Subscribe:

sábado, 1 de outubro de 2011

TIPOS E GRAUS DE FÉ...

TIPOS E GRAUS DE FÉ


1- INTRODUÇÃO

De acordo com a Palavra de Deus, nós já fomos abençoados com todos as bençãos espirituais nos lugares celestiais, em Cristo (Efésios 1:3).


Contudo, essas bençãos ainda estão nos lugares celestiais, e é a nossa fé que as vai trazer desse mundo espiritual para este mundo material. É também a fé que afasta de nós os obstáculos da vida.


Tiago 2:14-26 - "Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?

E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,

E algum de vós lhe disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos, e lhe não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

Assim, também, a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Mas dirá alguém: Tens tu fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

Tu crês que há um Deus; fazes bem: também os demónios o crêem, e estremecem.

Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?

Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaac?

Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada.

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não sómente pela fé.

E, de igual modo, Raab, a meretriz, não foi, também, justificada pelas obras, quando recolheu os emissários e os despediu por outro caminho?

Porque, assim como o corpo, sem o espírito, está morto, assim, também, a fé, sem obras, é morta."

Para que a nossa fé seja totalmente de acordo com a Palavra de Deus temos que ter obras, como diz o versículo:

"... eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras".

Daí a importância de, em primeiro lugar, nós sabermos distinguir os diversos Tipos e Graus de Fé.


TIPOS E GRAUS DE FÉ

De acordo com a Bíblia, existem vários Tipos e Graus de Fé, que vamos ver de seguida.


2- TIPOS DE FÉ

2.1- FÉ NATURAL

Fé Natural é o tipo de fé que todas as pessoaas possuem, muitas vezes até sem se aperceberem, e é uma fé que se baseia e apoia nos cinco sentidos de todo o ser humano.

Por exemplo:

- Quando se senta numa cadeira, a pessoa tem fé de que a cadeira vai suportar e aguentar o seu peso.

- Quando se anda de avião ou de automóvel a pessoa tem fé de que o avião ou o automóvel o vai levar ao destino, e até tem fé no piloto ou no condutor.

- Uma pessoa tem fé no médico, quando o consulta.
- O empregado deposita a sua fé no patrão que lhe vai pagar o salário ao fim do mês, e que vai cumprir com as promessas do contracto de trabalho.

Estes são apenas uns exemplos de FÉ NATURAL que qualquer pessoa pode possuir.


2.2- FÉ DO TIPO DA FÉ DE DEUS

Fé do tipo da fé de Deus baseia-se totalmente na Palavra de Deus, e consiste em:


1º Acreditar nas promessas de Deus que se encontram descritas na sua Palavra.

2º Pôr a Palavra de Deus no seu coração, meditando nela dia e noite como diz em:

Josué 1:8 - "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás."


3º Falar o mesmo que Deus diz de si, ou seja, confessar a Palavra de Deus para a sua vida.


Romanos 10:8 - "Mas, que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos".


4º Agir de acordo com aquilo que crê no seu coração, ou seja, de acordo com a Palavra de Deus que foi guardada no seu coração.


3- GRAUS DE FÉ

Do mesmo modo, e de acordo com a Palavra de Deus existem vários graus de fé:


3.1- SEM FÉ

João 20:24-29 - "Ora Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles, quando veio Jesus.

Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos nas suas mãos, e não meter a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.

E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.

Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.

Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu.

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram."

Tomé teve que "ver", "apalpar", "sentir" para crer, e Jesus chamou-lhe de incrédulo. E Jesus ainda disse mais:

Vrs. 29 - "... bem-aventurados os que não viram e creram".

Estar à espera de ver, ou sentir para depois acreditar não é fé.

Fé é crer sem ver, sem sentir ..., por isso Jesus disse, "... bem-aventurados os que não viram e creram". Isso é que é fé.


3.2- FÉ PEQUENA OU POUCA FÉ

Lucas 12:22-31 - "E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis; nem pelo corpo, sobre o que vestireis.

Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que o vestido.
Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm dispensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?

E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?

Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.

E, se Deus assim veste a erva, que hoje está no campo, e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.

Porque as gentes do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.

Buscai, antes, o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

Como podemos ver nesta passagem bíblica, Jesus disse que a fé destes homens era pequena, que tinham pouca fé por estarem apreensivos com a vida, ansiosos, preocupados com todos os problemas.

Podemos ver o que aconteceu com o apóstolo Pedro em Mateus 14:27-31:

"Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.

E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo, por cima das águas.

E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas, para ir ter com Jesus.

Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!

