É importante entendermos que vivemos em tempos modernos, mas o nosso Deus não mudou, o mesmo Deus de ontem é também hoje presente, e seja Ele verdadeiro e todo homem mentiroso, ( Romanos 3:4). A Palavra de Deus não é ultrapassada, “… mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a glória como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente”. (I Pedro 1:23, 24).
“Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar…” Saul foi rejeitado por Deus por tentar sacrificar antes de obedecer. Porque mesmo no sacrifício pode haver o elemento da vontade própria. Só a obediência honra a Deus de maneira absoluta, pois só ela coloca a vontade de Deus no centro. Tudo que acontece conosco é para a glória de Deus, e às vezes ficamos tão felizes com o que Deus está fazendo que esquecemos que é Ele o responsável pelo fazer. O perigo disso é vir a soberba, e o principio da soberba é a ruína, (Provérbios 16:18),
“Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria”. (Provérbios 11:2). “E a humildade precede a honra”. (Provérbios 15:33). A soberba faz com que o crente fique cego e surdo para com a Palavra de Deus, fique tentando fazer de tudo para agradar a Deus. A palavra fala que: “Sem fé é impossível agradar a Deus”, (Hebreus 11:6). A obediência é um passo de fé, só pela fé podemos conhecer as coisas grandes e ocultas que Deus tem preparado para nós (Jeremias 33:3).  O nosso sucesso está baseado na nossa perseverança em obedecer a Deus. A Sua graça é suficiente para você hoje e o que Deus requer de mim e você é: “Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros?… Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a misericórdia, e Andes humildemente com o Teu Deus?” (Miquéias 6:7, 8).
Chegando o final de semana, satanás tem muitas opções para você não obedecer a Deus. “O mundo jaz no maligno” ( I João 5:19). Saul foi precipitado em sacrificar, não obedeceu e foi rejeitado por Deus, perdeu a benção de continuar reinando com Deus. Lembrem: “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar…”. Deus tem bençãos sem medidas para nossas vidas hoje, vamos desfrutar por meio da obediência. “Crescia a Palavra de Deus e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé”. (Atos 6:7). O resultado quando obedecemos à fé é que a palavra de Deus cresce, e muitos tornarão discípulos por causa da nossa obediência.
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante