Subscribe:

domingo, 7 de julho de 2013

O AMOR DE DEUS EM NOSSAS VIDAS...



                                            O AMOR DE DEUS EM NOSSAS VIDAS...

Texto Bíblico: Lucas 6:35  Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.

1.    Introdução

Jesus esta aqui instruindo seus discípulos, e ensinando-lhes coisas importantes para que estes possam ser bem sucedidos no futuro. E aqui Jesus está lhes ensinando sobre a importância do amor.
O fato, é que convivemos com pessoas que são imperfeitas, e portanto com muitos defeitos. Por isso, é importante o amor, para que consigamos viver unidos e em comunhão na presença de Deus.
A obra de Deus só pode ser realizada com amor. Ela é difícil, e só através do amor pode ser cumprida.

2.    Desenvolvimento

Proposição de Transição: vejamos o que Jesus nos ensina neste versículo:

2.1)      Um desafio: “…Amai, porém, os vossos inimigos…”

Deus nos ensina a amar. Na Bíblia temos várias determinações para o amor:
Gálatas 5:13 : “…sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor”.
I Pedro 4:8: “Tende, antes de tudo, ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados”.
I João 2:10: “…Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.”
NÃO PODEMOS VIVER UM CRISTIANISMO SEM AMOR. Tudo que Jesus nos ensina resume-se ao amor.
John Stott, um grande pregador inglês diz: “amor é mais serviço do que sentimento”. De fato, amor sem gestos, amor sem atitudes concretas, não tem o poder de mudar a vida de ninguém. O amor apenas nas palavras do cantor, o amor apenas nos versos do poeta não tem o poder de mudar a vida de uma pessoa.
O amor de Deus encontra-se em palavras e sentimentos(na Bíblia), mas principalmente nos atos dEle por nós: Ele foi capaz de realizar o ato de oferecer seu único filho na cruz por nós.
Quando Paulo escreve para a Igreja de Roma ele agradece a Priscila e Áquila pelos gestos de amor, de cuidado, de carinho demonstrado Vejamos Rm. 16:4: “…os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios.” AMOR FALADO, TEM QUE SER ESCRITO ATRAVÉS DE ATITUDES.
Mas, aqui nesta passagem, Jesus nos ensina a amar a quem não nos ama: os nossos inimigos.
Talvez você diga: “Mas pastor porque eu devo amar a um inimigo?  Afinal, é melhor amar um amigo, pois dEle podemos esperar receber algo em troca, um presente, um cartão, um elogio, carinho, apoio e tantas coisas boas. De um amigo podemos receber afeto, carinho, uma palavra carinhosa. É muito fácil amar um amigo, é fácil amar que nos ama. Afinal, receberemos algo em troca.
Sabe meu irmão, Jesus manda amarmos nossos inimigos, porque Ele fez isso também por nós. ELE FEZ ISSO POR NÓS.
Romanos 5:10 diz: “….nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho…”.
Deus nos alcançou,  nos amou, ainda quando éramos inimigos dEle e de sua graça. Portanto, façamos o mesmo até por aqueles que não expressam o mesmo por nós.

2.2)      Uma ordem: “…fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga…”

Há muitas pessoas que trabalham, em busca de reconhecimento. São pessoas que vivem em busca do reconhecimento.
A palavra de Deus aqui é, ame e procure fazer o bem sem esperar receber algum troco ou pagamento. Não espere recebe um elogio em troca, ou reconhecimento, apenas faça o bem.
ILUSTRAÇÃO: José quando era jovem, tinha sido vendido como escravo pelos seus próprios irmãos. Ele tinha todos os motivos do mundo para odiá-los e despreza-los. Mas, veja a reação de José ao ver seus irmãos em Gênesis 45:15: “José beijou a todos os seus irmãos e chorou sobre eles; depois, seus irmãos falaram com ele.”
MORAL: José fez o bem, mesmo tendo recebido o mal, destes antes. Haverão muitos momentos em que pessoas te farão mal, com palavras, atitudes, mas quando chegar a sua oportunidade faça o bem.
Veja o que diz a Bíblia em I Coríntios 4:12: “….nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos;…”.
ILUSTRAÇÃO: Em números 12, Arão e Miriã, se levantam contra Moisés. Deus então repreende os dois e castiga Miriã com uma lepra. Eles imploram a Deus para que não sejam mortos. Moisés poderia até amaldiçoá-los ou castigá-los, mas diz: (Números 12:13 ) Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures.
MORAL: FAÇA O BEM SEM ESPERAR RECEBER O BEM.
1 Ts 5:15 diz: “Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.”

2.3)      Uma recompensa:“…será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo…”

Quem faz o bem recebe uma grande recompensa.
Provérbios 13:21  “A desventura persegue os pecadores, mas os justos serão galardoados com o bem.”
Nossa recompensa virá de Deus. Todos os tesouros, tudo que adquirimos neste mundo, permanecerá neste mundo, mas nos teremos uma grande recompensa celestial.
Eclesiastes 8:12 “Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus.”

3.    Conclusão

O amor é a grande arma que você tem para conquistar as pessoas e o mundo.
ILUSTRAÇÃO: Um filho sentia muitas dores e mal estar. Certo dia, seu pai o leva ao médico e após vários exames o médico diz ao pai: Olha, seu filho tem uma doença mortal. O fígado dEle está se deteriorando, e ele morrerá em poucos meses.
O pai fica desesperado, chora, se angústia. Ele coloca o seu filho numa longa fila de espera. O tempo passa e aquele pai não consegue um fígado compatível para seu filho.
A situação piora, o filho começa a ficar fraco, abatido, sem forças. O pai desesperado faz um pedido ao hospital e a equipe médica: “escutem, eu quero que vocês transplantem meu figado para meu filho.
O médico diz ao pai: “O senhor sabe o que está fazendo? Isso significa que o Senhor vai morrer no lugar do seu filho”. Ele disse: Doutor, eu não sou um homem rico, não tenho posses, e a coisa mais valiosa  que eu posso dar ao meu filho neste momento é a minha própria vida.
O transplante é feito, o pai recebe o fígado doente do filho e morre após alguns meses.
MORAL: Nós também estávamos com uma doença mortal, chamada pecado. O pecado mata, é pior que o câncer. Quando nosso pai celestial nos viu nesta situação ele resolveu nos dar a vida, e passa isso nos deu a coisa mais valiosa que Ele tinha: Seu próprio Filho.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito”...
BISPO/JUIZ.MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.