Subscribe:

terça-feira, 19 de abril de 2016

ZACARIAS E ISABEL UM CASAL A SERVIÇO DE DEUS...


                            ZACARIAS E ISABEL UM CASAL A SERVIÇO DE DEUS...
1. Quem eram Zacarias e Isabel?
Zacarias era sacerdote da ordem de Abias (1 Cr 24:10, "A sétima a Hacoz, a oitava a Abias" – 24 turmas) e Isabel era descendente de Arão (sacerdote)
Era uma família sacerdotal – e nós? (Ap 1:5,6, "5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6 E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém", e 1 Pe 2:9, "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz").
O que significava para o judeu não Ter filhos? (Sl 127:3-5, "3 Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. 4 Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. 5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.)
Lc 1:7, "E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade". – não tinham filhos... Podiam ser revoltados, amargurados... Mas apesar disso...
Eram justos diante de Deus – Lc 1:6, "E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor"· Viviam irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
O que significa viver sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor?
Fp 2:15, "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo" – Esta é a vontade de Deus para conosco.
Todos vizinhos, amigos e familiares notavam suas qualidades
Como vai seu testemunho perante a família, os vizinhos, os colegas de serviço? Você pratica aquilo que prega?
 2. Zacarias no templo
Normalmente o sacerdote saía do templo proferindo a Benção sacerdotal (araonica) – Nm 6:24 a 26, "24 O SENHOR te abençoe e te guarde; 25 O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; 26 O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz". De que forma saiu Zacarias? Lucas 1:20 a 23, "20 E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir. 21 E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo. 22 E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo. 23 E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa".
Lc 1:13, "Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João" – sua oração foi ouvida. Lc 1:18, "Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade" – duvidou.
Muitas vezes Deus nos tira o que de mais precioso e útil temos devido nossa incredulidade.
 3. A felicidade de Isabel e Zacarias
Isabel se alegra por não carregar mais o opróbrio, a vergonha de ser estéril – Lc 1:25, "Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens".
Zacarias oferece um cântico a Deus – Lc 1:68 a 79, "68 Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo, 69 E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo. 70 Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; 71 Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; 72 Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança, 73 E do juramento que jurou a Abraão nosso pai, 74 De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, 75 Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. 76 E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; 77 Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados; 78 Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou; 79 Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz".
Você acha que hoje em dia Ter filhos ainda é benção, ou é melhor não tê-los?
 4. O nascimento de João
João é o seu nome: "Deus teve misericórdia" – Lc 1:59-63, "59 E aconteceu que, ao oitavo dia, vieram circuncidar o menino, e lhe chamavam Zacarias, o nome de seu pai. 60 E, respondendo sua mãe, disse: Não, porém será chamado João. 61 E disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que se chame por este nome. 62 E perguntaram por acenos ao pai como queria que lhe chamassem. 63 E, pedindo ele uma tabuinha de escrever, escreveu, dizendo: O seu nome é João. E todos se maravilharam".
Quem será pois esse menino? – Lc 1:66, "E todos os que as ouviam as conservavam em seus corações, dizendo: Quem será, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele".
O que significa seu filho para você? Quem será pois esse menino? Essa menina? Você tem preparado seu filho para quê?
 Conclusão:
Como vai sua conduta e seu testemunho perante os que te cercam?
Você tem gastado tempo ensinando verdades bíblicas a seus filhos e dado a eles um exemplo cristão? Precisamos de sabedoria.
Quem será pois esse menino...
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.