Subscribe:

domingo, 19 de julho de 2015

ESTUDO RAABE UMA MULHER DE ATITUDE...


                                         ESTUDO RAABE UMA MULHER DE ATITUDE...
"Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela pela qual nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo teu pai, tua mãe, teus irmãos e toda a família de teu pai. Ao que ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu, e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela." - Josué 2:18-21
Antes de falarmos de Raabe, vamos contextualizar toda a situação com a qual ela se deparou. Vamos orientar esse estudo bíblico com algumas indagações:
1. Onde morava Raabe?
Morava nas proximidades dos muros da cidade de JERICÓ.
Josué 2:1-3: "1 Josué, filho de Num, enviou então secretamente de Sitim dois homens como espiões, dizendo: "Ide ver o país e Jericó." Eles foram, pois, e chegaram à casa duma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e foram alojar-se ali. 2 Mais tarde foi dito ao rei de Jericó: "Eis que esta noite entraram aqui homens dos filhos de Israel para fazer o reconhecimento do país." 3 Em vista disso, o rei de Jericó mandou dizer a Raabe: "Traze para fora os homens que vieram a ti, que entraram na tua casa, pois vieram para fazer o reconhecimento de todo o país."

Jericó era uma cidade localizada na margem oeste do Rio Jordão, mais precisamente hoje na região da Palestina, no cruzamento das estradas a Jerusalém - Beitt Shean. Fazia parte da chamada Terra Prometida, que Deus ia dar aos Israelitas. É a Porta de entrada para Canaã. E essa cidade passou a integrar o território da tribo de Benjamin.

1.1. Quem era Raabe? Qual era a profissão de Raabe?
O nome Raabe significa: "tempestade, arrogância, amplidão ou espaçoso". Isso talvez combine com a profissão por ela desempenhada: Raabe era prostituta.

Josué 2:1 – "1 Josué, filho de Num, enviou então secretamente de Sitim dois homens como espiões, dizendo: "Ide ver o país e Jericó." Eles foram, pois, e chegaram à casa duma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e foram alojar-se ali".

Ela devia ter uma bela vista não só da cidade, como também da área que ficava fora dos muros protetores. Essa visão, que lhe dava a posição vantajosa perfeita para reconhecer prováveis clientes quando entravam e saíam de Jericó, pode ter-lhe sido muito útil para cuidar de seu negócio de prostituição.


2. Qual a marca de distinção de JERICÓ?
Heb. 11:30: "30 Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de terem sido rodeados por sete dias".

A marca de distinção de Jericó era os seus muros e portais. Qualquer comunidade sem muros não passava de um vilarejo, cujos habitantes corriam para a cidade murada mais próxima em busca de proteção durante uma batalha ou guerra.
(*) Curiosidade: Jericó é, provavelmente, a cidade mais antiga do mundo, construída por volta de 6 mil anos antes de Moisés completar a peregrinação no deserto.
Suas ruínas podem ser encontradas cerca de 27 km a nordeste de Jerusalém. Os muros mediam aproximadamente de 6 a 9 metros de largura (comparando: algumas pedras do muro do templo de Jerusalém ainda existem: 9 m de comprimento, 2 metros de largura e 13 m de altura).


3. Quem estava à frente do povo de Deus nessa época? JOSUÉ, FILHO DE NUM.
Deut. 34:9. "9 E Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, pois Moisés tinha posto sua mão sobre ele; e os filhos de Israel começaram a escutá-lo e foram fazer assim como Jeová mandara a Moisés".

Josué 1:2-6: "Moisés, meu servo, morreu; e agora levanta-te, atravessa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que dou a eles, aos filhos de Israel. 3 Todo lugar em que pisar a sola de vosso pé, a vós é que o hei de dar, assim como prometi a Moisés. 4 Vosso território virá a ser desde o ermo e este Líbano até o grande rio, o rio Eufrates, isto é, toda a terra dos hititas, e até o Grande Mar, na direção do pôr do sol. 5 Ninguém se manterá firme diante de ti em todos os dias da tua vida. Assim como mostrei estar com Moisés, mostrarei estar contigo. Não te desampararei, nem te deixarei completamente. 6 Sê corajoso e forte, porque és tu que farás este povo herdar a terra de que jurei aos seus antepassados que lhes havia de dar".

