 – Então mandou Joabe mensageiros a Davi, e disse: Pelejei contra Rabá, e já tomei a cidade das águas. 28 - Ajunta, pois, agora o resto do povo, acampa contra a cidade e toma-a, para que eu não a tome e seja o meu nome aclamado sobre ela. 29 - Então Davi ajuntou todo o povo, e marchou para Rabá; pelejou contra ela, e a tomou. 30 - Também tirou a coroa da cabeça do seu rei; e o peso dela era de um talento de ouro e havia nela uma pedra preciosa; e foi posta sobre a cabeça de Davi, que levou da cidade mui grande despojo. 31 - E, trazendo os seus habitantes, os pôs a trabalhar com serras, trilhos de ferro, machados de ferro, e em fornos de tijolos; e assim fez a todas as cidades dos amonitas. Depois voltou Davi e todo o povo para Jerusalém."(2 Samuel 12:26-31)
7.1) Rabá era a fortaleza das águas.
Este motivo fazia da mesma uma região estratégia aos interesses do rei. Rabá era bem armada, sendo a capital do império Amonita, tradicionais inimigos de Israel.
7.2) Joabe e seu jogo político.
Pesava sobre Joabe e Abisai, os filhos da Zeruia, a maldição proferida sete anos antes por Davi, pelo assassinato de Abner, amigo de Davi.
"Caia ele sobre a cabeça de Joabe e sobre toda a casa de seu pai, e nunca falte na casa de Joabe quem tenha fluxo, ou quem seja leproso, ou quem se atenha a bordão, ou quem caia à espada, ou quem necessite de pão." (2 Samuel 3:29) - Bíblia JFA.
7.3 Joabe precisava "limpar sua barra" com o rei.
Com todo respeito aos diversos comentaristas que explicam esta passagem como uma atitude de lealdade suprema de Joabe, discordo da palavra lealdade em favor de Joabe. A suposta lealdade de Joabe era interesseira.
Em minha opinião, Joabe fez um "jogo de cena" para ficar bem com o rei Davi.
Disse Joabe a Davi:
"Ajunta, pois, agora o resto do povo, acampa contra a cidade e toma-a, para que eu não a tome e seja o meu nome aclamado sobre ela. 29 - Então Davi ajuntou todo o povo, e marchou para Rabá; pelejou contra ela, e a tomou. 30 - Também tirou a coroa da cabeça do seu rei; e o peso dela era de um talento de ouro e havia nela uma pedra preciosa; e foi posta sobre a cabeça de Davi.,,"(2 Samuel 12:28-30)
Pergunto: Lealdade de Joabe ou manobra política visando apagar da memória de Davi a covardia feita com Abner, sete anos antes?
Minha opinião acima se baseia nas atitudes futuras de Joabe em relação a Davi.
JOABE, CÚMPLICE DE DAVI NA MORTE DE URIAS.
Com o reino consolidado, Davi próximo aos 50 anos, possuiu sexualmente a Bate Seba, engravidando-a. Para encobrir seu pecado, ordenou a morte de seu marido, Urias, um de seus soldados mais fiéis.
Quem foi o cúmplice de Davi neste pecado?
Joabe.
Para agradar ao rei, pouco, importava a Joabe se um inocente iria morrer.
8.1) Urias foi abandonado na batalha por Joabe, a pedido do rei Davi.(2 Samuel 11:14-18) V.18
2 Samuel 11 -  14-18 "Pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe, e mandou-lhe por mão de Urias. 15. Escreveu na carta: Ponde Urias na frente onde for mais renhida a peleja, e retirai-vos dele, para que seja ferido e morra. 16. Enquanto Joabe sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes. 17. Quando os homens da cidade saíram e pelejaram contra Joabe, caíram alguns do povo, isto é, dos servos de Davi; morreu também Urias, o heteu. 18. Então Joabe mandou dizer a Davi tudo o que sucedera na peleja."
- Bíblia JFA
8.2 O que Davi fez foi mal aos olhos do Senhor e as consequências deste erro foram muito danosas para sua família e seu reino.
Mesmo sendo alvo da graça de Deus, Davi teve que administrar as consequências de seus erros.
Consequências de pecados devem ser administradas.
8.3) Davi se torna refém de seu general Joabe.
Conforme disse no início, aqueles que pecam com você, no final pecarão contra você.
Este episódio de injustiça debilitou a imagem de Davi diante do povo e fez crescer o poder do ambicioso Joabe.
DAVI, JOABE E ABSALÃO.
Absalão, filho de Davi matou seu irmão Amnom, devido o mesmo estuprar Tamar, filha de sua måe. Ambos eram filhos de Davi, porém tinham mães diferentes. Davi expulsou Absalão de Jerusalém. Um lastro de mágoa se formou entre pai e filho por dois anos. (2 Samuel 14)
Mais uma vez a habilidade política de Joabe entra em cena.
9.1) Joabe promoveu a reconciliação entre Davi e Absalão. (2 Samuel 14:31-33)
(2 Samuel 14:22)
