Subscribe:

segunda-feira, 18 de abril de 2016

A PEDRA DA AJUDA...


                                                     A PEDRA DA AJUDA...
1Sm 7:1-12.
INTRODUÇÃO:
Samuel é um dos personagens mais conhecidos da bíblia sagrada, o seu nome significa:
Seu nome é Deus, ou, Nome de Deus.
Porem seu significado contextual é: Pedido de Deus ou do Senhor o pedi.
Samuel foi um importante líder na História de Israel. A sua história é contada na bíblia, no primeiro livro  de Samuel.
Samuel era filho de Ana e Elcana, Elcana tinha duas mulheres Ana e Penina. Sua mãe era estéril sendo por isso humilhada pela sua rival Penina.
Mas, Ana  orou a Deus pedindo um filho e fez um voto dizendo que; o consagraria ao Senhor por todos os dias de sua vida 1 Sm 1:11.
Deus ouviu a oração de Ana ela engravidou e deu a luz a um menino que recebeu o nome de Samuel.
Quando o menino foi desmamado, Ana o levou ao templo e o entregou ao Senhor como  havia prometido, conforme 1 Sm 1:24-28.
A bíblia diz que Samuel ainda era muito jovem é já ministrava perante o Senhor como está em 1 Sm 2:18 e 3:1
Samuel foi o ultimo juiz de Israel e o primeiro dos profetas registrado na historia de Israel.
Na verdade Samuel foi o único homem da bíblia que exerceu 3 funções: ele foi profeta, juiz e sacerdote.
O único que foi mais do que ele, foi Jesus que foi: profeta, juiz, sacerdote e rei.
Mesmo não sendo ele descendente da linhagem de Arão, sucedeu a Eli no cargo sacerdotal.
Samuel foi usado por Deus para ungir 2 reis: o rei Saul e o rei Davi, a data em que ele viveu foi por volta do ano de 1095 a. C.
Eu quero estudar com os irmãos hoje sobre o um episodio na historia de Samuel que acorreu em lugar chamado Mispá.
Baseado neste texto bíblico de 1 Sm 7:1-12, quero trazer uma mensagem com o tema: Ebenézer,a pedra de ajuda!
Vejamos quais as lições que podemos extrair desta historia:
1º EBENEZER: PEDRA DE AJUDA
20 anos se passaram desde a última guerra entre israelitas e filisteus, os quais, em duas guerras ceifaram a vida de 34.000 soldados.
 Na última batalha os israelitas levaram a arca da aliança para o campo de batalha, a arca era o símbolo da presença de Deus.
E os israelitas estavam usando ela como um amuleto, pensando que a presença da arca no campo de batalha iria garantir a vitoria pra eles.
Mas, Deus permitiu que eles fossem derrotados e filisteus tomaram a arca e levou ela para terra deles.
 O motivo de Deus ter permitido tal coisa, foi por que os israelitas confiaram na arca de Deus e não no Deus da arca.
 Durante 7 meses que a arca ficou na terra dos filisteus eles foram afligidos por Deus.
Os filisteus, cujo deus Dagom foi humilhado pela arca, símbolo da presença de Deus,
Eles então devolveram a arca para Bete-Semes e dali a conduziram para Quiriate-Jearim,
 Porque Deus também feriu os moradores de Bete-Semes porque olharam para dentro da arca.
 20 anos depois, quando os filisteus vieram guerrear novamente contra Israel, Samuel convocou o povo ao arrependimento.
 Foi  nesta ocasião que Deus frustrou os planos do inimigo e os derrotou de tal modo que eles não voltaram a perturbar mais a Israel nos dias de Samuel.
Neste lugar  onde Israel derrotou os filisteus, Samuel levanta uma pedra, dá-lhe o nome de Ebenézer, que literalmente significa: pedra de ajuda.
Agora, interessante que a palavra hebraica Ebenézer  aparece três vezes na Bíblia. Veja as referências abaixo:
Ebenézer é o nome de uma aldeia de Efraim onde os filisteus derrotaram os israelitas.
- Veio a palavra de Samuel a todo o Israel. Israel saiu à peleja contra os filisteus e se acampou junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeca. 1 Sm 4:1.
Depois a palavra Ebenézer aparece quando os filisteus derrotaram Israel e tomarão a arca levando ela pra filisteia.
- Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenézer a Asdode. 1 Sm 5:1.
Mas 20 anos depois  os israelitas venceram os filisteus e Samuel  levantou uma pedra, a qual chamou de Ebenézer:
- Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispá e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. 1 Sm 7:12 .
Agora pense bem nesta historia, primeiramente, os filisteus derrotaram os Israelitas próximo à aldeia de Ebenézer  que significa: Pedra de Ajuda.
