Subscribe:

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A PEDRA VIVA QUE FOI REJEITADA...

“e, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, sois vós também quais pedras vivas, edificados como casa espiritual para serdes um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo”. I Pd 2.5

Deus o sábio arquiteto está construindo uma grande casa espiritual e já tem colocado uma pedra principal de esquina, ou seja, a pedra mestra, que é o Senhor Jesus Cristo na qual nós que também somos pedras vivas e estamos sendo edificado;

“... e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mt 16.18

É Jesus quem está edificando a Sua igreja; Na qualidade de Rocha, Ele provê para nós uma segurança estável na vida; e essa segurança é eterna. Por essa razão é que nos como pedras vivas, abrigamos Nele, pois, nem em nós e nem no mundo poderíamos encontrar tal fundamento!

O profeta escreveu que a pedra que os edificadores rejeitaram fora colocada para ser a “principal”; quando Jesus chegou, o sistema religioso o rejeitou e nós que somos quais pedras vivas, também seremos rejeitados. Portanto não se entristeça e não se prostre quando for rejeitado ou ridicularizado, por causa da sua fé! Permaneça firme, sabendo que Deus está formando uma grande casa espiritual, da qual fazemos parte!

E nesta grande casa espiritual, também somos sacerdotes e temos livre acesso ao trono da graça, da qual podemos obter, pela fé, o que necessitamos a fim de viver e servir ao Senhor! Devemos nos achegar a Ele (Cristo) para que o propósito do Grande Arquiteto do Universo seja notório, através de nossa vida. E essa vida deve ser vivida à altura desse chamado e cada serviço realizado para Deus, deve trazer-lhe glória!

“a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo”. 

Tudo o que nós fizermos, deve ser feito para Ele, Nele e por Ele, para que efetivamente tais sacrifícios ou serviços sejam aceitáveis por Deus! Por isso se faz necessário fazermos uma profunda sondagem em nosso coração, para saber se as nossas motivações são sinceras, altruístas e não egoístas, ou seja, não visando o nosso próprio interesse..
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

AI DE VÓS , RICOS...

 Ai de vós, ricos

“Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!” (Lc 6, 21-22)

“Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas. (Lc 6, 24-25)”
Com essas Palavras, Jesus não está simplesmente condenando aqueles que têm uma vida confortável e que não passam dificuldades materiais ou que alcançam sucesso em sua vida profissional e pessoal.
Por outro lado, Jesus também não está dizendo que todo mundo que é pobre, faminto, oprimido e desprezado vai ganhar o céu. Tampouco está dizendo que quem é rico, feliz e bem-sucedido irá para o inferno.
Jesus está relacionando esses dois estados de vida antagônicos a uma questão central: o seguimento do Filho do Homem.
A pobreza, a fome, opressão e desprezo, não têm valor em si mesmos. Ao contrário, Jesus abomina essas coisas porque são fruto da maldade humana. Agora, quando elas acontecem como conseqüência de nossa firmeza em viver o Evangelho, elas se transformam em bênçãos para quem as recebe.
Isto significa que todos devemos estar dispostos a passar por todas essas coisas se preciso for para vivermos a nossa fé com convicção. Significa renunciar a corrupção e trapaças mesmo em meio a uma crise financeira ou ser difamado e caluniado por defender a justiça e o direito. Ser taxado de carola, papa-hóstia ou padreco por ter uma postura diferenciada no bairro, na escola ou no trabalho.
Quando não temos essa disposição, facilmente negamos Jesus à primeira ameaça de sofrimento, perda financeira, doença e humilhação. E é a esses ricos e fartos que Jesus recrimina duramente e proclama a terrível sentença: “ai de vós!”
Não vale a pena perder a vida inteira correndo atrás de riqueza e conforto neste mundo. Isso só nos trás aflição e tristeza. Veja:
“Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições.” (I Timóteo 6,10)
Ademais, pobre ou rico, mendigo ou executivo, desnutrido ou atleta, moribundo ou modelo, todos podem não ganhar o céu a medida que não queiram viver uma vida de santidade. A regra vale para todos. Não é o que temos ou não temos, o que somos ou não somos, que define se seremos salvos ou não, mas uma vida entregue à vontade de Deus e ao serviço dos irmãos e uma luta constante para viver aquilo que Jesus nos ensinou, custe o que custar.
Portanto, é questão de prioridade. A prioridade em nossa vida não pode ser o luxo, o conforto, o bem-estar, as nossas vontades humanas. A prioridade tem que ser Jeusus. Ele deve nortear todas as minhas ações, não apenas na Igreja, mas em casa, no trabalho, nos estudos, em todo lugar...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

domingo, 30 de outubro de 2011

ORIGEM DAS CONTENDAS (BRIGAS)...

A ORIGEM DAS CONTENDAS
Texto: Tiago 4:1-10

            Por vezes imaginamos a Igreja Primitiva como sendo um exemplo de perfeição, um pedaço do céu. Alguns chegam a enunciar  “imitemos as igrejas primitivas”,como se as igrejas de hoje fossem fracas e mundanas em oposição às puras e santas igrejas do primeiro século.
            O que podemos notar mediante um estudo mais profundo do NT é que boa parte dele foi escrita para solucionar problemas das igrejas já existentes, deixando claro que estas não eram de forma alguma perfeitas.
            Pesquise em sua Bíblia e veja se você consegue encontrar alguns dos problemas da Igreja de Corinto, por exemplo:
            O presente texto de Tiago vem levantar um problema muito sério que estava ocorrendo nas igrejas. Qual era este problema? 
            “Guerras e contendas” são duas palavras que denotam que estava havendo divisões, rixas e competições dentro da Igreja de Cristo. (Será que esse era um problema só do tempo de Tiago?)
            Donde vem então as guerras e contendas? - pergunta Tiago. Ele mesmo responde: “Dos vossos deleites”, ou seja, o espírito de contenda entre os irmãos é produto da carnalidade humana, da carne trabalhada pelo intenso desejo de prazer, de satisfação.
            Então Tiago enumera uma série de atitudes erradas daqueles irmãos:
- Cobiça: Desejar melhores condições de vida não é errado. É uma legítima aspiração humana. Mas “cobiçar” aqui não é uma aspiração legítima.É um desejo não inspirado por Deus .
- Inveja: Significa aqui “arder em ciúmes “pelas posses alheias.
- Pedidos mal feitos: Lembremo-nos das palavras de Jesus em Mat 7:7,8. Muitas vezes pedimos e não recebemos porque pedimos mal. São os deleites, os prazeres que nos levam a pedir mal, de forma desfocada da vontade divina.
- Amor ao mundo: Importa lembrar aqui que “mundo” não são as pessoas. “Deus amou o mundo...”Temos um sentido moral no termo: não é possível amar a Deus e ao conjunto de valores pervertidos que se opõe a Ele. “Infiéis” traz literalmente o sentido de “adultério”. O cristão deu seu coração a Jesus Cristo. Apaixonou-se por Ele. Amar o mundo é adulterar contra Cristo, é dividir o amor que lhe foi prometido.
PARA PENSAR:
Amamos a Deus mais do que a nossos bens, mais que as pessoas com as
quais vivemos? Temos realmente um só Deus ou formulamos tal
declaração de fé e deslocamos o Senhor para a periferia

da nossa vida, dando a outras coisas o 1o. lugar?
 
            Por fim Tiago nos traz ä mente a questão da humildade.Para tanto ele nos mostra um novo personagem: o Diabo.O versículo 7 deve ser visto dentro de uma perspectiva global. Há duas frases nele que não podem ser dissociadas:
            Aqui temos “submissão e resistência”. Muitos cristãos sinceros têm caído porque lutaram contra o Inimigo sem uma perfeita submissão ao Senhor. Vale dizer, têm resistido ao Diabo na carne e têm sido derrotados.
            Tiago encerra essa seção com uma série de apelos de consagração:
- chegai-vos a Deus;
- limpai as mãos;
- purificai os corações;
- senti as vossas misérias, lamentai e chorai;
- humilhai-vos perante o Senhor.
            Aos que atenderem a esses apelos três promessas são feitas:
1ª. O Diabo fugirá deles;
2ª. Deus se chegará a eles:
3ª. Deus os exaltará...

BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

O GIGANTE CAIU POR TERRA...

"Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos". Nm 13.33

O homem é o que pensa; o dez espias além de não terem fé, eram homens sem auto-estima, pois disseram:"Eles são mais forte que nós". Não podemos confundir humildade com mediocridade! O apostolo Paulo escreveu dizendo que cada um pense de si mesmo com equilíbrio, e isso significa que não devemos nos auto-depreciar e nem pensar que somos mais do que os outros; infelizmente muitas pessoas se vestem com uma capa de falsa humildade, mas são pessoas interiormente arrogantes, soberbas e orgulhosas e daí vem o fracasso.