Com esta manobra política Joabe acreditou ter alcançado o coração do rei.
2 Samuel 14 -  22. "Então Joabe se prostrou com o rosto em terra e, fazendo uma reverência, abençoou o rei; e disse Joabe: Hoje conheço que achei graça aos teus olhos, ó rei meu senhor, porque o rei fez segundo a minha palavra." - Bíblia JFA.
2 Samuel 14 - 31-33 "Então Joabe se levantou, e veio ter com Absalão, em casa, e lhe perguntou: Por que os teus servos puseram fogo ao meu campo. 32. Respondeu Absalão a Joabe: Eis que enviei a ti, dizendo: Vem cá, para que te envie ao rei, a dizer-lhe: Para que vim de Gesur? Melhor me fora estar ainda lá. Agora, pois, veja eu a face do rei; e, se há em mim alguma culpa, que me mate. 33. Foi, pois, Joabe à presença do rei, e lho disse. Então o rei chamou Absalão, e ele entrou à presença do rei, e se prostrou com o rosto em terra diante do rei; e o rei beijou Absalão." - Bíblia JFA.
9.2) Absalão se rebelou contra o rei, seu pai, e o expulsou da cidade real, usurpando-lhe trono.
Davi chora e escapa da cidade para não ser morto pelo próprio filho. O rompimento com Absalão foi uma das maiores dores de Davi.
Joabe recebe ordens expressas para debelar a rebelião, porém deveria tratar bem o jovem Absalão por amor a Davi.
"Trate bem o jovem Absalão..." ( 2 Samuel 18:5)
9.3) Joabe, que fingia amor por Absalão, atravessou-o com uma espada, matando-o e despedaçando o já combalido coração do rei Davi. Onde foi parar sua suposta lealdade?
2 Samuel 18 -  14,15 "Então disse Joabe: Não posso demorar-me assim contigo aqui. E tomou na mão três dardos, e traspassou com eles o coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho. 15. E o cercaram dez mancebos, que levavam as armas de Joabe; e feriram a Absalão, e o mataram."
 - Bíblia JFA
Fico imaginando o último olhar de Absalão para Joabe.
O mesmo Joabe que promoveu uma suposta reconciliação com seu pai, agora traz dez jovens para assassiná-lo.
Pergunto:
Como alguém que parecia amar tanto Absalão foi capaz de assassiná-lo de uma forma tão cruel?
Estas eram as características dos filhos da Zeruia.
Matar, conspirar e trair.
Isso fazia parte da natureza deles.
JOABE PERDEU O RESPEITO PELO REI.
Davi, chorando e sofrendo pela morte de seu filho Absalão, recebeu uma dura reprimenda pública de Joabe.
9.1) Joabe humilhou Davi publicamente.
2 Samuel 19 -  4-7 "Estava, pois, o rei com o rosto coberto, e clamava em alta voz: Meu filho Absalão, Absalão meu filho, meu filho! 5. Então entrou Joabe na casa onde estava o rei, e disse: Hoje envergonhaste todos os teus servos, que livraram neste dia a tua vida, a vida de teus filhos e filhas, e a vida de tuas mulheres e concubinas, 6. amando aos que te odeiam, e odiando aos que te amam. Porque hoje dás a entender que nada valem para ti nem chefes nem servos; pois agora entendo que se Absalão vivesse, e todos nós hoje fôssemos mortos, ficarias bem contente. 7. Levanta-te, pois, agora; sai e fala ao coração de teus servos. Porque pelo Senhor te juro que, se não saíres, nem um só homem ficará contigo esta noite; e isso te será pior do que todo o mal que tem vindo sobre ti desde a tua mocidade até agora." (2 Samuel 19:4-7) - Bíblia JFA
A rebelião contra Davi já estava orquestrada por Joabe.
Sem saída, Davi teve que obedecê-lo ou perderia todo seu exército.
9.1) Absalão havia retirado Joabe do Comando do exército.
Amasa assumira o comando do exército no lugar de Joabe.(2 Reis 27:25)
9.3) Joabe e Abisai mataram Amasa.
A exemplo do que fizera com Abner, Joabe matou  Amasa a traição, recuperando o comando do exército com "mão de ferro".
(2 Samuel 20;9,10) "E disse Joabe a Amasa: Vais bem, meu irmão? E Joabe, com a mão direita, pegou da barba de Amasa, para o beijar. 10. Amasa, porém, não reparou na espada que está na mão de Joabe; de sorte que este o feriu com ela no ventre, derramando-lhe por terra as entranhas, sem feri-lo segunda vez; e ele morreu. Então Joabe e Abisai, seu irmão, perseguiram a Sebá, filho de Bicri" - Bíblia JFA
Esta era a grande habilidade dos filhos da Zeruia:Trair e matar.
Infeliz é líder que põe sua confiança no desleal. Como um dente quebrado e um pé sem firmeza, assim é a confiança no desleal.
A partir daí, Joabe perde o respeito por Davi e começa lentamente a insurgir-se contra suas ordens.
JOABE INTENTA USURPAR O REINO, MANIPULANDO ADONIAS, O FILHO MIMADO DE DAVI.
