Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

ESTUDO DE APOCALIPSE-LIÇÃO 14


ESTUDO 14
Um Tempo de Paz
BISPO/JUIZ.DR.Benedito Edson Cavalcante da Silva
01/09/2010
Uma questão surge: se os justos são julgados no julgamento que começou em 1844 e termina na Segunda volta de Jesus, quando os ímpios vão ser julgados? Deus não precisa de um julgamento para encontrar quem vai ser salvo, Deus também não precisa de um julgamento a fim de encontrar quem vai estar perdido. O propósito principal do julgamento é para todos terem a certeza que serão totalmente informados e satisfeitos com a maneira que Deus tem tratado com o pecado. Existem três fases para o julgamento: a primeira fase começou em  1844 até a Segunda vinda de Jesus (Vindicação dos justos diante do universo), a segunda fase começa nos Mil anos com o julgamento dos ímpios pelos justos salvos, a terceira fase acontece no final dos Mil anos, com a vindicação do grande trono branco de Deus diante dos ímpios. Então vem a execução do julgamento trazendo o fim do pecado no universo. O julgamento dos justos satisfaz os anjos, enquanto o julgamento dos ímpios satisfaz os salvos da justiça de Deus.
1. Quando o julgamento vai começar? (Daniel 8:14)
  ”…Até ________________ e __________ tardes e manhãs;” ou em ________ D.C.
2. Desde que se iniciou o julgamento da casa de Deus (dos justos), com quem ele termina? (I Pedro 4:17)
“…ora, se primeiro vem por nós, qual será o _____ daqueles que não _______________ ao evangelho de Deus?”
3.  Quem será envolvido no julgamento dos ímpios? (I Corintios 6:2, 3)
“...Ou não sabeis que os santos hão de julgar o _________?... Não sabeis que havemos de julgar os próprios __________....”
O INÍCIO DOS Mil ANOS
4. Que evento marca o início dos Mil anos? (I Tessalonicenses 4:16 e Apocalipse 20:6)
  “...Porquanto o Senhor mesmo...____________ dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão ______________...”
“...sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele durante os _____ anos...”
5. Que dois futuros Jesus falou estarem planejados para aqueles que vão ser ressuscitados? (João 5:28, 29)
 
“...os que tiverem feito o _____, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o _____, para a ressurreição do juízo...”
6. O que acontece aos justos que estiverem vivos quando Jesus voltar e para onde Ele os levará? (I Tessalonicenses 4:17 e João 14:1-3)
“...Depois nós, os _______ os que ficarmos, seremos arrebatados _______________ com eles, entre nuvens, para o encontro do ____________ nos ares...”
“...Na casa de meu Pai há muitas ______________... pois vou preparar-vos __________...e vos receberei para mim __________, para que ________ Eu estou, estejais vós também...”
NOTA: Que fantástico evento! O propósito da segunda volta de Jesus é levar os redimidos, os justos vivos e os justos ressuscitados, para a casa do Pai. Que glorioso privilégio vai ser ir ao céu com Jesus.
7. Como será o brilho da segunda volta de Jesus e o que acontecerá ao iníquo quando Jesus voltar? (Mateus 25:31 e II Tessalonicenses 2:8, 9)
“...Quando vier o Filho do homem na sua ______________ e todos os _______ com Ele, então se assentará no trono da _____ glória...”
 “...então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus __________ com o sopro de Sua boca e o _____________ pela __________________ de sua vinda...”
NOTA: Quando Jesus ressuscitou de Sua primeira morte, um anjo solitário abriu a tumba. Na aparição deste anjo, os guardas romanos caíram como mortos. Quando Jesus retornar, Ele virá em Sua própria glória, mais a glória de todos os anjos sagrados. Os ímpios serão destruídos então, pelo brilho de Sua volta.
8. Como o profeta Jeremias descreve a destruição dos ímpios na segunda vinda de Jesus? (Jeremias 25:33)
“...Os que o Senhor ___________ a morte naquele dia se estenderão de uma a outra extremidade da terra; não serão ______________, nem _______________, nem _______________; serão como ___________ sobre a face da terra...”
NOTA: Jeremias ilustra uma cena terrível: Os ímpios são mortos pelo Senhor.
Ninguém os recolherá. Ninguém os enterrará. Eles apodrecerão sobre a superfície da terra.
Por que ninguém os enterrará? Por que ninguém os lamentará? Porque não haverá ninguém vivo sobre a terra que possa então fazê-lo!
EVENTOS DURANTE OS Mil ANOS
9. O que acontecerá a Satanás durante os Mil anos? (Apocalipse 20:1, 2 e 3)
“...Então, vi descer do céu um anjo...Ele ___________ o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o __________ por mil anos...para que não mais ________________ as nações até se completarem os mil anos...”
NOTA: Os justos estarão no céu, Satanás não poderá tocar neles. Os ímpios estarão todos mortos, Satanás não poderá tocá-los. Portanto, ele estará preso por uma cadeia de circunstâncias que estará além de seu controle. Não existirá ninguém para ele tentar. Satanás e seus anjos serão deixados sozinhos no planeta terra por Mil anos para refletir sobre a maldade que causaram. Satanás reclamou que ele poderia dominar melhor que Deus. Agora, Deus dá a Satanás Mil anos para ver os resultados de seu reinado.
10. Como Jeremias descreve a terra durante os Mil anos? (Jeremias 4:23-26)
“...Olhei para a terra, e ei-la sem _________ e ________; para os céus, e não tinham _____. Olhei para os montes, e eis que ___________; e todos os outeiros ________________... Olhei e eis que não havia _________ nenhum, e todas as aves do céu haviam fugido. Olhei ainda, e eis que a terra fértil era um ___________, e todas as suas cidades estavam derribadas _______ do Senhor, diante do furor da sua ira.”
11. O que os justos estarão fazendo no céu durante os Mil anos? (Apocalipse 20:4)
“...Vi também _________, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de __________...”
NOTA: Aqui está a fase número dois do julgamento. Os santos tomarão parte no reinado de Jesus sobre o universo inteiro durante os Mil anos. Esta fase do julgamento se inicia na Segunda vinda de Jesus e é para o benefício dos justos, onde suas perguntas com relação a destruição de Deus para os ímpios vão ser respondidas.

