Subscribe:

terça-feira, 13 de maio de 2014

AS SETE TRANÇAS QUE DALILA FEZ EM SANSÃO...


                                   AS SETE TRANÇAS QUE DALILA FEZ EM SANSÃO...
DORMINDO NO COLO DE DALILA, AS 7 TRANÇAS DE SANSÃO
Jz 16:1 -20, Rm 13.11
Introdução:
Eu quero falar nesta oportunidade sobre a historia bíblica de um chamado Sansão
Um líder do povo de Deus que foi chamado por Deus, mas que sofreu um grande fracasso no percurso da sua historia.
O que faz um líder de Deus, cheio do Espírito Santo se render as tentações do diabo?
Vamos tentar responder falando um pouco sobre a historia deste personagem da bíblia sagrada
Sansão cujo nome significava "homem do sol" era um nazareno dotado de extraordinária força
Ele foi um dos 14 juízes que julgou á Israel e sua história está descrita no Livro dos Juízes em Jz 13-16
Sansão era filho de uma mulher estéril cujo marido se chamava Manoá.
O anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse que ela seria curada e teria um filho, e este filho seria consagrado a Deus como Nazireu e através dele Deus livraria Israel das mãos dos inimigos.
O voto de nazireu consistia em não cortar o cabelo e nem tocar em defuntos, coisas imundas, beber vinho, entre outras posturas que teria que tomar diante de Deus. Nm 6:2-8.
Sansão foi tremendamente usado por Deus, e vários textos da bíblia nos mostram a unção de Deus na vida dele.
Casou-se com uma mulher do povo filisteu. Mesmo tendo seus pais o contrariado, Sansão persistiu em querer casar com ela. E Deus tinha um propósito nisso. Jz 14:4.
Em Jz 14:5-6 diz que Sansão matou um leão com as próprias mãos
Em Jz 14:19 diz que Sansão matou 30 homens dos asquelonitas
Em Jz 15:4-5 diz que Sansão tomou 300 raposas e amarrou tições em suas caudas e soltou-as na roça dos filisteus
Em Jz 15:14 diz que os filisteus amarrarão Sansão com duas cordas novas e ele as arrebentou como se fossem fio de linho queimado
Em Jz 15:15-17 diz que os filisteu vieram contra Sansão mais ele pegou uma queixada fresca de jumento e matou mais de mil filisteus
Em Jz 16:3 diz que trancaram Sansão na cidade de Gaza mais ele arrancou as portas com umbrais e trancas, pois em seus ombros e colocou elas no alto do monte Hebron
A unção de Deus estava na vida de Sansão e ele nasceu para libertar o povo de Israel que vivia dominado pelos Filisteus, mas infelizmente Sansão fracassou.
Ele quebrou o seu voto de nazireu. O 1° erro de Sansão foi se casar com uma mulher dos filisteus, mesmo contrariando seus pais ele persistiu no erro.
O 2° erro de Sansão foi ao matar o leão depois ele voltou por aquele caminho e retirou mel do cadáver para se alimentar
O 3° erro de Sansão foi se envolver com Dalila a prostituta
Se olharmos atentamente a historia de Sansão logo descobriu sua fraqueza: Sansão não resistia a um rabo de saía
O diabo sabendo que esta era a área mais frágil dele ofereceu a ele Dalila
Os filisteus, sabendo da paixão de Sansão pela filisteia Dalila, aliciaram a jovem, com 1100 moedas de prata, para ela descobrir o segredo da força do invencível de Sansão
Dalila tentou não só descobrir o segredo da força de Sansão, como também descobrir como ele poderia ser dominado por eles.
Ei! Deixa eu te dizer algo importante ainda na introdução desta palavra
O diabo não quer só descobrir o seu segredo que você tem com Deus, mas ele quer descobrir como te derrotar.
Como Sansão foi um tormento na vida dos filisteus, eu tenho certeza que você tem atormentado o inferno com a unção de Deus na sua vida, e o diabo vai fazer de tudo pra te parar e derrotar.
Com Sansão o inimigo usou Dalila, ela o seduziu, o acariciou e deitou ele no seu colo e começou a interrogá-lo.
Começou como em uma brincadeira, e Sansão participava desta brincadeira mentindo em suas respostas, pois sabia que poderia cair novamente no mesmo erro.