Os dez espias diante dos gigantes e desafios, não atentaram para a posição que Deus os colocara; eles faziam parte do povo escolhido e tiveram o privilégio de ver muitas maravilhas! Aplicando para a nossa vida temos o ensinamento de que precisamos assumir a posição dada por Deus, através de Jesus Cristo! Muitas pessoas embora estejam na igreja, vivem em uma crise de identidade! É preciso que saibamos e creiamos que somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; Temos que responder: Quem eu sou em Cristo? O que a palavra de Deus afirma ao meu respeito quando estou em Cristo?

Quando temos a compreensão exata da nossa posição em Cristo através da sua graça, passamos a ter uma visão mais otimista da vida e deixaremos de nos lamentar; Paulo escreveu: "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?" Rm 8.32

Portanto acredite no que você é em Jesus e desfrute dessa nova posição na graça que te faz mais do que vencedor; não seja como os incrédulos que disseram: "somos como gafanhotos"; que lastima e que afronta ao Deus todo poderoso! Não se auto-deprecie e não se vista de um sentimento de autocomiseração; muitas vezes nos colocamos como vitima das circunstâncias, mas digo: Levante a sua cabeça, se coloque como filho (a) do Rei! Verbalize o que a palavra de Deus diz ao teu respeito, creia nela e saiba que tudo que Deus diz acerca de você é um fato! Assuma a sua verdadeira posição no reino de Deus...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

sábado, 29 de outubro de 2011

ZAQUEU ONDE ESTAIS...


Zaqueu onde estás?

zaqueu
ZAQUEU, ONDE ESTÁS?
Em Lucas 19 no versículo 3 a bíblia relata o desejo ardente de um homem que queria conhecer Jesus. Este homem era Zaqueu, maioral dos publicanos e que  arrecadava ilicitamente porcentagens de todo o imposto cobrado, por isso tornou-se rico. Segundo Jesus, este homem fazia parte da classe que dificilmente entraria no reino de Deus, basta ler em Lc. 18:24 e 25. Porém Zaqueu desejou ver Jesus e isto poderia fazer toda diferença.
Bem, gostaria de lembrar da história de um outro homem rico que também quis ver Jesus. Em Lc. 18:18 um jovem rico se aproxima de Jesus e com sinceridade de coração pergunta o que ele poderia fazer para herdar a vida eterna. Jesus lhe responde que ele deveria vender tudo o que tinha, dar aos pobres a riqueza e então segui-lo. Porém, o jovem se entristeceu, por ser dono de muitas propriedades e Jesus vendo-o assim triste disse: “Quão dificilmente entrará no reino de Deus os que têm riquezas!”
Voltando para Zaqueu, percebemos que não foi assim com ele! Zaqueu desejou ver Jesus, hospedou-o em sua casa  e com alegria e espontaneidade resolveu dar metade de todos os seus bens aos pobres e ainda restituir quatro vezes mais àqueles que porventura defraudara no seu passado. Deixe-me fazer uma pergunta: Qual dos dois realmente teve um encontro com Jesus Cristo? Qual dos dois experimentou da transformação que só o Espírito Santo faz na vida de um homem?
Diante desses dois relatos observo a diferença abismal que os separa. O jovem rico olhou para si, olhou para o que tinha e então desprezou o reino de Deus, porém Zaqueu, olhou para Jesus e o desejou mais que tudo que ele tinha e que ainda poderia vir a possuir se continuasse a defraudar os outros.
Filosofias e sonhos diferentes enchiam ambos os corações. Um  foi aceito por Jesus e o outro rejeitado. O galardão estava na atitude que cada um tomaria diante de Jesus. Eles mesmos escolheram o caminho a seguir. Ao jovem rico Jesus disse: “…depois vem e segue-me”, que privilégio seguir a Jesus, mas ele optou pelas riquezas. Porém a Zaqueu mencionou: “Hoje houve salvação nesta casa”.
Se pararmos para apreciar a conduta de Jesus, observaremos que Ele foi contundente com o jovem, porém veremos que segundo o evangelho de Marcos, Jesus o amou. E amar na linguagem celestial significa também corrigir, disciplinar, castigar… veja Hb. 12:6. O jovem literalmente rejeitou o convite de Jesus por ser muito rico e não querer abrir mão de sua fortuna.
Voltemos agora para Zaqueu, pois creio que já conseguimos entender que ele teve de fato um encontro com Jesus e que isso foi tão transformador, que ele não precisou nem ser confrontado pelo salvador, embora tivesse fama de pecador, ladrão e muito mais. Permita-me abrir um parênteses ( Por que o mestre não o confrontou dizendo: “É necessário que você nasça de novo!” como confrontou Nicodemos, um dos principais dos Judeus, que conhecia muito bem a lei?  Por que o mestre não mandou que ele vendesse tudo o que tinha e desse também aos pobres, como fez com o jovem?) Olhando para  a sua história vemos que ele desejou ver Jesus e mesmo em meio às adversidades ele encontrou um meio de ter êxito, conseguindo então a maior dádiva que um homem pode ter, que é a salvação de sua alma.
Analisemos agora a postura que agradou o coração de Jesus. Zaqueu, embora pequeno na estatura, porém grande em atitudes, ao receber Jesus em sua casa muda sua performance de ambicioso e materialista para um homem generoso, tocando o coração daquele que veio para servir e se dar a muitos. O espírito dele é tocado de tal forma que ele então é levado a tomar atitudes que poucos tomam. Poderia muito bem ser membro da igreja de Jesus em Jerusalém, onde eles “vendiam as sua propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos à medida que alguém tinha necessidade.” Observe que voluntariamente, movido pelo poder do Espírito Santo ele decide ajudar aos pobres. (Acho que ele conhecia Pv. 19:17 que diz que quem se compadece do pobre ao Senhor empresta). E voluntariamente se apresenta a ser cidadão do céu. A sua postura foi de dar e não de pedir. A sua postura foi de olhar para trás e ver seus erros e pedir perdão a Deus restituindo aos outros.
Quando este pequeno homem subiu na figueira, tudo que ele queria era que Jesus olhasse para ele. Quem sabe ele cantou uma canção do tipo “olha pra mim, pois eu preciso do teu olhar!!!” e de fato a sua benção chegou. Jesus olhou para ele e disse: desce depressa! Então o Senhor se oferece a se hospedar em sua casa, como ele faz conosco todos os dias e Zaqueu disse sim. Da figueira até à casa de Zaqueu muitas críticas, porém a bíblia diz que este o recebeu com muita alegria.
Chegaram em sua casa e em meio a murmurações, Zaqueu se levanta e diz: “Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”. Calma aí Zaqueu, Jesus nem te confrontou!!! Na verdade não deu tempo ou não precisou. Ao chegar em sua casa, ao ter obtido a sua benção, que era conhecer Jesus, o “espírito sanguessuga” saiu em retirada. Zaqueu quis conhecer Jesus e isso pra ele era tudo de mais valioso. Para um homem que só conhecia a linguagem do dinheiro, e hoje se fala exageradamente nisso em nossas igrejas, foi um momento de mudança. Agora “mamom” teve que sair de sobre suas costas e entregar a chave do seu coração para O Senhor Jesus, aleluia! O desejo de possuir deu lugar ao desejo de doar, pois “mais bem aventurado é dar que receber” (At.20:35). Será este o desejo da igreja de hoje? Você conhece alguma igreja que dá mais que recebe? Você conhece programas efetivos em nossas igrejas que têm o objetivo de dar mais que receber? Alguém que foi discipulado para dar mais que receber? Já passou na porta de alguma igreja e viu uma bela faixa do tipo “Campanha da generosidade, venha doar o que você tem e seja mais bem-aventurado!” Pouco se ensina nos púlpitos a generosidade. Quando se fala nela vem a reboque uma lista de promessas que Deus fará. Estamos necessitados de Zaqueus dos dias neo-testamentários que conhecem o Salvador e a partir daí seguem os seus passos, como fez o apóstolo Paulo em II Cor. 12:15: “Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas. Ainda que amando-vos cada vez mais, seja menos amado”. Não havia ofertórios com objetivos egoístas, Deus não encheu de bens aos amados da igreja de Jerusalém que deram tudo o que tinham, na verdade eles passaram por uma grande dificuldade (Rm 15:26). E se ser abençoado por Deus é sinônimo de abastança e de muito dinheiro, por que o apóstolo Paulo afirmou depois de aproximadamente 20 anos de ministério apostólico que até à presente data da primeira carta aos Coríntios o que ele passara era fome, sede e nudez? (confira em I cor. 4:11).Como se encontram hoje os apóstolos depois de 20 anos de ministério? Contribuir, repartir é um dom, segundo Romanos 12:8, porém cobiçar é pecado e a avareza é idolatria!
Em I Tm. 6:8 a bíblia ordena: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.”,veja também Lucas 3:14. Se você amado irmão anda insatisfeito por causa do dinheiro, não corra atrás de mais uma campanha que te promete milagres financeiros. Leia Josué 1:8 e todo o teu caminho prosperará, segundo Deus quiser. Se a bíblia diz que eu tenho que me contentar, o que disto passar será pecado.
Não há relatos na bíblia de nenhum profeta, pastor ou apóstolo que, vivendo do ministério tenha enriquecido. Os patriarcas, reis (que não eram donos das riquezas, mas o estado) e outros, gozaram de muitas riquezas,  porém nenhuma delas fora adquirida de ovelhas que sonhavam com prosperidades e enchiam os gazofilácios dos grandes pregadores.
Zaqueu, onde estás??? A pergunta que Deus fez a Adão ecoa hoje de forma diferente. Se o filho do homem não teve onde reclinar a cabeça, quem pode se considerar hoje melhor que ele? Se o apóstolo Paulo passou uma noite e um dia na voragem do mar, nas prisões, em perigos de ladrões, quem pode se considerar melhor que ele? Não será melhor entendermos que esse evangelho teórico, técnico, interesseiro e  poderoso apenas na retórica precisa ser aniquilado e voltarmos a prática de um evangelho sem pompa, sem luxo, sem grandes catedrais, sem grandes pregadores renomados onde o grande destaque é de fato o Espírito Santo?
Onde mora Zaqueu??? Jesus quer entrar e ser bem recebido, sem precisar confrontar ninguém, mas apenas dizer hoje chegou salvação nesta casa.  As figueiras estão cheias, mas de homens gananciosos, que em todos os cultos estão cantando olha pra mim, olha pra mim, preciso, preciso…  Não atentam que Zaqueu “disse” sim olha pra  mim, porém depois ele olhou para Jesus e olhou para os necessitados e descobriu assim que ele é que deveria olhar para o seu próximo.
Igreja brasileira olhe para o sertão! Ele é que deveria cantar olha pra mim. Olhe para a favela no lixão em Jardim Gramacho, onde se catam lixo para se fazer refeições. Olhe pra eles e Deus olhará para você!!! Não foi assim com Zaqueu? Primeiro ele disse: Senhor eu resolvo dar… E então o Senhor disse: hoje veio salvação para esta casa.
Que você possa entender o que Jesus disse: “não podeis servir a Deus e as riquezas”. Que Deus te abençoe...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE   

