Subscribe:

sábado, 30 de junho de 2012

PEDRAS NO CAMINHO

                                                   PEDRAS NO CAMINHO


Três ordens diretas de Jesus podemos destacar neste texto, que determinaram a solução completa para um grande problema, aqui representado pela morte de Lázaro já há quatro dias. Jesus chega e estabelece o propósito que Deus, o Pai, tinha para aquela situação. Jesus vem socorrê-lo quando já não há mais esperança ou solução.
Jesus, diante das aflições da família, também se emociona (v. 35, Jesus chorou) e sente íntima compaixão por eles. Jesus tinha empatia (sentia as mesmas dores) para com aquela família.
1a. Ordem: Tirai a pedra
Jesus mesmo não removeu a pedra, mas deixou esta responsabilidade para nós. Ele pode fazer todas as coisas, mas há coisas que ele quer fazer através de nós. Por exemplo, os anjos quiseram pregar o evangelho, mas essa responsabilidade Deus deu aos homens, por mais finitos e limitados que sejam. Jesus chama as pessoas que estão ao seu lado para participarem do milagre. Tirar a pedra, portanto, é função nossa.
Vejamos a ilustração do mendigo chinês que passou a vida toda sentado numa pedra esmolando no caminho. Vindo a morrer em elevada idade, o prefeito resolve remover a pedra sobre a qual o mendigo estivera assentado, e para surpresa deles encontraram debaixo da pedra uma fortuna incalculável. O mendigo morreu sem fazer uso daquele grande tesouro e riqueza, impedido por uma pedra que nunca removera. Assim acontece com muitos chamados cristãos entre nós. Não queremos remover as pedras que muitas vezes nos separam da fonte de toda riqueza que é Deus.
Que tipo de pedras? A incredulidade por exemplo é uma pedra terrível. “Errais não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus”. As pessoas passam a vida toda vivendo miseravelmente, porque não crêem que Deus quer e pode mudar suas vidas. Crer é obedecer. Se creio, me lanço para obedecer. Exemplo da criança que se lança nos braços do pai e pula sem temer, sabendo que não vai cair e se machucar. Isto é crer, é confiar que Deus vai fazer. As pedras impedem o relacionamento com Deus e com nossos filhos, cônjuge, amigos. Pedras de lembranças, amarguras, feridas íntimas na alma, que nos impedem de perdoar e sermos perdoados. A ordem de Jesus é: tirai a pedra. “Infeliz é o povo cuja esperança se perdeu, e a fé se petrificou” (Rui Barbosa).
Quem tem que tirar a pedra SOU EU. O que é que me separa de Deus, e me mantém num sepulcro gelado? Tomemos hoje a decisão de tirar as pedras de nossa vida para que Deus possa nos libertar da morte.
2a. Ordem: Vem para fora
O morto já cheirava mal. Mas Jesus ordena esta palavra de cura. O que cheira mal necessita ser retirado. “Se creres, verás a glória de Deus” . Deus quer exatamente se manifestar e operar nesta situação, onde não podemos mais “pôr uma pedra em cima”, pois o que está debaixo necessita de cura. Aqui é onde o poder de Deus opera. Ele nos dá o poder para sairmos da situação que está cheirando mal.
E do que devemos vir para fora? Podemos considerar coisas como: maledicência, inveja, traição, mentira, covardia, adultério, injustiça, falsidade, cobiça, infidelidade, roubo, prostituição, incredulidade, desobediência, feitiçaria, calúnia, murmuração, amor ao dinheiro, vícios, etc.
Aqui o poder de Deus entra em ação e nos “ressuscita”, ou seja, traz vida para onde havia morte em nós.
3a. Ordem: Desatai-o e deixai-o ir
Nós é que temos que desatar e deixar ir. É minha responsabilidade. Preciso ajudar as pessoas a serem desatadas, e levá-las a uma experiência de nova vida. Quantos nasceram agora, e necessitam de cuidados, de reconstruir suas vidas, de serem livres das amarras do passado. Ficaram tantos anos escravos de pensamentos errados, vícios, pecados grosseiros. É a igreja, uma comunidade que cura, perdoa, restaura, que deve fazer isso com as pessoas. E a igreja aqui sou eu e você. Estas pessoas não podem se desatar sozinhas, necessitam de ajuda nossa.
Vejamos a experiência de Paulo, em Atos 26:15-19, que foi chamado por Jesus para pregar aos gentios, e transportá-los do poder de Satanás para Deus, das trevas para a luz.
Conclusão
Estas três palavras de ordem são em primeiro lugar para nós. Antes de tirarmos as pedras da vida dos outros, temos que removê-las das nossas próprias vidas. Como podemos ajudar a curar os feridos se nós mesmos estamos feridos? Tomemos hoje a decisão de remover as pedras, para que Deus possa operar dentro de nós e remover o que está podre e cheirando mal, e então, desatados daquilo que nos amarrava, podermos ir e ajudar a outros a também serem libertos e despertarem para a verdadeira vida que há em Cristo Jesus...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

sexta-feira, 29 de junho de 2012

4 GAFANHOTOS, 4 DEMÔNIOS VIDA DO CRENTE...


A Lagarta, o Gafanhoto, a Locusta e o Pulgão


Joel 1.1-4
01. PALAVRA do SENHOR, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel. 02. Ouvi isto, vós anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: Porventura isto aconteceu em vossos dias, ou nos dias de vossos pais? 03. Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a seus filhos, e os filhos destes à outra geração. 04. O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.

INTRODUÇÃO

Esta mensagem irá abalar seu coração, pois seu transmissor foi um profeta de nome Joel. Fortes palavras irão inundar sua vida, pois a boa e agradável palavra de Deus tem que causar um efeito em nossas vidas. Não podemos ouvir, ou ler uma mensagem vinda da parte de Deus e ficarmos da mesma maneira que estávamos. Precisamos nos deixar sermos impactados com o poder desta palavra milagrosa.

A mensagem que irei compartilhar com os amados amigos e irmãos é algo que falou forte em minha vida e com toda certeza da origem dessa palavra, também foi levada às ovelhas da igreja que pela misericórdia de Deus, eu pastoreio.

É uma mensagem que começará com uma palavra que trará um impacto forte, mas como nosso Deus é um verdadeiro Pai amoroso, Ele nos ensinará a saída para ficarmos livres de males que poderão dizimar nossas vidas, famílias, igrejas, e muito mais. Por isso abra seu coração e receba da parte de Deus uma palavra que irá mudar toda a sua vida, em nome de Jesus.

Como sempre faço e gosto muito disso, de trazer um pouco de conhecimento para muitos que se alimentam dessa palavra veremos quem foi este profeta, chamado Joel. A bíblia nos ensina que devemos ver qual é a fonte da qual estamos bebendo. 

QUEM ERA O PROFETA JOEL?

O nome Joel significa literalmente, “Jeová é Deus”, Este é um nome muito comum na terra de Israel. Ele é especificado como sendo filho de Petuel, que significa “Visão de Deus”. Muito pouco se sabe sobre a vida do profeta Joel, mas é muito provável que tenha vivido em Judá e seu ministério de profecia ocorrido em Jerusalém.

