Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

ESTUDO DE APOCALIPSE-LIÇÃO 16


ESTUDO 16
O Destino dos Ímpios
BISPO/JUIZ.DR.Benedito Edson Cavalcante da Silva
01/09/2010
Daniel nos revelou três fases do julgamento: o julgamento dos justos, o julgamento dos ímpios durante os 1000 anos, e a vindicação de Deus diante dos ímpios no julgamento dos ímpios no final dos mil anos. Neste estudo, estudaremos cuidadosamente a execução do julgamento. Poderia ser verdade uma pessoa perdida ir ao inferno quando morre? Este estudo vai examinar três questões:  Quando o inferno acontecerá? Onde ele acontecerá? e Por quanto tempo será a última punição?
1. O que Daniel diz sobre como os ímpios serão ressuscitados? (Daniel 12:2)
  “... muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida __________, e outros para _____________ e ___________ eterno...”
2. Qual é o destino final do chifre pequeno? (Daniel 7:26)
“...Mas, depois, se assentará o tribunal para lhe _______ o domínio, para o ___________ e o _______________ até o fim...”
NOTA: O chifre pequeno aqui significa simbolicamente todos os ímpios, que, de acordo com Daniel, serão completamente destruídos.
QUANDO OS ÍMPIOS SERÃO PUNIDOS?
De acordo com o ensinamento popular, uma pessoa ímpia vai ao inferno tão logo ela morre. Contudo, a recompensa da punição é recebida imediatamente após a morte. Se assim fosse, depois de Caim matar Abel, seis mil anos atrás ele teria ido ao inferno quando morreu e estaria queimando desde então. Então Hitler que cometeu  assassinatos em massa  e  foi ao  inferno  após sua morte. Pobre Caim que está queimando por 6.000 anos enquanto que Hitler, simplesmente por que nasceu depois está queimando a menos tempo. Isto é justo? Todo o senso
de justiça sugere que as pessoas são punidas similarmente por um mesmo crime.
3. Quando os ímpios serão punidos? (II Pedro 2:9)
“...porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o dia do ____________...”
NOTA: Se os ímpios estão reservados para o dia do julgamento final, eles não podem estar queimando agora.
4. Quando Jesus e o apóstolo João dizem que os ímpios serão queimados no fogo? (Mateus 13:40-42 e Apocalipse 20:7)
“...Pois, assim como o joio é colhido e lançado no fogo, assim será na ________________ do ___________. Mandará o Filho do homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a _______________...”
“...quando, porém, se completarem os _____ anos, Satanás será solto da sua prisão...”
NOTA: Jesus faz entender claramente que os ímpios não ficarão no fogo até o fim do mundo. A Bíblia é muito clara sobre a questão sobre quando os ímpios vão ser punidos. Eles não serão castigados no fogo até o fim dos 1000 anos.
ONDE OS ÍMPIOS SERÃO PUNIDOS?
O ensinamento popular hoje sugere que o inferno está no centro da terra. O diabo permanece lá com seu povo ímpio, atiçando esse povo no fogo continuamente. Obviamente, este é um conceito medieval fictício que não tem lugar no pensamento moderno e no ensinamento bíblico.
5. Onde a Bíblia diz que o fogo do inferno acontecerá e como o apóstolo Pedro descreve este lugar? (Apocalipse 20:9 e II Pedro 3:7-12)
“...Marcharam, então, pela ______________ da _________ e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu, e os ________________...”
“...ora, os _______ que agora existem e a ________, pela mesma palavra, têm sido entesourados para ________, estando reservados para o Dia do Juízo...e os elementos se desfarão _______________; também a terra, e as obras que nela existem, serão atingidas...”
NOTA: Quando os ímpios cercarem a Cidade Santa, descerá fogo do céu e os destruirá. Eles não estão em algum lugar dentro da terra, eles estão sobre a superfície da terra. O quadro que Pedro mostra sobre o fogo do inferno é muito claro. O mundo inteiro é envolvido em chamas que destroem totalmente a superfície da terra. O mundo foi destruído nos dias de Noé por uma inundação de água. Agora vai ser destruído pela segunda vez pelo fogo, o qual vai erradicar totalmente os traços dos ímpios.
6. Quando o fogo tiver totalmente acabado, o que Deus criará? (Apocalipse 21:1)

 “...vi novo ______ e uma nova __________...”

