Subscribe:

terça-feira, 8 de março de 2016

A FIDELIDADE DE MARDOQUEU A DEUS...


                                      A FIDELIDADE DE MARDOQUEU A DEUS...
Ester 2:5-6
Um fato que deve ser avaliado por nós, é que fidelidade caminha junto com a obediência. Muito tem se ouvido falar sobre fidelidade, sobre ser fiel, porém poucos querem de fato ser obedientes. Não existe fidelidade sem obediência.
Vamos falar sobre um homem na bíblia que por ser obediente e fiel a Deus, pôde provar também da fidelidade de Deus na vida dele. Esse homem se chama Mardoqueu. Um homem como nós, que passou por diversos problemas e dificuldades, porém permaneceu obediente e fiel diante de Deus.
Nosso estudo começa em Ester 2:5-6, quando todo o povo judeu foi levado exilado de sua terra, entre eles Mardoqueu e Ester. Diz a bíblia que os pais de Ester foram mortos, e Mardoqueu a tomou por filha, muito provavelmente todo o resto da família também deve ter sido morta juntamente com os pais de Ester. Aqui começa esse grande desafio na vida desse homem. O grande ponto forte da vida de Mardoqueu, é que ele por ele ser obediente e fiel a Deus, todos os desafios que ele passou, ele os transformou em oportunidades. Mardoqueu era judeu, e cria na fidelidade de Deus: esse foi o segredo de sua vida, crer na fidelidade de Deus, logo cada problema e dificuldade era transformado em oportunidade.
A seguir, vamos listar os desafios que Mardoqueu passou em sua vida:
01-   Quando adotou Ester
Em um momento difícil de sua vida, Mardoqueu não deixou Ester sozinha, mas se prontificou em adotá-la. Aqui Mardoqueu também tinha perdido a sua família, e também tinha sido levado exilado para fora de sua terra, com outros costumes, com outro rei. Imagine e se coloque no lugar dele, sem família, sem seus líderes, sem seus pertences, e com uma jovem para criar. Mas ele não a deixou de lado, e começou criando um desafio em oportunidade.
02-   Quando Ester foi recrutada para o harém do palácio do rei
Mesmo Ester sendo recrutada para o harém, Mardoqueu ainda continuou cuidando de Ester. A bíblia nos diz que ele passeava todos os dias no pátio da casa das mulheres, Ester 2:11, afim de saber se Ester precisava de alguma coisa. Ainda que longe de Ester, Mardoqueu cuidava dela como se ainda morassem juntos. E olha Mardoqueu transformando dificuldades em oportunidades novamente.
03-   Denunciou um atentado contra o rei
Quantos crimes você já denunciou para a polícia? Talvez nenhum! Mardoqueu denunciou um atentado contra o rei, que nem era o seu rei. Ele se arriscou ao denunciar esse negócio, novamente ele transformou um desafio, um problema em oportunidade.
04-   Não se prostrou diante de Hamã, mostrando que ele era judeu
Em Ester 3:1-6, vemos Mardoqueu se posicionando como homem de Deus. Hamã foi nomeado acima de todos os príncipes que estavam junto com o rei, e com tal autoridade, Hamã fez uma lei em que todos os servos do rei deveriam de curvar diante dele. Porém Mardoqueu tinha entendimento que deveria se curvar somente diante de Deus, e não se curvou diante de Hamã.
Com tal atitude, sendo fiel à Deus, Mardoqueu se expôs ser judeu, se expôs como servo de Deus, ele assumiu a posição como servo de Deus. Pessoas e problemas vão querer o tempo todo fazer nós nos prostrarmos diante deles, mas como Mardoqueu, devemos assumir quem nós somos, e a quem nós servimos.
Em Mateus 4:9, vemos que Jesus também foi colocado a prova, porém Jesus assim como Mardoqueu, não se prostrou diante das dificuldades. Aquele que negar a Jesus, Jesus também o negará ao Pai, como vemos em Mateus 10:33. Se posicione!
Muitas vezes não temos noção do valor da nossa fidelidade diante de Deus. Mardoqueu soube aproveitar cada desafio e transformar em oportunidade, sendo fiel e obediente a Deus. Podemos ver em Ester 8:1-9, a resposta de Deus com Mardoqueu. Temos que entender que a nossa fidelidade causa movimentação no mundo espiritual, e isso repercute no mundo natural.
Com base no que aprendemos, quais tem sido as oportunidades que você tem? Valorize aquilo que Deus permite em sua vida, aquilo que Deus permite você passar. Não olhe para a vida da pessoa ao seu lado, pois as oportunidades que temos, são infinitamente mais importantes do que aquela que não temos. Pense: “porque Deus permitiu tal coisa?”; “Por quê?”; “Para onde isso pode me levar?”. Não entendemos certas coisas, mas simplesmente creia que o Senhor tem algo para fazer através disso, e avalie cada situação, e coloque em oração diante de Deus.
A fidelidade do Senhor é certa, pois já está escrita e selada com o anel do Rei, não tem mais como voltar atrás. Somente eu tenho o poder de não aceitar a fidelidade de Deus em minha vida, somente eu. Mardoqueu foi o segundo homem do reino, atrás apenas do rei. Tudo porque se posicionou e transformou o desafio em oportunidade. Seja obediente e fiel a Deus, e faça prova da fidelidade de Deus, não fique passivo diante disso. Se não me colocar de pé, não vou ver a fidelidade de Deus sobre a minha vida, muito menos ser fiel a Ele. Pois queremos fidelidade de Deus, mas não queremos ser fiéis a Ele, e no primeiro desafio “pulamos fora do barco”. Não renuncie aquilo em que Deus te dá como oportunidade.
Deus tem chamado um povo para fazer a diferença aqui nessa terra. Em Ester 4:1, lemos que Mardoqueu, ao saber que Hamã havia feito uma lei para que fossem mortos todos os judeus, saiu pela cidade clamando e chorando diante de Deus. Mardoqueu clamou no meio da cidade, ele se humilhou diante de Deus. Talvez muitos devem ter chamado ele de louco, mas Mardoqueu não se importou, com nada nem ninguém, mas saiu pela cidade clamando com um amargo clamor, ele foi profundo diante de Deus. Onde está a minha coragem? Aceitamos ser subjugados pelos problemas, e não nos posicionamos, não fazemos nada em relação à isso.
Qual tem sido a minha posição? Mardoqueu fez valer a pena a fidelidade de Deus na vida dele. Veja em Ester 8:15 o resultado de tudo em que Mardoqueu foi fiel e obediente a Deus. Passou de “panos de saco” a vestes reais! Valeu a pena Mardoqueu  ser fiel. Vale à pena sermos fiéis!
“E para os judeus houve luz, e alegria, e gozo, e honra.” Ester 8:16
Esse é resultado daqueles que são fiéis e obedientes com Deus, e que transformam todos os tipos de problemas e situações em oportunidades. Não desista daquilo que Deus tem para você, seja fiel a Ele, e no mais o Senhor é quem vai fazer...
 Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.