Subscribe:

domingo, 13 de março de 2016

AS EXCELÊNCIAS DO MINISTÉRIO BÍBLICO PASTORAL...


                     AS EXCELÊNCIAS DO MINISTÉRIO BÍBLICO PASTORAL...

II Timóteo Cap. 4, Verso: 20, "Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto", isso mesmo, um único versículo da Bíblia Sagrada e o autor chega até 7 Excelências do Ministério através da vida do apóstolo que mais recebeu inspiração da parte de Deus para escrever cartas e realizar prodígios de cura, Paulo. Se nós queremos ter um ministério com as bençãos e a aprovação de Deus, devemos aprender com as últimas palavras escritas por Paulo a Timóteo no fim de seu ministério. E o pregador conseguiu retirar deste único versículo, tamanha é a riqueza da Bíblia, 7 Excelências do Ministério de Deus.
São elas:
-Amizades Seletivas: Paulo teve um ministério muito intenso, e foi uma pessoa ligada a muitas pessoas, mas no final de sua vida pode contar os amigos a dedo, amigos como Timóteo e Trófimo. Esse último por sua própria decisão escolheu ser preso junto a Paulo, ainda que não precisasse, ele buscou ser o amigo na alegria e na tristeza.
-Gratidão por quem nos ajudou: Paulo, assim como o nosso Deus, foi grato ao dizer para Timóteo. "Deixei Trófimo doente em Mileto". Da mesma forma que o nosso Deus, na sua imensa majestade, foi grato com Abraão pelo fato de decidir imolar o seu próprio filho num ato de obediência e fé, citando em Sua palavra 3 vezes Abraão como amigo de Deus. A primeira como "Amigo do Pai", a segunda como "Amigo do Filho" e a terceira como "Amigo do Espírito Santo". E não estando ainda satisfeito de ser grato, tendo Abraão como o homem que mais amou, decide com a Trindade e o Exército dos Céus, criar um Novo Testamento e uma nova aliança, onde no primeiro capítulo, falando sobre a genealogia de seu filho Jesus, demonstra toda a Sua gratidão pelo homem que mais amou a Deus, onde cita Jesus como "filho de Davi" e logo depois, "filho de Abrãao" (o homem a quem Deus mais amou).
-Responsabilidade: Sendo um homem totalmente lúcido, Paulo sabia exatamente que Erasto tinha ficado em Corinto, e que tinha deixado Trófimo doente em Mileto. Paulo não poderia esquecer desse amigo e por isso comunica o fato em um de seus últimos atos a Timóteo, como que solicitando ajuda a Timóteo em relação a Trófimo, em um ato de plena responsabilidade.
-Humildade: Como grande pregador e com um ministério tão abençoado pelas curas em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, Paulo poderia esconder o problema de Trófimo e não relatá-lo, pois afinal como um homem que curou a tantos enfermos, e até mesmo a sua sombra curava ao passar, poderia ter deixado um grande amigo doente em Mileto. Com isso aprendemos a 4ª excelência do ministério de Deus, quando um homem dotado de dons espirituais é humilde o suficiente para admitir. "Deixei Trófimo, um dos meus maiores amigos, doente em Mileto".
-Honestidade: Paulo foi honesto o suficiente, para dizer exatamente o que aconteceu. Muitas ações nas igrejas hoje, são determinadas pela massificação e a popularização das exigências criadas pelo próprio povo de Deus em relação a milagres, e atos de salvação forjados. Devemos ter o caráter de honestidade e dizer exatamente o que aconteceu. Se não foi realizado milagre, não se realizou. Se dez pessoas foram a frente no apelo, não foi uma multidão.
-Discernimento Espiritual: Mileto era uma cidade pequena e sem infraestrutura para a época. Porquê Paulo deixou seu grande amigo em Mileto e não em Éfeso, que era um grande centro em matéria de infraestrutura para a época? Será que Paulo não pensou ou não se importou? Devemos nos lembrar da palavra de Apocalipse 2:1-4: "Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste a prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achastes mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor." Em contrapartida, ao se despedir de Mileto recebeu muito amor dos integrantes de sua igreja, desejando os membros desta que ele permanecesse com eles. O amor é o dom supremo e com ele por si só há curas pelo nome de Cristo. Paulo chegou a essa conclusão através de discernimento espiritual, e preferiu deixar Trófimo em Mileto.
-Visão do Futuro: Jesus passou pelo coxo do templo da porta formosa diversas vezes em seu ministério, e com certeza seus discípulos deveriam o questionar. "Senhor, porque não curas esse coxo assim como curastes a muitos enfermos?" Mas Jesus nada fez em relação a ele. Depois que morreu e ressuscitou, passaram-se quarenta dias e novamente nada fez. Só pudemos entender o verdadeiro mistério disto, quando Pedro e João indo para o templo realizam a cura daquele coxo. Se Jesus tivesse curado aquele coxo, isto não seria adicionado a história de Pedro e João. Isso se chama visão do futuro. Paulo não curou Trófimo, porque isso era pra fazer parte da história de Timóteo. E principalmente, porque, nunca em nossos ministérios iremos realizar tudo, nunca em nossos ministérios iremos realizar a obra completa e aquilo que os outros tem que realizar. Portanto, não devemos ficar frustrados com aquilo que não pudemos fazer, ainda que desejássemos, pois Timóteo vem aí...

Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.