NOTA: O céu neste texto se refere ao céu atmosférico, não o céu onde Deus mora.. A superfície presente da terra como nós conhecemos vai ser totalmente destruída. Ela então retornará à perfeição original, para se tornar o lar final do povo redimido de Deus por toda a eternidade.
POR QUANTO TEMPO OS ÍMPIOS SERÃO PUNIDOS?
O ensinamento popular sugere que quando as pessoas vão para o inferno, ficam queimando sem cessar por toda a eternidade. Não é de admirar que muitas pessoas vêem Deus pior que um tirano humano quando pensam que Deus pune as pessoas por toda a eternidade sem cessar. Por algum processo milagroso Deus renova pessoas, mantendo elas vivas, tanto que Ele nunca poderá mantê-las sobre tortura sem fim. Não admira que a doutrina de um inferno eterno queimando tem feito mais infiéis do que qualquer outra doutrina que o diabo tenha inventado. A destruição dos ímpios é freqüentemente mencionada nas escrituras. Ela aparece 182 vezes como completa aniquilação: 98 no Antigo Testamento e 84 no Novo Testamento. As escrituras declaram que o inferno terminará e os ímpios não existirão mais.
7. Com é descrito o destino dos ímpios? (Salmos 37:9, 10 e 20 e Malaquias 4:1 e 3)
“...os malfeitores serão __________________....e já não ______________ o ímpio; procurarás o seu _________, e não o acharás...Os ímpios, no entanto, ______________...serão ________________ e se ______________ em fumaça...”
“...todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o ___________...de sorte que não lhes deixará nem _______ nem _______...porque se farão __________ debaixo das plantas de vossos pés...”
NOTA: Quando uma árvore está queimando, seus galhos e suas raízes, nada sobram da árvore. Ela é destruída totalmente, totalmente consumida, totalmente aniquilada e dela só restam cinzas.
8. Que duas cidades na Bíblia são citadas como exemplos de inferno de fogo? (Judas 7)
“...como ____________ e ____________... são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição...”
NOTA: Estas duas cidades não estão ainda queimando. O “fogo eterno” queimou até consumir completamente e destruir as cidades, então ele acabou. A Bíblia declara que estas duas cidades são exemplos de como é o fogo do inferno. Quando o fogo deixa de queimar, ele acaba.
O DESTINO DE SATANÁS
9. O que Jesus planejou para Satanás e o que acontecerá ao diabo? (Hebreus 2:14 e Apocalipse 20:10)
”...também Ele, igualmente, participou, para que, por Sua morte ____________ aquele que tem o poder da morte, a saber, o Diabo...”
”...o Diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do ______ de ______ e enxofre...”
10. Como é chamado o lago de fogo e enxofre? (Apocalipse 21:8)
“...no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda _________...”
11. Em Ezequiel 28, sobre o simbolismo do rei de Tiro, Deus descreve Lúcifer, o arqui-rebelado. Como Deus traz um fim a Lúcifer? (Ezequiel 28:18 e 19)
“...Eu, pois, fiz sair do meio de ti um ______, que te ____________, e te reduzi a _________ sobre a terra...vens a ser objeto de ____________ e jamais ______________...”
NOTA: Ainda, uma forte linguagem é utilizada para descrever a destruição de Satanás. Ele será destruído pelo fogo, será devorado e reduzido a cinzas. O destino dos ímpios é o mesmo destino que espera ao próprio Satanás. Deus trará um fim a Satanás.
O FIM DO PECADO
12. Qual é o salário do pecado? (Romanos 6:23)

“...Porque o salário do pecado é a ________...”

NOTA: A penalidade para o pecado não é a vida eterna no inferno, mas a morte. A escolha oferecida a nós é a vida ou a morte. O inferno de fogo não é a punição para o pecado; a morte é a punição do pecado. O fogo é somente o meio que trará o fim, a morte. Se o fogo não resultar em morte, então ele não será a punição do pecado.
13. Quem tem a vida eterna somente? (I João 5:11, 12)
“...Aquele que tem o Filho tem a _______; Aquele que não tem o Filho de Deus não tem a _______...”
NOTA: Somente aqueles que aceitam Jesus como seu Salvador tem a vida eterna. Sem Jesus não pode haver vida. Satanás gostaria que pensássemos que podemos ter vida sem Jesus. Se o inferno eterno fosse verdadeiro, isto seria possível. Não existe vida separada de Jesus.
14. No Calvário, Jesus pagou a penalidade por nossos pecados. Ele sofreu a segunda morte por nós. Jesus ainda está sendo punido na cruz hoje ou Ele morreu sobre a cruz? (João 19:30 e 33)
“...E, inclinando a cabeça, _________ o _____________...chegando-se, porém a Jesus, como vissem que já estava _________, não lhe quebraram as pernas… ”
NOTA: O fato de que Jesus morreu na cruz é a mais forte evidência contra a doutrina pagã do tormento eterno. Nosso Salvador pagou o preço por nosso pecado. Este preço era a morte, Ele não queimou sem cessar por toda eternidade no inferno. Deus eliminará o problema do pecado. Os pecadores continuarão a fazer o que o pecado quer, completa separação de Deus. Deus permitirá a eles escolher entre viver ou morrer, eles escolherão morrer. Deus não é um tirano pagão. Ele é Justo e Misericordioso.
15. O que Deus faz para que você não pereça no inferno? (João 3:16)
  ”...Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu _______ unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a ______ eterna...”
MINHA DECISÃO:  Senhor Deus, quero ter vida eterna, porque creio em Jesus Cristo como meu único Salvador.
Assinatura: _________________________________Data:__________________


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.