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DE ONDE VÉM ESTA FORTALEZA, VÉM DO CALVARIO...

"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece". Fp 4.13

Paulo estava convicto de que o homem, por si mesmo, nada pode fazer; todo esforço humano é fútil se ele não estiver associado ao poder de Cristo, pois Jesus disse: Sem mim nada podeis fazer;

O apostolo afirma que através do poder de Cristo que habitava nele, podia ser capaz de superar qualquer circunstância que se lhe apresentasse; Paulo já havia aprendido a contentar-se sob todas as condições da vida, sentindo-se auto-suficiente, ao mesmo tempo teve o cuidado de adicionar que não dependia inteiramente de si mesmo, antes tinha a consciência da presença intima de Cristo, o qual, em todo o tempo lhe supria as forças necessárias.

Todos nós enfrentamos momentos em que parece que tudo ruirá e que não conseguiremos ultrapassar os limites e as barreiras, entretanto Deus através do seu poder que opera em nós, nos qualifica e capacita-nos para superarmos qualquer circunstância por mais intensa e dolorosa que seja;

Neste exato momento você pode estar vivendo um momento desesperador, mas lhe afirmo na autoridade da palavra de Deus: Você terá a força necessária se depender única e exclusivamente do poder quem vem do céu!

 "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar". I Co 10.13

 O Senhor não te levará a lugar algum, onde sua graça não possa lhe alcançar; a graça de Deus é suficiente e capaz para fazer com que você supere todos os desafios que forem permitidos por Deus em sua vida.

Alguém disse que Deus esta sempre de olho no termômetro e com sua no termostato; isso quer dizer que Deus está no controle total do que sucede em nossa vida; Ele sabe exatamente até onde podemos chegar e suportar. Filho (a) de Deus se alegre, se anime e avance no pode de Jesus Cristo que é o Senhor da história de sua vida; Quando você não puder suportar mais, saiba que Ele dirá: "Tenho visto atentamente a aflição do meu povo... e ouvi os seus gemidos, e desci a livrá-los..." At 7.34...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

O SOFRIMENTO DE HABACUQUE...

O SOFRIMENTO DE HABACUQUE
Leitura: Habacuque 3: 1-19
      

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo,

O profeta Habacuque era um homem muito sofrido. Ele tinha duas grandes angústias. A primeira grande  angústia dele era o estado espiritual de seu povo. Habacuque só via injustiça. Ele só via  violência, iniqüidade e opressão. Ele disse: "A lei se afrouxa, e a justiça nunca se  manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida". (Habacuque 1:4). Toda essa falta de justiça, que deixava os perversos bem à vontade, e que deixava os justos num sufoco muito  grande, era uma das grandes angústias de Habacuque. Ele ficou até confuso. Ele não entendia como  tanta falta de justiça, que só fazia os justos sofrerem, era possível no meio do povo de Deus!  Ele até disse ao SENHOR: "SENHOR, tu não salvarás"? Desta maneira ele questionou:  "Será que Deus está indiferente ou apático diante de toda essa injustiça e opressão"?

Havia ainda outra grande angústia na vida do profeta Habacuque. O SENHOR Deus revelou o seguinte a seu  profeta. Ele disse: Vou suscitar os caldeus. Eles são uma nação violenta. Eles marcham pela  largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas (Habacuque 1:6). Desta maneira Deus  revelou o seguinte plano a seu profeta: Eu vou enviar o povo dos caldeus, melhor conhecidos como babilônios, para julgar o meu povo. Os babilônios vão tomar posse do país do meu povo. Qual a intenção que Deus tinha com isso? A seguinte intenção, irmãos: Deus queria dar uma lição dura aos corruptos e perversos. A intenção de Deus era destruir os ímpios, que estavam cercando os justos. Ao receber esta revelação de Deus, ao receber este anúncio sobre o castigo de Deus, Habacuque ficou mais angustiado ainda. Essa cura não era pior do que a doença? Se os babilônios, que não tinham piedade com ninguém, viessem, a situação do povo de Deus não ficaria pior ainda?

Podemos entender as angústias de Habacuque, irmãos. Podemos até ter experiências semelhantes. Pois assim é a vida. Também no Brasil há falta de justiça. Há corrupção, violência e opressão. Às vezes os filhos de Deus não vêem mais soluções. Às vezes os filhos de Deus não vêem mais uma saída. Enquanto outros vivem bem, pois tomaram os bens ou os salários dos outros. E onde há soluções? Soluções não há. O que prevalece são a corrupção e a violência. Desta mesma forma, meus irmãos, sofreu o profeta Habacuque. Vendo as imoralidades do povo de Deus, sabendo da vinda de um povo violento para julgar esse povo, ele ficou muito abatido. Ele não via mais soluções. Então o que ele ainda podia fazer? Ele não podia fazer mais nada senão orar a Deus. Todos os caminhos ficaram bloqueados, meus irmãos. Mas o caminho para Deus está sempre aberto. Por isso Habacuque orou ao SENHOR. Ele depositou suas angústias e suas queixas diante de Deus. Ele disse na sua oração: SENHOR, eu não entendo como tu podes admitir tanto sofrimento. Eu não entendo como tu podes ser tão duro com teu povo. Tu não és o Deus eterno, o Todo-Poderoso? Então, depois de ter orado muito, Habacuque disse consigo mesmo: "Vou vigiar para ver o que Deus me dirá e que resposta terei à minha queixa" (Habacuque 2:1).

Então, irmãos, veio uma resposta do SENHOR. O Deus eterno, o Todo-Poderoso, disse a seu servo Habacuque: "Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé" (Habacuque 2:4)! E Deus disse mais: "O arrogante não permanecerá" (Habacuque 2:5). Quer dizer: os perversos, os arrogantes que acham que podem tudo sem que ninguém faça nada a eles, eles irão ver! Deus os julgará, que ninguém se engane! Desta maneira Deus também prometeu julgar os babilônios. Aqueles babilônios tinham a tarefa de castigar o povo de Deus, sim. Mas eles próprios receberiam seu castigo merecido também. Porque toda a terra vai ter que se calar diante de Deus. E mais! Deus salvará os humildes que confiam nele. De fato Deus deu uma promessa. Foi a seguinte promessa: "O justo viverá pela sua fé". Irmãos, esta promessa de Deus, como todas as promessas dele, são seguras. Por isso existe uma coisa que jamais devemos deixar de fazer. Jamais devemos deixar de confiar humildemente nas promessas de Deus. Foi justamente isso que Habacuque fez. Ele sabia: o nosso povo, que se desviou tanto de Deus, ainda tem muito sofrimento pela frente. "Mas eu, em silêncio, devo esperar o dia da angústia" (Habacuque 3:16). Ele sabia: estou angustiado, mas posso confiar em meu Deus.