Deus  não pode ser  a pedra de ajuda para o seu povo porque eles  estavam confiando na arca de Deus e não no Deus da arca.
Na segunda batalha quando Samuel convoca o povo para o arrependimento sincero diante de Deus.
Ai sim Deus pode ser: - uma pedra de ajuda, para o seu povo, dando-lhes a vitória sobre os inimigos Filisteus.
Então Samuel declarou: - até aqui nos ajudou o Senhor. Ou seja, até aqui o Senhor foi nossa pedra de ajuda.
Infelizmente estamos vivendo em uma época em que as pessoas que se dizem evangélicas estão usando amuletos como forma de manifestar a sua fé.
Paulo disse: - De sorte que fé é pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus. Rm 10:17.
Mas, muitas igrejas por ai que se dizem evangélicas, adotam a pratica de campanhas com objetos palpáveis e rituais estranhos.
E ainda dizem que isto é pra estimular a fé daqueles que tem pouca fé.
Mas o que isto trás é uma  grande confusão que faz com que gente fique parecendo com as falsas religiões que tem por ai.
Parece que as pessoas querem de certa forma materializar sua fé e suas crenças.
Como discípulo de Jesus Tomé que queria ver pra crer, quando na verdade o certo é o contrario é crer para ver.
Por isso bíblia nos diz que: ... A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hb 11:1.
Se você olhar por ai você vera uma variedade destes amuletos no meio evangélico, quer ver só¿ eu separei 10 objetos aqui que você já deve ter visto por ai!
1-Sabonete do sangue do cordeiro
2 - Martelo da Justiça
3 - Caneta ungida para passar em concursos
4 - Meias "Sê tu uma benção"
5- Banho do Descarrego
6 - Colher de pedreiro ungida
7 - Fronha dos Sonhos
8 - Sal grosso
9 - Sabonete de Arruda
10 - Rosa Ungida
Parece até engraçado, mas infelizmente é uma verdade dos últimos dias.
Tem muito crente que deixa a bíblia aberta na cabeceira da cama aberta no Salmo 91, por que diz assim:
Se entrar um demônio aqui ele vai ver o salmo 91 e vai sair correndo. Mas, eu quero te dizer que o diabo não tem medo do salmo 91.
Mas o que ele tem medo é do Deus do salmo 91! Nos não temos que viver andando atrás das bênçãos de Deus.
Mas, nós precisamos ter o Deus da bênção em nossas vidas, não confie em coisas ou objetos confie em Deus! E você dirá:  Ebenézer! Ate aqui me ajudou o Senhor!
2º É TEMPO DE TOMAR DECISÃO
O povo de Israel estava vivendo apenas derrotas porque confiava em suas próprias forças, em objetos, mas não confiavam em Deus.
 Samuel então convoca toda a nação de Israel para se  reunir em Mispa, e diz para eles:
...Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus.1 Sm 7:3.
Mispa foi o lugar de tomada de decisões, era a hora de fechar para balanço, rever os erros e  tomar decisões.
Quem trabalha com comercio sabe que pelo menos uma vez no ano tem que fazer um balanço.
Saber quanto tem de capital, quanto gastou quanto lucrou quanto tem mercadoria, saber quanto tem de saldo positivo ou negativo.
De vez em quando também precisamos fazer um balanço na nossa vida espiritual na nossa vida de fé.
Quem sabe hoje é aquele dia de fazer o balanço anual e ver nosso saldo.
 A Palavra de Deus diz que: há tempo para tudo em nossas vidas Ec 3:1-11, por isso não podemos argumentar que não temos tempo.
Todo ano Deus nos dá 12 meses, 52 semanas, 365 dias, 8.760 horas, 525.600 minutos e 32.536.000 segundos.
Você sabia que durante todo este tempo Deus nem piscou, nem dormiu, nem cochilou pra cuidar de nós.
- Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
 Sl 121:3-4.
Ei! Nós achamos tempo para fazer tudo o que queremos. E eu te pergunto. Quanto deste tempo você passou com Deus?
  O dia mais importante que existe se chama hoje. Por isso se chama PRESENTE Um presente de Deus.
Não podemos mudar o passado nem adianta preocupar com o futuro. Mas sobre o presente a Palavra de Deus diz:
- santificai-vos HOJE por que amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós. Js 3:5.
 e também diz: - hoje se ouvirdes a sua voz não endureçais o coração. Sl 95: 7.
Hoje é dia de tomar decisão, dia de ter uma vida na presença de Deus!
O povo deu ouvidos ao profeta Samuel e se arrependeu dos seus pecados: ...pecamos contra o Senhor.
