Subscribe:

sexta-feira, 10 de abril de 2015

ESTUDO SOBRE UMA CASA VELHA E VAZIA...


                                       ESTUDO SOBRE UMA CASA VELHA E VAZIA...
"E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má." (Mateus 12:43-45)
ESTA CASA É A NOSSA VIDA
Depois de limpa, liberta do pecado, pela Palavra de Deus, ficar sem fazer nada, desocupada adornada. Será um convite para que, além daquele espírito entrar novamente, trará outros piores.
A CASA TEM QUE SER OCUPADA PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS
Faltou-lhe, arrepender-se converter-se, nascer de novo, deixar o velho homem, sua velha natureza mundana de pecado, e ter um nascimento de Deus.
"Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro." (Lucas11:26)
Vamos examinar o que diz Jesus antes de referir em casas vazias:
Em Lucas capítulo 11 versos do 14 ao 20, Jesus tinha expulsado um espírito mudo de um homem e ele passou a falar. Alguns expressaram a crença que Jesus fez pelo poder de Belzebu, o chefe dos demônios. E Jesus explica: "Se fosse verdade, o reino de satanás estaria dividido contra si mesmo e, assim, cairia." Continuou dizendo: "Se, porém, eu (Jesus) expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vocês o reino de Deus."
Jesus estava falando com um grupo de pessoas do seu povo (Judeus) que tinham uma religião negativista. Eram incrédulos, e por ver Jesus fazendo milagres justamente no dia de sábado diziam não ser verdadeiro.
Em Mateus 12, foi mais claro ainda, porque Jesus foi condenado por eles, por colher espigas de milho; e curar um homem de mãos ressequido no sábado.
Eles tinham visto o bastante para creem, e mudarem de vida, sem mudanças se tornariam piores ainda.
Depois que a carne é crucificada e os demônios são expulsos, devemos encher-se de Cristo, ou melhor: DEXAR JESUS REINAR EM NÓS.
COM QUE ENCHEMOS A CASA? COM JESUS!
Ser cheio do Espírito de Cristo (Caráter de Deus)
O resultado em estar cheio do Espírito da pureza de Cristo e de poder é o fruto do Espírito de Deus dentro de nós.
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5:22-23)
"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências." (Gálatas 5:24)
O batismo pelas águas é feito para o arrependimento dos pecados cometido na carne, este é feito pelos homens de Deus.
"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo." (Mateus 3:11)
Vem pelo meio do batismo com o Espírito Santo de Deus, que nos dá estas virtudes, este poder de enfrentar o nosso inimigo e vencê-lo. Todo o poder nos foi dado, em usar o Nome sobre todos os Nomes "Jesus".
O ESPÍRITO SANTO NOS TORNA EMBAIXADORES DE CRISTO NA TERRA
Tudo o que Jesus recebeu do Pai, Ele dá a cada um que n’Ele crer, aprender, fazer, confiando, fazer as mesmas obras na terra que Ele fez! E maiores do que estas farão, Ele afirma! Assim é a sua Promessa.
"De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus." (2 Corintios 5:20)
Como são vistos os frutos do Espírito Santo?
Seu caráter passará a ser como de Cristo: "E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com equidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio, e a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins."(Isaias: 11:2-5)
Sua casa é cheia do Espírito Santo de Deus: Teus olhos não serão carnais, serão espirituais. Não veremos segundo a carne, mas segundo os olhos de Deus. Com misericórdia.
VÓS JÁ ESTAIS LIMPOS, PELA PALAVRA QUE VOS TENHO FALADO
"EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis." ( João 15:1-5)
"Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo." (João 15:7-11)
O RESULTADO DO ESPÍRITO SANTO: O AMOR E PAZ
Amarás a Deus sobre todas as coisas (colocará em primeiro lugar) e o próximo como a ti mesmo.
É obediente nos estatutos de Deus: É fiel para com o Pai, e terá domínio sobre o pecado da sua carne.
A PURIFICAÇÃO, A LIMPEZA DO "TEMPLO" (Tabernáculo, Casa, o seu corpo, morada do Espírito Santo)
"No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito." (Efésios 2:22)
Os pecados da carne terão que ser dominado pelo próprio homem, terão que sacrificar a carne que leva o homem a pecar contra Deus.