Irmãos, nós também podemos sofrer as dificuldades que Habacuque sofreu. Podemos ficar angustiados pelos sofrimentos deste tempo presente. É possível estar na igreja e ter uma vida sofrida, onde há falta de justiça, violência, opressão. A vida pode ser tão difícil para os filhos de Deus que eles ficam abatidos e deprimidos. Podemos sofrer tanto, pelas aflições que existem ou pela falta de futuro, que chegamos a questionar a presença de Deus em nossas vidas. Podemos até entrar em desespero, quando só vemos dificuldades, e quando não há mais perspectiva e luz nenhuma. Mas em tudo isso, irmãos, não devemos deixar de ter fé em Deus. Pois temos as promessas de Deus. Deus nos prometeu a sua salvação. Ele disse: O justo viverá pela sua fé. Cristo nos prometeu a vida eterna. Esta promessa de Deus é segura, irmãos. Devemos sempre confiar nesta promessa de Deus, mesmo que a nossa vida seja uma vida difícil e sofrida.

Olham só como era a situação de Habacuque. Ele sabia que o povo dos babilônios vinha para julgar o povo de Deus. Ele sabia: estou angustiado e vou ficar mais angustiado ainda! Mas uma coisa Habacuque tinha por certo. Uma coisa ele sabia com certeza: Em todas estas coisas, sou mais do que um vencedor! Pois ninguém desfará a promessa de Deus, o qual prometeu: o justo viverá pela sua fé! Pode até faltar tudo na vida dos filhos de Deus! Pode haver angústias e sofrimentos, mas Deus cumprirá as suas promessas. Ele salvará os seus e lhes dará a glória e a vida, como também diz o apóstolo Paulo: "As aflições deste tempo presente não se compararão com a glória que será revelada em nós" (Romanos 8). Esta é a verdadeira fé, irmãos. A verdadeira fé é a que confia nas promessas de Deus, mesmo que não haja nenhum sinal externo de sua presença e de seu poder em nossas vidas. Esta é a verdadeira fé, a fé que confia em Deus independentemente das circunstâncias da nossa vida.

Habacuque sabia: tenho muito sofrimento pela frente. O meu povo tem muito sofrimento pela frente. Os babilônios virão para acabar com tudo. Aquele povo acabará com os frutos da terra. Não haverá mais frutos na videira. Não haverá mais ovelhas no curral. Não haverá mais paz, e sim, guerra. O sofrimento será enorme. Haverá fome, desemprego e miséria total. Tudo está ruim e vai ficar pior ainda. As mesmas dificuldades e sofrimentos podem acontecer também conosco, irmãos. Ou dizendo melhor, hoje também há muitos filhos de Deus que vivem cercados por ímpios, que vivem sofrendo. Muitos sofrem por causa da corrupção de outros. Muitos vivem gemendo, enquanto experimentam o que Habacuque experimentou: "A justiça nunca se manifesta". Mesmo assim, meus irmãos, não devem jamais perder a esperança. Não devem jamais parar de louvar ao SENHOR Deus. Pois Cristo é nosso Salvador. Ele prometeu nos salvar e nos livrar de toda a nossa miséria. Ele é nosso Rei. Ele virá para nos salvar e para destruir todos os nossos inimigos. Cristo virá para julgar os vivos e os mortos e para dar a vida aos justos. Os arrogantes não permanecerão.
Amém...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A FALSIDADE COMO ESTILO DE VIDA...

A falsidade como estilo de vida.

Curtiu? 
Chama-se de moderno quem é falso. Como se falsidade fosse uma revolução, ou alguma novidade que já não assombrasse a humanidade ha milhares de anos. Os gregos buscavam poder pelo conhecimento falsificado, pagavam professores para ensina-los a manipular argumentativamente os outros para que seus conceitos políticos, mesmo que falsos, prevalecessem. Tais professores eram os sofistas, que ensinavam a manipulação de conceitos e palavras para conseguir poder político, pela oratória desonesta, justificando seus próprios interesses numa reunião pública, visto que tinham um governo democrático e precisavam do voto da maioria mesmo que manipulado e inconsciente para alcançar seus interesses.

Depois de um tempo surgiram figuras como Sócrates que articularam o problema da verdade, provavelmente por influencia da cultura judaica do Deus único e Verdadeiro, mas como isso não era interessante politicamente, foi condenado a beber um veneno chamado cicuta e morrer. A verdade ameaça a quem vive e se beneficia da falsidade. Por isso a verdade é tão perigosa.

Quem busca a falsidade não quer pagar o preço de ser quem é, quer apenas vantagens, quer prevalecer sobre o outro de qualquer forma tornando válida qualquer falsidade que diga para manipulação. A falsidade é tão grande em nossa época que alguns falsificam até sua própria identidade natural, modificando-se artificialmente para que, em sua falsidade, sintam-se confortáveis.

O cristianismo prega a verdade, e isto é uma ameaça para os falsos. Cristo é “o caminho, a Verdade e a Vida” esta é a pregação cristã. Os falsos não podem conviver com isso, portanto, atacam aos valores cristãos que pregam a Verdade como princípio fundamental.

Nosso grande problema político no Brasil é a falsidade. Queremos combater a falsidade nas urnas, mas muitos cristãos condenam seus pastores quando pregam a verdade do cristianismo que não agrada aos visitantes que trazem. Não existe cristianismo sem verdade, por isso é estranho que defendam a pregação sofista para produzir cristãos nominais e não para fazer com que as pessoas reflitam e mudem de vida.

Muitos cristãos investiram alto na falsidade. Shows gospel com todo tipo de artificio de marketing manipulador foram o foco da mídia evangélica por década, e infelizmente, ainda são. A falsidade formal, mesmo que não conceitual, espalhada pela “mídia de massa cristã” e pelas pretensas mega-igrejas, contribuiu muito para o império da falsidade mesmo entre os crentes.

Devemos votar corretamente? Sim. Mas como podemos votar corretamente se não há verdade aceita, se cada um faz o que deseja para se dar bem? Em tal situação só podemos votar o menos pior possível, mas reduzir o assunto ao voto é infidelidade a Deus, afinal, o que precisamos é valorizar a verdade, enfatizando, Pregar o Evangelho.

Deus não diz que “sararia a terra” se votassemos bem, ao contrário, 2 Cronicas 14, diz que isso ocorrerá quando o Povo de Deus “se humilhar, e orar, e buscar a minha face (de Deus), e se converter de seus maus caminhos” nossa terra será sarada, por amor dos servos de Deus, mesmo que a operação do mal esteja em percurso. O que acontece hoje: o Povo de Deus se exalta em shows, não quer orar particularmente mas ouvir ministrações de seus cantores preferidos, não quer buscar a face de Deus mas sim a face de seus ídolos gospel, e muito menos querem se arrepender desses maus caminhos pois acham que isso é muito bonito e bom, mesmo que seja apenas falso.

Precisamos voltar à verdade, pois nossa crise como sociedade é uma crise das instituições que deveriam pregar a verdade porém pregam a falsidade economicamente atrativa. Não adianta votar nos melhores candidatos que existem, se nossa pregação não valoriza, e até relativiza a verdade.

Precisamos pregar a verdade, precisamos valorizar a verdade, pois nossos valores foram construidos sobre o alicerce da verdade, pois a Palavra de Deus é esse alicerce. A família em si, não é alicerce da sociedade, mas a família fundada na verdade tem o forte alicerce que é Cristo.

Enquanto a igreja continuar preocupando-se com “crescimento de igreja” e em ser “comunidade terapeutica”, ou em fazer “marketing de igreja” seremos colaboradores da operação do erro, ou da falsidade diabólica. A igreja deve ser a principal instituição onde se prega e ensina a única Verdade Universal, Cristo, que embasa qualquer outra verdade secundária para que realmente possamos fazer diferença.

A igreja de Cristo sempre fez diferença pela pregação da Verdade do Evangelho e sempre se enrolou em problemas quando se meteu demais em política. Não defendo a alienação política, mas discordo da negligência para com a pregação da Verdade em Cristo, que tem sido substituida por exorcismos, palavras de autoajuda ou misticismos que se espalham pelas igrejas nos tempos atuais.

Se sua igreja não prega falsidades, glorifique a Deus e invista ainda mais em pregar a verdade para fazer diferença no mundo, para ser sal da terra. Precisamos ser pregadores da verdade e não ter vergonha da verdade do evangelho. Enquanto nos envergonharmos da verdade ou nos omitirmos de nossa obrigação somos coparticipantes de ações do anticristo.

As verdadeiras igrejas de Cristo pregam a verdade em Cristo Jesus e não se intimidam perante as falsificações deste mundo vil...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A BIBLIA X HOMOSEXUALISMO...

