Subscribe:

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

COMO PODEMOS PRODUZIR OS FRUTOS DO ESPIRITO SANTO NA VIDA DE UMA CRIANÇA...

SERMÃO: Como podemos produzir os frutos do Espírito Santo na vida de Uma criança?

BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

1.  O que são os frutos do Espírito Santo?

O Espírito Santo passa a Habitar em nós, a partir do momento que nos entregamos a Deus e nascemos de novo. A partir desse momento, o Espírito Santo começa a produzir em nós novas qualidades em nosso caráter. Os frutos do Espírito são o resultado desta ação do Espírito Santo em nosso caráter.
Há uma diferença entre os dons do Espírito e os frutos. Os dons nos capacitam para servir a Deus, os frutos do Espírito Atuam sobre o nosso caráter. O fruto do Espírito é o resultado de uma obra espontânea de Deus dentro de nós, que produz certos traços de caráter.

2.  O grande desafio: Levar a Criança a buscar e ter em sua vida os frutos do Espírito.

Quais são os frutos que devem influenciar o caráter de uma criança? Temos 9 frutos:
“….22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,  23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. (gálatas 5:22,23)

3.  Uma pergunta importante: Como podemos levar uma criança a desejar ter os frutos do Espírito em sua vida?

Formar a identidade de Cristo Jesus em cada ser humano é o alvo de desenvolvimento cristão. Ser como nosso salvador Jesus Cristo, passa ser a motivação da caminhada cristã, e isto precisa ser despertado em nós desde cedo, se conseguirmos criar esta motivação, e este alvo claro em nossas crianças, então estaremos formando uma geração capaz de mudar este mundo.
Existem algumas atitudes e cuidados que devemos ter para que uma criança venha a ter os frutos do Espírito em sua vida.

v Sejamos mais perseverantes na tarefa de motivar nossos filhos a passar mais tempo em comunhão com Deus

ILUSTRAÇÃO. Um psicólogo registrou como seu filho gastava seu tempo: 20 horas semanais na escola, 3 horas por dia na TV,  2 horas diárias no computador em jogos, 3 horas semanais envolvido em atividades religiosas como a igreja.
A realidade de muitas crianças é parecida com a desta pesquisa. Pouco tempo para Deus e muito tempo para outras coisas.
Se queremos ver o caráter de uma criança ser influenciado pela palavra de Deus, então ela deve ser motivada a passar mais tempo envolvida em atividades que a aproximem mais de Deus.

v O ambiente de uma casa, que retrata a presença dos frutos do Espírito Santo, influenciará profundamente a vida de uma criança.

Imagine como é a vida de uma criança que todos os dias presencia violência domestica, cenas de agressões verbais e psicológicas, palavras torpes. Essa tem sido a realidade de vida de muitas crianças. Elas são constantemente bombardeadas por sentimentos e influencias negativas.
Se você é um pai ou uma mãe que vive num ambiente familiar dominado por influências negativas, comece a orar, pedindo a Deus que mude essa realidade.

v O testemunho dos pais diante da criança pode aproxima-la ou  afastá-la do reino de Deus.

O testemunho de um pai ou de uma mãe crente influencia profundamente a vida de uma criança. E ira motiva-la a buscar os frutos de Espírito.
O nosso testemunho diante de nossos filhos, pode afasta-los de Deus ou aproxima-los.  èIlustração. Um pai quando voltava da igreja dizia na frente de seus filhos: “todo mundo naquela igreja é mentiroso. É hipócrita.” Resultado: seus filhos começaram a se afastar dos irmãos da igreja.

v Tenhamos cuidado de ver o que nossos filhos aprendem com a mídia

Estive falando nesta semana sobre a influencia de mensagens subliminares encontradas em desenhos animados e filmes sobre a mente de crianças.
Exibi pesquisas de médicos, psicólogos e psiquiatras que afirmam que comportamentos agressivos em crianças resultam da influencia negativa destes veículos de comunicação.
Aquilo que uma criança assiste na Mídia pode influenciar o seu caráter. A mente de uma criança é como um quadro branco. E num quadro branco, o artista pinta o que ele quiser.

v Realize cultos domésticos com seus filhos.

Uma coisa que toda família devia cultivar é o culto doméstico. Em minha família estamos fazendo isso, e tenho percebido que meu filho tem sido despertado para ter mais interesse pela palavra de Deus.
No culto domestico lemos a Bíblia, e pedimos a Criança que explique com suas palavras um dos versículos que ela leu. A criança é ensinava a falar sobre o que ela entende na leitura da palavra de Deus.
A prática do culto domestico é um poderoso instrumento para motivar uma criança em sua vida os frutos do Espírito.

4.  O melhor método para motivarmos nossos filhos a terem os frutos do Espírito em suas vidas é ainda, a orientação, a disciplina e o amor dispensado pelos pais em casa.

Em livro que eu li, encontrei uma carta por um filho aos seus pais. Ela diz:
Não tenham medo de ser firmes comigo. Prefiro assim. Isto faz com que eu me sinta mais seguro.
Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo o que peço. Só estou experimentando vocês.
Não deixem que eu adquira maus hábitos; dependo de vocês para saber o que é certo e o que é errado.
Não me corrijam com raiva nem na presença de estranhos. Aprenderei muito mais se me falarem com calma em particular.
Não me protejam das conseqüências de meus erros; às vezes eu preciso apreder pelo caminho áspero.
Não levem muito a sério as minhas pequenas dores. Necessito delas para poder amadurecer.
Não sejam irritantes ao me corrigirem. Se assim o fizerem, eu poderei fazer o contrario do que me pedem.
Não me façam promessas que não poderão cumprir depois. Lembrem-se de que isto me deixa profundamente desapontado.
Não me apresentem um Deus carrancudo e vingativo. Isto me afastaria dEle.
Não desconversem quando faço perguntas; senão serei levado a procurar as respostas na rua todas as vezes que não as tiver em casa.
Não se mostrem para mim como pessoas infalíveis. Ficarei extremamente chocado quando descobrir um erro de vocês.
Não digam simplesmente que meus receios e medos são bobos. Ajudem-me a compreendê-los e vencê-los.
Não digam que não conseguem controlar-me. Eu me julgarei mais forte que vocês .
Não me tratam como uma pessoa sem personalidade. Lembrem-se de que eu tenho o meu próprio modo de se.
Não vivam apontando-me os defeitos das pessoas que me cercam. Isto irá criar em mim, mais cedo ou mais tarde, o espírito de intolerância.
Não se esqueçam de que eu gosto de experimentar as coisas por mim mesmo.
Não queiram ensinar tudo para mim. Não tenham vergonha de dizer que me amam. Eu necessito desse carinho e amor para poder transmiti-lo a vocês e a aos outros.
Não desistam nunca de me ensinar o bem, mesmo quando eu parecer não estar aprendendo. Insistam através do exemplo, e , no futuro, vocês verão em mim o fruto daquilo que plantaram.

5.  Conclusão

Ilustração. Um homem saiu com seu filho de cinco anos para fazer umas compras em um bairro próximo à sua residência. Após visitarem algumas lojas, pararam para um descanso. O homem encostou-se em uma grade, apoiou seus braços, cruzou as pernas e ficou contemplando as pessoas que passavam à sua frente. O pequeno menino tentou debruçar-se como o pai e seguir exatamente sua postura. Ele olhou para os pés do pai e procurou cruzar os seus pés do mesmo modo. Ele notou como os braços do pai estavam dobrados e como a cabeça dele estava inclinada para um dos lados e procurou imitá-lo colocando-se na mesma posição.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.