Muitos estudiosos sustentam a opinião que o profeta Joel profetizou durante os primeiros trinta anos do reinado do rei Joás (835-796 a.C), Quando Joioada era conselheiro do rei, e assim colocando o ministério de Joel por volta de 835-805 a.C.

O profeta Joel profetizou em uma época de grande devastação da terra de Judá, pois uma enorme praga de uma espécie de gafanhoto havia devastado toda vegetação, destruindo as pastagens, deixando todos os rebanhos morrendo de fome. Tal praga tirou até as cascas das árvores de figo (vr. 7). Em apenas algumas poucas horas tudo o que era verdejante, havia se tornado em destruição e desolação. Tanto o povo como os animais estavam morrendo, pois a destruição trazida pelos insetos foi tão desastrosa que o profeta Joel viu apenas uma explicação, “Era o julgamento de Deus”.

Israel havia se afastado da presença de Deus, e agora o próprio Deus precisava chamá-los ao arrependimento e a restauração. Pois pela boca do profeta Moisés, o próprio Senhor já havia dito: “Todo o teu arvoredo e o fruto de tua terra consumirá a lagarta (Dt-28:38-46)”.

Então Joel chama toda Judá a chorar por causa do julgamento desencadeado. Hoje precisamos retornar a Deus todos os dias, pois se assim não fizermos, estaremos sujeitos ao ataques dos inimigos de nossas vidas: A LAGARTA, O GAFANHOTO, A LOCUSTA E O PULGÃO.

QUEM SÃO ESTES DEMÔNIOS

Os demônios, ou anjos do inferno, que com certeza existem quer você acredite ou não, só agem em nossas vidas através de legalidades que nós mesmos damos através da falta de duas coisas que através da ignorância ou intencionalmente cometemos; A DESOBEDIÊNCIA E A INFIDELIDADE para com Deus. Assim vidas e famílias inteiras são dizimadas por demônios.

Veja uma pesquisa que fiz a respeito desses insetos:

“Algumas espécies de gafanhotos são solitárias e não gostam de ajuntamentos. Mas há também as espécies gregárias, que vivem em grandes bandos, as nuvens. Apresentam-se em amarelo, verde, vermelho, cinza ou marrom. A formação das nuvens é vista como um acontecimento imprevisível. Mas há quem ligue esse fato às variações do clima. Uma nuvem pode apresentar cerca de 15 mil gafanhotos por metro quadrado e conter 10 bilhões de insetos. Isso é suficiente para fechar o tempo e encobrir o Sol numa área de 1.800 km2. As nuvens duram entre quatro e cinco semanas e percorrem distâncias enormes. Uma nuvem chegou a voar dois mil quilômetros sobre o oceano, onde caiu e morreu. Para combater um exército desses, seriam necessários cerca de quatro milhões de litros de inseticida, ou seja, quatro piscinas olímpicas cheias. O estrago que os glutões voadores provocam não é pequeno. Um gafanhoto come, por dia, o equivalente ao seu peso; e uma nuvem com 10 bilhões de gulosos como esses consome 20 mil toneladas de grãos e vegetais por dia. Onde eles passam não sobra nada. O apetite é tão grande que os gafanhotos perdem o senso da própria sobrevivência. Eles não param de comer mesmo quando um predador aparece.”

Deus usa a figura de um inseto terrível para nos mostrar o que a desobediência e a infidelidade causam em nossas vidas. Alguns entendidos, e estudiosos acreditam que estas quatro espécies, são quatro estágios da vida desse tipo de gafanhoto.

1- A LAGARTA ou CORTADOR

Este seria o primeiro estágio larval da vida de insetos conhecidos também por serem da ordem dos lepidópteros. Elas têm aspectos de vermes e se alimentam vorazmente, atingindo até o tamanho de cerca de 10 cm. Na sua maioria, elas se alimentam de folhas.

À medida que cresce a lagarta muda de pele por varias vezes, depois de fixando em algum lugar, para então atingir um outro estágio de sua vida.

REVELAÇÃO:
Esta é a primeira causa da desobediência e da infidelidade. Não um, mas uma legião de demônios que atingem as folhas, ou seja, a beleza da vida de alguém, da família de alguém, comendo vorazmente aquilo que seria agradável aos nossos olhos, deixando muitas pessoas sem brilho, aonde vão ficando ou se tornando pessoas mirradas e cabisbaixas.

Pastores que perdem o prazer de pregar a palavra, levitas que já não se alegram em louvar a Deus com a Igreja, obreiros que já não vão mais a igreja nos dias de cultos, pais que não amam mais seus filhos e vice-versa. Igrejas inteiras que perdem a beleza da comunhão com o Espírito Santo, e acaba por se tornarem uma geladeira.

2- O GAFANHOTO OU MIGRADOR

Este o segundo estágio, que após se alimentado das folhas, mutam para outro estágio de sua vida, tornado-se agora um terrível gafanhoto.

Os gafanhotos são caracterizados por terem fêmur das pernas posteriores grandes e fortes, lhes permitindo se deslocarem em grandes saltos. Voam em nuvens com cerca de dez bilhões de insetos (10.000.000.000) devastando plantações inteiras. Os gafanhotos são polígafos, ou seja, se alimentam de vários tipos de plantas.

Como as lagartas comeram as folhas, agora vem na mesma planta, ou seja, a vida do desobediente e infiel, outro demônio, e sendo já as folhas retiradas pelas lagartas, agora estes insetos chegam para comerem a ponta dos galhos.

REVELAÇÃO:
Isso nos mostra que estes demônios comem o crescimento de uma vida, tirando toda possibilidade de crescimento, minando sonhos e tirando a esperança que outrora havia

Por isso vejo que ainda em nossos dias, muitos morrerem física e espiritualmente, por que pastores deveriam pregar uma palavra que sustentem suas ovelhas, mas ao invés disso ficam se envolvendo com politicagem, usando os altares para atirarem pedras em outros ministérios, buscando se enriquecerem. 

3- A LOCUSTA OU DEVORADOR

Chegamos ao terceiro estágio. Agora já se foram às folhas comidas pelas lagartas, e também não há mais a ponta dos galhos, onde estavam os brotos, assim se foi a beleza e o crescimento de uma vida. Agora vem a locusta, que devora os galhos inteiros, e com uma fome voraz.

Nesse estágio adulto da lagarta e com seus dentes (se assim podemos dizer) fortes e crescidos, eles comem todos os galhos da vida da pessoa desobediente e infiel ao Senhor. 

REVELAÇÃO:
Aqui vejo eu o ataque dos demônios levando esta vida à falência. Os demônios querem fazer com todos, como fez com Jó, levando nossas vidas a uma falência em todas as áreas que sustentam nosso psicológico, sentimental, profissional, familiar, financeiro.

Muitas famílias rompem casamentos d e anos, levando todos, filhos e pais a se jogarem nas drogas, na prostituição, no adultério, na lama do pecado, pois já não há mais beleza, já não há mais possibilidade de crescimento nem sonhos, por isso a bola da vez é a falência de toda uma vida.

