Subscribe:

sábado, 24 de novembro de 2018

A GRANDEZA DE DEUS


                                                          A GRANDEZA DE DEUS
“Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável” (Salmos 145.3)
Servimos à um Deus grandioso, muitas vezes falamos e cantamos essa verdade, no entanto nem sempre entendemos a dimensão disso. De fato, com nossa mente limitada é impossível compreender a Sua imensidade, Ele é infinito e nós finitos. No entanto, a criação nos dá um vislumbre da grandeza que somente vamos compreender plenamente quando conhecermos Ele como também somos conhecidos (1 Coríntios 13.12).
É possível ver a grandeza de Deus através da sua maravilhosa criação. Paulo diz em Romanos 1.20 que “os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas”. Deus deixou suas “digitais” por todos os cantos do universo.
E o que o universo revela sobre a grandeza de Deus? Em Salmos 19.1, diz que “os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”. É impossível comtemplar o céu noturno estrelado sem glorificar o Seu nome. A grandeza de Deus é manifesta nos céus.
Nos grandes centros urbanos não temos uma visão tão clara das estrelas. Mas, eu incentivo você a ir para um lugar onde as luzes da cidade não ofusquem o brilho delas. Assim, você verá algo parecido como o que Davi viu quando escreveu o salmo.
Em condições ideais, é possível ver milhares de estrelas no céu noturno, perto de 3 mil. No entanto, nossa galáxia – Via Láctea – possui aproximadamente 100 bilhões de estrelas, isso significa que conseguimos ver insignificantes 0,000003% do total de estrelas da nossa galáxia.
Isso porque estamos falando apenas de nossa galáxia, no universo observável existem cerca de 170 bilhões de galáxias, cada uma com cerca de 100 bilhões de estrelas. Isso dá quantas estrelas no universo observável? Bem, com certeza é um número enorme, com vários zeros e casas decimais. De fato, cientistas afirmam que existem mais estrelas no universo do que grãos de areia nas praias da terra.
“Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará” (Isaías 40.26)
“Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes” (Salmos 147.4)
Aleluia! Deus organizou as estrelas com seus dedos. Que Deus grande!
Quando pensamos além da quantidade de estrelas existentes no universo, e ponderamos acerca do tamanho do universo, fica manifesto como nossa mente é limitada para compreender a grandeza de Deus.
Para termos uma ideia das distâncias no universo, vamos primeiramente analisar o que está mais perto da Terra, partindo posteriormente para lugares cada vez mais distantes. A estrela mais próxima da Terra é o Sol, essa estrela está a uma distância de 149,6 milhões de quilômetros da Terra. Dessa forma, se fosse possível ir de avião para o Sol, numa velocidade de 800 km/h, demoraríamos aproximadamente 21 anos para chegar lá.
Depois do Sol, a estrela mais próxima é Alpha Centauri, ela está 40,69 trilhões de quilômetros. Uma viagem de avião para a Alpha Centauri demoraria cerca de 5,8 milhões de anos. As distâncias no universo são tão grandes que não faz sentido utilizar quilômetros, mas anos-luz. Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano. A luz viaja a cerca de 300 mil km/s, assim, em um ano a luz viaja 9,46 trilhões de quilômetros.
A distância entre a Terra e o Sol, que um avião percorre em 21 anos, a luz percorre em 8 minutos. Nada no universo viaja mais rápido que a luz. A Alpha Centauri está a 4,3 anos-luz da Terra, em outras palavras a luz dessa estrela demora 4,3 anos para chegar até nós. E essa é apenas a estrela mais próxima.
A galáxia mais próxima – Andrômeda – está a 2,54 milhões de anos-luz. Se viajássemos para Andrômeda a 300 mil km/s demoraríamos 2,54 milhões de anos para chegar lá. E essa é apenas a galáxia mais próxima. A galáxia mais distante captada pelos telescópios até hoje, a fronteira do universo observável, está a aproximadamente 13 bilhões de anos-luz.
Definitivamente o universo é muito grande, mas Deus é maior ainda! Um dos atributos de Deus é a infinitude, ou seja, Deus é infinito tanto em relação ao tempo como em relação ao espaço. A infinitude de Deus em relação ao tempo é chamada de eternidade e em relação ao espaço é chamada de imensidade.
A imensidade, que é a qualidade ou característica do que é imenso, significa que Deus transcende o espaço, preenchendo-o e não sendo limitado por ele. Nenhuma parte do universo pode escapar da presença e influência de Deus, nem mesmo a galáxia mais longínqua. Que Deus grande! Quando Salomão construiu o templo ele reconheceu que nada poderia conter a presença de Deus, nem mesmo Sua “casa”.
“Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei” (I Reis 8.27).
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.