Primeiro Sansão disse-lhe que ficaria vulnerável como qualquer outro homem, se o amarrassem com sete fibras novas de arco que não tivessem sido secas
Dalila acariciou Sansão no colo o fez dormir e chamou os filisteus mas, quando os Filisteus chegaram para o levar, o Espírito Santo se apoderou dele e ele arrancou as fibras sem dificuldades e derrotou os filisteus Jz 16:7
Segunda tentativa de Dalila   Sansão disse-lhe que seria, facilmente, dominado se fosse amarrado por cordas novas, mas também destas se libertou, sem custo, quando chegaram os Filisteus Jz 16:11
A terceira vez Dalila de novo seduziu Sansão e ele brincando disse que se fizessem 7 tranças no seu cabelo e prendesse com os fios de tear ele ficaria fraco Jz 16:13
Pois quando Dalila teceu as sete madeixas do cabelo de Sansão com uma rede e as apertou com um gancho, durante o sono de Sansão, este voltou a libertar-se facilmente.
Eu creio que o Espírito Santo dizia: - Sansão chega de brincar! – para Sansão! Mas Sansão não parou continuou brincando com as coisas de Deus
Pela persistência Dalila conseguiu saber o segredo da força de Sansão. Este lhe disse que, se os seus cabelos fossem cortados, a sua força abandoná-lo-ia e ficaria fraco como uma criança.
Dalila mais uma vez acaricia Sansão e o faz dormir no seu colo e ela chama um filisteu pra cortar seu cabelo
Sansão acorda e pensa que mais uma vez iria vencer seus inimigos, só que a bíblia diz que o Espírito de Deus havia saído da vida dele e ele não sabia.
Ele foi rapidamente dominado pelos soldados, que lhe perfuraram os olhos e o prenderam com algemas de bronze. E ele foi levado para rodear moinhos na terra dos filisteus
Que derrota terrível! E quantos crentes têm passado pela mesma situação que Sansão
Homens e mulheres que foram cheios do Espírito Santo, cheios da gloria e da unção de Deus, foram escolhidos, chamados por Deus e fizeram coisas extraordinárias nas mãos de Deus.
Mas que brincaram com as coisas de Deus, não deu ouvidos a voz do Espírito Santo que dizia: - pare! Não brinque mais!
As coisas de Deus são serias, são santas, são sagradas.
O diabo não brinca de ser diabo! Mas muitos crentes brincam de ser crentes, brincam de servir a Deus.
Brincam com o pecado, brincam com as tentações, e o resultado acabam dormindo no colo do diabo.
O sono de Sansão era tão profundo que ele não sentiu o filisteu cortando seu cabelo, não percebeu o Espírito de Deus saindo da sua vida.
E assim o crente que vive uma vida espiritual de altos e baixos brincando de ser crente, é o tipo de crente que diz assim:
-hj eu não vou à igreja ta chovendo! – hj eu não vou porque é culto de ensino e eu gosto é de louvor! – eu não gosto de pregação! – hj eu não vou porque é culto de oração!
Inventa todo tipo de desculpa para não ir à igreja e vive uma vida espiritual superficial
- eu só vou à igreja se for eu que vou pregar! E se eu não tiver oportunidade vou embora com raiva
-Só vou ao culto se eu for cantar! Se não eu não vou! Se o pastor não me consagrar o obreiro eu saio da igreja, eu troco de ministério!
Ei! Pare de brincar com as coisas de DEUS!SIRVA A Deus com alegria e prazer
Mas eu quero falar sobre o fracasso de Sansão, ou sobre as 7 tranças de Sansão, ou ainda 7 coisas que leva um crente ao fracasso baseado nas 7 tranças que Dalila fez no cabelo de Sansão
Cada trança simboliza um tipo de fracasso, vejamos:
1° TRANÇA DE SANSÃO DA FIDELIDADE
Se há uma palavra intimamente ligada a palavra fidelidade é a palavra temor, e nós estamos vivendo um tempo de grande falta de temor no meio do povo de Deus, veja o que diz: Pv 1:7
Quando nós perdemos o temor significa que perdemos também a fidelidade, fidelidade e ser digno de confiança.