Não cesses de clamar ao Senhor, nosso Deus, por nós para que nos livre das mãos dos filisteus. V,v 5 e v,v 8.
Ei! Deixa eu te dizer uma grande verdade! As maiores derrotas da vida acontecem,
 Quando não reconhecemos a Deus como o Senhor da nossa vida!
 Se você quiser sempre o melhor de Deus para sua vida.
Aprenda a tirar do seu coração tudo o que ocupa o lugar de Deus.
 Nosso coração tem que ser exclusividade Dele! Ele tem que ter o primeiro lugar no nosso coração!
 Samuel disse pra Israel: -  quer ser abençoado¿ quer ser livre dos inimigos¿
- tirem de dento do coração os deuses estranhos e os astarotes... Livre-se da idolatria.
-  Então, os filhos de Israel tiraram dente si os baalins e os astarotes e serviram só ao Senhor. V,v 4.
Ei! Decida-te por tua alma! Não fique em cima do muro: ou servimos a Deus ou não servimos!
Ou andamos com Deus ou andamos com diabo! Não dá  pra ser  crente Raimundo com pé na igreja e outro no mundo.
Jesus  contou uma parábola sobre um fazendeiro que era muito rico e ficou mais rico ainda com uma grande colheita que teve.
Foi necessário derrubar os seus celeiro e fazer outros maiores ainda. No dia que terminou de juntar sua colheita, pensou consigo mesmo:
- Agora vou ser  por muitos anos. Minha riqueza vai durar  para sempre, mas não sabia que naquele dia mesmo perderia sua alma.
- E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma:  Alma tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? 
Lc 12:18-20.
Jesus o chamou aquele homem de louco, por que é loucura pensar que ter tudo sem Deus é alguma coisa.
Por isso Jesus disse que naquela mesma noite pediriam a alma dele. Ele morreu deixando tudo para trás.
Diz um ditado antigo que diz:  quem tem Jesus tem tudo! Mas quem não tem Jesus não tem nada!
 Com este homem louco, aprendemos que hoje é tempo de renunciar, de entregar tudo o que temos a Deus. Tempo de tomar a decisão certa.
Eu creio que nos estamos vivendo os últimos dias da igreja de Jesus na terra, e nestes últimos dias não dá mais pra ficar no vale da indecisão.
Decida hoje abandonar o pecado e ser um crente verdadeiro na presença de Deus.
3º MISPA LUGAR ONDE MARCOU A VIDA DO SEU POVO
Samuel reuniu o povo em Mispa, a palavra Mispa significa: Torre de Vigia.
Mispa era o local onde o povo de Israel  acostumara a se reunir em grandes emergências nacionais.  Leia depois: Js 18:26, Jz 20:1, Jz 21:1 e Os 5:1
Mispa ficava a de 11 quilômetros ao norte de Jerusalém, no monte mais alto da redondeza, uns trezentos metros de altitude acima da planície de Gibeão.
Foi ali neste lugar que Saul, o primeiro rei de Israel, foi identificado e apresentado ao povo 1 Sm 10:17 em diante.
Agora Mispa no contexto desta palavra de hoje tem alguns significados para nos
1º  Mispa fala de lugar de oração. 
Samuel disse; - Congregai todo o Israel em Mispa, e orarei por vós ao Senhor. V.5.
  2º Mispa  fala de lugar de arrependimento e confissão. 
O povo declarou:  – Pecamos contra o Senhor... V,V 6
3º Mispa é lugar de Deus julgar nossas ações.
 – E julgava Samuel os filhos de Israel em Mispa. V,V 6
Mispa pode significar um lugar de incertezas, quando os filisteus ouviram falar que Israel  estava naquele lugar,
Eles subiram para lutar contra Israel e bíblia diz que eles tiveram medo, v,v 7-8.
Ei! Você pode até ter incertezas em Mispa, mas confie, pois Deus está no controle.
Nada esta fora dos olhos de Deus quando nos estamos em Mispa e como eu já disse Mispa é torre de vigia.
Só tem um lugar onde podemos ficar sossegados diante das incertezas desta vida é na presença de Deus em oração. Em Mispa na torre de vigia
4º Mispa  também é lugar do nosso sacrifício e da resposta de Deus. Veja o que diz o verso 9:
- Então tomou Samuel um cordeiro que ainda mamava e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos. V,v 9
Em 5º lugar Mispa é lugar de vitória.
Leia o V,v 10.
A vitória só veio quando Samuel oferecia o holocausto.
 Portanto, mesmo que esteja difícil continue servindo e adorando ao Senhor,
Mesmo que você esteja passando por provações, por dificuldades, continue adorando a Deus,
 Pois enquanto você adora e servi ao Senhor em obediência a Sua Palavra, Deus trabalha em seu favor.