EVENTOS NO FIM DOS Mil ANOS E O JULGAMENTO EXECUTIVO

12. O que acontece no fim dos Mil anos? (Apocalipse 20:5 e 7)
“...Os restantes dos mortos não _____________ até que se ________________ os mil anos...”
 “...quando, porém, se ________________ os mil anos, Satanás será _______ da sua prisão...”
NOTA: No fim dos Mil anos, a Segunda ressurreição acontecerá, e todos os ímpios ressurgirão de seus túmulos. Existirão pessoas vivas novamente para Satanás tentar. Satanás estará livre e rodeado de seus servos.
13. Que cidade Deus trará a terra no fim dos Mil anos? (Apocalipse 21:2)

“…Vi também a Cidade Santa, a Nova ______________, que descia do céu…”

NOTA: No fim dos Mil anos, todos os justos retornarão a terra dentro da nova Jerusalém.
14. Por que Jesus voltará com todos os Seus santos na Cidade Santa? (Judas 15)
“... para exercer _______contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras __________ que _____________ praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores ___________________contra Ele...”
NOTA: O propósito de Jesus retornando com todos Seus santos é a fase três do julgamento que começou em 1844. Os justos e os anjos bons já estão totalmente convencidos de que Deus é justo. Por isso Judas diz que esta fase do julgamento convencerá os ímpios e todos os seus atos de impiedade. Deus será totalmente vindicado perante todos os habitantes do universo.
15. O que Satanás faz para os ímpios ressuscitados e o que acontecerá a eles quando vierem e cercarem a Santa Cidade? (Apocalipse 20:8,9)
“...e sairá a __________ as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de ____________ para a peleja...desceu, porém, fogo do céu, e os ________________...”
NOTA: Satanás não mudou em Mil anos. Ele ainda deseja batalhar contra Deus. Ele convencerá os ímpios para acreditarem que eles poderão ir e conquistar a Cidade Santa. Satanás engana os ímpios que pensavam conquistar a santa cidade. Como eles vieram e cercaram a cidade, fogo desceu do céu e os devorou.
16. Antes dos ímpios serem destruídos o que eles vêem na Santa Cidade? (Apocalipse 20:11, 12 e 13)
  “...Vi um grande _______ branco e aquEle que nele Se assenta...Então, se abriram livros...A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram _____________, um por um, segundo as suas obras...”
NOTA: Deus abre os registros, e os ímpios vêem claramente a sua exclusão do céu com justiça. Não existe agora nenhuma dúvida  sobre a justiça de Deus. Finalmente vem o tempo em que ninguém no universo terá dúvidas da justiça de Deus. A rebelião surgiu no início porque Satanás questionou a justiça de Deus. Agora, não existe qualquer dúvida. Todos estarão satisfeitos e convencidos durante a duração da terceira fase do julgamento.
Memorizando então, temos: a fase um, o julgamento de 1844 até a segunda vinda de Jesus, vindicará Deus ao universo inteiro dos anjos caídos; a fase dois do julgamento durante os Mil anos vindicará a Deus diante de todos os justos a respeito dos ímpios; a fase três no final dos Mil anos vindicará Deus diante dos ímpios. Assim eles admitirão a justiça de Deus.
Deus não destruirá arbitrariamente os ímpios. O verdadeiro propósito de estarem sendo ressuscitados no fim dos Mil anos é para provar a todos que não haverá sombra de dúvida que Deus deu aos ímpios todas oportunidades para serem salvos, mas eles rejeitaram toda a oferta de salvação enviada por Ele.
MINHA DECISÃO:  Querido Deus, nós agradecemos a Ti por nos reservar um futuro melhor . Eu quero me afastar de Babilônia e fazer parte do povo que estará Contigo no céu.
Assinatura: _________________________________Data:__________________


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.