Ei! Você é fiel? Sua esposa (o) pode confiar em você? Seu patrão pode confiar em você? Seu pastor pode confiar em você?...
Quantos nos nossos dias o temor e não é mais fiel: fiel a usa igreja, fiel ao se cônjuge, fiel nos dízimos e ofertas, fiel a palavra de Deus, fiel a sua congregação Hb 10:25
Ei! Faça um compromisso esta noite de ser um crente fiel! Não faça como Sansão que não foi fiel ao seu voto de nazireu.
Diga assim – Senhor dá-me fidelidade na sua obra!
2 TRANÇA DE SANSÃO O DOMÍNIO PRÓPRIO
A graça do domínio próprio FAZ dizer: "Não Ao diabo!" Lembre-se do que disse Tiago: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós..." Tg 4:7-8
Sabe o que é domínio próprio? É você dominar a si mesmo; suas emoções, seus impulsos, suas ações, suas reações...
Quando alguém quiser brigar com você, não brigue! Lembre-se que quando um não quer dois não brigam.
Quando um não ouve a fofoca, outro não fala mal...
Quando uma pessoa não realiza estes 'domínios', é porque está vazia da unção.
Sansão não tinha domínio próprio, não podia ver uma mulher, era só alguma mulher seduzi-lo que ele já abria seu coração se deitava no colo delas.
3 TRANÇA DE SANSÃO  FALTA DE PAZ
Se você observar a historia de Sansão verá que ele nunca teve paz, estava sempre envolvido em algum problema ou conflito.
E observando bem a maioria destes conflitos de Sansão foram ocasionados por ele mesmo
O que eu quero dizer hoje é que paz não e ausência de conflitos ou de guerras
Você pode viver uma vida de batalhas e ainda assim estar em perfeita paz de Espírito
E você pode viver sem guerras e ainda assim não ter paz no seu coração, a verdadeira paz é só Jesus que pode nos dar Jo 14:27
Quando sentimos falta de paz em nossas vidas, e porque existe em nós um sentimento de: desconfiança, ira, conflito,
É quando nossa consciência não está tranquila, algo que incomoda, traz insegurança, o sono desaparece de noite e alegria some de dia.
Ei! Jesus quer nós dar paz, paz com Deus! Paz com teu irmão! Paz consigo mesmo! Paz perfeita! Paz completa!
Só quem tem a verdadeira paz tem uma vida tranquila e abundante!
4°A TRANÇA DE SANSÃO FALTA DE ALEGRIA
Quando a alegria nos falta, aí vem a tristeza, o choro, a angustia e a depressão
Agora precisamos entender que alegria e felicidade são dois sentimentos diferentes um do outro
A felicidade depende das circunstâncias ao nosso redor ex:
Estou feliz por que: passei no vestibular. Porque case, porque comprei um carro, adi quiri a casa própria, porque fui consagrado ao ministério... Etc.
Agora a alegria é um estado de espírito e não depende das circunstâncias
Você pode estar passando grandes aflições e ainda assim estar alegre, mesmo que isto não possa ser refletido no rosto.
A alegria é a mais forte característica de que esta em Cristo Jesus
Só tem a verdadeira alegria quem tem Jesus no seu coração SL 16:11, Ap 19:7
Quando não conseguimos nos alegrar no Espírito, no louvor. A oração fica vazia. A graça e a alegria se foram
O texto não diz diretamente que Sansão perdeu a alegria, mas com toda certeza.
Quando o Espírito de Deus saiu da sua vida foi-se também embora a alegria
Sansão com certeza não estava alegre rodeando moinhos na terra dos filisteus
Se esta faltando alegria na sua vida é um sinal que esta faltando a presença de Deus diga nesta noite: "Senhor, devolva-me a alegria!"
5 A QUINTA TRANÇA DE SANSÃO FALTA DE FÉ
Apesar da historia não dizer que faltou fé a Sansão, nos podemos dizer que pelas suas atitudes lhe faltou fé pra honrar o seu voto de nazireu.
O que existe hoje em nosso meio é a Fé falsa, que do ponto de vista bíblico é a fé em coisas falsas.
Fé no horóscopo, no jogo de bicho, nas loterias, no bingo, no patuá..
Ei! Em que está a sua fé? Se a sua fé está nestas coisas, então a sua fé é morta de derrotada e fracassada.
Nossa fé tem que ser viva e colocada em um Deus que é vivo, a bíblia diz em Hb 11: 1 – que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.
Ei! Sansão dormiu no colo de Dalila, o cabelo dele estava trançado em 7 tranças
Mas faltava tanta fé em Sansão que ele nem sentiu seu cabelo sendo cortado, estava dormindo o sono da incredulidade.
Quando não sentimos nada nem no louvor ou na pregação, é sinal que a fé está indo embora.
Cuide da sua fé, nesta noite peça á Deus para aumentar sua fé. Diga: "Senhor aumenta a minha fé em Ti, eu não quero jamais duvidar!”.
6°A SEXTA TRANÇA DE SANSÃO O ESPIRITO SANTO
O que mais uma pessoa pode perder? Já que perdeu a fidelidade, o domínio próprio, a paz, a alegria e a fé?
Que Sansão perdesse tudo, mas não o Espírito Santo. Quando o inimigo tirou a 7ª trança, o Espírito de Deus apartou-se de Sansão.
Até a 6ª trança, o Espírito ainda estava com ele.
Cuidado com desculpas como: "Não posso sair para visitar, hoje está frio, hoje está chovendo, já trabalhei muito esta semana, nem participar do culto eu vou!”.
Antes que a 7° trança seja tirada, desperta porque depois que esta foi tirada Sansão, ele se sentiu impossibilitado. Foi tirada a força dele, chegou até a pensar que Deus ainda estava com ele, mas já não estava mais, aí começou o fracasso. Ele tentava lutar como antes, mas não conseguiu.
Filho desperta antes que a última trança seja tirada, arrancada de ti. Desperte para fazer a vontade de Deus
Sansão pensava que Deus ainda estava com ele, mas já não estava mais ai começou o seu fracasso, ele já não podia lutar como antes.
O que fazia a diferença na vida de Sansão não era o cabelo crescido, era o Espírito Santo na sua vida!
Sem o Espírito Santo na nossa vida nós não somos nada! O que fazia a diferença na vida de Sansão não era o cabelo crescido, era o Espírito Santo na sua vida!
Quando Davi pecou e Natã veio repreendê-lo sobre o adultério com Bate-Seba
Davi caiu ao chão em prantos e disse que poderia perder tudo menos o Espírito Santo em sua vida Sl 51:10-12.
7°A SÉTIMA TRANÇA DE SANSÃO  PERDEU A UNÇAO: VISÃO E FORÇA
Quando foi cortada a sétima trança de Sansão ele perdeu a unção, teve seus olhos furados e foi escravizado.
Quantos crentes dormiram no colo de Dalila perderam a visão e foram escravizados por pecados cometidos, consequência de erros.
Agora estão cegos e escravizados pelo pecado girando moinhos como Sansão
Girar moinhos fala de andar em círculos, sem sair do lugar, o crente sem a unção de Deus é assim sua vida espiritual é sempre a mesma coisa.
Ele não cresce, não avança, não vai p/ frente, que nesta noite Deus possa te dar a oportunidade de ter a sua situação mudada.
Deus não nos chamou para rodear moinhos, Deus te chamou para avançar de vitória em vitória.
Conclusão:
As 7 tranças de Sansão foram cortadas e ele perdeu sua forças, sua unção
O segredo se Sansão não era o cabelo crescido, era sua obediência a Deus
Agora, o que me chama a atenção é que não foi Dalila que cortou o cabelo de Sansão: observe Jz 16:19
Foi um filisteu que cortou o seu cabelo enquanto ele dormia no colo de Dalila
Sansão é sua queda é um aviso para que cada servo de Deus hoje possa não brincar com o pecado e o mundo
Dalila representa o mundo com suas seduções e prazeres
O filisteu que cortou o cabelo representa o diabo, enquanto você dorme no colo de Dalila ele tira a que Deus te deu.
Sansão não vigiou, como um juiz em Israel ele não deveria ter ido a certos lugares nem ter tido um caso com aquela mulher
Ei! Vigie! Fuja da aparência do mal! Fuja do colo de Dalila! Fuja do colo do mundo! Que Deus nos abençoe e nos ajude a sermos vencedores em Cristo Jesus...

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.