Dizem que a maior igreja da terra é a igreja dos desviados, ou seja, aqueles que se afastaram da presença de Deus. Creio que isso possa ser verdade, pois em meu trabalho tenho visto muitos que outrora foram servos do Rei Altíssimo, agora jogado na lama de um presídio, drogas, bebidas. 

4- O PULGÃO OU DESTRUIDOR

Chegamos ao último estágio da vida desse inseto nocivo. Aqui no contexto de Joel chamado de pulgão. O que seria também o último estágio da vida do desobediente e infiel, que agora quase não se é mais nada.

Quando o pulgão chega à vida de uma pessoa, veja o que ela encontra.

REVELAÇÃO:

Vejo nesse estágio demoníaco do ataque do inimigo, o que na gíria popular diríamos: “O tiro da misericórdia”.

Agora já não há beleza, crescimento, tudo está falido, então chega a hora da morte. Sim uma morte física e espiritual, pois se o inimigo chegar a ter vitória nesse estágio tudo pode estar perdido para sempre.

Agora o que sobrou foram as cascas (vr 7), o pulgão começa a comê-la. Sim as cascas são a comida da vez. Era a possibilidade daquela vida se levantar, se reerguer, mas o pulgão quer matar a árvore.

Creio que todos já conhecemos alguém que depois de ter sido atacado pela lagarta, pelo gafanhoto, pela locusta, foi atacado pelo pulgão. É como se um cupim fosse colocado dentro de uma madeira, assim tirando toda e qualquer possibilidade de restauração de uma família, vida, igreja, ministério. Então vem a morte.

CONCLUSÃO

Eu não poderia encerrar esta mensagem sem lhe escrever o que vou escrever, por isso veja o poder da palavra revelada de Deus para as nossas vidas...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

quinta-feira, 28 de junho de 2012

AMOR ÁGAPE...

                                                    AMOR ÁGAPE

1 Cor 13:4-7  Pregação 2 de 3

Amados em nosso Senhor Jesus Cristo:

Continuamos a aprender a descrição do amor, este caminho sobremodo excelente.  Devemos lembrar, quando estamos ouvindo a definição, que a Palavra de Deus nos ensina que sem o amor, até os dons e as manifestações mais impressionantes no mundo não tem nenhum valor, mas são vaidade.  

Se o amor é tão basico, tão importante, tão fundamental, será muito proveitoso para nós prestarmos bastante atenção à descrição do amor que o apóstolo Paulo esta dando nestes versiculos.

O amor é paciente...  Vcs se lembram que esta palavra "paciente" se refere à longanimade de Deus, ou seja, o fato que Deus demorra seu juizo por que Ele quer dar tempo para o arrependimento.  

Já a primeira palavra da definição do amor divino é como uma tapa em nosso rosto.  Quem de nós é cheio dum tal amor!  Se alguém está fazendo algo errado contra Deus, contra a Igreja, ou até pior, contra mim, eu quero logo satisfação!  Castigo!  Aquele tem que sofrer as consequências do seu error!  Como somos rápidos para cobrar o castigo do nosso irmão; como somos lentos para buscar o arrependimento do nosso irmão.  

Somos mais impacientes quando o pecado é contra nós.  Quem de nós consegue aguentar abuso dum outro, e procurar a reconciliação em lugar de vingança?

É exatamente isto que Deus exige do seu povo redimido!  É isto que Ele exige de nos que somos novas criaturas em Cristo.  Ele é amor; Ele quer que Seus Filhos mostrem e manifestem o Seu amor!

E nós?  Será que em nosso meio, todos nos estamos vivendo nesse amor?  Será que você procure sempre o bem do seu irmão e sua irmã?  Quando sua irmã pecou contra Deus ou contra ti, será que você consegue esquecer seu desejo de clamar para satisfação, esquecer o insulto contra ti, esquecer o abuso você sofreu, e em lugar disto procurar a restauração da sua irmã?

É tão importante, irmãos, que até nossa adoração, nossas offertas, nossas orações, em breve, todo nosso culto não tem nenhum valor ou significado se nós estamos vivendo chateados uns com os outros.  

Depois de haver ensinado que odiar meu irmão é a mesma coisa do que matar-lo, Jesus em Mateus 5 nos ensina que não adianta nada eu manifestar meu amor para com Deus, se o relacionamento com meu irmão está quebrado.  

“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” Mateus 5:23,24.

Adorar Deus, sem viver em amor com meu irmão, é simplesmente impossível.  

“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” 1 Joãn 4:20


O amor é benigno.

Existe um falso tipo de amor, que sempre está cobrando.  Um dos piores erros nos relacionamentos entre os seres humanos é que temos a tendência forte de cobrar do outro.  "Se ele verdadeiramente me amasse, ele faria isto."  Este tipo de amor sempre nos deixa decepcionado,  p orque a cada vez que o outro não falou ou agiu da forma que nos queríamos, achamos que ele realmente não nos ama.  

Muitos relacionamentos são quebrados por causa dessa falsa ideia do amor.  

O amor divino, o amor de Deus, o amor que é o primeiro fruto da obra do ES na vida dos filhos de Deus, é benigno.  Procura fazer o bem; é bondoso, benfeitor; benéfico, benquerente.  Em lugar de cobrar, de procurar receber o máximo de proveito do outro, o verdadeiro amor procura dar o máximo para o outro.  

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.  Porque o meu jugo é suave (mesma palavra!  benigno) e o meu fardo é leve.” Mateus 11:29,30

O amor de Deus não é um amor que cobra:  faça isto, faça aquilo.  É um amor generoso!  Primeiramente no meio dos santos, 

“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:32

Também em nosso relacionamento com os ímpios:  

“Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno  (mesma palavra!) até para com os ingratos e maus.” Lucas 6:35, BRP.

O homen natural consegue "amar" se ele receber algum proveito.  Falei uma vez com uma mulher que disse, "Nunca procuro mal para ninguem!"  Ela se achava tão boa, porque ela quer o melhor para todo mundo.  Mas logo depois, ela relatou que a sua vizinha tinha chegada uma vez, para reclamar que o som estava alto demais.  A mulher ficou tão iritada que a vizinha queria se intrometer em sua vida, que até hoje elas nunca se falam.

Isto é o amor do mundo.  Eu te amo, em quanto que você me trata bem.  Por isto, o casamento do mundo é uma coisa de 50%-50%.  Eu dou 50%, e eu exigo 50% de volta da sua parte.  

Mas o amor divino não cobra!  Não procura receber!  Procura dar!  Até procurar o bem do inimigo!

Na época da Reforma, um Reformado estava fugindo dum soldado Romanista.  O reformado atravessou um rio que estava quase completamente gelado.  Porém, em vários lugares, o gelo não estava muito sólido.  De repente, o soldado caiu, e iria morrer na água gelada.  O reformado voltou correndo, e salvou a vida do seu perseguidor.  