EXPLICAÇÕES BÍBLICAS SOBRE O HOMOSEXUALISMO

O homosexualismo não é doença, e na Bíblia ele é descrito como até mais do que um pecado: é uma perversão e abominação diante de Deus. Não sou eu quem afirma isso, mas o mesmo livro que você tem aí com você e costuma ler. Veja bem que estou me referindo à prática, não à pessoa do homossexual. Deus ama cada pessoa, independente de como ela seja, mas não ama práticas que são contrárias à Sua própria natureza. É importante que você entenda isto, pois a primeira reação que temos contra Deus é a de tentarmos nos defender de algo que Ele condena, achando que não somos amados.

A Bíblia está cheia de passagens condenando tal prática. Os homens de Sodoma queriam conhecer os anjos que se hospedaram na casa de Ló. Daí vem a palavra "sodomita" que é o homem que procura outro homem para possuí lo como a uma mulher. Tanto o que faz o papel de homem como o que faz o papel de mulher estão pecando e cometendo uma abominação:

"Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel. Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do SENHOR teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao SENHOR teu Deus.... Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é... Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação" Dt 23.17; Lv 18:22; 20:13

Em algumas traduções, ao invés de "sodomitas" a expressão usada é "rapazes escandalosos", "rapazes alegres" (daí usar a palavra inglesa "gay" que significa "alegre"),"prostitutos cultuais" ou "prostitutos sagrados" (porque os israelitas tinham incorporado o sexo aos rituais religiosos, como faziam os pagãos) (1 Reis 14.24; 15.12), e os homossexuais são novamente citados no Novo Testamento, em Romanos 1.26,27, tanto com respeito ao homem como à mulher (lésbicas, lesbianismo), prevendo aí um juízo que cairia sobre seus próprios corpos, sem contudo identificar especificamente que juízo seria esse:

"Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro." Rm 1:26,27

Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os “Efeminados”, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
1 Coríntios 6:10
...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

O ORGULHO É O AMIGO DOS TOLOS...

Orgulho é o amigo dos tolos
 

Pregação da Palavra - Orgulho é o amigo dos tolos

Porventura não sabes tu que desde todos os tempos, desde que o homem foi posto sobre a terra, o júbilo dos perversos é breve, e a alegria dos ímpios momentânea? Ainda que a sua presunção remonte aos céus, e a sua cabeça atinja as nuvens, como o seu próprio esterco apodrecerá para sempre; e os que conheceram dirão: Onde está? Jó 20:4-7.


Foi o papa Gregório, o Grande, que no final século sexto, classificou os pecados em sete pecados mortais e os nomeou da seguinte forma: orgulho, ódio, inveja, impureza, gula , preguiça e avareza. Assim foi que, nos séculos a fora, foram eles conhecidos como os sete pecados mortais. De fato, nós não encontramos na Bíblia um texto específico onde apareça a citação destes pecados, no entanto eles são condenados, separadamente, em muitas passagens das Escrituras sagradas.

Não é coincidência que o orgulho encabece esta lista. Este pecado esteve presente na ruína de Lúcifer, o anjo de luz. Na queda do homem, o pecado da soberba foi notório no coração humano. Os estudiosos da Bíblia afirmam que o primeiro pecado do universo foi o orgulho. Todos os pecados causam profunda tristeza no coração de Deus, porém o orgulho gera abominação no Senhor. Lemos no livro de provérbios 16:5: Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune. A altivez é um dos pecados mais terríveis e mais odiados por Deus. A coisa mais certa para todo o arrogante é a sua queda. Mais cedo ou mais tarde, o soberbo sucumbe. As Escrituras alertam: A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito, a queda. Provérbios 16:18. Ainda em Provérbios 29:23a: A soberba do homem o abaterá.

A Palavra de Deus também ensina que não há esperança para aquelas pessoas que se mantém orgulhosas: Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele. Provérbios 26:12. James Howell disse: O orgulho é uma flor que cresce no jardim de Satanás. Deus não suporta nem tolera o arrogante. O salmista Davi disse: Ao que às ocultas calunia o próximo, a esse destruirei; o que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei. Salmo 101:5. Segundo Billy Graham, o orgulho pode tomar várias formas, emanando, porém, todas elas da soberba do coração humano. Alguns são altivos no olhar, no trajar; outros, em sua vida social; outros se orgulham de sua raça; outros ainda, de seus negócios. Em outras palavras, o orgulho pode ser espiritual, intelectual, material e social. O mais repugnante desses quatro é o espiritual. A soberba do espírito foi o pecado que levou Lúcifer a se transformar em Diabo.

O registro da queda do anjo de luz encontra-se em Isaías 14:12-15: Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo. É impressionante a soberba de Lucifer: ?Eu subirei ao céu; eu exaltarei o meu trono; eu me assentarei no monte da congregação; eu subirei acima das mais altas nuvens; eu serei semelhante o Altíssimo?. E, conforme o texto, a conseqüência da arrogância deste anjo foi trágica. O lugar mais apropriado para o soberbo cultivar a sua arrogância é a região dos mortos.

Nós também encontramos o pecado do orgulho na tentação e queda do homem. Lemos em Gênesis 3:5: Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. As palavras da serpente despertaram na mulher, e também no homem, um sentimento maligno, um desejo orgulhoso de ser igual a Deus. O negócio ofertado pela serpente era imperdível. O casal do Éden quis levar vantagem e, orgulhosamente, aceitou a proposta satânica. O resultado: Não conseguiu o que almejava e perdeu a posição que tinha. Nossos primeiros pais caíram porque, soberbamente, desprezaram a palavra de Deus, preferindo ouvir e crer nas palavras da serpente.

Depois da queda, a história do homem é um composto de miséria e tristeza. A busca de poder, a ambição desmedida, o desejo de se levar vantagem em tudo... tornaram-se a marca registrada da natureza humana. É só olhar à nossa volta. O pecado de orgulho é a força motora de todos os outros pecados. A soberba manobra o coração do adúltero; o orgulho comanda as intenções do mentiroso; a altivez dirige a vida do ladrão; a arrogância engana o coração do carnal. A desobediência, em qualquer grau, é alimentada pelo orgulho. E é incrível, mas a soberba se transveste de ?humildade?! Foi C.S.Lewis quem disse: O orgulho leva à destruição, e o espírito arrogante, à ruína.

Uma das tragédias mais surpreendentes que ficaram registradas na história, foi o naufrágio do grande navio Titanic. O dia 10 de abril de 1912, entrou para o marco da navegação. Uma verdadeira fortaleza do mar, medindo 260 metros de comprimento, o que eqüivale a um prédio de 100 andares, partiu com 2.200 passageiros para a sua primeira e derradeira viagem, de Southampton para Nova Iorque. Por causa de seu estupendo e bem elaborado sistema de compartimentos estanques, este navio era considerado insubmergível?. Muitos firmavam: Nem Deus consegue afundar este navio! No dia 14 de abril, às 23 horas, o Titanic recebe uma mensagem de rádio: Cuidado, icebergs! No entanto, o aviso foi desprezado. Afinal, que mal poderia sofrer aquela imponente embarcação? Mas as 23 horas e 40 minutos, uma enorme montanha de gelo aparece na frente do Titanic. Soam os alarmes. Um barulho esquisito se fez ouvir... O relatório dos estragos foi levado rapidamente para o capitão: Um rombo
de 90 metros cortou a proa do navio. Não havia nada que pudesse ser feito. O ?insubmergível?
estava condenado ao naufrágio. Aproximadamente 3 horas depois, o Titanic estava no fundo mar e 1.522 vidas foram arrastadas para a morte.

Desse modo trágico, encerra-se um dos capítulos da história do orgulho humano. O profeta Isaías clamou: Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada. A arrogância do homem será abatida. Isaías 2:11a e 17a. Não podemos brincar com as exortações bíblicas. Em Gálatas 6:7 está escrito: Não vos enganeis: De Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Lyman Hall afirmou: O irascível não tem a si próprio; o invejoso não tem vizinhos; e o orgulhoso não tem Deus. Não é demais afirmar que a causa de toda miséria humana é o orgulho. A auto-suficiência humana é algo ridículo e repugnante. Billy Graham escreveu: O orgulho espiritual seria coisa bem cômica, não fosse tão trágica. Pensemos nas seguintes palavras: Quando o galo se veste com penas de pavão, a fim de parecer mais bonito, nós o dizemos vaidoso; quando julga que o sol nasce mais cedo para ouvi-lo cantar, é pretensioso.

A questão é: todos nós fazemos parte de uma raça caída e o orgulho está intrínseco à nossa natureza. Nascemos pecadores, e a soberba é parte natural de nossa vida. Não devemos ficar surpresos ao ouvir que o orgulho tem vários disfarces, fantasias ou máscaras. Muitos escondem o seu verdadeiro ser atrás de uma falsa humildade. Outros falam mansamente, contudo são possuidores de espíritos endurecidos e altivos. Há daqueles que servem, servem e servem e depois saem à caça dos aplausos e da aprovação dos homens. E há muita gente que é orgulhosa de sua espiritualidade.

