Subscribe:

domingo, 25 de novembro de 2012

FRIEZA ESPIRITUAL...




                                                             FRIEZA ESPIRITUAL...

Texto: Mateus 24.12,13

Introdução: O Texto lido está contido num dos mais famosos sermões de Jesus, o Sermão Profético. Na primeira etapa do sermão Jesus discorre sobre os sinais da sua vinda. Um dos sinais da vinda de Jesus é o esfriamento espiritual.

Vivemos uma época em que a frieza espiritual tem tomado conta de grande parte dos cristãos, e se não tivermos cuidado podemos também ser contagiados pela frieza! Esta noite o Espírito Santo coloca em nosso coração o desejo de meditar no seguinte assunto: Sobrevivendo em Tempos de Frieza.

Proposição: O mesmo Espírito que operou em momentos difíceis da história, avivando a igreja, ainda hoje pode nos avivar e nos aquecer espiritualmente! 


A) O QUE CAUSA O ESFRIAMENTO ESPIRITUAL? A MULTIPLICAÇÃO DA INIQUIDADE! 

  • Segundo o dicionário da língua portuguesa iniqüidade quer dizer: maldade, perversidade, injustiça. Temos visto todas estas coisas imperarem no mundo de hoje. Basta assistirmos ao noticiário para percebermos que a maldade, a perversidade e a injustiça tem dominado o mundo, e muitas vezes querem achar lugar em nossas vidas.
  • A palavra iniquidade é de origem grega (anomia) e quer dizer: sem normas, sem regras, sem lei.
  • Vivemos uma época, chamada pós-moderna, em que os meios de comunicação tem propagado este modo de vida desregrado. Por conta disto os valores éticos e morais, e a família, estão sendo destruídos!
  • As marcas da pós-modernidade são: 1 – Relativismo: Negação dos conceitos de certo e errado, e das verdades absolutas. Considera que tudo é relativo. Ex: Cada um tem a sua verdade e a sua opinião pessoal. Ninguém deve seguir a verdade do outro, nem condenar a verdade do outro. 2 – Hedonismo: Valorização do Prazer individual e imediato. Tudo que gera prazer é lícito. Segundo alguns a palavra hedonismo vem de Esaú que também era chamado de Edom. Lembremo-nos que Esaú trocou a benção por um prato de sopa!

Referências: João 14.6, João 8.31-36, Hebreus 12.14 


B) O QUE É ESFRIAMENTO? 

Segundo o dicionário da língua portuguesa esfriar é: tornar frio, perder o ânimo, tornar insensível (I Tm 4.1ss). Os resultados do esfriamento são:

  • Perda da Identidade – Praticamente não existe como diferenciar o crente do não crente. 
  • Analfabetismo Bíblico – Trocamos a leitura bíblica e o culto doméstico pelo lazer e os meios de comunicação.
  • Superficialidade Espiritual – O relacionamento com Deus é superficial, sem devoção e consagração.
  • Vida Dupla – Temos uma atitude quando estamos na igreja e outra quando estamos fora.
  • Surgimento dos sem igreja – Muitos acham desnecessário freqüentar a igreja. Afirmam que é possível servir a Deus em casa.
  • Modismos – Os modismos e as inovações são uma marca do esfriamento. Quando não temos uma vida verdadeiramente avivada acabamos dando lugar a “novidades”.

Referências: Apocalipse 2.4,5; Apocalipse 3.15 a seguir; Habacuque 3.2 


C) COMO SOBREVIVER À FRIEZA? 

Jesus nos diz que “aquele que perseverar até o fim será salvo”. O antídoto para a frieza é a perseverança. Perseverar é: Permanecer, conservar, resistir, suportar, ser constante, ser firme...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.