Porque?  Porque, ele disse, você ainda não conhece a graça de Deus em Jesus Cristo.  Se eu morrer, eu estarei logo com Deus em glória.  Mas se você morrer sem conchecer Cristo, você estará perdido para sempre.  Isto é o amor de Deus.  Um amor que procura o bem do outro, até aquele que esta me maltratando.  

Se Deus exige um amor tão profundo para com pessoas fora da igreja; e para com irmãos no Senhor Jesus, quanto mais Ele exige este amor no relacionamento mais íntimo que existe: o seu casamento.   O casamento Cristão não é um relacionamento de dar 50%, receber 50%.  O casamento Cristão é duas pessoas, a cada um dando 100%.  Em lugar de cada um receber apenas 50%, a cada um está recebendo o dobro!



Irmãos, quando Deus nos enfrenta com um amor tão alto, tão precioso, tão além das nossas forças, podemos ficar tristes em pensar que nunca nós poderíamos conseguir praticar-lo.  Mas devemos lembrar, amados, que este amor que reflete o próprio carater de Deus, não é algo que nós podemos alcançar, de forma alguma!  É um dom!  É o caminho sobremodo excelente-- que Deus, nosso Pai,  providencia para nós!  É o resultado, a consequência da obra do Espirito de Deus, o Espirito de Jesus, em nossas vidas, em nossos corações.  É o fruto do Espirito Santo!  É algo que Deus concede a todos aqueles que são verdadeiramente nascidos de novo, verdadeiramente regenerados, verdadeiramente mudados pelo poder de Deus.

Por isso, amados, antes de procurarmos qualquer manifestação do Espirito em nossas vidas, antes de corrermos atrás de qualquer dom, devemos fazer um levantamento honesto das nossas vidas, para vermos se, de fato, a coisa fundamental da vida Cristão existe em nosso coração, existe em nosso meio.  

O amor é paciente (longânimo), é benigno.  O amor é a marca dum verdadeiro crente; é a marca da verdadeira congregação dos filhos de Deus.  E vamos orar que em sua graça, nosso Pai derrame o Seu amor em nossas vidas.  Que esse amor nos enche, e derrame de nós para o nosso irmão e o nosso próximo. 

“E o Senhor vos aumente, e faça crescer (superabundar!) em amor uns para com os outros, e para com todos, ...” 1 Tessalonicens. 3:12...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

CARTA DE DEUS...


                      CARTA DE DEUS

2 Timóteo 3.10-16 
Leitura Complementar: 
Salmo 119.165-176 

Quantas bíblias há? Ora, há milhões, em centenas de línguas diferentes. E em realidade há uma Bíblia só. É a palavra de Deus. É a descrição daquilo que Deus fez, criando e mantendo o mundo, seguindo suas criaturas extraviadas para salvá-las, revelando-se em Jesus Cristo, abrindo por ele o caminho da salvação para todos os que o quiserem aceitar. 

Sim, graças a Deus: há uma Bíblia só. Não é verdade que há uma Bíblia protestante e outra católica. As pequenas diferenças de tradução, a inclusão de algumas páginas a mais, no Antigo Testamento, não têm importância alguma. Deus seja louvado por termos este tesouro em comum: a Bíblia Sagrada. Ela vai permanecer a base de nossa fé. Nela Deus explicou com clareza qual a sua vontade e quais os seus planos. Católicos, protestantes, seitas, crentes e descrentes, todos precisam enfrentar esta realidade: este maravilhoso livro é um só. Sua mensagem é uma só, e é uma mensagem dirigida a todos, por igual. Ninguém tem o direito de fazer com este livro o que bem entende. Deus é o Senhor deste livro. Cristo é o seu conteúdo. O Cristo, ainda encoberto no Antigo Testamento, e revelado no Novo. Assim, ao lermos a Bíblia com fé, vamos notando que já não são as letras dela que falam. É Deus mesmo que nos vai chamando, que nos vai orientando, consolando e fortalecendo. É por isso que o evangelista João chama Jesus de "Palavra de Deus", ou "Verbo de Deus". É importante que o compreendamos: a Bíblia não é nenhuma coleção de sabedorias religiosas ou de doutrinas a respeito de Deus. Nela se revela o próprio Deus pessoal. O Deus, que em Cristo se tornou homem. 

Quantas bíblias há? Uma só, como acabamos de dizer. E, no entanto, de certa forma podemos afirmar que há duas bíblias. Ou, ao menos, que há uma cópia viva da Bíblia Sagrada, um espelho, no qual se reflete o evangelho. Esta cópia, este espelho, esta explicação viva da Escritura Sagrada são os cristãos. O apóstolo Paulo chegou a escrever à comunidade de Corinto (2 Coríntios 3.2-3): "Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações e lida por todos os homens, estando já manifesta como carta de Cristo, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente". 

Há quem diga que hoje em dia os descrentes não são mais convertidos com a simples leitura da Bíblia Sagrada; que eles são convertidos com a leitura daquela carta de Cristo, que é uma comunidade viva, criada e guiada por seu Espírito. Não vou dizer que aqueles que assim falam estejam com toda a razão. Eles só têm razão em parte. Porque ninguém deve separar estas duas cartas. A carta da Bíblia, documento dos grandes feitos de Deus no passado, e a carta viva de uma comunidade onde o mesmo Deus hoje vai realizando e cumprindo suas promessas e onde vai escrevendo sua vontade nos corações de seus filhos. Deus não tem duas vontades diferentes. Ele tem uma vontade só. A vontade de Deus revelada na Escritura Sagrada é a mesma que ele manifesta através de suas cartas escritas hoje, nos corações dos crentes, através de seu Espírito Santo. E, sempre que estas duas cartas não combinarem, devemos ficar alertas. Então há algo errado, ou com nossas vistas, que talvez se tornaram fracas ou míopes e que não enxergam mais direito o que está escrito na Bíblia, ou, então, a carta de Cristo ao mundo, a carta viva, que é a sua comunidade, foi sendo borrada, manchada e tornada ilegível pela descrença. 

Vejamos o que o apóstolo Paulo diz em nosso trecho bíblico, que lemos há pouco. Talvez, leiamos mais uma vez a passagem toda, bem atentos ao que ele diz das "duas cartas" de que falamos. 

Notamos que, na primeira parte de nosso trecho, Paulo fala de si mesmo, de seu ensino, seu procedimento, sua paciência, seu amor, sua fidelidade. Fala de seus sofrimentos e da perseguição que sofreu. Diz que todos os que querem servir a Cristo sofrem contrariedades e perseguição. Quem não conhece bem as cartas do apóstolo, até poderia pensar que ele vai pregando a si mesmo, colocando a sua própria pessoa como exemplo a ser imitado. Mas isto, em realidade, não acontece. Na mesma carta aos Coríntios (2 Coríntios 4.5), da qual já falamos, Paulo diz: "Não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus." Pois é isso mesmo que nós precisamos enxergar para entendermos bem esta passagem. Paulo não se prega a si mesmo. Ele apenas descreve um servo de Jesus Cristo. Nada mais e nada menos. Ele diz a verdade. Não exalta a sua própria pessoa. Ele exalta Jesus Cristo, seu Senhor. Exalta-o com sua vida e com seu testemunho. Paulo passou a ser uma carta viva de Jesus, que podia ser lida e entendida até por analfabetos. Quem via a sua fé, sua paciência, sua firmeza na perseguição, era levado a perguntar: De onde este homem tem tudo isso? De onde recebe a sua força? Qual é o segredo de sua vida? Por que é diferente dos homens "perversos e impostores que irão de mal a pior, enganando e sendo enganados"? E se houver, na vida de Paulo, um passado escuro (e sabemos que houve mesmo), que aconteceu com ele? E então os que liam esta carta, a saber, a vida de Paulo, daquele Paulo regenerado, nascido de novo pelo Espírito de Deus, esses iam sendo atraídos, puxados realmente para junto de Jesus. Quer dizer que não ficavam agarrados ao servo de Jesus, que era Paulo. Eles não eram cegos! Viam bem que este homem era um pecador. Paulo mesmo não negava que era um homem com defeitos e fraquezas, um homem como eles mesmos. Mas eles viam o que Cristo tinha feito dele e o que ele continuava fazendo dele e por ele. E assim eles liam esta "bíblia", nesta carta manifesta de Cristo, e passavam a procurar a fonte, da qual se alimentava aquele servo de Jesus. 

E é o próprio Paulo que lhes indica esta fonte. Ele escreve a seu jovem amigo Timóteo: "Desde a infância conheces as Sagradas Letras (isto é, a Bíblia, no caso, o Antigo Testamento), que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus". 

Aqui temos a chave para a compreensão de nossa passagem bíblica. O servo de Jesus dá o testemunho de sua vida. Ele deixa que outros leiam a carta que Jesus escreveu através do trabalho, do testemunho, do amor, do serviço obediente de seu servo Paulo. Mas não fica por aí. Ele leva os seus irmãos a beberem da mesma fonte da qual ele bebeu, e da qual ainda está bebendo. Se não fizesse isso, se apenas convidasse as pessoas a beberem do copo dele, ele não iria longe. O seu copo ficaria vazio. Ele acabaria não tendo mais água nem para si mesmo. 

Os que distribuem água em tempo de seca precisam ir à fonte mais vezes do que qualquer outra pessoa. Mas não basta que eles vão para matarem a própria sede e para irem buscar água para outros. Eles precisam mostrar o caminho para a fonte a todos os sedentos. Senão eles acabam se matando de tanto correr para cá e para lá. Foi isso mesmo que Paulo fez com Timóteo. Ele lhe indicou o seu exemplo, deixou que lesse aquela carta viva de Cristo. Mas não parou nisso. Indicou-lhe a fonte, a Sagrada Escritura, e o Senhor desta Escritura, o próprio Deus, revelado em Jesus Cristo. "As Sagradas Letras podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Jesus Cristo." Entendamos bem: ele não diz que a Bíblia salva; diz que a salvação vem pela fé em Jesus Cristo. Mas a leitura da , Bíblia nos torna sábios para esta salvação. E isso realmente não é pouco. 

Tendo entendido isto, não nos vamos mais chocar com aquilo que Paulo continua dizendo: que a Escritura é "inspirada por Deus e útil para o ensino e para a educação na justiça...". Ele não nos convida a brigarmos por causa de letras e palavras da grande carta de Deus. Não nos permite jogar uma passagem contra outra, nem apoiar uma passagem com a outra, como se a Bíblia necessitasse de inspiração por parte de nós. Anuncia que Deus é o Senhor de toda a Sagrada Escritura e que importa acharmos, ouvirmos e obedecermos a ele, que nos vai falando através da mensagem que inspirou. Quer que leiamos os detalhes da Grande Carta, mas não quer que nos fixemos em detalhes, perdendo de vista o centro da Bíblia. Pois o centro da Bíblia é a comunicação de que Deus nos ama. Que ele deu o seu próprio Filho para que nós, os perdidos, pudéssemos ser salvos. Essa é a mensagem resumida da Bíblia, é o todo dela. É a mensagem inspirada que Ha contém. Mensagem que realmente é infalível. A gente pode confiar nela. É palavra de Deus. Palavra de Deus, que não engana ninguém. Porque Deus é o Deus da Verdade. 

E o que tudo isso tem comigo? Muito. Entendendo que a Bíblia é realmente a carta de Deus para o mundo todo, ela também o é para mim. Desprezando este livro, não n brindo e não lendo a carta de amor que Deus dirigiu a mim, estarei desprezando o próprio Deus. 

E a carta de Cristo, escrita pelo Espírito Santo nos corações dos cristãos? Não a poderei desprezar tampouco. Será para mim uma questão de vida ou de morte seguir ou não seguir o exemplo dos servos de Jesus, em cuja vida eu estou lendo, como se fosse uma carta aberta. Será decisivo para mim que eu aprenda a ler esta carta viva de Cristo, conferindo o resultado da leitura com o que Deus me diz na Bíblia Sagrada. 

E, afinal, o que importa é que eu mesmo me torne uma tal carta de Cristo, uma bíblia viva, que, com seu exemplo e com sua obediência, oferece orientação e apoio àqueles que estão tateando no escuro. Há pessoas que estão desejando ardentemente ler uma tal carta, não borrada, não falsificada, simples e clara, um comentário vivo da grande carta de amor de Deus, a Sagrada Escritura...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.EDSON CAVALCANTE

__________

quarta-feira, 27 de junho de 2012

RELACIONAMENTO CONJUGAL...

                                                       RELACIONAMENTO CONJUGAL...

