Subscribe:

sábado, 28 de abril de 2018

MALDADE HUMANA...


                                                            MALDADE HUMANA...
 A palavra maldade apare cento e dezesseis vezes na Bíblia, enquanto  A  palavra inveja apare apare trinta e oito vezes.A Inveja é o tipo de Sentimento delicado em que homens assumem, mas também pode ser percebida dentro da igreja: "É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade". (Fp 1:15). Exemplo de Inveja dentro da Igreja: Lideres invejando uns aos outros, irmãos invejando uns aos outros. Para a revista enfoque " O Poder da Inveja" uma das áreas mais propensas à inveja na igreja é a do louvor, já que abrange pessoas em evidência, vozes fenomenais, grandes talentos.  
Para a Psicologia a Inveja é uma doença Patológica, sendo o sentimento de frustração diante da prosperidade do outro. Ex: Inveja no Trabalho, Inveja pelo carro novo, Inveja pelo sucesso de um filho. 

“Invejas” (gr. fthonos), i.e., antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos".

                         
Versículos sobre INVEJA:
"Quando Jacó olhou e viu que Esaú estava se aproximando, com quatrocentos homens, dividiu as crianças entre Lia, Raquel e as duas servas".(Gn 33:1);
"Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi". (1Sm 18:9);
"O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo".(Jó 5:2);
"Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios". (Sl 73:3);
"O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos" (Pv 14.30);
"Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade". (Tg 3:14)
Veja o que Paulo adverte sobre a inveja:
Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. (Rm 13:13);
"E inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus". (Gl :21).
A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.A inveja é um dos sete pecados capitais na tradição católica (CIC, n. 1866).(Wikipédia).
Lúcifer se revoltou contra o SENHOR por inveja "Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você que dizia no seu coração: Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo".Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo"! (IS 14:12-15) 
A inveja como princípio Bíblico originou na morte de Abel por seu irmão Caim (Filhos de Adão e Eva) "Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta,  mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou. Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: "Vamos para o campo". Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou".(Gn 4:5- 8)  
A Inveja constitui um pecado para o povo de Deus."e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros" Gl 5:21 e 26) 
Maldade ou crueldade é cometer alguma coisa fora da ética padrão de determinada sociedade quando envolve danos à saúde de algum animal, em especial à saúde humana. Maldoso ou cruel é a característica de alguém de ser mau ou cometer maldades.(Wikiquote). A inveja é puro sentimento enquanto que a maldade é ação oriunda da inveja. Na própria palavra de Deus em Gênesis 4 existe um exemplo claro em que a maldade fora praticada em razão da inveja. A morte de Abel por seu irmão (maldade) oriundo da inveja (Abel agradou mais ao coração de Deus).
Outro exemplo Bíblico de atrocidade de maldade fora a morte de Urias por Davi, homem de Deus.(2 Sm 11:14-19).
  Versículos sobre MALDADE:
"Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras". (Tt 2:14)
 "Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros".(Tt 3:3)



  O Filho de Deus não se deixa levar pela inveja e não trabalha com a maldade. 
Remédios para fastar a inveja e a maldade do pensamento e do coração:
1 Peça em oração ao SENHOR:
2  "Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão. Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.  (Sl 37:1-3)
 "Senhor, se de fato me aceitas com agrado, acompanha-nos o Senhor. Mesmo sendo esse um povo obstinado, perdoa a nossa maldade e o nosso pecado e faze de nós a tua herança". (Ex 34:9)  
4 " Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência". (1 Pe 2:1)
5 "Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar". (Cl 3:8)
6" Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar". (Cl 3:8)r
7 Não permita que vosso pensamento receba a cobiça, INVEJA, ódio ou vingança isto vós levará a pecar. Não se contamine afaste o pecado; antes, siga o conselho de Paulo "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas". (Fp 4:8)
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
O melhor remédio para viver longe da INVEJA e da MALDADE é sermos cada vez mais semelhantes ao SENHOR "imago dei", e cada vez mais separando a nossa carne das coisas do mundo. O espirito Santo habita em nós "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"  (1 Co 6:19). O espirito Santo não pode habitar em um templo contaminado pela INVEJA pela MALDADE. Procure estudar mais a palavra do SENHOR, procure servir mais as pessoas do que a si mesmo. "Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "não matarás", "não furtarás", "não cobiçarás", e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo". (Rm 13:9)  
 Livrem-se, pois, de toda maldade e de odo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência". (1 P 2:1).
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciências da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.