Subscribe:

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ESTUDO SOBRE JÔNATAS O PRÍNCIPE DE ISRAEL...


                         ESTUDO SOBRE JÔNATAS O PRÍNCIPE DE ISRAEL...
Jônatas possuía quatro virtudes que todo o cristão deve ter… A primeira virtude é a FÉ. Alguma pessoa tem dificuldades em ter fé e chegam mesmo a desejar ter a uma fé igual a do irmão fulano de tal... Mas fé é um exercício, uma aprendizagem diária. São quatro os pré-requisitos para sermos pessoas de fé:

1) Fé é sinônimo de OBEDIÊNCIA a DEUS;
Exemplo: Gênesis 12-1 – Abrão é chamado por DEUS para ser pai de uma grande nação. Gênesis 22:1-19 (especialmente 18) – Abraão cumprindo uma determinação de DEUS oferece Isaque como sacrifício.

2) Fé é sinônimo de FIDELIDADE a DEUS;
Exemplo: Daniel 3:1-30 (especialmente 15 à 18) – Hananias, Misael, Azarias. Três jovens que optaram pela fornalha de fogo do que deixar a sua fidelidade ao DEUS vivo. Tinham conteúdo Sabiam que a idolatria é um pecado abominável perante DEUS.

3) Fé é sinônimo de PERSEVERANÇA em DEUS;
Exemplo: Gênesis 32:22-31 – Jacó lutou com o anjo durante toda a noite e só o liberou depois que foi por ele abençoado. Lucas 18: 35-43 – Bartimeu não se intimidou com a multidão perseverou até ser atendido pelo mestre.

4) Fé é sinônimo de COMUNHÃO com DEUS;
Exemplo: Daniel 6:10 – Daniel orava diariamente três vezes ao dia a DEUS, Daniel conhecia a Deus.
É necessário que conheçamos a DEUS, precisamos ser íntimos de DEUS, falar com ELE, orar, jejuar, buscá-lo continuamente e a todo momento.
Fé é OBEDIÊNCIA, FIDELIDADE, PERSEVERANÇA, COMUNHÃO.

A segunda virtude é a CORAGEM. Precisamos ter coragem para enfrentar os filisteus que se levantam em nossa caminhada com Cristo. Existem certos momentos em nossas vidas que precisamos tomar decisões, precisamos trilhar um caminho à frente, não podemos nos desviar nem para a esquerda e nem para a direita. E pela nossa fé pedimos um sinal a DEUS sobre a que atitude tomarmos. E DEUS nos responde quer seja por visão, sonho, ou um irmão que você nunca viu e te entrega a resposta do seu problema. A partir daí a responsabilidade é sua cabe a você tomar a atitude que Deus determinou, não tenha medo de decidir, pois tu não serves há um Cristo pendurado numa cruz, raquítico, de olhar distante e morto. Tu serves ao Cristo vivo, cujos olhos são chamas de fogo, tudo vê, que te ajuda nos momentos difíceis de sua vida. Você é Jônatas e Cristo o escudeiro, Jônatas utilizou sua habilidade da luta corpo a corpo para subjulgar os adversários, diferentemente as tuas armas são a oração e o jejum, a leitura da Palavra e o sangue de Cristo que vai derrubando os filisteus que tenta te afligir. CORAGEM tenha CORAGEM, não desista desta tua caminhada enfrente os seus problemas confiando que Cristo está ao seu lado como o escudeiro encontrava-se ao lado de Jônatas.

Se você que nos visita é amigo do evangelho, desviado, o tempo é agora crie coragem e aceite a Cristo como senhor e salvador de sua vida. Haverá dias em que você desejará ouvir está palavra, mas não a encontrará, pois a palavra cessará.

CORAGEM, CORAGEM, CORAGEM esta deve ser a sua postura, a postura do verdadeiro cristão.

A terceira virtude é a LEALDADE. Recorri ao dicionário para ver qual e definição da palavra LEALDADE: “Sincero, franco. Fiel aos seus compromissos”.

Nós temos compromisso com a Casa de Davi. Nós temos compromisso com a Igreja que sou membro. 

Como cristão leal, eu oro para que os pastores sejam homens cheios do Espírito Santo, sejam homens de oração, que a sua família seja uma benção, eu me preocupo em ajudar a Igreja em jejum e oração. 

Somos leais às atividades da minha Igreja

Vestindo a camisa da minha Igreja, compareço aos cultos de sábados as reuniões de oração, ao grupo de visita, a EBD, eu tenho maturidade no evangelho sei exatamente o que eu quero
contribuo com a campanha do quilo

LEALDADE é fundamental em sua vida cristã, lealdade a causa de Cristo.


A quarta virtude é a HONRA. Mais uma vez recorri ao dicionário para verificar a definição da palavra HONRA: “Consideração e homenagem à virtude, à coragem, às boas ações ou às qualidades de alguém. Sentimento de dignidade própria que leva o indivíduo a procurar merecer e manter a consideração geral. Honestidade”. 
A sociedade nos dias de hoje está cancerosa, o câncer se espalhou em todas as camadas da sociedade. O certo passou a ser errado e o errado passou a ser o certo. Os valores morais foram jogados na lata de lixo, a rebeldia se espalhou, trazendo dor e sofrimento as pessoas. Jônatas nos dá um exemplo de homem com honra, que pelo direito da primogenitura deveria ser ele o próximo rei de Israel, entretanto, DEUS ungiu a Davi como sucessor de Saul. Em momento algum Jônatas reclamou com DEUS, contestando a Sua decisão. Pelo contrário, no texto ele diz que Davi reinaria e ele seria o segundo em comando, isto quer dizer, soube acatar a decisão de DEUS.
Assim deve ser a sua postura a sua conduta ÉTICA e MORAL, como cristão, baseada na palavra de DEUS.
Você tem um nome e esse nome de modo algum deve ter manchas.
Nós honramos os nossos compromissos
Nós honramos a nossa palavra (mesmo que eu leve prejuízo)
Não contraio dívidas que não posso pagar
Não saio cedo do trabalho e peço ao colega para bater o meu cartão de ponto
Não ando com o meu carro irregular e quando sou parado pela polícia assumo a minha responsabilidade, não suborno o policial.
Na Igreja acato as decisões da liderança
Estou sempre disposto a ajudar o meu líder de departamento

Em minha casa eu sou o exemplo para os meus filhos
E eles me conhecem como sendo um homem de honra, temente a DEUS
Eu planto a semente do evangelho na minha família, sem falar nada, somente com as minhas atitudes.

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.