Josué 1:10-11: "10 E Josué passou a ordenar aos oficiais do povo, dizendo: 11 "Passai pelo meio do acampamento e ordenai ao povo, dizendo: "Aprontai para vós provisões, porque daqui a três dias atravessareis este Jordão para entrar e tomar posse da terra que Jeová, vosso Deus, vos dá para tomardes posse dela.""

3.1. Antes de tomar a terra e subir com todo o povo, Josué mandou espias à terra para fazer o reconhecimento do país que iam herdar. E por isso, foram à cidade de Jericó primeiramente. Josué mandou DOIS homens.

Josué 2:1-3: "1 Josué, filho de Num, enviou então secretamente de Sitim dois homens como espiões, dizendo: "Ide ver o país e Jericó." Eles foram, pois, e chegaram à casa duma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e foram alojar-se ali. 2 Mais tarde foi dito ao rei de Jericó: "Eis que esta noite entraram aqui homens dos filhos de Israel para fazer o reconhecimento do país." 3 Em vista disso, o rei de Jericó mandou dizer a Raabe: "Traze para fora os homens que vieram a ti, que entraram na tua casa, pois vieram para fazer o reconhecimento de todo o país.""

3.2. Sabemos que Raabe era estrangeira, não pertencia aos filhos de Israel, morava em Jericó e era prostituta. E Hospedou os espias e creu em tudo o que já havia ouvido sobre o Deus de Israel, talvez notícias trazidas por viajantes que ela hospedava.

Raabe, cuja casa aninhava-se confortavelmente sobre os muros largos, além de entreter os homens da cidade, recebia hóspedes das várias caravanas, cujas rotas passavam por Jericó. Homens de todo o Oriente levaram notícias de uma multidão acampada a leste do Jordão.

Raabe ouviu histórias maravilhosas sobre os feitos do Deus dos israelitas. Como ele secara o Mar Vermelho, a fim de que pudessem escapar dos feitores de escravos egípcios. Como lhes dera vitória na batalha contra Seom e Ogue, dois reis dos amorreus. Durante quarenta anos, o Deus dos israelitas os havia treinado e fortalecido no deserto. Tais rumores espalharam o terror em Jericó.

E ela disse: Josué 2:9-13
"Sei deveras que Jeová certamente vos dará o país e que caiu sobre nós o horror de vós, e que por vossa causa todos os habitantes do país ficaram esmorecidos. 10 Pois temos ouvido como Jeová secou as águas do Mar Vermelho diante de vós ao sairdes do Egito e o que fizestes aos dois reis dos amorreus que estavam do outro lado do Jordão, a saber, a Síon e a Ogue, que devotastes à destruição. 11 Quando chegamos a ouvir isso, então os nossos corações começaram a derreter-se e em ninguém se levantou ainda espírito por vossa causa, porque Jeová, vosso Deus, é Deus nos céus em cima e na terra embaixo. 12 E agora, por favor, jurai-me por Jeová que, por eu ter usado de benevolência para convosco, também vós certamente usareis de benevolência para com os da casa de meu pai, e tereis de dar-me um sinal fidedigno. 13 E tereis de preservar vivos meu pai e minha mãe, e meus irmãos, e minhas irmãs, e todos os que lhes pertencem, e tereis de livrar as nossas almas da morte."

3.3. Então, no momento em que soube o que Deus fizera para os israelitas, decidiu participar da sorte deles, arriscando a vida num ato de fé.

Heb 11:31: "Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os que agiram desobedientemente, porque ela recebeu os espiões de modo pacífico".

Por esse ato, veremos que seu nome consta da galeria da fé, junto aos Patriarcas e homens importantes da Bíblia.

3.4. Os homens responderam a esta notável declaração de fé:
"- A nossa vida responderá pela vossa!" – selando, assim, o pacto.

