Subscribe:

terça-feira, 26 de junho de 2012

JESUS FILHO DE DAVI, TEM MISERICÓRDIA DE MIM...



JESUS FILHO DE DAVI, TEM MISERICÓRDIA DE MIM...


cura de bartimeu

“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho  e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”  Marcos 10:46-52
A narrativa de Bartimeu trata-se de uma história real. Pode assemelhar-se à história de muitos outros. Sua história pode não corresponder exatamente a deste homem. Mas pode existir algo em comum entre você e Bartimeu.
Talvez você não seja cego. Nem mendigo. Você pode encontrar-se necessitado, desesperado, angustiado ou sob culpa.
Faça como Bartimeu hoje: Clame por Jesus! Venha a Ele! Disponha-se a segui-lo.
Vamos analisar algumas coisas nessa história:
QUEM ERA BARTIMEU?
Literalmente, o texto diz que Bartimeu era cego, muito provável nunca teria visto a luz, e isso o tornava limitado em suas ações e mobilizações, ficando impossível de contemplar as belezas da vida.
A cegueira física inutiliza o homem para muitas coisas e o limita das ações, paralisando muitos projetos.  Que não é difícil para os que têm o dom da visão.
Há uma cegueira espiritual que inutiliza o homem de ver e contemplar as coisas belas da vida que Deus proporcionou para que assim usufruíssem. Mas muitos estão cegos em seus entendimentos e obtusos em suas ações. “Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” II Coríntios 4:3,4
Assim como a cegueira física a cegueira espiritual, torna o doente desqualificado, dependente, humilhado em suas ações,  e limitado para fazer o que  a perfeita visão poderia lhe proporcionar.
O texto afirma que Bartimeu era mendigo. A cegueira produz empobrecimento, marginaliza, segrega e discrimina, pois muitos evitam a compainhas de alguém que não tem visão.
Há vários níveis de mendicância: Física; Emocional; Afetiva; Psicológica; Espiritual.
O DIA EM QUE BARTIMEU ENCONTROU-SE COM JESUS
O texto afirma que Bartimeu ‘ouviu barulho da multidão que seguia a Jesus’. Lc 18:36 “E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.”
Bartimeu era cego, mas não surdo. Esse comportamento foi que lhe deu a salvação e a cura dele: o de estar atento, ouvir o que se passava ao seu redor.
Muitos têm ouvido o barulho da multidão seguindo a Cristo. Para muitos, isso é a coisa mais natural do mundo (São os insensíveis).
Muitos acham perda de tempo, vai lhe tirar o foco das verdadeiras necessidades e prazeres da vida. (os materialistas)
Outros consideram que aqueles que seguem a Jesus não têm o que fazer; são ‘umas Marias vai com as outras’; são influenciados pelos líderes fanáticos. (São os que acham que não precisam de Jesus; são céticos).
Há os conformados que se habituaram a vida sem visão, sem sonhos, com a miséria e pobreza, se acham bem, convivem com a desgraça e acham tudo normal. Não querem ver e ainda se orgulham disso.
Muitos até dizem acreditar em Jesus; mas ficam tardando a sua decisão para mais tarde, quando forem mais velhos.
ATITUDE DE BARTIMEU QUANDO “OUVIU” O TROPEL DA MULTIDÃO?
“E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.” Lc 18:36
Mostrou que estava vivo e atento e preparado para mudança, ele perguntou: ‘o que era aquilo? Porque a multidão? A quem estava seguindo? Aonde iriam? Ele sentia que àquela multidão tinha algo de diferente. ’
Alguém lhe falou que Jesus, O Nazareno, estava passando. Lc 18:37
Era tudo que Bartimeu esperava; uma esperança brotou em sua vida; ele sentia que tinha chegado o dia de ser curado, de ser liberto de seu mal; a oportunidade era única e singela. Era a ultima vez que Jesus passava por Jericó, e seguia para Jerusalém onde seria morto.
“Hoje, se ouvires a voz do Senhor, não endureçais os vossos corações”. Hb 3:15
Desejou mudança: ‘PÔS-SE A GRITAR’ (clamar). Lc 18:38
“Jesus Filho de Davi tem Misericórdia de Mim”
  • Quatro fatos estão envolvidos nesta declaração:
1)    Ele acreditou que Jesus podia salvá-lo.
2)    Ele desejou Ter um encontro com Jesus.
3)    Ele se humilhou perante muitos para estar com Jesus.
4)    Ele Reconheceu sua dependência completa de Jesus.
Você precisa reconhecer-se dependente de Jesus. Você precisa fazer como Bartimeu; clamar: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!
  • Jesus fora ungido por Deus para: Isaías 61:1-4
-      Pregar as boas-novas aos pobres.
-      Restaurar os quebrantados de coração.
-      Proclamar a liberdade aos cativos.
-      Apregoar o Ano Aceitável do Senhor “Ano da Graça”
-      Apregoar o dia da vingança do nosso Deus. 2Ts 1:8
-      Consolar tristes.
-      Coroar os que estão de luto.
-         Dar alegria em vez de tristeza.
-         Louvor em vez de espírito angustiado.
-       Transformá-los em árvore de justiça, ou a fim de reedificar as ruínas antigas e restaurar os lugares há muito tempo devastado.
OBSTÁCULOS ENCONTRADOS E SUPERADOS
“E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais…” Lucas 18:39
Muitos na multidão tentara impedir as bênção na vida de Bartimeu passando a repreender  por está gritando por Jesus e tentar se aproximar dele.
Muitos vão repreendê-lo; escarnecer; vão querer calá-lo; tentarão intimidá-lo.
Qual a multidão que quer te impedir hoje, de chegar até Jesus? Multidão do orgulho, preconceito, medo, pecado, tradições religiosas, das falsas amizades?
Há a multidão da síndrome da Gabriela: “ Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim…” ( conformismo) Só muita misericórdia!
A reação de Bartimeu diante dos obstáculos nos ensina como proceder nesses tempos de oposição. Vs. 48
Creio que ele pensou: ‘há vocês querem roubar minha bênção? Então agora que vou gritar bem alto: BARTIMEU CADA VEZ GRITAVA MAIS: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!!!”
Qual será a tua reação diante daqueles que querem te impedir de conseguir tua bênção?
“Clame! Clame mais alto. Você precisa enfrentar a multidão de opositores”.
Jesus sempre ouve o clamor do aflito e necessitado, mandou chamar Bartimeu até ele. “Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.” Marcos 10:49
A RESPOSTA DE BARTIMEU AO APELO DE JESUS
“Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.” Marcos 10:50,51
  • Lançou de si a capa:
-       As muitas capas nos impedem de chegar a Jesus: Incredulidade; pecado; religiosidade; falsa felicidade; vício; prostituição; preconceito; tradição, etc.
  • Foi ter com Jesus: Faz-se necessário ir até Jesus; romper os obstáculos; recebê-lo como Salvador; ter sua vida transformada e ser escrito no Livro da Vida do Cordeiro.
  • Entregou sua vida a Jesus e passou a segui-lo sendo seu discípulo.“Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.” Marcos 10:52
Muitos estão que nem Bartimeu, à beira do caminho, cegos, desamparados, marginalizados, segregados.
O tropel da multidão dos seguidores de Jesus está passando, demonstrando que ele está próximo.
Temos que vencer vários obstáculos para chegarmos até Jesus e receber dele a salvação.
Faz-se necessário, clamar, gritar, para que Jesus ouça. Ele está chamando: Venha buscar a tua cura e a tua salvação!
Hoje, poderá ser  o dia de teu milagre!
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.