4º O LUGAR ONDE FOI COLOCADA A PEDRA. V,v 12
- Então, tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e chamou o seu nome Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.
A palavra Sem  significa: Penhasco, rochedo elevado. 
Penhasco fala de desconhecido, penhasco fala de grande desafio.
A pedra foi colocada entre Mispa: - torre de vigia e Sem: - penhasco.
Entre o conhecido e o desconhecido. Entre uma vitória e um grande desafio, nos precisamos da pedra de ajuda,
Entre o conhecido e o desconhecido. Entre uma vitória e um grande desafio, nos precisamos de Ebenézer. 
Samuel colocou aquela pedra entre Mispa e Sem e disse:- até aqui nos ajudou o SENHOR.
Com esta pedra eles celebraram a ajuda do Deus no passado,
Com esta pedra eles reconheciam a presença atual de Deus.
Com esta pedra eles, e estabeleciam um memorial para o futuro.
Ei! Deixa eu te dizer uma grande verdade! Nós também temos uma Pedra de Ajuda,
 A Pedra de Esquina, rejeitada por muitos, mas por Deus aprovada. 
- Portanto, assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. Is 28:16.
- Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos. Mt 21:42
Agora preste bem atenção no que Paulo falou aos efésios:
- Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
 No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor,
 No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. Ef 2:20-22
Quando nos encontramos com Jesus, ele é a nossa pedra! O nosso marco entre o passado, presente e futuro.
Entre Mispa e Sem existe uma pedra de ajuda e esta pedra é a rocha eterna: Jesus de Nazaré.
Conclusão:
Analise bem isto! o povo de Israel obteve a vitória quando Samuel ofereceu o sacrifício do cordeiro.
Todas as nossas vitorias, todo o nosso êxito, toda a proteção que tem vindo sobre a nossa vida.
E toda benção que temos desfrutado, é pelo sacrifício do Cordeiro de Deus feito uma vez e para sempre no Calvário.
Observe bem o poder da oração em nome do cordeiro, os filisteus não foram derrotados com exércitos,
 com forças de homens, mas quando se ofereceu o Cordeiro e Samuel começou a orar:
 - Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram para pelejar contra Israel; mas o Senhor trovejou naquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os aterrou; de modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel. V,v 10
Samuel chamou aquela pedra de Ebenézer e disse: - até aqui nos ajudou o Senhor.
Ele não disse:  até aqui nossos braços nos ajudarão! Não!
Ele não disse: até aqui nos ajudou o profeta Samuel!Nem também disse: até aqui o Senhor fez tudo! Ele disse: até aqui nos ajudou o Senhor!
A 1º  coisa que precisamos observar é que o povo de Israel não ficou de braços cruzados sem fazer nada.
É claro que Deus ajudou, mas, Israel teve que fazer sua parte, a parte de Deus é trovejar do céu e derrotar os inimigos.
A parte de Israel e se arrepender, consertar seus caminhos, buscar a Deus e oferecer sacrifícios!
Ei! A nossa parte é adorar a Deus! É orar! É ler a bíblia! É andar conforme a palavra de Deus!
A parte de Deus é nos ajudar, se for preciso fazendo o sobrenatural para nos dar a vitoria!
 Deus é conhecido na Bíblia, como o Deus que ajuda ao Seu povo, principalmente nos Salmos e nos Profetas: Gn 49.25; 2Cr 32.8; Sl 54.4; Is 41.10,13,14; Hb 13.6.
 Quantos aqui já tiveram experiências de serem ajudados por Deus? 
2º  quem nos ajuda é Deus!
Observe que Samuel não diz que foi o homem, ou o exército hebreu que o ajudou, mas o Senhor!
a bíblia diz que há pessoas que confiam em carros e cavalos mas nos confiamos no Senhor .Sl 20:7.
a bíblia diz que  não há outro Deus como o nosso  que trabalha por aqueles que nele confiam Is 64:4. 
Os israelitas foram derrotados 2 vezes pelos inimigos,  naquele acampamento, mas Deus permitiu um terceiro encontro para mostrar que a situação poderia ser revertida.
 E como prova da vitória, Samuel ergueu uma pedra, a qual chamou de: pedra de ajuda,
Nós também  temos o nosso Ebenézer a nossa pedra de ajuda, somos ajudados por Deus todos os dias.
Jesus é a nossa Pedra, a Pedra Angular, a Pedra que revela a verdadeira ajuda de Deus aos pecadores que estavam impossibilitados de se achegarem a Deus.
 Pedra através da qual chamamos Deus de nosso ajudador...

Apostolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.