Os dois espiões deram rapidamente a Raabe um cordão escarlate, instruindo-a atá-lo na janela do lado da casa construída no muro da cidade. Os israelitas, ao invadir o lugar, veriam o sinal e poupariam a todos os que estivessem dentro da casa.

A seguir, Raabe avisou os homens para se esconderem durante três dias nos montes até que seus perseguidores abandonassem a caçada. Com isso, eles saíram pela janela e desceram os muros de Jericó.

3.5. Cumprimento da promessa:
Josué e o povo deram 7 voltas durante 7 dias, marchando e trocando a trombeta. Ao final do sétimo dia, após dar 7 voltas, os muros da cidade caíram! destruíram os muros de Jericó e tomaram a cidade

"21 E a tudo o que havia na cidade, desde o homem até a mulher, desde o moço até o velho, e até o touro, e o ovídeo, e o jumento, devotavam à destruição ao fio da espada.
22 E aos dois homens que tinham espionado o país Josué disse: "Entrai na casa da mulher, da prostituta, e de lá trazei para fora tanto a mulher como todos os seus, assim como lhe jurastes." 23 Portanto, os moços que tinham feito a espionagem entraram e trouxeram para fora Raabe e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e todos os seus, sim, trouxeram para fora todos os que eram da sua família; e passaram a situá-los fora do acampamento de Israel. 24 E queimaram a fogo a cidade e tudo o que nela havia. Somente a prata e o ouro, e os objetos de cobre e de ferro, entregaram ao tesouro da casa de Jeová. 25 E a Raabe, a prostituta, e aos da casa de seu pai e a todos os seus, Josué preservou vivos; e ela mora no meio de Israel até o dia de hoje, por ter escondido os mensageiros que Josué enviara para espionar Jericó".


4. Por que Deus usou alguém como Raabe?
A história de Raabe revela a disposição de Deus para usar os imperfeitos, os rejeitados, os que podemos considerar inadequados para executar seus propósitos santos.

Veja isto; é simplesmente esplêndido ver como Deus trabalha! Em todas as Escrituras, como algo que pode ser considerado um toque de humor divino, Deus escolhe:
* Alguém com dificuldades na fala para ser seu porta-voz (Moisés);
* Um fraco par defendê-lo (Gideão);
* Uma mulher estéril para ser mãe de uma nação (Sara);
* Um filho mais moço de quem ninguém da família sequer lembrava para ser o rei mais inesquecível de seu povo (Davi);
* Uma jovem desconhecida para ser mãe de seu Filho (Maria) e
* Um perseguidor de cristãos para levar o evangelho às nações (Paulo).

Deus não espera que sejamos sem defeito algum nem que cheguemos ao pleno amadurecimento na fé para nos usar. Em vez disso, ele toma pessoas comuns, de boa vontade e realiza o extraordinário, tanto em suas vidas como na vida dos que os rodeiam. Como fez com Raabe, Deus promete usar-nos e, mediante essa experiência, aperfeiçoar-nos.

Vejamos o cumprimento disso nas próprias Escrituras:
"Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." (Is 40.28-31)

"Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estados com Jesus." (At 4.13)

"Quando sou fraco, então é que sou forte." (II Co 12.10)

5. Embora Raabe sendo prostituta, a profissão mais baixa para uma mulher, quais as características positivas ela nos deixa como exemplo? Quais lições aprendemos dela?

5.1. Foi salva pela Graça divina: Raabe era então mulher moralmente depravada, que jamais pensaríamos ser capaz de obter tão grande vitória, mediante a fé. Mostra-nos a sua história que não há pessoa que esteja fora do alcance do milagre da fé. Deus guiou os espias até a sua casa porque tinha um propósito para com aquela mulher... Ela fazia parte dos planos divinos, foi escolhida e salva pela Graça!

5.2. Teve Fé: Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os desobedientes, tendo acolhido em paz os espias.

Raabe obteve tão grande vitória, mediante a fé. O milagre por ela alcançado foi o milagre da fé. Foi devido a sua fé que ela hospedou os Espias, correu todos os riscos, e deu a sua parcela de contribuição para a conquista da Terra de Canaã.