Relacionamento conjugal

O dicionário define relacionamento como: convivência, conhecimento recíproco de pessoas.
Mas quando falamos de relacionamento conjugal devemos olhar um pouco mais profundo para o significado dessas palavras.
Quando a palavra de Deus diz em Gênesis 2:28, que o homem deve deixar pai e mãe e se unir a sua mulher e os dois serão uma só carne, quer dizer que devemos estar unidos, grudados de tal forma não haverá mais diferenças entre nós.
É como você pegar duas massas de modelar, por exemplo, uma preta e uma branca, e então misturar as duas até que se tornem uma cor diferente.
Deus quer fazer isso também em nosso casamento, somos pessoas diferentes, mas Ele nos une, misturando nossas vidas, integrando um com o outro, como se faz com engrenagens de uma máquina, que mesmo de tamanhos e formas diferentes, mas que irão funcionar perfeitamente.
Nenhuma delas perde suas características, assim também Deus nos une, nos faz diferente, mas não perdemos nossa essência.
Eclesiastes 4:9 - Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Nós não conseguimos viver sozinhos e por isso Deus fez dois, para vivermos em comunidade.
Dois desenvolvem as atividades mais rapidamente, e tem melhor paga do que fazem.
Em Gênesis, ao observar a criação, Deus disse:
Gn 1:31 - E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi à tarde e a manhã, o dia sexto.
Mas uma coisa Deus disse que não era bom:
Gn. 2:18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.
Deus viu que não era bom que o homem estivesse só, por isso fez a mulher para ser sua ajudadora, auxiliadora, que significa circundar.
Deus fez a mulher para circundar seu marido com amor, carinho, cuidado, orações, aconselhamentos, para estar sempre por perto.
E o homem para amar, honrar, proteger, cuidar, providenciar tudo o que o reino de Deus oferece para a esposa e filhos.
Eclesiastes 4:10 - Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante.
Estender suas mãos, nunca deixar para trás, se necessário, abster-se do seu caminhar em prol do outro, cumplicidade acima de qualquer coisa, mostrar o quanto seu cônjuge é importante, não somente com palavras, mas principalmente com atitudes e gestos.
Isso é companheirismo, e não pode faltar nunca numa relação de casamento, numa aliança.
Eclesiastes 4:11 - Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?
Esse versículo demonstra a importância, não somente quando ele diz sobre aquecer em dias frios, o que é bastante bom, mas de estarmos sempre juntos.
Porque como conhecer alguém, como aperfeiçoar um relacionamento se os dois não dedicarem tempo juntos?
Existe um ditado que diz assim: “quer conhecer alguém? Viva com ele”.
Somente assim você saberá quem de fato esta ao seu lado, e então poderão buscar essa integração, mas não se esqueçam, isso não será possível pela força de cada um, mas somente quando Deus for o Senhor de suas vidas.
Eclesiastes 4:12 - E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão facilmente.
Ë muito mais fácil resistir as situações e adversidades da vida quando o casal esta unido.
Se um esmorece, o outro traz forças para que ele se levante, encoraja para que continue andando, oferece seu ombro para que sirva de apoio.
O cordão de três dobras não quebrará, se a terceira dobra e a mais importante do casamento for Jesus, sendo a primeira o esposo e a segunda a esposa.
Dessa forma, conseguira sair vencedor de todas a batalhas que se levantar contra seu casamento...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

terça-feira, 26 de junho de 2012

APRENDA A ARTE DA GUERRA E DERROTE SATANÁS...


APRENDA A ARTE DA GUERRA E DERROTE SATANÁS. DISSIMULAÇÃO

(João 14:1) - NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
(Levítico 25:17)- Ninguém, pois, engane ao seu próximo; mas terás temor do teu Deus; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.
(Deuteronômio 11:16)- Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles;