Mediante este diagnóstico tão sombrio a respeito do ser humano, será que há esperança para o homem? Graças a Deus, sim. Contudo, é necessário confessar o nosso orgulho a Deus. É importante reconhecer diante do Senhor, que somos portadores de uma natureza soberba. Está escrito no livro de Oséias 5:15a: Irei, e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face. Depois disto, olhemos, por fé, e contemplemos ao Senhor crucificado, e também ressuscitado. Naquela cruz, o nosso velho homem foi crucificado em Cristo Jesus. Lemos em romanos 6:6: Sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. Em sua ressurreição, Cristo nos deu uma nova vida. Para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Romanos 6:4b.

Fora do sacrifício de Cristo, não há esperança para a humanidade. Que loucura é o homem jactar-se em sua própria justiça e desprezar a que vem de Deus! Devemos considerar com atenção este assunto. A Bíblia nos exorta a crermos unicamente em Cristo Jesus. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Atos 4:12.

Se você é nascido de Deus, por meio de Cristo Jesus, não se esqueça que o caminho da vitória sobre a tolice do orgulho, encontra-se em 2 Coríntios 4:10: Trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos. Guarde bem as palavras de Charles H. Spurgeon: O demônio do orgulho nasceu conosco,e não morrerá sequer uma hora antes de nós mesmos. Façamos da oração de Davi a nossa petição: Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. Salmo 19:13...

BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE


terça-feira, 25 de outubro de 2011

VOCE CONHECE MESMO O NOSSO DEUS?

Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor" é a recomendação de Oséias (6:3). O que eu sei sobre Ele é pouco e insatisfatório. O que pode a larva que se arrasta por um galho de árvore saber da floresta em que ela está? Esse pensamento, longe de me conformar, só aumenta a sede.

Dizemos, por exemplo, que Ele é onipresente. Como se pudéssemos conceber alguém que está em todo lugar ao mesmo tempo. Nossa limitação espacial torna o conceito extremamente abstrato. Mas conhecer e prosseguir em conhecer pode implicar em ver mesmo aí coisas novas. Deus não está limitado no espaço, mas não só : no tempo também . Assim, dizer que Ele é onipresente implica em que neste exato instante Ele está aqui, me propiciando escrever essas toscas e imperfeitas linhas, mas também em algum dia perdido na minha primeira infância, enquanto eu empilhava blocos de madeira na casa silenciosa, e também em uma tarde esquecida da adolescência enquanto eu dormia com um livro de ciências na barriga, e também em algum dia escondido em um futuro distante, enquanto eu dirijo à noite tentando enxergar por entre o movimento frenético do limpador de parabrisa. Deus está aqui e agora, mas também ontem e amanhã e sempre. Quando sinto e quando ignoro, tocando minha vida distraidamente.

Ele não estava com José apenas quando ele foi coroado governador do Egito. Ele estava lá também quando ele chorava dentro da cisterna, ou no caminho para o Egito sob o estalar do chicote. Ele estava lá quando parecia dar tudo errado, quando José era atirado injustamente no cárcere. Deus estava lá. Ele é onipresente, Ele está sempre, Ele é sempre. Ele estava lá quando João Batista foi decapitado. Quando Pedro foi crucificado. Com o jovem rico antes, mas também na manhã seguinte à escolha que determinou seu destino. Ele está lá mesmo quando tudo indica que não está.

Quais as consequências dessa percepção? Pode ser um estímulo à confiança mas pode ser também de desconforto por saber-me constantemente sob os olhos de alguém. A escolha é minha. Só não posso me iludir pensando que a ignorância desse fato era melhor do que o conhecimento.

A floresta é imensa e eu não passo de uma larva...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

RAIVA X DOMÍNIO PRÓPRIO...

RAIVA - DOMÍNIO PRÓPRIO.
Raiva é um estado emocional, experimentado por todos. Enquanto a depressão, ansiedade, medo, perda “esvaziam” o corpo humano de energia física e emocional, a raiva libera energia para o sistema nervoso e prepara a pessoa para uma ação. Se vamos usar esta explosão de energia de uma forma construtiva ou abusiva, é uma escolha pessoal. A Palavra de Deus nos fala sobre esta emoção dada por Ele mesmo e nos ensina como podemos sentir raiva e não pecar. Ef 4:26-32
Raiva é um estado emocional, experimentado por todos. Enquanto a depressão, ansiedade, medo, perda “esvaziam” o corpo humano de energia física e emocional, a raiva libera energia para o sistema nervoso e prepara a pessoa para uma ação. Se vamos usar esta explosão de energia de uma forma construtiva ou abusiva, é uma escolha pessoal. A Palavra de Deus nos fala sobre esta emoção dada por Ele mesmo e nos ensina como podemos sentir raiva e não pecar. Ef 4:26-32

Características da Raiva
   
-    Ocorre em vários graus de intensidade, de uma leve irritação a uma fúria violenta.
-    Pode começar na infância e continuar anos a fio
-    Pode ser introjetada (escondida dentro de nós) ou expressa a-berta e livremente
-    Pode ser de curta duração, vem e volta rapidamente, ou durar por décadas em forma de amargura, ressentimento ou ódio

A raiva pode ser destrutiva ou doentia, especialmente quando per-siste na forma de agressão, vingança ou falta de perdão, mas também pode ser construtiva ou saudável, se nos motivar a corrigir injustiças ou pensar criativamente (tomar iniciativas). A nossa resposta deve ser um caminho em que Deus seja glorificado.
Ex.: Caim (Gn 4:7)

Raiva Doentia X Raiva Saudável
    Quando permitimos que a raiva nos controle, ela se torna uma raiva doentia. Ela é expressa pelo desejo de vingança e pode facilmente alterar nossas perspectivas, bloquear a capacidade de amar e limitar nossa capa-cidade de pensar claramente. Nossa energia é gasta em ações destrutivas tais como abuso emocional, verbal, físico ou outras formas de violência.
    Por outro lado, existe a raiva que a Bíblia diz a respeito dela “Irai-vos e não pequeis” (Ef 4:26). Este tipo de raiva depende da ajuda e orienta-ção do Espírito Santo. Ela nos ajuda a investir nossa energia, confrontar o inimigo, corrigir o que está errado e mudar as coisas para melhor. A energia da raiva, quando direcionada sabiamente, pode nos levar a uma maior produtividade e atingir nossos objetivos.


A Bíblia e a Raiva

Raiva, tratando-se de Deus ou pessoas, é mencionada repetida-mente na Bíblia.
AT – Quase 600 referências e este tema continua no NT. Na Bíblia, a ira de Deus é mencionada mais frequentemente que Seu amor e ternura. Deus é completamente bom e santo, logo podemos concluir que a ira de Deus é para um bom propósito. Sua ira é intensa, vigorosa, controlada e consistente com Seu amor e misericórdia. É uma ira direcionada ao pecado e aos que estão em pecado. Ex.: israelitas (Mc 3: 4-5)

    A Bíblia nunca critica a ira de Deus, mas nos adverte repetidamente contra a ira humana. Isto não é incoerência. Raiva contra injustiça é correto e bom tanto para Deus quanto para nós. Porque Deus é sábio, soberano, poderoso, perfeito e onisciente, Ele nunca interpreta erroneamente uma situação, nunca se sente ameaçado, nunca perde o controle. Ao contrário, nós mal interpretamos circunstâncias, erramos em julgar, reagimos rapida-mente quando nos sentimos ameaçados ou feridos e algumas vezes res-pondemos com vingança e violência. Por causa disso nossa ira pode ser prejudicial e perigosa. A Bíblia nos chama atenção sobre isso porque nossa raiva oferece grandes oportunidades a satanás de interferir em nossas vidas.

Conclusões sobre a Raiva / Ira

-    A raiva é normal e não é necessariamente pecado
-    A raiva pode ser resultado de uma percepção distorcida. Nós somos imperfeitos e vemos cada situação à nossa maneira.
-    A raiva acaba sempre nos levando a pecar. Por esse motivo, raiva é sempre condenada na Bíblia. Ec 7:9; Pv 16:32; Pv 15:1; Pv 19:19. A raiva que nos leva a pecar pode ser expressa numa variedade de caminhos, incluindo vingança, abuso verbal, um compartilhar disonesto (fofoca) ou recusa em compartilhar.
-    A raiva pode ser controlada. Deus nunca nos instruiria a contro-lar nossa raiva se isso não fosse possível. Pv 15:28; Cl 3:8

Causas da Raiva / Ira

-    Biológica
-    Injustiça
-    Frustração
-    Ameaça ou Mágoa
-    Aprendizado – Pv 22:24-25
Lidando com a Raiva

-    Admitir seu sentimento – Se você nega que sente raiva, ela nunca será eliminada
-    Expressar a raiva de forma sadia – Como?
•    Esportes e Hobbies nos ajudam a redirecionar  nossa energia.
•    Reconheça que o outro também tem sentimentos e tente entendê-los.
-    Focar na humildade, confissão e perdão
-    Desenvolver auto-controle sobre a raiva
•    -Crescer espiritualmente (buscar a ajuda do Espírito Santo)
•    -Reagir vagarosamente – Pv 15:1, 18
•    -Ter uma mente renovada – Ex.: Paulo – Fp 4:4-11
-Construir uma auto-imagem positiva – Raiva e hostilidade geralmente indicam que a pessoa se sente inferior, insegura ou pouco auto-confiante. Pessoas que se sentem inferiores geralmente reagem com raiva na tentativa de se sentirem superiores.
Reconhecer que Deus nos redimiu, nos fez Seus filhos e nos colocou numa posição que não merecíamos, deve ser a base para uma auto-imagem e auto-confiança sadias.

