Subscribe:

sábado, 9 de fevereiro de 2013

A RAIZ DA PERVERSIDADE...



                                                       A RAIZ DA PERVERSIDADE...  

(At. 2.40b, Gn 4.17-26)

1.1 Introdução:
“Salvai-vos desta geração Perversa”. Na verdade, não é uma geração perversa e sim uma perversidade que cresce dentro de uma geração. O pecado acaba sendo tão grande que gera uma “perversidade total ” dentro dos corações humanos e os deixam completamente “cegos para não enxergar a verdade de Deus”. Em Gênesis 4, nos mostra duas gerações diferentes: a de “Sete, substituto de Abel” a qual invocava a Deus e a de “Caim a qual invocava a perversidade e o pecado”. A perversidade, segundo a Bíblia, nasce a partir de Caim ( sig. procriar: você pode procriar a bondade ou maldade). A sua perversidade foi tão grande que ele acabou matando o seu próprio irmão (Gn.4.8), e depois do homicídio, não há em Caim arrependimento por causa do pecado, do homicídio... O pecado não confessado mudou a característica de Caim, e ele tornou fugitivo (têm pessoas que preferem fugir de Deus, da Ceia, do que fugir do pecado) e errante (quem vagueia e anda por acaso e sem direção). Caim sai da presença de Deus e vai para a terra de Node e depois edifica uma cidade, e nessa cidade irá prevalecer a violência e a corrupção.

Quanto mais perversa uma geração se torna, mais próxima da destruição se aproxima, e é por isto que Pedro advertiu o povo: “ Salvai-vos desta geração Perversa”. Pois a perversidade tem o poder de se alastrar assim como acontece com o fogo. É exatamente na 5a geração de Caim que surge um homem completamente perverso chamado Lameque, e é sobre sua vida que iremos entender mais um pouco sobre perversidade.

1.2 Transição: O que a vida de Lameque nos passa?

1.3 Que ele era um homem sem Deus:
A cidade edificada por Caim através das gerações acabou se tornando uma cidade sem Deus, pois uma cidade sem Deus foi inventada por Caim,e o que acabou prevalecendo nela foi a violência, a perversidade e a maldade. Pois numa cidade sem Deus a vida humana não tem nenhum valor, e as pessoas começam a se gloriar na sua maldade, pois é um homem sem Deus. “A violência não é por falta de oportunidade, por crise financeira ou social, e sim por falta de Deus, pois um homem de Deus atravessa toda e qualquer situação completamente íntegro”. Vejamos então a que ponto pode fazer uma vida que não tem Deus. Disse Lameque: “ Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou” (Gn. 2.23). E sempre irá se gloriar na sua maldade, a sua maldade passa ser o seu troféu.

• Um homem sem Deus é um homem sem paz:
Na verdade um homem sem Deus jamais irá encontrar paz, como aconteceu com Caim que saiu fugitivo e errante, e sempre estará maquinando o mal: (Pv.6.14 - 15): “ No seu coração há perversidade; todo tempo maquina o mal; anda semeando contendas. Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente, será quebrantado, sem que haja cura”.

O homem sem Deus tem prazer em aborrecer ao Senhor:
Mas, o que aborrece o Senhor? O pecado. Mas também a Bíblia revela o que aborrece o Senhor: ( Pv. 6.16-19): “ Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: 1) olhos altivos; 2) língua mentirosa; 3) mãos que derramam sangue inocente; 4) coração que trama projetos iníquos; 5) pés que se apressam a correr para o mal; 6) testemunha falsa que profere mentiras; 7) o que semeia contendas entre os irmãos (e a sétima o Senhor abomina). Graças a Deus que isto não acontece com aqueles que nasceram de novo, os quais são nova criatura.