E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, porque duvidaste?"

Enquanto Pedro olhava para Jesus tinha sua fé em Jesus, andou por cima do mar. No momento em que tirou os olhos de Jesus, e olhou para os problemas, para o vento, começou a afundar-se.
Pouca fé é olhar para os problemas da vida, doenças, crises financeiras, etc.

O que fazer então? Para onde devemos olhar?

Devemos olhar para Jesus, para a Palavra de Deus.


3.3- FÉ GRANDE

Mateus 8:5-13 - "E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,

E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico e violentamente atormentado.

E Jesus lhe disse: Eu irei e lhe darei saúde.

E o centurião, respondendo, disse-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas, dize sómente uma palavra, e o meu criado sarará;

Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu criado: faz isto, e ele faz.

E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.

Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaac, e Jacó, no reino dos céus;

E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores: ali haverá pranto e ranger dentes.

Então disse Jesus ao centurião: vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou."

Nesta passagem bíblica podemos ver que o centurião pura e simplesmente acreditou que ia acontecer tal e qual o que Jesus ordenasse. Por isso ele disse "... basta que digas sómente uma palavra e o meu criado sarará".

No versículo 10, diz que Jesus se maravilhou e disse "nem mesmo em Israel encontrei tanta fé".


FÉ GRANDE é olhar para a Palavra de Deus e não para os problemas.

FÉ GRANDE é pensar no que a Palavra de Deus diz em relação ao seu problema.

FÉ GRANDE é falar o mesmo que a Palavra de Deus diz.


3.4- FÉ SOBRENATURAL

Fé Sobrenatural é quando Deus, através dos dons do Espírito Santo acrescenta à sua fé a fé de Deus ajudando-o a executar determinada tarefa.

I Coríntios 12:4-11 - "Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

E há diversidade de operações mas é o mesmo Deus que opera tudo, em todos.

Mas, a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.

Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

E a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.

Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente, a cada um, como quer".

Dom da Fé é um dos dons do Espírito Santo.

Também podemos ver um exemplo de Fé Sobrenatural quando Daniel foi lançado na cova dos leões.


3.5- UNIR A FÉ DE DUAS PESSOAS

Quando uma pessoa não se sente com força, ou seja, quando se apercebe de que a sua fé não é suficiente para vencer determinado problema, em qualquer área, então, vem pedir ajuda ao Pastor. É feita a oração em união de fé - a fé de duas pessoas é junta a favor de uma delas.


4- COMO TESTAR O GRAU DA SUA FÉ

Pode testar o grau da sua fé do seguinte modo:


4.1- Se sÓ acredita depois de ver, entÃo a sua fé nessa Área é zero

Por exemplo: Se disser "Eu só creio que estou curado depois de me sentir bem, e ver-me curado".

4.2- SE VIVE PREOCUPADO, ANSIOSO EM RELAÇÃO POR EXEMPLO À SUA FAMÍLIA, SAÚDE OU FINANÇAS - ENTÃO NESSA ÁREA A SUA FÉ É PEQUENA

Exemplos:

"Eu sei que Deus diz que supre todas as minhas necessidades, "MAS" na verdade eu não sei bem como o dinheiro me vai chegar até ao fim do mês"

"Eu sei que Deus dá ordem aos seus anjos para me protegerem mas anda para aí tanta ladroagem ..."

"Eu já entreguei o problema do meu marido e do meu filho a Deus, mas tenho tanto receio que ..."

4.3- SE VIVE OLHANDO PARA O PROBLEMA ENTÃO AÍ NESSA ÁREA A SUA FÉ É PEQUENA

Por exemplo: "Eu creio que recebi a minha cura quando fiz a oração da fé, mas esta minha artrite ..."

4.4- Quando olha para a Palavra de Deus e nÃo para o problema

Quando pensa no que a Palavra de Deus diz e não no que o problema diz.

Quando fala o que a Palavra de Deus diz e não fala de acordo com o problema - então aí a sua fé é grande.


SOLUÇÃO

Romanos 10 :17 - "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus"

Se verificar que numa determinada área a sua fé é nula ou pequena, encha o seu coração da Palavra de Deus, com respeito a essa área da sua vida


Exemplos

Área da Saúde: ouça a Palavra de Deus em relação a Cura Divina (Isaías 53:4, 5; Actos 10:38; Salmos 103:3), etc.

Área de Finanças: ouça a Palavra de Deus no que diz respeito a prosperidade (Malaquias 3:10, 11; Filipen-ses 4:19; Isaías 1:19), etc...

BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.