Tiago reuniu Abraão e Raabe juntamente (ver Tiago: 2:21-25), e isso foi algo espantoso! Raabe junto de Abrãao na galeria da fé!

5.3. Produziu obra: Raabe foi salva devido a sua HOSPITALIDADE. Ela arriscou a sua vida e a dos seus para hospedar homens inimigos do Rei de Jericó e conservar a vida deles.

Tiago afirma (Tiago 2:25): "E de igual modo não foi a meretriz [Raabe] também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho? ".

A recepção dada por Raabe aos Espias foi amigável; e ela os ajudou no seu propósito. Ela agiu de conformidade com a sua fé, creu que Deus estava a favor de Israel, pelo que ela não poderia mesmo deixar de prestar a sua ajuda.

5.4. Creu na soberania de Deus:
Js 2:8: "Bem sei que o Senhor vos deu esta terra"

5.5. Creu que Deus opera maravilhas: "Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Egito".

Em Js 2:10, Ela demonstra crer no que diz!

5.6. Creu que o Deus de Israel é o Deus Todo Poderoso:
Js 2:11: "Porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima no céu e embaixo na terra"

5.7. Creu na misericórdia divina, e pediu misericórdia para si e para toda a sua família!

Js 2:12-13: "12 Agora pois, peço-vos, jurai-me pelo Senhor que, como usei de bondade para convosco, vós também usareis de bondade para com a casa e meu pai; e dai-me um sinal seguro, de que conservareis em vida meu pai e minha mãe, como também meus irmãos e minhas irmãs, com todos os que lhes pertencem, e de que livrareis da morte as nossas vidas.".
Ela recebeu o que pediu!

5.8. Mudou de vida: Raabe quebrou a maldição de prostituição na sua vida, se tornou esposa de Salmom, mãe de Boaz, um ancestral de Davi, que evidentemente pertencia à árvore genealógica de nosso Senhor.
Mat. 1:5: "a Salmom nasceu, de [Raabe], Booz".

5.9. PERMANECEU na fé:
Confiando na promessa de livramento, Raabe aguardou o livramento.
Js 2:21: "e ela atou o cordão de escarlata à janela".


6. O que o cordão vermelho que salvou Raabe e sua família nos ensina?
Escarlata, ou "escarlate" = vermelho carmesim, vermelho forte. Na Bíblia, esta cor é associada ao pecado e à prostituição – também aqui fora no mundo.

Apoc 17:3-4: "Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de [escarlata], que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres. A mulher estava vestida de púrpura e de [escarlata], e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da prostituição").

É por isto que o Senhor diz em ISAÍAS 1:18:
"Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a [escarlata], eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.".

O cordão escarlate simboliza o pecado; o pecado que estava na vida de Raabe e também na nossa. Mas, tanto quanto para aquela geração, Cristo veio e, por seu sangue, deu-nos a possibilidade de expiar os nossos pecados, sendo ele próprio o Cordeiro Morto desde a fundação do mundo.


7. Há ainda uma lição muito sublime nesse episódio objeto do estudo, que é o amor ao próximo.

Quando a batalha de Jericó terminou, Raabe e seus entes queridos haviam sido poupados. Mais do que isso, as atitudes corajosas de Raabe pouparam não só sua vida, como também as dos membros de sua família.

Será que você teria a mesma coragem?
Será que, num momento de grande decisão, você seria capaz de se lembrar de outrem?
Você seria capaz de olhar além de si?
Que atos de bravura você pode empreender com a finalidade de poupar seus entes queridos de futuras dificuldades e perigos?

Faça como Raabe e guarde essa fita vermelha que hoje recebes como sinal da promessa de Deus em sua vida, para que tu e tua casa sejam salvos! Essa é a promessa da Palavra de Deus:
Deuteronômio 28:
1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;
3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.
6 Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.
7 O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.
8 O SENHOR mandará que a bênção {esteja}) contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus.
9 O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos.
10 E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do SENHOR, e terão temor de ti.
11 E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar.
12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
13 E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
14 E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires".
Salmos 128:
1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
3 A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.
5 O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
6 E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel".


Atos 16: 31: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa..."

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.