Há muito tempo atrás um sábio general chinês, Sun Tzu, compilou suas técnicas de batalha em um manuscrito que passou a ser chamado de Wushu, ou Arte de Guerra, o motivo do sucesso de vendas deste pequeno livrinho é óbvio, ele não escreveu sobre coisas especificamente voltadas para a batalha de guerra apenas, mas conceitos universais que podem ser usados em qualquer conflito.
Foram 36 estratagemas escolhidos, mas o primeiro deles, e ao qual a obra dedica um capítulo inteiro é: “encobrir o céu e atravessar o mar.”
Interpretação do texto: Um ambiente artificial causa mais insegurança à pessoa do que se ela estiver em um ambiente habitual; a pessoa se sentindo segura e ambientada é mais difícil dela desconfiar. O segredo está escondido dentro do acontecimento, e não está fora do acontecimento. Em um acontecimento ordinário, comum, é mais fácil de se encerrar um grande segredo.
O imperador Tang pessoalmente liderou uma tropa com 300 mil soldados em campanha contra o reino de Gaoli . Dirige-se até a beira da praia e depara-se com ondas gigantescas e avista Gaoli à quilômetros na outra margem. Como fazer para que 300 mil soldados atravessem o mar?
Dias depois, o general foi em audiência ao rei e o comunicou que havia na localidade um rico ancião que desejava fazer uma doação de mantimentos à campanha do império de travessia do mar. O imperador Tang contentíssimo, imediatamente convocou o ancião para audiência e após seguiram para uma bela casa na beira da praia para a inspeção e recebimento da doação.
Em todas as paredes da casa haviam belos quadros tecidos em fios de seda; na mesa, desde cedo, estava repleta de pratos finos e de bom vinho. O ancião e o rei jogavam e brindavam, em um ambiente alegre e descontraído, a qual se esqueceram das preocupações. Passado um momento, os quadros da parede se sacudiram e se levantaram com o soprar do vento, os copos e lustres balançaram. O imperador desconfiado, ordena que abram as cortinas e se depara com a paisagem da imensidão do mar. Neste momento, o imperador Tang descobre que ele e seus 300 mil soldados já estão prestes a aportar na outra margem.
Assim, se pode concluir que o sentido original do verso- “encobrir o céu e atravessar o mar” significa a utilização de táticas de dissimulações realizadas publicamente, para que o oponente baixe a guarda, acreditando que o falso seja verdadeiro, que o escuro seja claro e, assim, atingindo o objetivo através de um ataque de surpresa vencer o inimigo.
Não é por acaso que encobrir o céu e atravessar o mar seja o primeiro estratagema dos 36 estratagemas, a sua posição e utilidade é especial. Em uma visão geral dos 36 estratagemas, a palavra encobrir é o seu núcleo central, justamente porque em todo o livro prediz estratégias de mentira e enganação.
Amados e Amadas, todo este texto nos leva a perceber como a velha arte de enganar pode ser perniciosa e fatal, espiritualmente falando, o engano é a arte de misturar uma coisa familiar com algo inverídico, assim, você se atenta para o familiar e não percebe o falso, quando o faz, já é tarde, você já está no erro. Em lógica, dizemos que misturar uma premissa verdadeira com uma falsa resulta sempre numa conclusão falsa, chamada de falácia.
Alguma vez você já ouviu isto? Uma pessoa chega para você, diz algo que concorda para depois acrescentar algo duvidoso? Está aí o engano, a dissimulação, a falácia.
Enfim, toda a cultura oriental pode é baseada em textos antigos, e entre eles, este de Sun Tzu.
Já pensou nas artes marciais então? Vamos concluir que ela também é dissimulação, correto?
Treinei kung fu por muito tempo a digo com certeza e experiência como a coisa funciona.
Começa assim, dizem que tudo o que você vê em filmes é mentira, e que não passa se um monte de socos e chutes. É apenas um esporte de luta, sem nenhuma ideologia, e que eles não pregam a religião deles.
Depois de um tempo treinando você naturalmente vai ficando bom até que começam a aparecer uns papos de algo chamado chi sau. A arte de se atingir pontos de pressão específicos, alguns fazem a pessoa sentir muita dor, outros podem aliviar, alguns matam, etc... é a mesma técnica de acupuntura porém com dedos e não agulhas. Quando se aprende isto eles passam a você como meros conhecimentos de anatomia que durante milênios o oriente foi juntando (e por que a acupuntura não é reconhecida pelos médicos ocidentais?) é estranho falar que é mera ciência quando cada um dos pontos usados são baseados num mapa de meridianos místicos de energia que nunca provaram existir, o fato é que os pontos que nos ensinam que provocam dor e matam coincidem com terminações nervosas que quando golpeadas podem fazer-nos realmente desmaiar de dor ou morrer de ataque cardíaco caso a técnica certa seja usada. Mas eles vão mais longe, falam de curas, provocar doenças a longo prazo, etc...
Não seria isto misturar realidade com misticismo oriental? Meridianos de energia?
Próximo nível, praticamente tudo o que você vê em filmes de luta oriental passa a ser verdade, a técnica se chama chi kung, ou qui gong, dependendo do dialeto chinês que a academai adota, se duvida, digite no Google estes nomes e veja as fotos. Garanto masmo que exste gente que dá um jeito de trapacear, nas maioria das vezes é real. Digo isto porque testemunhei disto e fiz isto também. Pessoas ficam penduradas por uma lança na barriga, entortam barras de ferro com facilidade, com um simples empurrão fazem o oponente cair vários metros de distância. Pedaços de pau se quebram ao serem usados para golpear, a pessoa não se machuca, seguram um golpe de espada com o pescoço sem se cortarem, etc...
É uma técnica interessante esta, começa com o argumento de conhecimento de medicina e agora você passa a ver coisas que sabia que eram impossíveis.
Um programa do Discovery Channel fez um estudo científico destas coisas. Golpes 4 vezes mais rápidos que o bote de uma cobra podem até ser possíveis com treino, mas o interessante foi na hora que colocaram vários tijolos para que quebrassem. O estudo mostra que o normal é que a força seja aplicada sobre o primeiro bloco, e a energia do impacto fizesse com que ele se quebrasse liberando energia para o segundo e assim por diante, uma quantidade de energia cada vez menor até que o último bloco se quebre, ou a energia se torne insuficiente para tal.
Para avaliar isto, usaram uma câmera de alta velocidade que mostrou o inesperado, quando o primeiro tijolo quebrou, todos os demais se quebravam na mesma hora, em velocidade igual, ou seja, a força não diminuía como a física prevê. Não sei quanto a vocês, mas isto não parece nada com algo meramente natural. A mão do lutador seguia através dos tijolos na mesma velocidade que no ar, era como se eles não estivesse lá.
Certa vez em casa, treinei as técnicas de chi kung por mais de uma hora, como tinha um tijolo de um resto de reforma no fundo do prédio, decidi golpeá-lo de mão aberta, de leve, apenas uma pressão pouco maior, o resultado foi que o tijolo se partiu, mesmo que não tinha usado força, tentei com uma lâmina de pedra, ela também se partiu.
Talvez este tivesse sido o sinal mais claro que Deus me deu para deixar o kung fu, algum tempo depois, parei de maravilhar com tudo aquilo que esta técnica fazia e comecei a reparar que tinha algo errado por trás disto. Por que esta técnica só funciona depois de uma meditação? Como podemos fazer coisas que sabemos não serem possíveis para nenhum humano?
Por que treinamos os mesmos movimentos, e cada nível novo aprendemos algo sobre ele, antes era um soco, agora é um contra-ataque, depois uma forma de golpear um ponto de pressão, depois a forma de empurrar o oponente para longe usando o chi kung, e vai saber onde isto pára...
Aí nós entendemos a dissimulação que caímos, por isso a maioria dos iniciantes se confessa cristão, ou espírita, etc.. mas os mais graduados são sempre taoístas, budistas, etc... não há dúvidas de que isto é obra de engano, de que estas chamadas “técnicas” na verdade tem forte conotação espiritual, quando lembro da primeira vez que consegui usar a “técnica” com êxito, sempre me vez a certeza de que aquela força, de modo algum era minha.
Amados e amadas, pode até parecer um pouco de mentira, por isto esmo coloquei os nomes nas “técnicas” assim sintam-se à vontade para se informarem e constatarem que o que disse foi verdade. Eles pregam o engano, e assim como eu teria me desviado se Deus não tivesse aberto meus olhos para a verdade, muitos em nossas igrejas podem estar indo por este caminho de engano, sem perceberem, estão se afastando de Deus,
MISSÕES É MAIS QUE IR E PREGAR O EVANGELHO A TODAS AS NAÇÕES E FAZER DISCÍPULOS, É TAMBÉM CUIDARMOS PARA QUE QUEM ESTÁ DE PÉ, NÃO CAIA!
As duas grandes casas do kung fu, são o mosteiro de Shaolin e o templo de Wudang, interesante notar que o grau máximo desta arte marcial desde o início estão com monges e monjas budistas e taoístas.
Vejam o tamanho da obra missionária deles, desenvolveram uma arte que leva a doutrina, a religião e tal como o antiCristo que um dia há de se revelar, vem com poder para enganar se possível até mesmo os eleitos. Tanto shaolin quanto wudang, possuem seus próprios manuscritos, que revelam o real segredo que de início é escondido, no caso de Shaolin, o manuscrito é chamado de 72 artes secretas, recentemente transformado em livro, com distribuição restrita. Se se interessarem, tenho o livro, e ficarei feliz em esclarecer dúvidas ou dar mais detalhes...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

O REINO DE DEUS É TOMADO A FORÇA...


O REINO DE DEUS É TOMADO A FORÇA...

“...o reino dos céus é tomado à força, e pela força se apoderam dele (Mateus 11.12). Neste texto Jesus nos orienta quando a tomarmos uma atitude ofensiva nas batalhas espirituais. A expressão “pela força” dá a idéia de perseverança, determinação e ousadia. Jesus quer um povo ousado e resoluto, pois a vitória conquistada na cruz é nossa também. Ele despojou, isto é, tirou as armas dos principados e autoridades e triunfou sobre eles na cruz. Eles foram paralisados pela obra redentora do Calvário (Colossenses 2.15).

Diante das adversidades e das investidas malignas você pode se posicionar como um vencedor, por causa da vitória de Jesus. Ele disse: “Está consumado”! A obra foi feita por Jesus, mas nós temos parte na vitória através do posicionamento que tomamos diante das lutas. Qual tem sido sua atitude quando surgem as lutas? Você se deprime ou se posiciona para ver a vitória que o Senhor vai lhe dar?

Calebe foi um homem resoluto e destemido. Ele não confiou em sua própria capacidade ou força, ele confiou no Senhor dos Exércitos. Ele sabia que o Senhor não deixaria Israel sozinho e diante de uma grande necessidade Deus protegeria Seu povo. Nosso maior problema é achar que Deus está ocupado demais para nos ajudar.

Amado, confie no Senhor em todas as circunstâncias. O Pai quer o seu bem. Ele não é um Deus insensível que fica de longe para ver se você vai ser derrotado ou para ver se desta vez você cairá. Veja o que Ele diz pra você: “Eu é que sei que pensamentos tenho sobre vós. Pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jr 29.11)...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE
 

JESUS FILHO DE DAVI, TEM MISERICÓRDIA DE MIM...



