Subscribe:

terça-feira, 21 de julho de 2015

ESTUDO LAGAR DE AZEITE...


                                                 ESTUDO LAGAR DE AZEITE...
                                       Marcos 14.32-42

-Introdução: Você já sentiu que está fazendo a coisa errada no lugar errado? Como se fosse de terno para a praia e de short para a igreja? Ou dormisse de dia e à noite ficasse acordado? Rindo num velório ou chorando numa festa? Talvez falando algo que ninguém entende ou por fora dos assuntos das pessoas? Já dormiu no ponto? Creio que sim. É terrível estar fora de sintonia.
   Quando Jesus foi para Getsêmani, tinha um propósito que deixou claro para seus companheiros: orar e vigiar. Seria um período de preparação para enfrentar a cruz. Mas seus discípulos não entenderam e dormiram, acharam que foram para aquele lugar retirado descansar.


O jardim identificado como Getsêmani se localiza ao pé do Monte das Oliveiras em Jerusalém e o nome significa "prensa de azeite". Posso dizer que o Getsêmani foi um lugar de preparação. Nós também passamos por lugares como o Getsêmani  que são como um tempo de capacitação para nossas vidas.
A Bíblia diz que há tempo para cada coisa debaixo do céu (Eclesiástes 3.1-8) e em cada momento e lugar é diferente o seu propósito. Há momentos em que devemos esperar, outros agir, outros falar e outros calar.  Muitas vezes erramos por fazer a coisa errada no lugar errado. Devemos nos preparar para as lutas e não esperar os problemas chegarem.
Precisamos entender em cada momento de nossa vida o que está acontecendo, onde estamos o que devemos fazer. Muitas situações acontecem para nos preparar. Jesus estava no Getsêmani para se preparar para cruz. Os discípulos não se prepararam por isso não suportaram, embora Jesus deixou claro que precisavam ‘orar e vigiar’.
Jesus disse “a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16.24), mas muitas vezes ficamos dormindo. A cruz é o evangelho, a vida cristã crucificando os desejos da carne, negando o pecado e o mundo. Jesus sabia que precisava se preparar para enfrentar a cruz por isso foi ali orar. Você tem se preparado para carregar sua cruz?
Como se preparar para a cruz?

Vamos refletir sobre este momento de Jesus no Getsêmani e aprender sobre a preparação para levar nossa cruz:
1- Orarv.32 “eu vou orar”
Jesus foi orar sozinho por que sabia que quando estivesse na cruz estaria sozinho. Entendia que a oração capacita para as lutas e para enfrentar a cruz.
Muitas pessoas querem apenas receber oração e não querem orar por si mesmos ficando dependentes da intercessão dos outros, contudo na hora de levar a cruz, cada um leva a sua e não pode carregar a do outro. Todos precisamos nos preparar para a cruz.
Um evangelho sem cruz é um evangelho sem Graça! Muito mais que crer e pregar vitórias, precisamos nos preparar para os desafios da vida que muitas vezes passam pela cruz e o sofrimento.
A oração é a forma que Deus nos deus para nos preparar. Daniel orou na cova dos leões (Daniel 6.16-22), Eliseu orou na caverna (I Reis 19.9,10), Jonas orou no ventre do peixe (Jonas 2.1). Se até Jesus sentiu necessidade de orar, quando mais nós precisamos da oração!
Se você estiver passando por lutas, tire um tempo a mais de oração e consagração de sua vida. Busque mais ao Senhor de todo o coração que Ele te ouvirá (Jr. 29.11 e 33.3).
Prepare-se para as lutas com muita ORAÇÃO!
                        
2- Vigiarv.34 “ficai aqui e vigiai”
Jesus pediu seus discípulos Pedro, Tiago e João para ficarem ali junto com ele e vigiar.
Existem momentos em nossas vidas que pensamos ‘o que fazer?’ mas na verdade não há nada a fazer. Precisamos apenas ficar quietos e atentos vigiando para ver o que Deus está fazendo. Com isso podemos nos tornar mais sensíveis à voz do Espírito Santo e ouvir sua vontade para nós.
Por falta de vigilância muitos erros e acidentes acontecem. Um minuto de bobeira pode por a perder toda uma vida. Quando andamos por um campo minado precisamos de muita atenção. O inimigo faz o possível para tirar nossa atenção e nos fazer distrair para perder a bênção.
O sono espiritual é um problema. Lutamos contra a carne, e muitas vezes estamos fracos demais para orar. Como Simão Pedro e seus companheiros também achamos difícil vigiar até mesmo por ‘uma hora’ (v.37) por que estamos com ‘olhos pesados’ (v.40). A vigilância nos ajuda a orar mais e entender o que Deus está fazendo.
Em momentos de preparação precisamos sempre estar atento e vigiando sem cessar.
Se você estiver prestes a enfrentar uma situação difícil, fique bem atento vigiando para não tropeçar e errar.
Prepare-se para as lutas com VIGILÂNCIA!

3- Aceitar a vontade de Deusv.36 “não seja o que eu quero e sim o que Tu queres”
Às vezes queremos que as coisas sejam do nosso jeito e nem sempre são. Esse é um comportamento infantil. Muitos pais não ensinam seus filhos a ouvir o ‘não’ e estes crescem despreparados para a vida.
Precisamos entender que a vida nem sempre acontece como planejamos. Não temos somente ganho, há também as perdas. As perdas podem ser preparação para ganhar depois: “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão” (Salmos 126.5).
A vontade de Deus é maior que nossa vontade. Ele é o nosso Pai. Jesus o chamava de Aba que significa paizinho, para nos ensinar que precisamos aceitar a vontade de Deus como uma criança no colo do Pai. Um pai sabe o que é melhor para o seu filho. “Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mateus 7.9).
Antes de tomar uma decisão ou começar um novo tempo em sua vida, busque a orientação do Senhor. Ele sabe de tudo e nos orienta sobre nosso futuro (Isaías 42.9 23).
Se as coisas não forem como quer, ore humildemente ao Senhor pedindo qualquer coisa, pois“tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.” (Mateus 21.22), mas aceite a vontade de Deus sobre você.
Aceite a VONTADE soberana de Deus!

Prepare-se para enfrentar a cruz!

-CONCLUSÃOv. 41,42 “basta! Chegou a hora ... levantai-vos”
Que coragem a de Jesus ao se levantar daquele momento de oração e saber o que enfrentaria adiante. Jesus deu uma ordem: “basta! Chegou a hora ... levantai-vos” (v. 41,42).
Essa ordem é para nós. Chega de ficar dormindo, chorando e reclamando da vida. Vamos nos levantar, tomar a nossa cruz e seguir a Cristo!
Jesus teve coragem por que estava preparado através da oração, vigilância e aceitação da vontade de Deus sobre si.
Precisamos dar este ‘basta’ em nossa vida e nos levantar para lutar e vencer!
Quando estiver para enfrentar lutas, não se entregue facilmente ao sono espiritual, levante-se, ore, vigie e aceite a vontade de Deus que é o melhor.
Prepare-se para a vida com oração, vigilância e aceitando a vontade de Deus...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.