Já entrado em dias, Davi indica seu filho Salomão como sucessor ao trono. Joabe sabia que Adonias, o filho de Davi era fraco de personalidade e indeciso.
10.1) Adonias "entendia-se" com Joabe.
1 Reis 1 -  5-7 "Então Adonias, filho de Hagite, se exaltou e disse: Eu reinarei. E preparou para si carros e cavaleiros, e cinquenta homens que corressem adiante dele. 6. Ora, nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim? Além disso, era ele muito formoso de parecer; e era mais moço do que Absalão. 7. E teve entendimento com Joabe, filho de Zeruia, e com o sacerdote Abiatar, os quais aderiram a ele e o ajudavam."
 - Bíblia JFA.
Joabe estava entre os que conspiravam contra a sucessão real. Os filhos da Zeruia são bons conspiradores.
DAVI MORREU SEM CONSEGUIR ELIMINAR JOABE.
Aquilo que você não destrói poderá lhe destruir no futuro.
1 Reis 2 -  1-6 "Ora, aproximando-se o dia da morte de Davi, deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: 2. Eu vou pelo caminho de toda a terra; sê forte, pois, e porta-te como homem. 3. Guarda as ordenanças do Senhor teu Deus, andando nos seus caminhos, e observando os seus estatutos, os seus mandamentos, os seus preceitos e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores, 4. e para que o Senhor confirme a palavra que falou acerca de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem os seus caminhos, andando perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca te faltará sucessor ao trono de Israel. 5. Tu sabes também o que me fez Joabe, filho de Zeruia, a saber, o que fez aos dois chefes do exército de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter, os quais ele matou, e em tempo de paz derramou o sangue de guerra, manchando com ele o cinto que tinha nos lombos, e os sapatos que trazia nos pés. 6. Faze, pois, segundo a tua sabedoria, e não permitas que suas cãs desçam à sepultura em paz."(1 Reis 2:1-6) - Bíblia JFA.
1 Reis 2 -  10. Depois Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi. - Bíblia JFA
Davi morreu sem conseguir eliminar Joabe.
O espinheiro havido crescido demais!
BENAIA, O SOLDADO MAIS LEAL DE DAVI, EXECUTOU ADONIAS E JOABE POR ORDEM DE SALOMÃO.
 1 Reis 2 -  25. E o rei Salomão deu ordem a Benaía, filho de Jeoiada, o qual feriu a Adonias, de modo que morreu. - Bíblia JFA
1 Reis 2:34,35 "Então Benaía, filho de Jeoiada, subiu e, arremetendo contra Joabe, o matou. E foi sepultado em sua casa, no deserto. 35. Em lugar dele o rei pôs a Benaías, filho de Jeoiada, sobre o exército; e a Zadoque, o sacerdote, pôs em lugar de Abiatar."
 - Bíblia JFA.
Joabe morreu gritando por misericórdia agarrado nas pontas do altar, porém esta lhe foi negada em sua hora final. Ninguém pode reivindicar o que plantou.
CONCLUSÃO:
Não, carregue em sua jornada quem Deus não lhe deu.
Pague os servos e honre seus filhos e discípulos.
O filho fica na casa para sempre.(Joao 8:35)
Despeça os filhos da Zeruia ao invés de promovê-los.
Joabe conhecia Deus, porém não o temia.
Matava quem o ameaçava e triturava junto com seu irmão Abisai, aqueles que ameaçavam seus interesses.
Joabe começou  bem e terminou mal.
Nunca lemos uma oração de Joabe em toda a bíblia.
Andou com Davi, porém não serviu o seu Deus.
Não reclame do que você tolera.
Resolva os pequenos problemas de início antes que o espinheiro cresça e se fortaleça.
Cuidado para que as ambições políticas de Joabe não se assenhorem de você. Todos nós temos lado mal, político e interesseiro que deve permanecer adormecido. Somos pura vaidade. (Salmo 39:5b)
Quebrante-se diante de Deus. Peça ajuda. Ouça outros e busque bons conselheiros.
Abaixo o espírito de Joabe!
Livre-se dos filhos da Zeruia de sua casa, família, ministério e empresa enquanto é tempo.
Não postergue a remoção de pessoas maliciosas e corruptas como fez Davi.
A decisão é sua e o poder é de Deus para lhe respaldar.
Leia: Jeremias 1:19/ Isaias 41:10,11/ Isaias 54:17
Isaías 41 -  10,11 "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11. Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; e os que contenderem contigo perecerão." - Bíblia JFA

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

1 comentários :

HEDERSON BORGES disse...

AMEI LI TODO E GOSTEI MUITO,TENHO UMA NOVA VISÃO SOBRE OS FILHOS DA ZERUIA,E O PORQUE DAVI OS MANTEVE AO SEU LADO...

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.