•O Homem sem Deus tem realizações, mas tudo é feito para sua própria glória:
Nota-se que os filhos de Lameque eram trabalhadores e alcançaram posições profissionais importantes para a época: Jabal foi pai dos que habitam em tendas e possui gado, ou melhor, era pastor; Jubal foi pai de todos os que tocam harpa e flauta, isto é, foi o primeiro instrumentista e músico, e por último Tubalcaim o qual foi artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro. Tinham inteligência, capacidade e criatividade na profissão, mas não tinham o mais importante: “Deus”, e tudo era feito para gloriar em si mesmo. O homem de Deus faz as coisas e alcança os seus objetivos, mas quando alcança reconhece que Deus esteve contigo e logo diz: “Ebenézer: Até aqui o senhor me ajudou ”. Muitos pais incentivam seus filhos a serem sucesso, outros a serem aquilo que eles não conseguiram ser, e alcançar aquilo que não conseguiram. O estudo é importante assim como uma profissão, mas o mais importante é ter Deus, pois Ele dará a direção para que seu filho tenha condição e sabedoria do alto para alcançar os objetivos sem envergonhar a Deus sem entristecer o Espírito Santo. Vai chegar um dia em que o sucesso e a profissão não terá valor algum, e sim a alma. Como ficará você, pai, vendo que o seu filho foi sucesso para o mundo, mas foi uma vergonha para Deus?

1.4 Que ele tinha uma família sem Deus:
Antes de falar da família de Lameque, é preciso falar da família de Sete, a qual era uma família centrada em Deus. Nesta família vemos que o 1o filho de Sete teve uma grande experiência, foi o primeiro a invocar a Deus: “ ... pôs o nome de Enos... daí se começou a invocar ao Senhor” (4.26). Na descendência de Sete houve um homem que teve uma grande intimidade com Deus, ao ponto que Deus não o resistiu e o tomou para Ele: (5.24): “ Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si ”. Esta expressão no judaísmo tardio significa que Enoque agiu de acordo com a vontade de Deus (andou com Deus, você só anda com alguém porque você concorda com ele). Sendo assim, a grande diferença entre as famílias era: a família de Sete adorava e tinha intimidade com Deus e a família de Lameque não adorava a Deus, e sim aos méritos humanos.

• A família sem Deus é aquela que se realiza no prazer:
Lameque foi o inventor da poligamia, ou melhor, tinha duas mulheres. Um lar que não tem adoração, oração, Bíblia, comunhão e Deus, será um lar que irá satisfazer a vontade carnal e os desejos da carne do que a vontade do Pai e a do Espírito. Será um lar de crise e destruição, pois Deus estará sempre em segundo plano, estará sempre recebendo a sobra.

1.5 Tinha um coração sem Deus:
O maior motivo da perversidade do homem é ele não ter Deus no seu coração, pois quando falta Deus no seu coração o homem começa a confiar estritamente no homem: (Jr.17.5) “ Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, ‘ faz da carne mortal o seu braço ’ e ‘ aparta o seu coração do Senhor ”. Justamente isto, é o que aconteceu com Lameque, passou a confiar em si mesmo e fez até um poema para reverenciar não a Deus e sim ao homem, a violência e espada.

• O homem que não tem Deus no seu coração faz daquilo em que ele é bom o seu deus:
Lameque era um bom guerreiro e fez da sua espada o seu deus e este poema chama: “Canção da Espada”. Quantas pessoas que hoje o seu deus é o dinheiro, é o seu bem, a sua casa, o seu 38 (resolvo tudo na bala) ou a empresa que trabalha. E quando estas cousas falham não sabem o que fazer e ficam perdidos.

• A pessoa que não tem Deus no seu coração zomba das coisas que são de Deus:
Deus tinha falado a respeito de Caim: “ Assim, qualquer que matar Caim será vingado sete vezes” (4.15). Lameque acabou zombando de Deus, ironizou, fazendo uma piada sobre a Palavra que Deus tinha falado: (4.24) “sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete” (490 vezes). Ele estava dizendo: se Caim foi perverso, eu sou 70 vezes mais. Vemos hoje em dia que muitos zombam de Deus e da sua palavra (ilustração: João Machado), e esses que zombam das coisas de Deus é porque não conhecem, pois quem conhece e tem Deus no coração, não zomba e sim ama as coisas de Deus.

1.6 Conclusão:
Vimos que uma geração perversa é aquela que não tem Deus, onde Deus é deixado de lado, ou abandonado. Sem Deus a geração perde a noção de pecado e transgressão, e quanto mais peca, mais perversa fica, até quando chega a destruição. Foi por isto que Pedro avisou a todos: “Salvai-vos desta geração Perversa”. Isto é atual, é para você nesta noite... Pois o mundo está caminhando para a destruição, mas antes que isso aconteça: Salva-te logo em Cristo Jesus...

BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE




0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.