Subscribe:

segunda-feira, 6 de julho de 2015

SOMENTE SOLIDÃO...


                                                              SOMENTE SOLIDÃO.
Introdução: A solidão é um dos sentimentos mais terríveis que uma pessoa pode ter. Às vezes você pode sentir que ninguém o ama, que ninguém nem mesmo se.
Importa se você existe. Às vezes, nós mesmos nos conduzimos à solidão, mas em outros momentos, vivemos situações inevitáveis além do nosso controle.
Era numa dessas condições que o apóstolo Paulo estava quando escreveu sua segunda carta a Timóteo.
Paulo era um idoso prestes a morrer quando escreveu de uma prisão em Roma, ao seu bom amigo Timóteo, insistindo que por ser mais moço viesse visitá-lo, pois estava só.
Há quatro causas básicas para a solidão, vejamos quais são elas:
1 – Transição
A primeira causa são as transições da vida. A vida é cheia de transições e fases. Envelhecer causa uma série de mudanças e qualquer mudança pode levá-lo à solidão. Paulo estava passando pela transição final de sua vida. Ele sabia que seu tempo era curto — estava se sentindo solitário. Ele disse: “Eu
já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.”(2Tm 4.6.) O que ele, na verdade, desejou dizer é: “Meu tempo é curto. Eu sei disso. Posso ser martirizado por Nero muito em breve. Se não for, morrerei devido à idade avançada.” A primeira causa da solidão é simplesmente as transições da vida. Qualquer experiência nova com a qual tenhamos de lidar pode ser uma experiência solitária. Para piorar as coisas, tendemos a isolar as pessoas que estão morrendo. Setenta por cento das pessoas que se encontram em asilos nunca são visitadas por ninguém.
Reflexão: Alguém pode ser rico e solitário? Alguém pode ser famoso e solitário? Alguém pode ser casado e solitário? Todo mundo sofre de solidão em algum momento da vida, mas há causas e curas distintas para esse mal.
2 – Separação
A segunda causa básica da solidão é a separação. O isolamento pode causar solidão. Paulo diz a Timóteo: “Procure vir logo ao meu encontro.” (v. 9.)
Em seguida, Paulo menciona seus melhores amigos; contudo, nenhum deles está com ele, exceto Lucas. Paulo está numa prisão num país estrangeiro dizendo: “Sinto saudades dessas pessoas.” Esses eram os melhores amigos de Paulo, seus antigos companheiros de viagem. Paulo era um homem simples; ele amava estar com as pessoas e nunca ia a lugar algum sozinho. No entanto, agora, no final da vida, ele experimenta a solidão da separação por que seus amigos estão em regiões distantes.
Compartilhe: Hoje podemos dispor de diversos tipos de comunicação. Mas naquela época, Paulo não os tinha; estava limitado pela prisão e afastado de seus amigos. Quem você precisa procurar? Para quem precisa escrever uma carta, enviar um e-mail ou telefonar como forma de agradecimento? Você precisa fazer isso o quanto antes, enquanto ainda há tempo. Ajude a aliviar a solidão de alguém.
3 – Oposição
A terceira causa básica da solidão é a oposição. Paulo diz: “Alexandre, o ferreiro, causou me muitos males.” (v 14.) Em outras palavras ele está dizendo:
“Eu não apenas estou ficando velho e sozinho nesta prisão, como também estou sendo atacado.” Não sabemos o que Alexandre fez a Paulo. Talvez tenha difamado o nome de Paulo ou atacado sua reputação. Talvez ele estivesse fazendo com que as pessoas se voltassem contra Paulo. A palavra grega traduzida como “males” nesse versículo significa literalmente opor-se ou resistir. Sofrer oposição vigorosa cria um genuíno sentimento de solidão — faz com que você se sinta solitário. Ser mal entendido, envergonhado e humilhado leva à solidão. Quando isso acontece, somos tentados a nos fechar em nossa concha e erguer muros ao nosso redor.
4 – Rejeição
A quarta causa básica da solidão é a mais séria de todas as que causam mais dor. É a solidão da rejeição. Ela acontece quando você sente que foi traído,
Esquecido, abandonado na hora da necessidade pelas pessoas mais próximas a você.
Paulo sentia-se assim; ele se sentia abandonado. Em relação ao seu julgamento perante Nero, Paulo diz: “Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram.” (v. 16.)
Conclusão
“Quando as coisas complicaram, todos se foram. Quando o julgamento esquentou, ninguém estava aqui”, essa foi uma das falas de Paulo. Ninguém falou em sua defesa; todos escaparam. A rejeição é uma das coisas mais difíceis com as quais um ser humano pode lidar. É doloroso e isso machuca vidas.
Antes que a próxima semana chegue, com o desfecho do nosso estudo, leia na Célula e medite em casa os versículos a seguir e veja como Deus deseja tratar a solidão: Js 1.5; Sl 27.10, 46.1; Mt 28.20b; Jo 14.16-18...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.