Conclusão

Ira é listado na Bíblia como uma das obras da carne, mas domínio próprio é fruto do Espírito. Como crentes em Jesus Cristo,evitando pecado e, sinceramente, desejando a orientação e direção do Espírito Santo, caminhamos para um crescimento constante no auto-controle, e um declínio na mesma proporção da raiva e hostilidade. Entregar nossa vida ao controle do Espírito Santo diariamente, é a forma mais efetiva de prevenir a ira destrutiva...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

LIBERTE-SE...

LIBERTE-SE.
Você não veio ao mundo para ser "esmagado" por imposições,
mas para cumprir o propósito do seu Espírito.
Sempre haverá pessoas e circunstâncias que,
como pedras, poderão atrasar sua caminhada.
Continue caminhando.
Diante da tirania lembre-se que o tirano perde
mais do que o tiranizado.
Ele não pode escapar de si próprio,
mas você pode escapar dele.
LIBERTE-SE.
APROVE-SE.
Não há sob o céu ninguém que nunca tenha
sido desaprovado por outrem.
Algumas ou muitas vezes surgirá alguém para julgá-lo
e condená-lo, para abalar a sua auto imagem.
Não se abale ... prossiga sob o céu que o protege.
Diante da desaprovação lembre-se que Deus
não erra e você é uma criação dEle.
APROVE-SE.
ACEITE-SE.
Nem sempre será fácil encontrar alguém que o ame
incondicionalmente e sem restrições à
sua maneira muito ÚNICA de ser.
Só você conhece suas razões para ser como é.
Os perfeccionistas têm olhos só para a "imperfeição".
É aí que eles entram em permanentes estados de frustração.
ACEITE-SE.
VALORIZE-SE.
Em seu caminho, vez ou outra, surgirão alguns
querendo pô-lo de joelhos diante deles.
É-lhes necessário compensar sensações
de pequenez e desvalia.
Prossiga em pé!
VALORIZE-SE.
AME-SE.
Você veio ao mundo sozinho e, sozinho, o deixará.
Nunca lhe será possível ser apreciado por todos,
assim como não é possível você apreciar a todos.
Você é a ÚNICA pessoa presente em sua Vida
durante as 24 horas de cada dia.
Com essa pessoa você conviverá por toda a Eternidade.
Não queira um dia deixar esta existência
levando consigo um inimigo.
AME-Se...

BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

domingo, 23 de outubro de 2011

DEUS VAI FAZER ALGO GRANDE...

DEUS VAI FAZER ALGO GRANDE
Ezequiel 37.1-10
Introdução
Esta passagem do livro de Ezequiel é a sua parte mais conhecida... ela nos revela o poder do Espírito Santo.
Aqui, aprendemos sobre como Deus levou o profeta Ezequiel a ver, numa visão espiritual, um grande exército que havia caído depois de uma guerra. Esse exército, com certeza, havia sido derrotado e durante muito tempo, muitos anos mesmo, os ossos dos soldados ficaram expostos e foram ressecando e se espalhando pelo terreno.
 
Naturalmente, a força dos ventos e à medida que o tempo passava, foram desordenando esses ossos, fazendo com que se misturassem e se espalhassem por toda a parte.
 
Então, Deus mostrou pra Ezequiel, provavelmente do alto de um monte, onde pudesse ver este cenário: um vale cheio de ossos secos. E desse lugar, Deus fez uma pergunta pra Ezequiel: “Homem mortal, será que esses ossos podem ter vida de novo?”  Deus estava perguntando: “Ezequiel, será que Eu posso fazer algo?  ...algo muito grande, mas muito grande mesmo, a esses ossos?”
 
E, irmão, esta é a mesma pergunta que, hoje, Deus está fazendo pra você, enquanto você fica vendo, fica olhando o que está acontecendo na sua vida, o que está acontecendo na sua família...
Deus pergunta pra você: “Será que Eu posso tocar o seu coração? ...será que Eu posso tocar a sua família? Será que Eu posso trazer de volta a ordem aonde só tem desordem? Trazer de volta a paz aonde há discórdia? Trazer ânimo aonde há depressão? Amor aonde há fracasso?”
 
Deus pergunta: “Será que Eu posso tocar numa pessoa que está muito enferma e fazer com que fique curada? Será que Eu posso restaurar o que o diabo destruiu? Será que Eu posso, com o meu poder, fazer algo grande, muito grande nestes dias?”
...pois, consideremos:
DEUS É PODEROSO
Não tem desafio, não tem batalha, nem situação alguma que obrigue Deus a dizer: “Não posso”, porque para Deus tudo, tudo, tudo é possível!
Deus pode mudar a maldição em bênção, a desordem em ordem, a doença em saúde. Porque Deus é poderoso! Ele apenas diz uma palavra e aquilo que está desordenado, que está quebrado, que está seco, sem vida, Deus restaura.
Portanto, se você sente que os melhores anos da sua vida viraram passado... se você sente que o tempo levou embora suas forças, suas capacidades, o amor, a família, a paz... se você se sente só, abandonado, vendo pura desordem no terreno da sua vida, tenha fé no poderoso Deus porque hoje é o seu dia de mudança... hoje Deus te pergunta: “Será que Eu posso fazer algo grande, muito grande?” E quantos crêem em Deus aqui?
Então vamos considerar isto: Imagine Deus perguntando pra uma pessoa que está de frente para um vale de ossos secos, de frente para uma situação humanamente impossível de resolver...
Ezequiel estava numa situação assim, de frente para um problema que não tinha nenhuma solução, a não ser por um milagre mesmo!
E justamente isso é o que enfrentamos muitas vezes. Há situações na família que ficamos vendo o inimigo trabalhar e destruir tudo, até quebrar nossas vidas... há situações que nos trazem desânimo e pensamentos de morte.
Todavia, o poderoso Deus está presente e pergunta: “Será que Eu posso fazer algo grande em sua família? Será que Eu posso quebrar esse espírito de maldição? Será que Eu posso por um fim a isso que tem te entristecido?”
Amado, Deus tem o poder para mudar tudo... o que o diabo tem preparado de mal, Deus transformará para o bem! Aleluia!
...quero que entenda:
O IMPOSSÍVEL, PARA DEUS, É SÓ UM DETALHE
A primeira coisa que vemos aqui é que Deus leva Ezequiel para um lugar aonde ele pudesse ver a sua impossibilidade, a sua incapacidade humana. Não é sem propósito que Deus o chama de “Filho do homem” ou de “homem mortal”... Deus mostra que Ezequiel não tem poder para enfrentar nem mudar a situação.
Porque, tem vezes, nós somos teimosos, achamos que podemos resolver  tudo, mas na verdade, as nossas forças e capacidades não são suficientes.
Quando reconhecemos isso, então temos chegado ao lugar onde Ezequiel chegou, e ali é onde o Senhor manifesta o Seu poder... porque quando você diz pra Deus que já não pode fazer mais nada, aí é que o Espírito Santo, o Espírito de Deus, começa a soprar com maior força.
Então, hoje Deus pergunta pra você: “Poderei fazer algo grande nestes dias?” Você que está olhando pro índice de uso de drogas na cidade... será que há esperança para os jovens? ...você que está olhando para a crise econômica no mundo, para a situação de violência no Seu Estado, País? Será que Deus pode fazer algo?
Deus perguntou pra Ezequiel: “Poderei Eu fazer algo? ...poderão viver estes ossos?”
E olhando humanamente, talvez Ezequiel tivesse respondido: “Senhor, são ossos secos; eles estão assim há vários anos... e eles não estão só secos, também estão desordenados e espalhados. Todavia, Senhor Jeová, tu o sabes”.
Deus estava estimulando a fé de Ezequiel... Ah! Nunca duvidemos de que o nosso Deus é um Deus de maravilhas... porque.o impossível para Deus, é só um detalhe...
...por isso, creia:
O MELHOR ESTÁ POR VIR
Lemos no v.1 que Ezequiel foi levado a um vale... vale na Bíblia significa lugar de luta, lugar difícil... o salmista falou em “vale da sombra da morte”.
Esse vale pode ser o seu momento financeiro, pode ser o casamento, o ministério, a liderança... enfim, vale é onde se sofre os piores medos... é onde se sofre o sentimento de culpa, as perdas...
 
