Subscribe:

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

DECISÕES ERRADAS LEVAM AO FUNDO DO POÇO...


DECISÕES ERRADAS LEVAM AO FUNDO DO POÇO...
Texto: Lucas 15.11-32

Queridos irmãos  quero convidá-los a junto comigo meditar na palavra de Deus. Como é bom nos alimentarmos diariamente dessa palavra, Deus sempre tem algo novo para os corações famintos, para os corações desejosos de ouvir as suas revelações.
"chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos" Ec 5.1.b
Esse texto a qual acabamos de ler é muito conhecido por todos nós, fala da parábola do filho pródigo (comentar o texto), sobretudo esse texto vem nos mostrar que portas são abertas para profundas decepções quando tomamos decisões precipitadas. E esse assunto é relevante neste momento devido às decisões que serão tomadas no decorrer desse ano por mim, por você (pai e mãe de uma família), pela igreja. Aliás, a vida é feita de decisões e por isso elas devem ser bem pensadas, bem orientadas por que delas depende o rumo de toda a nossa vida.
Infelizmente temos visto famílias inteiras sendo arrasadas por conta de decisões mal tomadas, por conta de decisões precipitadas, por conta de decisões tomadas no calor das emoções, não só nas famílias, mas também nos casamentos, nas sociedades de empresas, e o mais aterrorizador nas Igrejas. Igrejas e mais Igrejas tem vagado no deserto da apatia, da ineficácia por terem tomado decisões que não eram da vontade de Deus.
"do SENHOR procede toda a decisão" PV 16.33b
Devemos tomar cuidado nas decisões que vamos ter que tomar em nosso dia a dia por que se precipitarmos em tomá-las, a nossa vida poderá ser arruinada. Quantas pessoas decidem precipitadamente fazem de suas vidas uma tempestade um verdadeiro inferno. A palavra de Deus orienta-nos a "ter pressa no ouvir e tardio no falar" tem muita gente que responde antes de pensar de refletir sobre a verdade "O que responde antes de ouvir é tolo e passa vergonha." PV 18.13
O filho pródigo é um personagem bíblico o qual nos mostra a infelicidade de uma pessoa que tomou decisões precipitadas e sofreu duramente por isso, e não só ele sofreu, mas todos que fazem parte do seu nível de relacionamento mais próximo a sua família.
Quero compartilhar três conseqüências graves na vida do jovem pródigo geradas por ele ter tomado decisões precipitadas.
1)     A decisão precipitada fez com que o filho mais moço perdesse toda a sua herança VS 12-14
O jovem de nossa parábola era filho de um próspero fazendeiro ele resolver ir embora de casa e pede toda a sua herança detalhe pede algo que não tem direito pois seu pai estava ainda vivo, é como se ele estivesse dizendo "olha você vai demorar pra morrer e eu não tenho tempo pra esperar nem paciência me dá a minha parte ai"
·        Fez com que ele perdesse o respeito pelo seu Pai e o desonrou vs 12 "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra" Ex20.12



·        Fez com que ele perdesse todos os seus bens. VS 13 "A herança que no princípio é adquirida às pressas, no fim não será abençoada." PV 20.21
Quantas pessoas que por não pensarem direito sobre algo e não pedirem orientação a Deus sobre tal decisão, quebram princípios da palavra de Deus desonram ao Senhor e jogam fora tudo que conquistaram em sua vida simplesmente por ter tomado decisões precipitadas ao longo de sua vida. Precisamos pedir a Deus sabedoria e conselho em nossas decisões "onde não há conselho fracassam o projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito" PV 15.22
2)      A decisão precipitada fez com que o filho mais moço perdesse a companhia de sua Família VS 15-19
·        Fez com que ele saísse do convívio da família e do aconchego do lar vs15
Não tem coisa melhor e tão especial do que uma família unida, a família é o maior tesouro que uma pessoa pode ter, perder a família é perder um pedacinho de nós mesmo.
"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o incrédulo." 1 Tm 5.8
·       Fez com que ele perdesse o sentimento de fazer parte uma família vs19
Por conta de decisões precipitadas quantas famílias estão sendo destruídas ao verem seus filhos, seus pais tomarem caminhos muitas vezes sem volta em busca de uma condição financeira melhor de um estudo melhor. Ainda que seja algo normal esse tipo de atitude só é saudável e só será benção quando essa decisão for tomada debaixo da vontade Deus.
3)     A decisão precipitada fez com que o filho mais moço causasse profundas magoas aos familiares VS 27-30
Quando tomamos decisões precipitadas não só nós sofremos, mas também aqueles que amamos e nos amam sofrem também as conseqüências das nossas decisões.
·        O Pai estava ansioso todos os dias a espera do filho. Vs20
 Com muita saudade, talvez tenha envelhecido por conta da preocupação, a tristeza pode ter tomado conta de seu coração, quem sabe não ficou doente e se culpando pela saída do filho.
·          O Irmão mais velho ficou profundamente magoado, ressentido com atitude de seu irmão, talvez por ele ter abandonado a família, ou por ter sentido a dor de seu pai tão entristecido, sei lá.
Conclusão
·        Falar sobre o cuidado que devemos tomar nas decisões neste ano.
·        Apresentar nossas decisões a aprovação do Senhor "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa pertence ao Senhor" PV 16.1...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.