"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." (Gálatas 5:16-21)
MAS, SE SOIS GUIADOS PELO ESPÍRITO, NÃO ESTAIS DEBAIXO DA LEI
O Espírito dará a força para que o homem possa ter o domínio sobre a sua própria carne.
O homem fará isso com ajuda do Espírito Santo, aqueles que não O tem, não vão dominar a carne, serão vencidos pelo pecado. O Espírito diz (ele fala) aqueles que vencerem:
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." (Apocalipse 2:7)
Comerão do melhor da terra, o fruto da Árvore da vida, que está guardada para os vencedores.
VOCÊ É A IGREJA, TEMPLO, CASA DE DEUS
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte." (Apocalipse 2:11)
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe." (Apocalipse 2:17)
"E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações." (Apocalipse 2:26)
"O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." (Apocalipse 3:5)
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."(Apocalipse 3:12)
"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono." (Apocalipse 3:21)
Pra finalizar:
"Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho." (Apocalipse 21:7)
Cai por terra a doutrina da predestinação - ”CONDICIONAL”
Porque se sois predestinado a salvação, escolhidos, não teriam que vencer o pecado. E nem vencer o desejo da carne, e nem teria necessidade de Jesus morrer para nos libertar do poder do inimigo - A MORTE.
Predestinado, com uma condição: A graça do Senhor Jesus é que pela “FÉ” se você crer nele, e se ARREPENDER dos pecados, e nascer de novo, ser uma nova criatura, obediente a sua Palavra, andar como Ele andou, fazer as mesmas coisas que Ele fazia, lutar contra o mal.
VENCER O PECADO
Jesus Morreu no meu lugar e pagou o meu pecado de condenação da morte, e lhes deu vida eterna e de graça!!!
Jesus com seu sangue devolveu a liberdade de escolher o meu caminho, reconciliou-me com Deus, para poder retornar para o Pai, receber de volta o Caminho para a vida eterna. (O caminho da árvore da vida, que foi guardado até Jesus chegar.)
É PARA TODOS! … OS PECADORES!
"E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida." (Gênesis 3:24)
GRAÇA, IMERECEDORA DE DEUS.
É pela fé, que cremos, quando damos ouvido as suas instruções, disse Jesus: "Aquele que ouve as minhas Palavras, e as pratica!"
Se fossemos escolhidos, pela predestinado à Salvação, Deus já havia nos escolhidos, não teria necessidade de Batismos e nem com seu Espírito Santo, nem fé, nem perseverança, nem esperança, nem crer no seu Filho. Nem de santificação, nem de lutar contra o pecado, e nem contra o maligno.
DEUS nos predestinou a libertação da pena de morte, prometeu-nos um Salvador, libertador da morte. De graça! Pela sua misericórdia e amor.
Ele nos libertou da pena de morte, com seu sacrifício.
O sangue do CORDEIRO, nos livrou da morte eterna, nos devolveu a vida eterna. A ressurreição dos mortos. Estamos livre da mão do meirinho, da condenação da morte. Ele nos reconciliou com Deus, novamente.
Nos predestinou a vida eterna.
Deu a todos o direito de escolher nosso próprio destino, O livre arbítrio, há dois caminhos, para cada um de nós escolher:
  • A vida com Cristo, ou
  • A vida sem Ele, com o destino juntamente com o diabo e seus anjos (os demônios).
A GRAÇA DE DEUS, É, UMA OPORTUNIDADE PARA O ARREPENDIMENTO
Temos uma vida após a morte, a qual devemos lutar para entrar no reino dos céus, e reinar eternamente com Cristo.
Ser digno e merecedor, santo (obediente), parecer com Cristo, aqui nesta terra,
e sermos chamados, de filhos de Deus, do Altíssimo Todo Poderoso em Cristo Jesus, e o poder do Seu Espírito.
Por isto está escrito lá no final da sua Palavra, os santificados, continuem a santificar-se ainda, até a sua volta, Isto é um convite! E não uma ordem. E, de livre vontade! Cada um, individualmente!
"Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra." (Apocalipse 22:11-12)...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da religião Dr. Edson Cavalcante


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.