O vale é como a situação vivida pelo povo de Israel no passado, quando o primeiro templo que Salomão havia construído em Jerusalém, cheio de majestade, com a nuvem da glória de Deus sobre ele e dentro dele, mas que pela desobediência e dureza de coração do povo, tudo foi perdido... a tal ponto que veio o inimigo e destruiu o templo.
 
E por setenta anos viveram como escravos na Babilônia até que, durante o império persa, o rei Ciro, foi comovido e permitiu o retorno do povo a Jerusalém.
 
E eles, ao verem o templo queimado, as portas destruídas, todos ficaram abatidos de dor, de desânimo e tristeza.
 
Todavia, Deus disse: “Será que eu posso fazer algo nesta casa outra vez?” E eles começaram a chorar e a pensar no que tinham perdido enquanto que o Senhor falava sobre o que Ele ia fazer.
 
Deus estava dizendo: “Eu sou capaz de levantar algo ainda maior do que vocês tinham e perderam”. Mas a princípio, eles não creram no poder de Deus e por mais quinze anos ficaram a chorar e a se culpar por haverem perdido tudo.
 
Até que veio o profeta Ageu e disse pra eles, que os próximos anos seriam os melhores que eles haviam tido até então.
 
Irmãos, isto é justamente o que devemos declarar para cada dia de nossa vida.
Os seus melhores anos, não são os que passaram, não são os de agora... hoje, Deus te diz: os teus melhores anos são os que estão por vir! Aleluia!
 
Irmão, o que está por vir à sua vida é maior do que você tem visto ou pensado. “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos” (Ag 3.9). Pois, prepare-se, porque o Espírito de Deus vai soprar vida e vai liberar abundância!
 
...sabe então o que Ezequiel fez?
EZEQUIEL CONFIOU EM DEUS APESAR DO QUE VIA
Deus perguntou: “Viverão esses ossos?”
O que você teria respondido? Penso que todos diríamos: “Não, não, nãooo!!” Mas Deus perguntou: “Viverão esses ossos? Será que Eu posso fazer algo grande, muito grande?
 
Pois o profeta disse a Deus, v.3: “Senhor, Tu o sabes”, dando a entender que, se é Deus quem faz, então é possível. E no momento em que Ezequiel mostrou confiança, Deus disse pra ele profetizar sobre os ossos.
 
Profetizar é anunciar as coisas que ainda vão acontecer... Profetizar é declarar as promessas de Deus, é proclamar o que Deus disse que vai fazer.
Agora, isso é contra a nossa condição humana... não somos muito de declarar as coisas espirituais porque agimos pelo que vemos. É por isso que a Bíblia diz que o homem natural não conhece as coisas de Deus e crê que são loucura. O homem natural, que ainda não nasceu de novo espiritualmente, só crê no que a sua mente entende.
 
Por isso que um jornal sensacionalista de um certo Estado, publicou nesta semana, como manchete de primeira página, foto de um pastor da Assembléia de Deus, que desistiu do vôo 447 da Air France, que iria fazer em um domingo , porque uma irmã recebeu revelação de Deus: “Não deixe o varão viajar...”. Foi uma impressão espiritual que ela teve e entregou prá ele.
 
Pro jornal foi uma loucura, coisa descabida... Ah! Mas nós, cristãos, vivemos na dimensão do espírito! Apesar do que os olhos naturais vêem, nós podemos crer. Aleluia!
...o profeta fez isso:
EZEQUIEL DECLAROU VITÓRIA SOBRE A DERROTA
Deus quer que você faça assim... que em lugar de declarar derrota em sua vida, você declare vitória... ainda que seja nas piores situações, onde existe somente ossos secos e desordem... porque, saiba disso: mesmo nas piores condições, há poder na Palavra de Deus!
O que você diz é o que você vai receber. Se você diz que é um fracasso, todos os fracassos vão escutar e grudarão em você, porque você está chamando aquilo que declara.
Então, declarações de derrota provocam os piores tipos de derrotas. Mas tudo será diferente se você profetizar a Palavra de Deus com confiança.
E, irmão, é tempo de você declarar todos os dias que Deus está contigo! Que Deus vai derramar benção sobre a cidade, assim como sobre a sua família!
 
Quando você anuncia a poderosa Palavra de Deus, as situações adversas recebem o impacto dessa Palavra!
Deus disse pra Ezequiel: “Não importa o que você está vendo, importa que Eu estou contigo e Eu vou soprar sobre estes ossos e eles vão se levantar”.
 
Irmão, creia no poder de Deus: o que não existe, vai existir, o que era impossível, vai ser possível... porque quando você profetiza, Deus Se move.
 
Ezequiel, obedecendo ao que Deus mandou, profetizou aos ossos... ele disse, v.4-6: “Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Jeová a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor”.
 
Claro que não era fácil para o profeta falar aos ossos... já imaginou? Não fazia o menor sentido. Vai que alguém o visse... que algum vizinho espiasse pela janela... iria dizer: “Que loucura! Pobrezinho do Ezequiel, tenho que orar por ele!”
 
...mas sabe o que Ezequiel fez?
EZEQUIEL MOTIVOU O SOPRO DO ESPÍRITO DE DEUS
Muitas vezes o crente sente que o seu próprio coração está seco e vazio.
Isso acontece por vários fatores: Pode ser que já não ora como antes, que não está lendo a Bíblia, que já não busca a presença de Deus... então percebe que está desesperadamente necessitado de um sopro do Espírito Santo.
 
Irmão, se isto está acontecendo com você, se seu coração está como esse vale de ossos secos, profetize o sopro de Deus, profetize a sua bênção! ...e profetizar, já sabe, significa abrir a boca e declarar a Palavra de Deus.
 
...agora, pra terminar, veja isso:
O SOPRO DE DEUS PRODUZ ORDEM
A primeira coisa que o sopro do Espírito de Deus produziu foi justamente isso, a ordem... que a ordem voltasse.
Irmão, quando o Espírito Santo sopra, Ele traz ordem à sua casa, ordem ao seu coração, ordem às suas prioridades... o sopro do Espírito de Deus põe ordem à sua vida espiritual... na verdade, Deus ordena tudo o que o diabo tem desordenado.
 
Deus vai colocar a sua vida em ordem, amém? Em um mundo de tanta atividade, nós precisamos de ordem. E é maravilhoso, enquanto se profetiza, enquanto se proclama a Palavra de Deus, o Espírito Santo produz ordem. Deus soprou e está escrito, v.7: “Enquanto eu falava, ouvi um barulho. Eram os ossos se ajuntando uns com os outros, cada um no seu próprio lugar”.
 
Ezequiel profetizou e enquanto profetizava o Espírito de Deus se movia... ele diz que houve um barulho, era o barulho do que estava vindo, era o barulho dos momentos gloriosos.
Veja o que está escrito, v.8-10: “Enquanto eu olhava, os ossos se cobriram de tendões e músculos e depois de pele. Porém não havia respiração nos corpos. Então o Senhor me disse: – Homem mortal, profetize para o vento. Diga que o Senhor Deus está mandando que ele venha de todas as direções para soprar sobre esses corpos mortos a fim de que vivam de novo. Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. A respiração entrou nos corpos, e eles viveram de novo e ficaram de pé. Havia tanta gente, que dava para formar um enorme exército”.
 
Então, desta maneira maravilhosa, vemos que antes eram só ossos, ossos secos, mas que foram transformados em homens, em gente numerosa... contudo, ainda estavam mortos, mas Deus disse pra Ezequiel profetizar novamente, porque agora viria o sopro de vida!
 
No mundo nós experimentamos depressão, ficamos abatidos... o que precisamos é vida, é poder de Deus!
Ah! Quantos precisam ser levantados? ...quantos querem o sopro da vida de Deus?
 
Conclusão
Então, vimos que Ezequiel foi levado diante de uma situação impossível, mas apesar do que via, ele declarou que o Senhor podia mudar a situação... no meio de um vale de morte, ele acreditou que Deus podia fazer algo grande, muito grande.
E assim, obedecendo a Deus e confiando nEle, Ezequiel declarou a Palavra, ele profetizou vitória e o exército morto voltou a viver.
 
Ao vale de ossos secos da sua vida, você precisa agir da mesma maneira... primeiro você tem que confiar em Deus e depois, você precisa obedecer a Deus.
 
Fazendo isso, apesar do que você vê à sua frente, você profetiza e o Espírito Santo vai soprar... e o sopro do Espírito de Deus vai trazer vida e ordem para você!
 
Tão somente, confie em Deus nesta noite, porque Ele é todo-poderoso e, pela fé, comece a profetizar aos ossos secos, comece a declarar que aonde tem havido fracasso, agora vem vindo a vitória em nome do Senhor!
 
Profetize que Deus pode e Ele vai fazer algo grande, muito grande na sua vida, em nome de Jesus! Amém...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE