Subscribe:

domingo, 16 de fevereiro de 2014

COMO RECUPERAR A AUTOESTIMA...


                                            COMO RECUPERAR A AUTOESTIMA...
Jz 6.11-15
O tema do sermão que eu quero compartilhar com os príncipes e princesa dos céus está relacionado com um problema que muitas pessoas enfrentam conhecido entre os psicólogos como “baixa autoestima”. Isto ocorre quando a visão ao nosso próprio respeito está abaixo da média, então nos rejeitamos.
A baixa autoestima ajuda a desenvolver o complexo de inferioridade, e a pessoa se sente menor do que todas as outras. Sempre achando que não podem, não conseguem, e o que os outros fazem é sempre melhor que o que ela faz. Este desvio emocional atrapalha a visão do que Deus quer realizar através de nossas vidas.
Gideão era alguém que estava com sua autoestima em baixa, e havia um grande motivo para isto. Havia uma grande pressão sobre ele. Gideão, juntamente com o povo de Israel estava enfrentando uma opressão muito grande, no verso 1 diz que “os filhos de Israel fizeram o que era mal aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas”. Devido a esta opressão, os israelitas estavam se sentindo fracos e incapazes. Algum dia você já se sentiu assim, fraco e incapaz de enfrentar os problemas, achando que eles são maiores do que você? Com certeza já. É exatamente neste momento que você precisa ouvir a voz do Senhor, que diz:
“o Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza”.
O que é autoestima?
A autoestima é acima de tudo acreditar em si mesmo e no seu potencial a pessoa amar a si próprio, é gostar de si mesmo, é olhar para o espelho e declarar, que coisa linda Deus criou, que nariz lindo, cabelo maravilhoso, que sorriso encantador (ainda que seja um sorriso meio vazio), que belos olhos.. Toda esta ‘belezura’ foi Deus quem fez louvado seja Deus!
Todos nós, independente de qualquer coisa, passa por momentos em que a autoestima da uma queda. Gideão estava passando por isto fruto do resultado de uma perseguição de um inimigo que, aos seus olhos, era mais poderoso que ele. Ele havia perdido a confiança em si mesmo e em Deus.
Como podemos recuperar a autoestima?
1. Voltando a acreditar em si mesmo
 O grande problema de Gideão é que ele já na acreditava mais em si mesmo e em seu potencial. Antes de enfrentar a crise ele já se via como fracassado. Naquele momento ele se sentia um derrotado, por que ele via o seu inimigo muito mais poderoso que ele mesmo.
Certa vez um corredor de alto-velocidade sofreu um terrível acidente que o levou a ficar vários meses internado em uma clínica de reabilitação, ao recuperar-se havia uma expectativa se iria voltar a correr ou não, mas, para frustração de seus fãs ele anunciou que iria parar precocemente. O medo havia dominado a sua mente. Até que o seu pai parou para conversar com ele e o motivou a continuar. Ele disse: meu filho, você tem tudo o que um piloto precisa para ser um vencedor, vá e vença! Aquela palavra causou um forte impacto na vida daquele rapaz que recuperou a sua autoestima, voltou a correr e ganhou muitos títulos.
Da mesma forma o Senhor olhou e viu o potencial de Gideão, tanto que falou com ele, vai nesta tua força!
Se você está enfrentando uma baixa autoestima você não sabe o potencial que tem, por que a tua visão de si mesmo está prejudicada. Por esta razão o Senhor deseja mudar a tua mente, para que você possa ver que é bem maior do que imagina. Prov. 23.7 “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é”.
Uma baixa autoestima pode impedir o seu sucesso. Por que você fica falando que não pode, não consegue, é impossível, sou tão fraco, sou burro, e tantas outras palavras que te desvaloriza, que você mesmo passa a acreditar nisto. Deixe estas palavras de derrota para traz, creia que você pode, você é capaz.
2. Se cercando de pessoas que possam te ajudar
 Ninguém vence sozinho, precisamos da ajuda dos outros, assim como os outros precisam da nossa ajuda para vencer. A única coisa que devemos nos salvaguardar é com quem estamos nos aliando. Em uma luta não podemos lutar ao lado de pessoas derrotadas, se não o campo de batalha vira um muro de lamentações. Gideão não foi lutar sozinho, e nem quis lutar junto com medrosos e desleixados, ele escolheu os melhores para estar ao seu lado. Estas pessoas precisam de ajuda, de uma mão que as acolham, mas, em momentos de guerra você precisa de guerreiros que protejam uns aos outros e não aqueles que sairão correndo na hora do ‘vamos ver!’.
3. Enfrentando o seu medo
Gideão foi enfrentar o seu maior inimigo, o seu próprio medo. Gideão era um guerreiro aprisionado pelo medo, prova disto que ele estava escondido malhando trigo no lagar. Lagar era um lugar escondido onde se pisava as uvas para produzir vinho. A eira era o lugar de malhar o trigo e fica mais a mostra. O medo dos inimigos era tamanha que ele estava se escondendo. Foi preciso uma chamada do Senhor para que ele recuperasse a sua autoestima e se visse novamente como um grande guerreiro capaz de levar o seu povo a uma libertação.
Lembro-me de quando eu era criança, tinha um garoto que morava em nossa rua que era o valentão. Todos tinham medo dele, e eu muito mais. Ele tinha fama de implicar e bater nos outros meninos quando estes reagiam. Então, ele implicava comigo e eu ficava bem quietinho. Isto aconteceu até o dia em que eu não agüentei mais, então eu e minhas duas irmãs mais velhas nos ajuntamos e demos uma grande surra nele. O medo acabou então, a partir daquele momento ele sabia que eu não tinha mais medo de enfrentá-lo, ainda que fosse a custo da ajuda de minhas irmãs.
Gideão precisou de ajuda para vencer seus medos, a palavra do anjo de Iavé serviu para impulsionar a sua vê, e os trezentos que foram com ele consolidou a sua liderança e conseguiu a vitória sobre seus inimigos.
Enfrente seus medos, não se deixe dominar por eles. Os seus medos não são maiores do que o seu Deus, e você é bem maior do que consegue se enxergar.
4. Crendo que o Senhor está contigo nesta luta
 Gideão estava sufocado por seus inimigos, e estava convicto que não poderia fazer nada para reverter a drástica situação que o seu povo estava passando. A principal razão deste pensamento é que a sua baixa autoestima cegou completamente a sua visão de si mesmo e, sobretudo de que Deus estava com ele e seria a sua fortaleza.
Pesquisando sobre o mal da depressão, ouvi diversos testemunhos de pessoas que estão sofrendo, vitimas desta enfermidade. A diferença entre crentes e não-crentes é apenas uma, os crentes que exercitaram a sua fé em Deus, e buscaram a cura no Senhor se sentiram fortalecidos no enfrentamento deste mal que assola entre 10% a 15% da população.
Creia que o Senhor está contigo em sua batalha, a sua fé em Deus irá te fortalecer. “Sem fé é impossível agradar a Deus..” (Hb 11.6)
Conclusão
Talvez você esteja passando por uma situação semelhante a de Gideão, o inimigo te cercou de tal maneira que fez com que sua autoestima abaixasse, se você se encontra como Gideão, achando que não pode nada, a vida é assim mesmo, sou pobrezinho, sou pequeninho, então, peça a Deus somente para te dar a visão de que “posso todas as coisas naquele que me fortalece”.
Saiba de algo que vai te ajudar a levantar sua autoestima, Deus não nos vê da mesma forma que nós mesmos nos vemos, Ele vê o nosso interior, o nosso potencial, e a nossa vitória no futuro. É por esta razão que somos vencedores, por que além de contarmos com nosso esforço, ainda podemos contar com a fortaleza que vem do Senhor.
Foi a palavra de Deus que fez Gideão acreditar em si mesmo, ele soube que o Senhor estava com ele e descobriu que não estava só. Muitas vezes duvidamos do agir de Deus em nossas vidas, e nos vemos pequenininhos, sem chance de vencer os problemas que agigantam contra nós, mas neste momento o Senhor fala para você, “vai nesta tua força”.
     Depois que Gideão derrotou o gigante que se levantou contra ele, a baixa autoestima, ele conseguiu vencer também o exército inimigo que se levantara contra ele. Então meu amado, se o inimigo está te intimidando e a sua autoestima está em baixa, este é o teu momento de recuperá-la, ouça a voz do Senhor dizendo “vai nesta tua força”. Confie no Senhor ele irá restituir a tua autoestima, e te fará um grande vencedor nesta batalha, assim como ele foi com Gideão, assim ele será também contigo...

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.