JESUS FILHO DE DAVI, TEM MISERICÓRDIA DE MIM...


cura de bartimeu

“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho  e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”  Marcos 10:46-52
A narrativa de Bartimeu trata-se de uma história real. Pode assemelhar-se à história de muitos outros. Sua história pode não corresponder exatamente a deste homem. Mas pode existir algo em comum entre você e Bartimeu.
Talvez você não seja cego. Nem mendigo. Você pode encontrar-se necessitado, desesperado, angustiado ou sob culpa.
Faça como Bartimeu hoje: Clame por Jesus! Venha a Ele! Disponha-se a segui-lo.
Vamos analisar algumas coisas nessa história:
QUEM ERA BARTIMEU?
Literalmente, o texto diz que Bartimeu era cego, muito provável nunca teria visto a luz, e isso o tornava limitado em suas ações e mobilizações, ficando impossível de contemplar as belezas da vida.
A cegueira física inutiliza o homem para muitas coisas e o limita das ações, paralisando muitos projetos.  Que não é difícil para os que têm o dom da visão.
Há uma cegueira espiritual que inutiliza o homem de ver e contemplar as coisas belas da vida que Deus proporcionou para que assim usufruíssem. Mas muitos estão cegos em seus entendimentos e obtusos em suas ações. “Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” II Coríntios 4:3,4
Assim como a cegueira física a cegueira espiritual, torna o doente desqualificado, dependente, humilhado em suas ações,  e limitado para fazer o que  a perfeita visão poderia lhe proporcionar.
O texto afirma que Bartimeu era mendigo. A cegueira produz empobrecimento, marginaliza, segrega e discrimina, pois muitos evitam a compainhas de alguém que não tem visão.
Há vários níveis de mendicância: Física; Emocional; Afetiva; Psicológica; Espiritual.
O DIA EM QUE BARTIMEU ENCONTROU-SE COM JESUS
O texto afirma que Bartimeu ‘ouviu barulho da multidão que seguia a Jesus’. Lc 18:36 “E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.”
Bartimeu era cego, mas não surdo. Esse comportamento foi que lhe deu a salvação e a cura dele: o de estar atento, ouvir o que se passava ao seu redor.
Muitos têm ouvido o barulho da multidão seguindo a Cristo. Para muitos, isso é a coisa mais natural do mundo (São os insensíveis).
Muitos acham perda de tempo, vai lhe tirar o foco das verdadeiras necessidades e prazeres da vida. (os materialistas)
Outros consideram que aqueles que seguem a Jesus não têm o que fazer; são ‘umas Marias vai com as outras’; são influenciados pelos líderes fanáticos. (São os que acham que não precisam de Jesus; são céticos).
Há os conformados que se habituaram a vida sem visão, sem sonhos, com a miséria e pobreza, se acham bem, convivem com a desgraça e acham tudo normal. Não querem ver e ainda se orgulham disso.
Muitos até dizem acreditar em Jesus; mas ficam tardando a sua decisão para mais tarde, quando forem mais velhos.
ATITUDE DE BARTIMEU QUANDO “OUVIU” O TROPEL DA MULTIDÃO?
“E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.” Lc 18:36
Mostrou que estava vivo e atento e preparado para mudança, ele perguntou: ‘o que era aquilo? Porque a multidão? A quem estava seguindo? Aonde iriam? Ele sentia que àquela multidão tinha algo de diferente. ’
Alguém lhe falou que Jesus, O Nazareno, estava passando. Lc 18:37
Era tudo que Bartimeu esperava; uma esperança brotou em sua vida; ele sentia que tinha chegado o dia de ser curado, de ser liberto de seu mal; a oportunidade era única e singela. Era a ultima vez que Jesus passava por Jericó, e seguia para Jerusalém onde seria morto.
“Hoje, se ouvires a voz do Senhor, não endureçais os vossos corações”. Hb 3:15
Desejou mudança: ‘PÔS-SE A GRITAR’ (clamar). Lc 18:38
“Jesus Filho de Davi tem Misericórdia de Mim”
  • Quatro fatos estão envolvidos nesta declaração:
1)    Ele acreditou que Jesus podia salvá-lo.
2)    Ele desejou Ter um encontro com Jesus.
3)    Ele se humilhou perante muitos para estar com Jesus.
4)    Ele Reconheceu sua dependência completa de Jesus.
Você precisa reconhecer-se dependente de Jesus. Você precisa fazer como Bartimeu; clamar: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!
  • Jesus fora ungido por Deus para: Isaías 61:1-4
-      Pregar as boas-novas aos pobres.
-      Restaurar os quebrantados de coração.
-      Proclamar a liberdade aos cativos.
-      Apregoar o Ano Aceitável do Senhor “Ano da Graça”
-      Apregoar o dia da vingança do nosso Deus. 2Ts 1:8
-      Consolar tristes.
-      Coroar os que estão de luto.
-         Dar alegria em vez de tristeza.
-         Louvor em vez de espírito angustiado.
-       Transformá-los em árvore de justiça, ou a fim de reedificar as ruínas antigas e restaurar os lugares há muito tempo devastado.
OBSTÁCULOS ENCONTRADOS E SUPERADOS
“E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais…” Lucas 18:39
Muitos na multidão tentara impedir as bênção na vida de Bartimeu passando a repreender  por está gritando por Jesus e tentar se aproximar dele.
Muitos vão repreendê-lo; escarnecer; vão querer calá-lo; tentarão intimidá-lo.
Qual a multidão que quer te impedir hoje, de chegar até Jesus? Multidão do orgulho, preconceito, medo, pecado, tradições religiosas, das falsas amizades?
Há a multidão da síndrome da Gabriela: “ Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim…” ( conformismo) Só muita misericórdia!
A reação de Bartimeu diante dos obstáculos nos ensina como proceder nesses tempos de oposição. Vs. 48
Creio que ele pensou: ‘há vocês querem roubar minha bênção? Então agora que vou gritar bem alto: BARTIMEU CADA VEZ GRITAVA MAIS: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!!!”
Qual será a tua reação diante daqueles que querem te impedir de conseguir tua bênção?
“Clame! Clame mais alto. Você precisa enfrentar a multidão de opositores”.
Jesus sempre ouve o clamor do aflito e necessitado, mandou chamar Bartimeu até ele. “Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.” Marcos 10:49
A RESPOSTA DE BARTIMEU AO APELO DE JESUS
“Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.” Marcos 10:50,51
  • Lançou de si a capa:
-       As muitas capas nos impedem de chegar a Jesus: Incredulidade; pecado; religiosidade; falsa felicidade; vício; prostituição; preconceito; tradição, etc.
  • Foi ter com Jesus: Faz-se necessário ir até Jesus; romper os obstáculos; recebê-lo como Salvador; ter sua vida transformada e ser escrito no Livro da Vida do Cordeiro.
  • Entregou sua vida a Jesus e passou a segui-lo sendo seu discípulo.“Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.” Marcos 10:52
Muitos estão que nem Bartimeu, à beira do caminho, cegos, desamparados, marginalizados, segregados.
O tropel da multidão dos seguidores de Jesus está passando, demonstrando que ele está próximo.
Temos que vencer vários obstáculos para chegarmos até Jesus e receber dele a salvação.
Faz-se necessário, clamar, gritar, para que Jesus ouça. Ele está chamando: Venha buscar a tua cura e a tua salvação!
Hoje, poderá ser  o dia de teu milagre!
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE