Subscribe:

terça-feira, 25 de outubro de 2011

VOCE CONHECE MESMO O NOSSO DEUS?

Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor" é a recomendação de Oséias (6:3). O que eu sei sobre Ele é pouco e insatisfatório. O que pode a larva que se arrasta por um galho de árvore saber da floresta em que ela está? Esse pensamento, longe de me conformar, só aumenta a sede.

Dizemos, por exemplo, que Ele é onipresente. Como se pudéssemos conceber alguém que está em todo lugar ao mesmo tempo. Nossa limitação espacial torna o conceito extremamente abstrato. Mas conhecer e prosseguir em conhecer pode implicar em ver mesmo aí coisas novas. Deus não está limitado no espaço, mas não só : no tempo também . Assim, dizer que Ele é onipresente implica em que neste exato instante Ele está aqui, me propiciando escrever essas toscas e imperfeitas linhas, mas também em algum dia perdido na minha primeira infância, enquanto eu empilhava blocos de madeira na casa silenciosa, e também em uma tarde esquecida da adolescência enquanto eu dormia com um livro de ciências na barriga, e também em algum dia escondido em um futuro distante, enquanto eu dirijo à noite tentando enxergar por entre o movimento frenético do limpador de parabrisa. Deus está aqui e agora, mas também ontem e amanhã e sempre. Quando sinto e quando ignoro, tocando minha vida distraidamente.

Ele não estava com José apenas quando ele foi coroado governador do Egito. Ele estava lá também quando ele chorava dentro da cisterna, ou no caminho para o Egito sob o estalar do chicote. Ele estava lá quando parecia dar tudo errado, quando José era atirado injustamente no cárcere. Deus estava lá. Ele é onipresente, Ele está sempre, Ele é sempre. Ele estava lá quando João Batista foi decapitado. Quando Pedro foi crucificado. Com o jovem rico antes, mas também na manhã seguinte à escolha que determinou seu destino. Ele está lá mesmo quando tudo indica que não está.

Quais as consequências dessa percepção? Pode ser um estímulo à confiança mas pode ser também de desconforto por saber-me constantemente sob os olhos de alguém. A escolha é minha. Só não posso me iludir pensando que a ignorância desse fato era melhor do que o conhecimento.

A floresta é imensa e eu não passo de uma larva...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.