Subscribe:

domingo, 27 de dezembro de 2015

ESTUDO RÁPIDO SOBRE A VIDA DE TIMÓTEO...


                                  ESTUDO RÁPIDO SOBRE A VIDA DE TIMÓTEO...
Atos 16.1-5

Listra e Derbe eram as últimas cidades da Galácia visitadas na primeira viagem missionária. Agora, viajando de leste a oeste, obviamente Derbe e Listra eram as primeiras cidades a serem revisitadas.
Um evento que ficou marcado na história da igreja e cristianismo aconteceu na cidade de Listra. Naquela cidade moravam um jovem chamado Timóteo, sua mãe Eunice, que era uma judia que se converteu à Cristo. Evidentemente, ambos foram aceitos por Cristo na primeira viagem missionária de Paulo, neste período provavelmente Timóteo teria 13 anos de idade.
Paulo revisita a cidade de Timóteo aproximadamente 6 anos depois, e nesta visita escolhe Timóteo, agora com 19 ou 20 anos, para ser seu parceiro de ministério.
Mas quem era esse jovem? Hoje iremos aprender sobre a vida de um jovem que balançou o mundo.

1)      Como era a família de Timóteo? (v.1)

1.1) Filiação e educação

Timóteo era filho de uma judia e de um grego, o famoso casamento misto, composto por pessoas de diferentes credos, raças e cultura. Em Jerusalém não existia muitos casamentos assim, nem era bem vistos, mas nas cidades mais distantes era comum a realização dos mesmos, principalmente em terras gentílicas.  O verbo “era” que se encontra no verso 3, dizendo que Timóteo era filho de um gentio, está no modo imperfeito, ou seja, provavelmente o seu pai já havia morrido. Também é citado na Bíblia a sua avó chamada Loide, uma judia que Paulo diz que não tinha uma fé fingida e que foi exemplo para o jovem Timóteo (II Tm 1.5).
1.2) Composição do seu lar

Timóteo era fruto de uma família disfuncional, mesmo assim foi ensinado por sua mãe, vó e Paulo. Ele não se tornou um monstro por possivelmente não ter pai ou por ser de uma família mal vista. Na Pré-adolescência, o Deus não só dos judeus se revelou e o chamou.

2) Como era o modo de viver de Timóteo? (v.2)

2.2) Um discípulo de Cristo

Lucas diz que Timóteo era um discípulo, no grego a palavra discípulo e aluno é a mesma, Timóteo era um jovem disposto a aprender os valores do reino de Deus.

2.3)  Um exemplo no seu modo de viver

Conhecido na região de Listra e Icônio, como um jovem exemplar, que dava permanentemente um bom testemunho diante dos homens, ao ponto dos irmãos destas regiões testemunharem sobre sua conduta.

3) Como foi o início do seu ministério? (v. 3-5)

3.1) Chamado por Paulo

Timóteo havia sido escolhido por Deus, bem visto pela igreja e agora chamado por Paulo. Esse é o início de uma grande amizade e companheirismo entre Paulo e Timóteo.

3.2) Circuncidado por Paulo

Talvez esse é o ponto mais controverso de Paulo, pois a pouco tempo atrás o mesmo havia lutado contra essa prática, dizendo que a fé cristã era recebida pela fé em Cristo e não pela obediência à lei, agora Paulo circuncida Timóteo, a princípio caindo em contradição. Será que Paulo agiu como um hipócrita? A primeira vista sim, mas precisamos contextualizar sua ação, o mesmo não ensinou e reivindicou a obediência a lei, mas apenas circuncidou Timóteo como estratégia de evangelização, o que tempo mais tarde ele escreveu aos Coríntios que faria de tudo para ganhar os judeus (I Co 9.20). Timóteo era meio judeu e talvez pelo fato de não ser circuncidado o povo judeu não o receberia com bons olhos.

3.3) Contribuiu para o crescimento da Igreja

Paulo e Timóteo passavam pelas cidades levando a decisão (decreto), do concílio de Jerusalém, ou seja, Paulo não entra em contradição, pois não acredita que observar a lei e circuncidar é essencial para fé cristã, mas usa a circuncisão de Timóteo como estratégia para anunciar o decreto do concílio. Assim as igrejas começaram a crescer no momento que as barreiras foram removidas.

Timóteo foi um jovem de família disfuncional que foi chamado por Cristo para o ministério pastoral, seu modo de viver entre os irmãos era exemplar e seu início de ministério contribuiu para o crescimento do Reino de Deus.
Ele foi enviado para Corinto (I Co 16.10); Viajou com Paulo para Jerusalém, para levar a oferta levantada para os pobres daquela cidade (Atos 20.4-5); Acompanhou Paulo em Roma e ficou no tempo de prisão do apóstolo (Fp 1.1); Após o período do primeiro aprisionamento de Paulo, o mesmo deixou Timóteo em Éfeso. Timóteo foi o missionário e companheiro que Paulo mais recomendado para cuidar de alguma igreja, isso foi fruto da sua lealdade ( I Co 16.10; Fp 2.19 e I Tm 3.10).
Paulo chamava Timóteo de seu filho na fé e escreve a sua última carta ao jovem, rogando para o mesmo ser um servo fiel que lute pela fé cristã e sã doutrina.
Como é sua família? O que você tem ensinado para os seus? Você usa seus problemas familiares para deixar de servir a Deus?
Como é seu exemplo diante dos irmãos? As pessoas testemunham bem de você?

Como está seu ministério? Você tem acrescentado pessoas para Deus?
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.